Eton Mess de Morango


O Dia dos Namorados está mesmo aí e é a ocasião perfeita para celebrar o amor em todas as suas formas - nos pequenos gestos, nos detalhes do dia-a-dia e, claro, nos sabores que partilhamos à mesa. Para celebrar este dia, trago-vos uma sugestão simples, mas cheia de sabor e encanto: um Eton Mess de Morango. Uma sobremesa leve, descomplicada, e cheia de sabor, onde a doçura dos morangos, a leveza dos suspiros e a cremosidade das natas e do mascarpone se encontram em camadas delicadas de prazer, que resultam num casamento perfeito - tal como as melhores histórias de amor.

Mas, da mesma forma que nem sempre o amor precisa de ser perfeito para ser maravilhoso também nesta receita, basta juntar os ingredientes certos e saborear cada momento, sem pressa, com quem mais importa. Um doce feito com carinho, para ser partilhado a dois, como quem saboreia um momento especial e cria uma história única.



Eton Mess de Morango

Ingredientes: {para 4 taças}
| 50 g de açúcar + 2 c. (sopa)
| 400 g de morangos
| 200 ml de natas frescas
| 250 ml de Mascarpone
| 1/2 c. (chá) de pasta de baunilha (opcional)
| 150 g de suspiros

Preparação na Bimby:
1. Coloque no copo o açúcar e pulverize 5 seg/Vel 10.

2. No copo insira a borboleta. Adicione as natas, o mascarpone, a pasta de baunilha e bata na vel 4, até atingir a consistência desejada. Retire para um saco de pasteleiro e reserve.

3. No copo limpo coloque 2 c. (sopa) de açúcar, 100 g de morangos e triture 5 seg/vel 7

4. Adicione os restantes morangos e pique 2 seg/vel 5.

5. Em pequenas taças ou copos, distribua alternadamente, uma camada de morangos, uma camada de suspiros partidos em pedaços e uma camada de creme de natas e mascarpone. Repita de novo as camadas e leve ao frigorífico até ao momento de servir, decorando com frutos vermelhos a gosto e suspiros.

Preparação Tradicional:
1. Coloque as natas, o mascarpone e a pasta de baunilha na taça da batedeira, juntamente com o açúcar e bata alguns minutos até atingir a consistência desejada. Retire para um saco de pasteleiro e reserve.

2. Num processador ou na liquidificadora, coloque 100 g de morangos e 2 c. (sopa) de açúcar e triture alguns segundos até obter um puré homogéneo. Retire e reserve numa taça.

3. Corte os restantes morangos em pequenos cubos e adicione ao puré de morangos.

4. Em pequenas taças ou copos, distribua alternadamente, uma camada de morangos, uma camada de suspiros partidos em pedaços e uma camada de creme de natas e mascarpone. Repita de novo as camadas e leve ao frigorífico até ao momento de servir, decorando com frutos vermelhos a gosto e suspiros.




Crème Brûlée Vegan de Batata Doce


Não é segredo para ninguém, a seguir ao arroz doce, o crème brûlée é a minha sobremesa preferida. E se existem sobremesas que nos confortam e nos envolvem num abraço doce, o crème brûlée é, sem dúvida, uma dessas sobremesas. Nesta versão, trago uma abordagem diferente: um Crème Brûlée Vegan de Batata Doce, que combina a cremosidade característica desta sobremesa com o sabor delicado e natural da batata doce. Além de ser uma opção mais saudável, é também perfeita para quem procura alternativas sem produtos de origem animal e sem comprometer o sabor ou a textura.

Nesta receita usei batata doce laranja. Este ingrediente, não só traz uma cor vibrante e apelativa, como também confere uma doçura subtil e equilibrada que combina perfeitamente com a crosta de açúcar caramelizado. É uma sobremesa simples de preparar, mas com um toque especial que certamente vai surpreender e encantar quem a provar. Espero que gostem desta receita, tanto quanto eu.



Crème Brûlée Vegan de Batata Doce

Ingredientes:
| 2-3 batatas doces de polpa laranja (cerca de 550g)
| 1 c. (sopa) de óleo de coco derretido
| raspa de 1 laranja
| 400 ml de leite de coco
| 1 c. (café) de pasta de baunilha
| 1/2 c. (chá) de canela em pó
| 1 pitada de sal
| 50 g de açúcar
| 1 c. (chá) de amido de milho
| qb de açúcar para caramelizar

*notas:
1. Pode assar as batatas doces na Air Fryer, reduzindo assim o tempo de preparação.
2. Pode usar extrato, essência ou a vagem da baunilha em vez da pasta de baunilha.

{Preparação na Bimby}
1. Corte as batatas doces em metades, no sentido longitudinal, pincele com óleo de coco e salpique com a raspa de laranja. Coloque as batatas num tabuleiro forrado com papel vegetal, com a parte cortada voltada para baixo e leva a assar no forno pré-aquecido a 200ºC, por cerca de 40 minutos.

2. No copo coloque a polpa das batatas doces, sem a pele. Adicione o leite de coco, a pasta de baunilha, a canela, o sal, o açúcar e programe 1 min/velocidade 5.

3. Com a espátula raspe as paredes do copo e programe 2 min/velocidade 7.

4. Numa taça dilua o amido de milho com 1 c. (chá) de água e adicione ao creme de batata. Programe 7 min/100ºC/velocidade 3.

5. Raspe as paredes do copo com a espátula e distribua o preparado por taças ou ramequins.

6. Leve ao frigorífico durante pelo menos 2 horas.

7. Polvilhe as taças de crème brûlée com açúcar, caramelize, usando um maçarico e sirva.

{Preparação Tradicional}
1. Corte as batatas doces em metades, no sentido longitudinal, pincele com óleo de coco e salpique com a raspa de laranja. Coloque as batatas num tabuleiro forrado com papel vegetal, com a parte cortada voltada para baixo e leva a assar no forno pré-aquecido a 200ºC, por cerca de 40 minutos.

2. Num processador ou na liquidificadora coloque a polpa das batatas doces, sem a pele. Adicione o leite de coco, a pasta de baunilha, a canela, o sal, o açúcar e processe durante 2 -3 minutos até obter um creme aveludado e bastante homogéneo.

3. Verta o creme num tacho e leve a lume brando.

4. Numa taça dilua o amido de milho com 1 c. (chá) de água e adicione ao creme. Deixe cozinhar durante cerca de 5 -7 minutos, mexendo sempre.

5. Distribua o preparado por taças ou ramequins.

6. Leve ao frigorífico durante pelo menos 2 horas.

7. Polvilha as taças de crème brûlée com açúcar, caramelize, usando um maçarico e sirva.