Cheesecake Vegan de Chocolate e Café


Finalmente a primavera! Amo esta estação do ano, com a sua luz, as temperaturas amenas e os tons coloridos que se espalham pelos campos. Tem tanto de linda como de inspiradora. Os raios de sol espreitam lá fora e têm o dom de nos deixar mais felizes. Queremos sair de casa, estar em contacto com a natureza, sentir os pés na terra. Ler um livro enquanto ouvimos apenas o chilrear dos pássaros ou dar um passeio à beira mar. És tão linda, primavera!

Na cozinha fervilham-se ideias de receitas que queremos experimentar e cuja inspiração vem de toda a parte. Confesso que nesta altura do ano é a natureza que mais me inspira, em particular as flores. São tantas e de tantas cores que é tão fácil imaginarmos cenários de receitas com elas, em bolinhos a condizer. Existem por toda a parte e dificilmente resistimos a trazer algumas para casa para colocar numa jarra. As minhas preferidas são as magnólias, mas também gosto das flores das amendoeiras, das cerejeiras e dos marmeleiros. O contraste da cor rosa suave com aquele verde hipnotizante das folhas é de uma beleza verdadeiramente inigualável.


Inigualável é também a combinação de chocolate e café. Das minhas preferidas e que já experimentei em várias receitas como este Bolo Intenso de Chocolate e Café. Inspirado nesta dupla irresistível e também nestes dias lindos de primavera, preparei uma tarte ou cheesecake vegan, totalmente cru, feito apenas com ingredientes naturais e que tem tanto de delicioso como de saudável. É uma alternativa aos cheesecakes tradicionais, mas aqui numa versão sem qualquer ingrediente de origem animal, sem glúten, sem lactose e sem açúcares processados. Adianto já que não fica nada atrás do cheesecake tradicional, tanto em termos de textura como de sabor e esta é uma sobremesa que veio para ficar e para experimentar com outras combinações. Nem há a necessidade de ligar o forno para preparar esta sobremesa tão simples, com ingredientes saudáveis e que resulta na perfeição. A base é feita com tâmaras e farinha de aveia mas a "piece de resistance" deste cheesecake é mesmo o recheio, preparado com caju natural e leite de coco e que fica com uma cremosidade incrível. A baunilha vem dar aquele toque irresistível que complementa tão bem o chocolate e o café. A cobertura resume-se a uma deliciosa camada de creme de coco e cacau. É daquelas sobremesas que pedem para repetir e que se podem comer sem culpas. 


Cheesecake Vegan de Chocolate e Café
(receita adaptada de @deliciousmartha)

Ingredientes:
{para a base}
| 1 c. (sopa) de óleo de coco
| 80 g de tâmaras
| 15 g de cacau em pó
| 50 g de farinha de aveia
{para o recheio}
| 245 g de caju natural
| 185 g de leite de coco
| 1 c. (chá) de pasta de baunilha
| 40 g de tâmaras
| 2 c. (chá) de agar-agar 
| 250 ml de café expresso
{para a cobertura}
| 200 g de creme de coco (a parte sólida da lata de leite de coco)
| 20 g de cacau em pó
| 30 g de de Maple Syrup (ou Agáve)

Preparação:
1 . Comece por colocar os cajus numa taça de vidro, deixando-os de molho em água fervente durante 10 minutos. Reserve.

2 . Coloque todos os ingredientes da base num robot ou processador de alimentos e triture até obter uma massa moldável. Transfira para uma forma de aro amovível com Ø15cm e pressione com os dedos formando a base da tarte.

3 . Aqueça o leite de coco até ferver, adicione o agar-agar e mexa durante dois minutos. Retire do lume e reserve.

4 . Triture os cajus no processador (descarte a água) durante 1-2 minutos com os restantes ingredientes do recheio. Adicione o leite de coco e o agar-agar e misture com uma espátula. Verta o recheio na forma, sobre a base, e leve a refrigerar.

5 . Bata o creme de coco juntamente com o cacau e o xarope até atingir a consistência desejada. Espalhe a mistura sobre o recheio e alise com uma espátula. Leve novamente a refrigerar e no momento de servir polvilhe com cacau em pó (opcional) e sirva com nibs de cacau.

Mousse Vegan de Chocolate e Aquafaba


De forma gradual tenho vindo a mudar os meus hábitos alimentares. Não sou fundamentalista nem sequer sigo qualquer tipo de dieta em concreto, mas preocupo-me com aquilo que está no meu prato, na hora de comer. Gosto de conhecer a origem dos alimentos que ingiro e se irão ou não ser benéficos para o meu corpo. Tento comer um pouco de tudo mas sempre de forma consciente e equilibrada, pois acredito que o segredo de uma alimentação saudável está mesmo no equilíbrio. Evito comer alimentos processados e aos poucos tenho vindo a reduzir o consumo de carne e peixe. Por outro lado, preocupo-me cada vez mais em ingerir alimentos biológicos e tenho vindo a introduzir cada vez mais legumes e leguminosas na minha alimentação diária. São pequenos gestos que aos poucos, em conjunto com uma actividade desportiva regular, me têm trazido alguns benefícios e bem estar.

Mas quem me conhece sabe o quanto eu sou guloso. Eu adoro fazer bolos e outras sobremesas, mas também aqui os ingredientes são escolhidos a dedo, por forma a tornar as sobremesas menos pecaminosas. Eu gosto de chocolate e adoro comer mousse de chocolate. E claro que nada se compara à cremosidade e leveza de uma mousse de chocolate caseira, preparada com ovos e manteiga. Mas... e se eu vos disser que uma mousse caseira pode ser leve e cremosa sem levar ingredientes de origem animal?! E se, para preparar essa mousse, são necessários apenas dois ingredientes?! Isso mesmo, dois ingredientes! Chocolate e Aquafaba, uma combinação dos deuses que há muito eu queria experimentar, que conquistou à primeira colherada e que veio para ficar.


Mas o que é a aquafaba, afinal?!
De certeza que muitos de vós já ouviram falar em aquafaba, mas quando partilhei esta receita nos Stories do Instagram, durante o fim de semana, reparei que muitas pessoas desconhecem ainda este ingrediente. A aquafaba deriva do latim aqua (água) + faba (grão) e nada mais é que aquele líquido que vem nos frascos de conserva do grão-de-bico ou a água que sobra na panela, quando cozem o grão-de-bico em casa. Este é um ingrediente que dá para bater, ficando com a consistência de "claras em castelo", muito apreciado na cozinha vegana e usado em algumas receitas à base de merengue.

Confesso que estava um pouco céptico antes de experimentar esta receita, mas a verdade é que todas as minhas expectativas foram superadas. A mousse fica super leve e cremosa, com a consistência e textura de uma mousse de chocolate tradicional. Como adoro o sabor do chocolate, usei um com 70% de cacau e confesso que a mousse não precisa de adoçante, daí serem necessários apenas dois ingredientes. Caso apreciem a mousse mais doce, basta adicionar 2 c. (sopa) de Maple Syrup à aquafaba enquanto bate ou então usarem um chocolate com menos percentagem de cacau. Para um toque extra mas opcional, adicionem um pouco de chantilly de coco e umas raspas de chocolate e encontrarão aqui a melhor forma de terminar uma refeição. O melhor de tudo?! É que esta mousse é 100% vegan e pode ser degustada sem qualquer sentimento de culpa. Deliciem-se!


Mousse Vegan de Chocolate e Aquafaba

Ingredientes:
| 170 ml de aquafaba (a quantidade aprox. de um frasco de 570 g de grão-de-bico)
| 120 g de chocolate negro co 70% min. de cacau

{para a cobertura} (opcional)
| 150 g de creme de coco
| 1 c. (sopa) de Maple Syrup
| raspas de chocolate

Notas:
  • A quantidade de aquafaba nesta receita é a que obti de um frasco de conserva de grão-de-bico com 570 g (400 g depois de escorrido), e ajustei depois com a quantidade de chocolate. Podem também usar a aquafaba obtida da cozedura do grande-de-bico em casa, mas não garanto que funcione tão bem.
  • Nesta receita uso um chocolate com 70% de cacau, perfeito para quem ama chocolate. Na minha opinião a mousse dispensa qualquer adoçante, mas caso prefiram, adicionem 2 c. (sopa) de Maple Syrup ou Agáve à aquafaba enquanto bate. Ou, se preferirem, usem um chocolate com menos percentagem de cacau.
  • A cobertura com creme de coco é opcional, apenas para dar aquele toque extra. O creme de coco existe à venda nos supermercados, normalmente junto ao leite de coco. Caso não encontrem, podem usar uma lata de leite de coco, deixando-a no frigorifico por umas horas e depois é só usar a parte sólida que se forma na lata.
  • Podem também servir a mousse com fruta fresca ou frutos secos a gosto e raspas de chocolate.
Preparação:
1 . Coloque a aquafaba na taça da batedeira e bata durante alguns minutos até ficar em "castelo" e formar picos firmes (estará no ponto quando virar a taça ao contrário e a aquafaba não verter).

2 . Parta o chocolate em pedaços pequenos e leve-o a derreter em banho-maria. Deixe arrefecer um pouco.

3 . Adicione 1/4 da aquafaba ao chocolate derretido e envolva bem com uma espátula, ajudando o chocolate a arrefecer.

4 . De seguida adicione a restante aquafaba ao chocolate, em três vezes, envolvendo delicadamente com uma espátula. Envolva em movimentos suaves e circulares e sem bater (isto irá permitir que a mousse ganhe ar, mantendo-se leve e cremosa).

5 . Distribua a mousse por copos ou taças e leve ao frigorífico durante pelo menos 4-5 horas (idealmente de um dia para o outro).

6 . Na hora de servir, bata o creme de coco (deverá estar bem fresco) com o Maple Syrup, distribua pelas taças e sirva com raspas de chocolate negro.