Espetadas de Frango e Ananás

O Verão pede refeições práticas, leves e saudáveis. E quando combinadas com fruta, sabem sempre melhor. É o caso destas Espetadas de Frango e Ananás, muito fáceis de preparar e que ficam tão deliciosas. Com uma salada de tomate e rúcula a acompanhar, que mais se pode querer?! Uma delícia.



Ingredientes:
2 peitos de frango
1 cebola grande
1 dente de alho picado
1/2 ananás ou abacaxi
sumo de 1/2 limão
sal q.b.
pimenta q.b.
1 fio de azeite

Preparação:
Comece por preparar os peitos de frango. Corte-os em cubos pequenos, regue-os com o sumo de limão, 1 fio de azeite, deite por cima o dente de alho picado finamente, tempere com sal e pimenta, envolva bem e deixe marinar alguns minutos.
Corte a cebola em quartos e os quartos em metades. Corte o ananás em pedaços pequenos.
No pau da espetada, coloque um pedaço de cebola, um pedaço de frango e outro de ananás. Assim sucessivamente até preencher o pau. Repita o processo para as restantes espetadas até terminar os ingredientes. 
Coloque as espetadas no grelhador e polvilhe-as com ervas de Provence. Deixe grelhar bem e sirva acompanhado de uma salada de rúcula e tomate.






Pizza de Cavala com Oregãos

Gosto de uma boa pizza caseira. E quando cá em casa é feita uma pizza, gosto de usar produtos de qualidade. Como o blog acaba de iniciar uma parceria com a Aromáticas Vivas, decidi usar algumas das ervas recebidas. E não tenho qualquer dúvida que, quando se trata de aromáticas, as frescas fazem toda a diferença. Os oregãos frescos vieram intensificar o sabor da cavala que combinada com o molho de tomate e o queijo, tornou única e mais saborosa esta pizza.
É a primeira pizza no blog. Nunca tinha feito antes uma pizza com peixe, mas para primeira experiência correu muito bem.




Ingredientes:
[para a massa]
| 100 gr. de água (cerca de 1 dl.)
| 25 gr. de azeite
| 1 c. (café) de sal
| 200 gr. de farinha

[para o recheio]
| 1 tomate maduro
| 1 cebola
| 3 c. (sopa) de azeite
| 1 pitada de sal
| 1 dente de alho
| 1 lata de filetes de cavala em azeite Pinhais e Cª Lda.
| 150 gr. de queijo Paiva, flamengo Light

Método Tradicional:
Coloque o queijo na picadora e rale. Reserve.
Comece por preparar a massa. Numa taça coloque a farinha, faça um buraco ao meio e coloque os ingredientes líquidos. Amasse com as mãos durante alguns minutos, até os ingredientes estarem ligados e a massa moldável. Adicione o sal e o alecrim picado finamente e amasse mais um pouco. Deixe repousar alguns minutos.
Numa superficie enfarinhada, estenda a massa com o rolo, dando-lhe um formato redondo. Coloque sobre uma folha de papel vegetal e prepare o recheio. 
Na picadora coloque o tomate, metade da cebola, os oregãos, o dente de alho e o azeite. Triture tudo até ficar em puré. Espalhe sobre a massa e tempere com uma pitada de sal. Corte em rodelas fininhas a outra metade da cebola e distribua as rodelas sobre o molho. Corte as filetes da cavala ao meio e distribua na pizza. Polvilhe generosamente com queijo ralado e algumas folhas de oregãos frescos. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC, durante cerca de 20, 25 minutos ou até que o queijo e a massa comecem a ficar dourados. Sirva com folhas de oregãos frescas.

Método Thermomix-Bimby:
Coloque no copo o queijo e rale (5seg/vel6). Reserve.
Comece por preparar a massa. Coloque no copo a água, o azeite, o sal e o alecrim picado finamente e programe (1min/37ºC/vel2). Adicione a farinha e programe (2min/vel Espiga). Retire e deixe repousar alguns minutos.
Numa superficie enfarinhada, estenda a massa com o rolo, dando-lhe um formato redondo. Coloque sobre uma folha de papel vegetal e prepare o recheio. 
No copo limpo, coloque o tomate, metade da cebola, os oregãos, o dente de alho e o azeite. Programe (10seg/vel5). Espalhe o molho sobre a massa e tempere com uma pitada de sal. Corte em rodelas fininhas a outra metade da cebola e distribua as rodelas sobre o molho. Corte as filetes da cavala ao meio e distribua na pizza. Polvilhe generosamente com queijo ralado e algumas folhas de oregãos frescos. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC, durante cerca de 20, 25 minutos ou até que o queijo e a massa comecem a ficar dourados. Sirva com folhas de oregãos frescas.


















Uma Visita à Cozinha do "Prato do Dia 2" - 24 Kitchen



(imagens cedidas por 24 Kitchen Portugal)


Quando recebi o convite por parte da 24 Kitchen, para assistir a um set de filmagens do programa "Prato do Dia 2", e ter a oportunidade de conhecer a apresentadora Filipa Gomes, eu não queria acreditar. Num universo de tantos e tão bons blogs de culinária recomendados por aquele canal televisivo, o Sweet Gula foi selecionado. E isso para mim foi uma grande honra e um privilégio enorme. O convite era irrecusável. Aceitei na hora, pois oportunidades destas não surgem todos os dias.


 

O encontro estava marcado e no dia 20 lá fomos, eu e mais três simpáticas food bloggers. A Leonor do "Bibs", a Ana do "Marmita Lisboeta",  e a Ana do "Sweet Affair". Uma parte interessante deste tipo de acontecimento é que ficamos a conhecer caras que estão por detrás de blogs que já seguíamos. Deu para nos conhecer-mos, falarmos um pouco, trocar e partilhar ideias deste mundo fascinante de que todos gostamos que é a gastronomia. Fomos recebidos pela simpática Joana Mil-Homens, Responsável de Comunicação e Relações Públicas da Fox Internacional, a quem desde já deixo o meu agradecimento pela simpatia e forma amável como nos recebeu e acompanhou nesta aventura. 

    

Feitas as hostilidades, partimos rumo aos estúdios do 24 Kitchen, onde está a ser filmado o programa "Prato do Dia 2". Lá conhecemos a apresentadora Filipa Gomes que é a simpatia em pessoa. Recebeu-nos com um contagiante sorriso e como se estivesse em sua casa. Simpática e genuína, e com um estilo muito próprio e descontraído, a Filipa quis conhecer cada um de nós, bem como os nossos gostos e preferências culinárias. Apresentações feitas, fomos assistir às gravações do programa.



O tema do programa era dedicado às ilhas, Açores e Madeira, em que a Filipa apresenta uma entrada, um prato principal e uma sobremesa, tudo confecionado com ingredientes característicos daquelas ilhas, como forma de homenagem às mesmas. A sobremesa foi um magnífico Bolo de Banana e Ananás que estava lindo e super delicioso e mostrou que a Filipa é mesmo uma excelente cozinheira.



Terminadas as filmagens, e para ganhar apetite para o almoço, chegou o tão esperado momento de provar o bolo da Filipa. Estava tão, mas tão bom e irresistível que foi impossível ficarmo-nos pela primeira garfada.
E por fim fomos almoçar com a Filipa e a Joana, num ambiente muito descontraído, onde deu para nos conhecermos melhor, partilharmos histórias, deliciarmo-nos de volta dos pratos e conhecer melhor os gostos culinários de cada um. O tempo passou tão depressa que soube a pouco.
Deixo um agradecimento à 24 Kitchen Portugal por me ter proporcionado esta oportunidade, que jamais esquecerei e que me deu imenso prazer. E obrigado também às restantes bloggers pela companhia e pela amizade.


Bacalhau Salteado com Grão e Nabiça

Já aqui confessei antes o quanto gosto de bacalhau, tendo especial preferência pelos pratos de forno. Mas como está calor e não apetece muito andar de volta do forno, reinventam-se pratos mais leves que, tanto podem ser consumidos mornos ou frios. E este Bacalhau Salteado com Grão e Nabiça tem essa particularidade, sendo ideal para levar na marmita ou para um piquenique. Mais uma refeição leve em que o bacalhau é o rei.



Ingredientes: (para 4 pessoas)
| 400 gr. de Supremas de Bacalhau Pescanova
(ou lombos de bacalhau)
| 400 gr. de grão-de-bico cozido
| 1 molho de nabiça
| 1 cebola pequena
| 2 dentes de alho
| azeite q.b.
| pimenta q. b.
| salsa fresca picada (usei Aromáticas Vivas)

Preparação:
Leve um tacho com água ao lume e deixe levantar fervura. Coloque as supremas no tacho durante 2 minutos. Retire e reserve.
No wok, coloque um fio de azeite, os dentes de alho picados e deixe estes alourar. Adicione a nabiça aos poucos e vá salteando. Quando achar que está no ponto, adicione o grão-de-bico escorrido e envolva na nabiça. Salteie mais 1 minuto e desligue o lume. 
Junte o bacalhau em lascas, adicione a cebola picada finamente e tempere a gosto com pimenta. Envolva, mas com cuidado para não desfazer demasiado o bacalhau. Sirva com salsa fresca picada.








Quadrados de Banana com Crumble de Aveia e Avelã

Após uma semana de trabalho intenso, e a cozinha um pouco abandonada, pelo meio a visita de um casal amigo. E quando os amigos nos visitam, ainda mais sendo recém casados, por mais cansados que estejamos, as energias são renovadas a 200% e fazemos tudo (eu faço) para bem receber. Sem saber o que fazer para a sobremesa, só me ocorria fazer gelados, afinal está calor e o que apetece são sobremesas frescas. 

Foi então que me lembrei do post publicado no dia anterior, pela Silvia do blog "Bocadinhos de Açúcar", o Bolo de Banana com Crumble de Aveia e Amêndoa. Gostei tanto do aspecto do bolo que fiquei com imensa vontade de o fazer. A receita original é da autoria da Mena, do blog "As Aventuras de Uma Mamã". Já quando ela publicou a receita, no mês de Maio, fiquei com vontade de experimentar, mas como cá em casa sou o único a gostar de banana, não fiz na altura. Mas nada como ter convidados e fazer algo diferente. 

Substituí as amêndoas por avelãs e o resultado ficou magnífico. Todos adorámos o bolo que acompanhei com gelado de amoras silvestres. Adorei a textura fofa que contrasta com o crocante do crumble, tornando-o muito guloso.
 



Ingredientes: (eu dobrei a receita)
[para o Bolo]
| 3 bananas maduras, mas firmes
| 120 g de açúcar amarelo
| 2 ovos L 
| 80 g de margarina 
| 1 c. de chá de aroma de baunilha
| 250 g de farinha sem fermento
| 1 c. de chá de fermento
| 1 c. de chá de bicarbonato de sódio
| 1/2 c. de chá de canela em pó
| 1 pitada de sal

[para o Crumble]
| 50 g de margarina
| 1 c. de sopa de farinha
| 2/3 de chávena de açúcar amarelo
| 1/2 chávena de avelãs inteiras, sem casca
| 1/2 chávena de flocos de aveia

Método tradicional:
Comece por preparar o crumble. Triture grosseiramente as avelãs e adicione os restantes ingredientes secos e no fim, adicione a margarina em cubos. Com os dedos envolva tudo até obter uma mistura areada. Reserve no frio.
Para o bolo, coloque as bananas num processador, triturando-as. Adicione o açúcar, a margarina previamente derretida e a baunilha e misture. Bata ligeiramente os ovos e envolva na mistura anterior.
Misture os ingredientes secos e aos poucos adicione-os à mistura anterior, envolvendo muito bem.

Método Thermomix-Bimby:
Prepare o crumble. Coloque no copo as avelãs e triture grosseiramente (5seg/vel8). Adicione os restantes ingredientes secos e a manteiga em cubos e programe (1min/50ºC/vel3). Reserve no frio.
Coloque as bananas no copo e programe (5seg/vel5). Adicione o açúcar, a margarina em cubos, a baunilha, os ovos e bata (30seg/vel4). Adicione os restantes ingredientes secos e bata (3min/37ºC/vel4).

///////////////////////////♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

Unte e polvilhe de farinha uma forma rectangular (eu usei papel vegetal) e verta a massa na forma.Leve ao forno pré aquecido a 180ºC, durante 10 minutos. Após este tempo, colocar o crumble por cima do bolo. Leve novamente ao forno por mais 30 min, até estar cozido. Se achar necessário e o crumble começar a queimar, a meio da cozedura coloque por cima uma folha de papel de alumínio.
Deixe arrefecer um pouco antes de desenformar.








 









Cheesecake de Framboesa em Copo

Esta é uma receita muito simples de fazer e cuja inspiração veio de um programa apresentado pelo famoso Jamie Oliver, à imenso tempo, o "Jamie's 30 Minutes Meal". Tentei encontrar o video para partilhar o link, mas não encontrei. A receita não é seguida à letra, tentei improvisar com o que tinha mais à mão. Mas uma coisa posso garantir, este cheesecake estava tão mas tão delicioso que certamente o irei repetir mais vezes.




Ingredientes:  (para 4 cheesecakes)
| 50gr. de avelãs
| 10 bolachas Maria
| 35 gr. de manteiga sem sal, amolecida
| raspa de 1/2 limão
| 8 c. (sopa) de lemon curd (ver receita aqui)
| 200 ml de crème fraîche
| 2 c. (sopa de açúcar)
| 1 c. (chá) de açúcar baunilhado
| framboesas q.b.

Método Tradicional:
Coloque as avelãs numa frigideira, em lume máximo e deixe alourar durante 2 minutos. Tenha atenção para não torrarem. De seguida coloque-as na picadora, juntamente com as bolachas, a manteiga e a raspa de limão e pique grosseiramente. Distribua por taças ou copos e calque ligeiramente com uma colher, fazendo assim a 1ª camada.
De seguida, coloque em cada copo 2 c. (sopa) de Lemon Curd e espalhe, fazendo a 2ª camada. Por cima do Lemon Curd, coloque algumas framboesas.
Abra a embalagem de crème fraîche e adicione os açúcares. Mexa muito bem com uma colher até obter uma consistência cremosa e distribua pelos copos, cobrindo as framboesas e formando a 3ª camada.
Esmague com um garfo algumas framboesas, até que fiquem desfeitas e libertem o sumo. Espalhe por cima do do crème fraîche e decore com framboesas. Leve ao frigorifico e sirca bem frio.


Método Thermomix-Bimby:
Coloque as avelãs numa frigideira, em lume máximo e deixe alourar 2 minutos. Tenha atenção para não torrarem. De seguida coloque-as no copo, juntamente com as bolachas e pique (5seg/vel9). Adicione a manteiga e a raspa de limão e misture (5seg/vel5). Distribua por taças ou copos e calque ligeiramente com uma colher, fazendo assim a 1ª camada.
De seguida, coloque em cada copo 2 c. (sopa) de Lemon Curd e espalhe, fazendo a 2ª camada. Por cima do Lemon Curd, coloque algumas framboesas. 
Abra a embalagem de crème fraîche e adicione os açúcares. Mexa muito bem com uma colher até obter uma consistência cremosa e distribua pelos copos, cobrindo as framboesas e formando a 3ª camada.
No copo limpo, coloque um punhado de framboesas e programe (5seg/vel5). Espalhe por cima do do crème fraîche e decore com framboesas. Leve ao frigorifico e sirca bem frio.
 








Salame de Alfarroba

Gosto do intenso sabor achocolatado da farinha de alfarroba e uso-a com alguma frequência. Em pão, bolos, bolachas, doces, é um excelente substituto do cacau, pouco rica em gorduras e rica em açúcares naturais, tornando-se mais saudável e permitindo assim reduzir nas quantidades de açúcar nas receitas. Foi a primeira vez que fiz este salame e quem não conhecer o sabor da alfarroba, dirá que se trata de um salame de chocolate, um pouco mais amargo.



 
Ingredientes:
| 1 pacote de bolacha Maria
| 50 gr. de açúcar amarelo
| 4 gemas de ovo
| 100 gr. de manteiga
| 100 gr. de farinha de alfarroba
| cacau em pó para polvilhar

Método Tradicional:
Bata as gemas com o açúcar durante alguns segundos. Adicione a manteiga derretida e mexa. Junte a farinha de alfarroba e envolva bem. Por fim triture grosseiramente as bolachas e adicione-as ao preparado anterior. Envolva e disponha o preparado sobre uma folha de papel de alumínio ou película aderente, enrole, dando a forma de um salame e leve ao frigorífico durante umas horas. O ideal é deixar no frio de um dia para o outro.
Retire a película ao salame, polvilhe generosamente com cacau em pó e está pronto a servir.

Método Thermomix-Bimby:
Coloque as bolachas no copo e triture (5seg/vel3). Se achar que ainda não estão no ponto desejado, triture mais alguns segundos. Retire e reserve.
Coloque no copo as gemas de ovo e o açúcar e bata (10seg/vel4). Adicione a manteiga derretida, a farinha de alfaroba e envova (10seg/vel3). Por último junte as bolachas trituradas e envolva bem com a espátula. Retire e disponha o preparado sobre uma folha de papel de alumínio ou película aderente, enrole, dando a forma de um salame e leve ao frigorífico durante umas horas. O ideal é deixar no frio de um dia para o outro.
Retire a película ao salame, polvilhe generosamente com cacau em pó e está pronto a servir.


 








Fusing e o Maior Workshop de Cozinha do Mundo

Sendo eu natural da Figueira da Foz, nutro por esta cidade um carinho muito especial. Ainda que nunca lá tenha vivido, foi nesta cidade que passei grandes momentos da minha adolescência, que travei amizades, que me diverti vezes sem conta, que percorri imensas vezes a extensa praia e comi os melhores gelados até hoje. De vez em quando volto lá, não com a frequência que desejaria, para comer os melhores gelados e fazer uma visita ao mercado, agora "de cara lavada", mas que dá imenso gozo visitar e confraternizar com os vendedores locais.




E é por todos estes motivos e mais alguns que, quando me ligaram da parte da organização do festival Fusing, convidando-me a ser um dos 25 "chefs" ajudantes do chef Chakall eu não hesitei, nem um segundo e aceitei.
O festival decorreu durante 4 dias e o conceito baseou-se em agradar a todos os gostos e idades, fazendo um festival "fusão" que reunia um elevado número de concertos, exposições, actividades desportivas, showcookings, teatro de rua, mostras de artesanato, e muito, muito mais. Uma grande iniciativa, a meu ver, que veio dar um "abanão" à Figueira. A cidade precisa disto.





Mas o grande momento, o momento alto do festival, foi no dia 4, no qual se realizou o Maior Workshop de Cozinha do Mundo. O objectivo era reunir pelo menos 500 pessoas e assim tentar bater o record do Guiness. Consta que o desafio foi superado e com bastante sucesso.
 



Inicialmente confuso, no recinto encontravam-se 25 mesas lideradas por um "chef ajudante" e cerca de 25 participantes. Foram momentos de pura diversão, com muita música à mistura e a contagiante boa disposição do chef Chakall. Houve a oportunidade de confecionar 4 receitas muito simples, mas no entanto deliciosas. Uma sangria sem álcool, mas com muita fruta; uma espetada de pão, queijo e tomate cherry; uma salada de espinafres, queijo e frutos secos e uma deliciosa sobremesa de fruta e iogurte. 





Tive o privilégio de acompanhar nesta aventura, de entre os "chefs ajudantes", as simpáticas bloggers de culinária, Olivia, do blog "Alquimia dos Tachos" e também a Vera, do blog "Hoje Para Jantar". E ainda fui contemplado na minha mesa com as presenças inesperadas e muito simpáticas das bloggers Maria Inês "Ananás e Hortelã", Naida "Frango do Campo", Ana "Petiscos & Miminhos" e a Joana "Entre Tachos e Sabores". Como podem ver, a comunidade de bloggers estava muito bem representada neste evento.
Fica o desejo de para o ano haver mais e melhor, mas deixo aqui os Parabéns à organização pela originalidade e pelo sucesso alcançado com este festival.