Sou só eu a pensar que o virar de páginas do calendário é demasiado rápido?! Dou por mim a actualizar datas no meu dia-a-dia e a pensar que ainda ontem estávamos a despedir-nos do verão que quase não existiu e agora todos os dias algo nos diz que o Natal está aí não tarda mesmo nada. Quer seja na publicidade radiofónica, nos anúncios da televisão, nos shoppings que já se encontram todos decorados a rigor e até mesmo nas ruas das cidades, com as luzes natalícias como que a avisar-nos que já falta tão pouco para o Natal. Por aqui ainda não entrámos no espírito natalício (talvez num próximo post), os dias são tão pequenos, sai-se de casa quase de noite e quando se regressa ao fim do dia já é praticamente de noite outra vez. Os projetos e as tarefas são tantos, as ideias fervilham, mas não sobra muito tempo, pois a maior parte dos dias é passada no local de trabalho.
E para suavizar este frenesim, o querer fazer tantas coisas ao mesmo tempo, a correr de um lado para o outro, casa-trabalho, trabalho-casa, há uma necessidade essencial que não pode falhar e da qual não nos devemos nunca esquecer, que é a alimentação. Comer de uma forma correcta e equilibrada e sem nunca esquecer os pequenos lanches entre refeições. Uma peça de fruta, um iogurte ou mesmo umas bolachinhas são óptimas para "enganar o estômago" e preencher aqueles momentos em que estamos tão empenhados numa tarefa que quase nos esquecemos de comer. Eu adoro bolachas, sejam elas doces ou salgadas e cá por casa faço imensas vezes. Prefiro-as às de compra que muitas vezes não são nada saudáveis, para além de que em casa posso experimentar novas receitas e usar novos ingredientes nas minhas bolachas. No trabalho, tenho uma caixinha comigo que está ali à vista como que a lembrar-me que tenho de comer uma bolacha.
Desta vez decidi fazer uma receita de bolachas salgadas, enriquecidas com a benéficas propriedades das sementes que são tão nutritivas e escolhi uma receita de entre muitas que tenho marcadas para experimentar, do novo livro da Isabel Zibaia Rafael, a nossa "Laranjinha", autora do blog "Cinco Quartos de Laranja". Escolhi estas Bolachas de Sementes, pela sua simplicidade e pela rapidez na elaboração da receita. Em menos de nada temos ali uma aprovadíssima fornada de deliciosas bolachas prontas a petiscar.
Com esta receita participo também no desafio do grupo "Vamos Fazer Bolachas", da querida Manuela, autora do blog, Cravo e Canela. Para este mês o tema escolhido eram as bolachas salgadas, e aqui vos deixo com a minha sugestão. Experimentem estas bolachas, tenho a certeza que vão adorar!
Ingredientes:
| 150 g de farinha de trigo s/ fermento
| 65 g de farinha de espelta
| 3 g de fermento em pó
| 5 g de sal
| 35 g de pevides de abóbora
| 20 g de sementes de linhaça castanhas
| 10 g de sementes de chia
| 3 g de erva-doce em grão
| 3 c. (sopa) de azeite
| 1 dl de água
Método Tradicional:
Numa taça, junte todos os ingredientes e envolva muito bem até formar uma bola.
Estenda a massa numa superfície polvilhada com farinha.
Corte a massa com um cortador de bolachas.
Coloque as bolachas num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal.
Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC, durante 20 minutos.
Método Thermomix - Bimby:
Coloque todos os ingredientes no copo, excepto as sementes e programe (30seg/vel Espiga).
Adicione as sementes e programe (10seg/vel3).
Estenda a massa numa superfície polvilhada com farinha.
Corte a massa com um cortador de bolachas.
Coloque as bolachas num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal.
Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC, durante 20 minutos.