É tempo de doces e compotas! E os dias convidam a ir para a cozinha, aproveitar as frutas da época e confecionar deliciosas iguarias. E é já a pensar nas prendas de Natal que por aqui se vão fazendo alguns doces de abóbora, tomate, maçã e ...chuchu. Sim, esse fruto que a maioria das pessoas utiliza apenas nas sopas, mas que fica tão bom quando transformado em compota.
Descobri esta receita à cerca de um ano atrás no "No Soup For You" da querida Susana Gomes, altura em que ainda não tinha blog, fiz esta receita pela primeira vez e tirei estas fotografias. Fiquei fã, pelo sabor e pela textura, muito semelhante ao doce de gila. Agora que é a altura do chuchu, há que aproveitar e voltar a fazer este doce.
Ingredientes:
|800 gr. de chuchu ralado
|350 gr. de açúcar amarelo
|1 pau de canela
|2 cascas de limão (só a parte amarela)
|350 gr. de açúcar amarelo
|1 pau de canela
|2 cascas de limão (só a parte amarela)
Método Tradicional:
Descasque os chuchus e rale-os finamente.
Coloque todos os ingredientes num tacho e leve a lume brando durante 1 hora, tendo o cuidado de ir mexendo até estar no ponto.
Retire o pau de canela e as cascas de limão, coloque em frascos e deixe arrefecer.
Coloque todos os ingredientes num tacho e leve a lume brando durante 1 hora, tendo o cuidado de ir mexendo até estar no ponto.
Retire o pau de canela e as cascas de limão, coloque em frascos e deixe arrefecer.
Método Thermomix - Bimby:
Descasque os chuchus e rale-os finamente.
Coloque todos os ingredientes no copo e programe (30min/100ºC/vel Colher Inversa).
No final do tempo, retire o copinho e coloque o cesto por cima da tampa para evitar salpicos. Programe (30min/Varoma/vel Colher Inversa).
Retire o pau de canela e as cascas de limão, coloque em frascos e deixe arrefecer.
Coloque todos os ingredientes no copo e programe (30min/100ºC/vel Colher Inversa).
No final do tempo, retire o copinho e coloque o cesto por cima da tampa para evitar salpicos. Programe (30min/Varoma/vel Colher Inversa).
Retire o pau de canela e as cascas de limão, coloque em frascos e deixe arrefecer.
Nunca me passou pela cabeça o que tu ias fazer com estes chuchus!!!
ResponderEliminarA minha mãe usava-os na sopa! Se bem que agora tudo se transforma em doce ou salgado!
E este doce tem uma cor simplesmente fascinante!!!
Vou fazer pao e levo pro lanche, sim?
Um beijinho,
Mena.
Combinado Mena! Traz lá aquele pãzinho maravilhoso com Nutella que fizeste para o WBD e acompanhamos com este doce. eheh ;)
EliminarAgora a sério, eu também costumo usar chuchu na sopa, em vez de batata, mas quando vi esta receita no No Soup, soube que tinha de a fazer e não estava enganado. O doce é mesmo uma delicia e é devorado num instante. ;)
Beijinho.
Que doce tão interesse, não me passaria pela cabeça usar chuchus num doce, mas fiquei deveras tentada :) FIcou com optimo aspecto!
ResponderEliminarBeijinhos
Joana
Obrigado Joana! Muita gente se questiona em que usar o chuchu. Esta é apenas uma opção que fica muito deliciosa. A textura é mesmo boa. ;)
EliminarBeijinho.
Olha que ideia tão original Célio nunca me passou pela cabeça e:)
ResponderEliminarFantástico gostei!!
Beijinhos (=
Vanessa
Obrigado Vanessa! Hás-de experimentar, de certeza que irás gostar.;)
EliminarBeijinho.
Ficou tão apetitoso!
ResponderEliminarObrigado Luisa!
EliminarBeijinho. ;)
Um doce muito interessante!
ResponderEliminarO meu pai costuma ter muitos na horta, mas eu só os uso para sopa. É um boa sugestão!
beijinhos e bom fim de semana
Paula, se tens assim tantos, então tens que experimentar este doce. É mesmo bom, eu adoro. ;)
EliminarObrigado e beijinho. ;)
Ai que coisa boa!! Sabes? Apesar de conhecer quem o faça, nunca fiz e nunca provei em doce. Confesso que me despertaste ainda mais curiosidade, é que adoro o doce de gila....
ResponderEliminarObrigada pela partilha, um beijinho.
Obrigado Dulce! Eu também não conhecia até o encontrar no blog da Susana, experimentei e não é que ´´e maravilhoso?! A repetir...
EliminarBeijinho. ;)
Pronto e pensava eu que doce courgette já era esquisito, agora doce de chuchu deixou-me de boca aberta, mas tenho de experimentar :) pois o teu ficou com um aspeto fantástico. Vou buscar o pão.
ResponderEliminarUm abraço
Obrigado Paulo. Traz então o pão para provares esta delicia e não é assim tão estranho quanto parece, acredita. Tens de experimentar. ;)
EliminarUm abraço.
Célio, só de olhar para as fotos (fantásticas), deu-me vontade de provar este doce original....Nunca fiz, nem nunca provei.....
ResponderEliminarBjkas
É muito bom Tila! Tens de experimentar. ;)
EliminarObrigado e beijinho.
Que aspeto delicioso, Célio! Um doce bem original.
ResponderEliminarBeijinhos
Obrigado Mª João!
EliminarBeijinho. ;)
Parece delicioso!
ResponderEliminarFiquei muito curiosa com este doce, a minha mãe tem muito chuchus, vou ter de experimentar!
Bom domingo!
Experimenta que é delicioso. Tenho quase a certeza que vais gostar. ;)
EliminarBeijinho e boa semana.
De chuchu nunca me tinha passado pela cabela, mas ficou com uma côr magnifica e se dizes que é bom, acredito.
ResponderEliminarUm beijinho
Paula
Obrigado Paula! Tens de experimentar! ;)
EliminarBeijinho.
Este doce é mesmo ua surpresa! A horta neste momento está cheia de chuchu, a ver se faço uma rodada tb. :) Que bom que gostaste ;) Bjs
ResponderEliminarÉ óptimo Susana! Eu não gostei, eu ADOREI. Muito boa esta receita.
EliminarBeijinho. ;)
Olá Célio,
ResponderEliminaraqui em casa dado o facto que existem quilos e quilos de chuchus fazemos estufados, na sopa e em assados e realmente já tinha visto uma receita de doce no livro da pantagruel mas nunca me convenceu, mas agora ao ver as tuas fotos e o aspecto delicioso e relamente tem aspecto de doce de chila já estou convencida que tenho que experimentar,a dorei está fantástico a cor é bem gulosa.
Beijinhos
Obrigado Sandra! O que lhe dá o aspecto de doce de gila é o facto de ser ralado antes de ir a cozer. Esse pormenor é importante. Se fizeres, depois partilha!
EliminarBeijinho grande. ;)
Ainda ontem, quando fui à mercearia, fiquei muito desconfiada a olhar para os chuchus. Nunca provei e nunca imaginei transformá-los em doce. Uma excelente sugestão!
ResponderEliminar______________________
Ana Teles | blog: Telita na Cozinha
Obrigado! Então agora já sabes, quando olhares para os chuchus, podes transformá-los num delicioso doce. ;)
EliminarBeijinho.
Só uso chuchu na sopa, não sabia que dava para doce, tenho que experimentar!
ResponderEliminarKiss, Susana
Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/10/dia-um-na-cozinha-e-escolha-do.html
Experimenta Susana! É muito bom. ;)
EliminarMuito bom, estou bastante satisfeita, obrigada pela receita. Fiz uma dose igual a que esta aqui, mas agora vou fazer uma quantidade maior.
ResponderEliminarOutra ideia, que experimentei ontem e adorei, sao chuchus recheados. Fiz com okara, mas ha muitas receitas na net.
Boas receitas
Fico muito contente que tenha experimentado este doce! Não é maravilhoso raquel?!
EliminarSim, pode dobrar a receita, esta deu para dois frasquinhos pequenos.
Nunca experimentei rechear os chuchus, mas brigado pela sugestão. ;)
Beijinho. ;)
ola boa tarde, hoje, 1.º dia de 2014, chuvoso, sem vontade de sair de casa, com um saco de chuchus que me ofereceram há alguns dias, decidi, enquanto, enquanto preparava o pato para o almoço para mim e meu marido, procurar uma receita de doce de chuchu e deparei-me com a sua. Mas... alterei um pouco...Não ralei o chuchu, mas cortei-o em pedaços bem pequenos. Os outros ingredientes mantive. Tudo para a panela de pressão e depois do açúcar desfeito, tapei, deixei cozer, ... depois, retirei os paus de canela e triturei tudo (com as cascas de limão, pois acho um desperdício deitar fora), está agora a apurar um pouco... e...acho que está uma delícia, mas... tem a cor original do chuchu, não ficou escuro. Feliz 2014!
ResponderEliminarola boa tarde, hoje, 1.º dia de 2014, chuvoso, sem vontade de sair de casa, com um saco de chuchus que me ofereceram há alguns dias, decidi, enquanto, enquanto preparava o pato para o almoço para mim e meu marido, procurar uma receita de doce de chuchu e deparei-me com a sua. Mas... alterei um pouco...Não ralei o chuchu, mas cortei-o em pedaços bem pequenos. Os outros ingredientes mantive. Tudo para a panela de pressão e depois do açúcar desfeito, tapei, deixei cozer, ... depois, retirei os paus de canela e triturei tudo (com as cascas de limão, pois acho um desperdício deitar fora), está agora a apurar um pouco... e...acho que está uma delícia, mas... tem a cor original do chuchu, não ficou escuro. Feliz 2014!
ResponderEliminareu adoro doce de chuchu e já faço á algum tempo só não fica tão escuro é pena os chuchus serem caros
ResponderEliminarOlá,
ResponderEliminarNunca pensei que se fizesse doce de chuchus, estou tentada a experimentar.
obrigada por partilhar.
Francisca Rocha
Olá! Temos de ralar o xuxu manualmente ou podemos triturar na bimby?? Obrigada
ResponderEliminarOlá Cristina!
EliminarIsso vai depender do seu gosto pessoal. Eu preferi ralar manualmente, antes de colocar na Bimby, isto para que o doce no final apresentasse "fios" como acontece com o doce de gila. A Bimby vai triturar e não ralar, pelo que os pedaços acabarão por se desfazer durante a cozedura.
Obrigado.
Boa tarde,resolvi experimentar doce de chuchu,ainda está no lume ,mas tem bom gosto,apenas acrescentei outros ingredientes,1 colher de café de noz-moscada,1 poukinho de gengibre ralado,o resto fica igual.Mas vai ficar otimo....Bjs
ResponderEliminarOs frascos com o doce ficam de boca para baixo arrefecer?
ResponderEliminarOlá Rosa!
EliminarSim, eu costumo deixar os frascos de doce de cabeça para baixo enquanto arrefecem. Isto fará criar vácuo, ajudando a preservar o doce por mais tempo.
Beijinho.
Qual a validade deste doce será que dura um ano ?
ResponderEliminarRosa, como a quantidade de açúcar é muito pequena quando comparada com a quantidade de fruta, o doce não dura muito. De qualquer forma pode aumentar a quantidade de açúcar mas o doce pode tornar-se enjoativo. No máximo até 2 meses em frasco hermeticamente fechado e esterilizado.
Eliminar