Espirais com Vegetais, com Chèvre, Nozes e Legumes Assados


Com as temperaturas a aumentar começam a apetecer refeições mais leves e frescas, preparadas com ingredientes frescos e sazonais. Aqui em casa os legumes estão sempre presentes, seja nas sopas, como acompanhamento de um prato principal ou nas saladas mais ricas e elaboradas, que por si só já são servidas como prato principal. Adoro este tipo de saladas, cheias de cor e sabor e que se preparam em poucos minutos. Existe ainda a vantagem de podermos ter as massas já cozinhadas e prontas no frigorífico, bastando adicionar as mesmas aos legumes assados. São ainda perfeitas para levar para a praia ou para um piquenique e para saborear à sombra de uma árvore ou com o som do mar como musica de fundo. Quanto aos legumes, usem os que mais gostarem ou os que tiverem disponíveis no frigorífico. Mas não se esqueçam de adicionar o vinagre balsâmico e um fio de mel para dar um toque caramelizado que fará toda a diferença. O queijo pode ser qualquer um à vossa escolha, mas o chèvre é perfeito para este tipo de saladas.


Para a elaboração desta receita escolhi os Espirais com Vegetais - Fusilli Tricolore - da Nacional. Mas este é o tipo de prato que pode ser preparado com qualquer tipo de massa. Sintam-se à vontade para escolher a vossa massa preferida entre a vasta oferta que a marca oferece. Optei pelos espirais tricolores, feitos à base de tomate e espinafres, porque trazem mais vida e cor ao prato, tornando a salada muito mais apelativa. Para além disso, estas massas cozem em pouco mais de 8-10 minutos e a forma em espiral vai mais facilmente absorver o molho que resulta da assadura dos legumes. São, portanto, as massas ideias para usar nas saladas de Verão.

Esta e outras receitas deliciosas estão disponíveis aqui. Passem pelo site da Nacional e inspirem-se nas sugestões que existem por lá. Fiquem também a conhecer toda a oferta de produtos desta marca de referência e fiquem a par de todas as novidades.





Espirais com Vegetais com Chèvre, Nozes e Legumes Assados

Ingredientes: (para 4 pessoas)
| 1 courgette grande
| 1/2 pimento vermelho
| 2 cenouras médias
| 150 g de cogumelos 
| 6 c. (sopa) de azeite
| 2 c. (sopa) de vinagre balsâmico                           
| 1 fio de mel
| 1 c. (chá) de tomilho seco
| 1 c. (chá) de alho em pó
| sal e pimenta
| 1 queijo Chèvre
| 100 g de nozes
| manjericão fresco

Preparação:
1 . Pré-aqueça o forno a 190ºC.

2 . Corte a courgette e o pimento em pedaços, a cenoura em rodelas e os cogumelos em quartos. Disponha os legumes num tabuleiro, regue com o azeite, o vinagre balsâmico e um fio de mel. Polvilhe com o tomilho e o alho em pó, tempere com sal e pimenta e misture tudo muito bem. Leve ao forno cerca de 20-25 minutos.

3 . Entretanto leve uma panela ao lume com água temperada com sal. Quando levantar fervura junte os Espirais com Vegetais da Nacional e deixe cozinhar durante 10 minutos. Escorra a massa e reserve.

4 . Retire os legumes do forno e transfira-os para uma taça larga juntamente com o molho. Adicione os espirais, o queijo Chèvre cortado em rodelas e as nozes. Envolva tudo e sirva com folhas de manjericão fresco.






Bolo Mil Folhas com Creme Pasteleiro e Framboesas


Quarenta e três voltas ao sol e muita gratidão por completar mais um ano de vida. Ainda que por vezes ache que o "comboio da vida" esteja a andar um pouco rápido de mais, sinto que tenho de agradecer por esta viagem fantástica e por todas as oportunidades que surgem em "cada estação". Tão ou mais importante que chegar ao destino, são os pequenos e bons momentos que surgem durante a viagem. São as pessoas que conhecemos, a familia que construímos, as oportunidades que vivemos. Eu agradeço todos os dias por estar perto das pessoas certas. Aprendi a valorizar o que realmente importa e a relativizar ainda mais as coisas. Aprendi que nada é garantido e nada dura para sempre. Aprendi a gostar e a cuidar mais de mim. Porque afinal o que importa é eu estar bem e sentir-me bem, física e mentalmente, comigo mesmo. Recebo este novo ano de braços abertos e de sorriso estampado no rosto. Obrigado a todos os que fazem parte da minha vida!

Porque o momento é especial e merece de ser celebrado à altura, venho partilhar convosco o bolo que escolhi para festejar o meu aniversário. Quase que vem sendo uma tradição, mas quando eu preciso de uma receita para um momento especial, a Patrícia é sempre a minha inspiração. Quem segue o Coco e Baunilha sabe bem do que eu estou a falar e as receitas falam por si. São perfeitas para momentos especiais e não deixam ninguém indiferente. No ano passado fiz este Paris Brest de Pistácio e Framboesa que nos deliciou cá em casa. Este ano escolhi um bolo mil folhas, preparado com um creme pasteleiro de baunilha de bradar aos céus. O equilíbrio de sabores e o contaste de texturas são fabulosos. A receita é do livro "Baunilha", o primeiro livro de receitas da Patrícia, o livro mais lindo de pastelaria e que todos deveriam ter em casa.






Bolo Mil Folhas com Creme Pasteleiro e Framboesas
(receita do livro "Baunilha" de Patrícia Nascimento)

Ingredientes:
| 3 bases de massa folhada de manteiga
| framboesas p/ decorar
{para o creme pasteleiro}
| 800 ml de leite gordo
| 200 ml de natas
| 6 gemas
| 120 g de amido de milho
| 180 g de açúcar
| 1 vagem de baunilha (ou 2 c. (chá) de pasta de baunilha)
3 folhas de gelatina
{para o glacé}
| 250 g de açúcar em pó
| água qb
| 40 g de chocolate derretido

Preparação:
1 . Comece por preparar o creme. Aqueça o leite com as natas e a vagem de baunilha aberta e as sementes raspadas (ou a pasta de baunilha). Assim que começar a ferver retire do lume e deixe em infusão cerca de 15 minutos. Depois, remova a vagem de baunilha.

2 . Numa taça misture as gemas com o açúcar e o amido de milho até obter um creme liso. Verta o leite quente, pouco a pouco, sem parar de mexer com uma vara de arames. Leve a lume brando até engrossar, mexendo sempre vigorosamente com uma vara de arames.

3 . Entretanto, demolhe as folhas de gelatina em água fria. Retire o creme do lume e adicione a gelatina bem espremida. Mexa vigorosamente com a vara de arames. Reserve o creme num recipiente e cole película aderente por cima para não criar crosta. Deixe arrefecer completamente, mexendo de vez em quando.

4 . Coloque uma base de massa folhada em cima de um tabuleiro forrado com papel vegetal. Pique a massa com um garfo, cubra com papel vegetal e coloque outro tabuleiro por cima de forma a fazer peso. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC cerca de 10 minutos.

5 . Retire o tabuleiro de cima e deixe mais 10 minutos ou até ficar dourada. Repita a operação para as restantes massas. Usando o aro de uma forma redonda de 21 cm e uma faca com serrilha, recorte 3 círculos iguais de massa folhada e reserve.

6 . Forre a base de uma forma com fundo amovível de 21 cm com papel vegetal. Disponha um círculo de massa folhada no fundo, deite metade do creme pasteleiro e alise. Cubra com outro círculo de massa e deite o restante creme. Alise bem e coloque o último círculo de massa por cima. Leve ao frigorífico enquanto prepara o glacé.

7 . Para o glacé, coloque o açúcar numa taça e junte gotas de água até conseguir formar uma pasta com uma consistência similar ao leite condensado. Espalhe no topo do bolo e alise com uma espátula. 

8 . De seguida, com a ajuda de um saco pasteleiro, desenhe linhas de chocolate derretido paralelas em todo o bolo. Depois, passe com a ponta de um palito no sentido contrário (perpendicular), alternando o sentido em cada linha de forma a obter um padrão. Leve ao frigorífico umas horas para solidificar. Para cortar a fatia use uma faca de serrilha.