E de repente o verão instala-se! Aquele verão que há cerca de um mês atrás surgiu como um intruso no espaço e no tempo, sentindo-se envergonhado recuou, dando lugar a uns dias mais cinzentos. Agora chega em força ocupando o seu tempo e espaço e parece que veio mesmo para ficar. E que bem que sabem estes dias quentes, ainda que sejam dias mais longos e que por isso o tempo demore mais a passar (pelo menos assim parece). E mesmo com as férias ainda num horizonte longínquo, estes são dias com vida, dias que dão para fazer mil e uma coisas fora do horário laboral, dias que pedem convívio e que convidam a sair à rua, a estar fora de casa. Dias que se prolongam noite fora em arraiais populares que convidam a um pézinho de dança e a um belo petisco, sempre acompanhado de um bom vinho ou uma cerveja gelada. Dias que convidam a aproveitar este clima tão nosso, tão bom, tão maravilhoso, tão português, tão tudo. Ouço com alguma frequência aquela frase "as melhores coisas da vida são sempre grátis". Nunca uma frase poderia fazer tanto sentido quando ao clima português nos referimos. Ter o privilégio de poder tomar o pequeno almoço na rua, ainda que vivendo num apartamento mas com varanda, quando o sol já vai alto e as temperaturas começam a aumentar, isso não tem preço. Poder sair da trabalho após um dia cansativo e ainda conseguir aproveitar as últimas três horas de sol, numa das nossas belas praias, dar um mergulho e saborear uma bebida com os amigos, isso também não tem preço. Ter a possibilidade de fazer um piquenique em família durante praticamente oito dos doze meses disponíveis, não tem preço. São estas pequenas coisas, estes momentos de convívio, esta luz linda que ilumina os nossos dias e que nos permite usufruir destes pequenos prazeres da vida que me fazem feliz e que me deixam orgulhoso em poder viver num país que possui uma beleza natural única.
E com este calor, bem sei que o que mais apetece são gelados e sobremesas frescas. Mas hoje trago uma receita para os amantes do chocolate. Os gelados são bons e sabem bem, melhor ainda se forem caseiros e com fruta da época. Mas estas tarteletes, se forem saboreadas frescas, acreditem, não ficam nada atrás de um delicioso gelado. Mas deixo um desafio, façam como eu e provem estas tarteletes acompanhadas de uma bola de gelado e prometo que vão experimentar o melhor de dois mundos. E à partida poderá parecer estranho usar flor de sal numa receita doce. Não se iludam, pois a flor de sal faz aqui toda a diferença, vem realçar ainda mais o sabor do chocolate e torna-se viciante a cada dentada. Usei a Flor de Sal Natura da Gourmet Aqui, uma flor de sal de qualidade superior, que tem a vantagem de ser totalmente natural, possui um sabor delicado, que se prolonga no paladar e realça, neste caso, o sabor intenso e natural do chocolate. Para além da variedade Natura existem ainda a Flor de sal Fumado e a Flor de Sal Fumado com Pimentão Doce, mais indicadas para pratos salgados, mas igualmente produzidas de forma artesanal, 100% naturais e sem qualquer tipo de corantes ou conservantes. Visitem o site Salviking e fiquem a conhecer melhor estes produtos.
A receita é inspirada nesta receita que a Mena publicou no seu blog, As Aventuras de Uma Mamã, à qual não consegui resistir. Fiz algumas adaptações e usei uma receita diferente para o caramelo, apenas por uma questão de gosto pessoal. Para o caramelo escolhi esta receita de Jamie Oliver.
A receita é inspirada nesta receita que a Mena publicou no seu blog, As Aventuras de Uma Mamã, à qual não consegui resistir. Fiz algumas adaptações e usei uma receita diferente para o caramelo, apenas por uma questão de gosto pessoal. Para o caramelo escolhi esta receita de Jamie Oliver.
(receita ligeiramente adaptada daqui e daqui)
Ingredientes: (para 6 tarteletes com 10cm de diâmetro)
{para a massa}
| 130 g de farinha s/ fermento
| 60 g de amêndoa moída
| 40 g de cacau em pó
| 140 g de manteiga
| 60 g de açúcar em pó
| 2 gemas
| 1 c. (chá) de pasta de baunilha (ou 1 vagem de baunilha)
{para o recheio}
Caramelo Salgado:
| 125 g de açúcar amarelo
| 125 g de manteiga
| 1 lata de leite condensado magro
| 1 c. (chá) de flor de sal (usei Natura Gourmet Aqui)
Ganache de Chocolate:
| 180 ml de natas magras
| 200 g de chocolate c/ 70% de cacau (usei Pantagruel)
| flor de sal q.b. (usei Natura Gourmet Aqui)
Preparação da Massa:
{Método Tradicional}
Numa taça misture a farinha com a amêndoa moída, o cacau em pó e o açúcar em pó.
Junte as gemas, a manteiga e a pasta de baunilha (se optar por usar a vagem de baunilha, faça um corte no sentido longitudinal, raspe o interior com uma faca e junte aos restantes ingredientes). Misture tudo e amasse sobre uma bancada até obter uma massa mole mas homogénea.
Forme uma bola, envolva em película aderente e leve ao frigorífico durante pelo menos 30 minutos.
{Método Thermomix - Bimby}
Coloque no copo a farinha, a amêndoa moída, o cacau em pó, a manteiga em pedaços, o açúcar em pó, as gemas e a pasta de baunilha
(se optar por usar a vagem de baunilha, faça um corte no sentido
longitudinal, raspe o interior com uma faca e junte aos restantes
ingredientes). Programe (5seg/vel6).
Preparação do Recheio e Montagem das Tarteletes:
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Divida
a massa em 6 partes iguais e forre as formas das tarteletes,
previamente untadas com manteiga, fazendo pressão com as mãos por forma a
que a massa fique uniformemente distribuída na
base e nos lados.
Sobre a massa das tarteletes coloque grão ou feijão para fazer peso e leve ao forno, durante 15-20 minutos.
Prepare o caramelo salgado, misturando o
açúcar com a manteiga numa frigideira anti-aderente, em lume
médio, e mexendo sempre, até que o açúcar derreta.
Adicione
o leite condensado, a flor de sal e deixe ferver um pouco até que
engrosse e escureça ligeiramente, sem deixar de mexer. Desligue o lume e deixe o caramelo descansar e arrefecer um pouco.
Distribua o caramelo pelas tarteletes e deixe arrefecer completamente.
Prepare a ganache, partindo o chocolate em pedaços pequenos, colocando-os numa taça.
Aqueça
as natas, sem deixar ferver e verta-as sobre o chocolate. Aguarde
alguns segundos e depois mexa com uma vara de arames até que o chocolate
esteja completamente derretido e com uma cor brilhante.
Distribua o chocolate pelas tarteletes, vertendo-o sobre o caramelo.
Leve as tarteletes ao frigorífico para que o chocolate endureça.
Retire alguns minutos antes de servir e salpique com flor de sal a gosto.