Jantar de Amigos com Vinhos Lidl | Beringelas Recheadas com Quinoa e Tomate


Agora que os dias estão mais quentes, apetece estar mais vezes fora de casa. E de preferência sempre bem acompanhado. É chegada a altura de montar a mesa e as cadeiras no jardim ou na varanda, convidar a família e os amigos para partilhar refeições simples e deliciosas e criar boas memórias à volta da comida. Não dar pelo tempo passar e deixarmo-nos perder em conversas intermináveis. Das coisas que mais prazer me dá é receber os amigos cá em casa. Gosto de planear tudo detalhadamente para que quando eles cheguem eu possa passar o mínimo de tempo na cozinha, a preparar a refeição e o máximo de tempo com eles, à mesa. Procuro sempre que os jantares sejam o mais descontraídos possível. Começamos sempre com umas entradas simples e em modo petisco, para aguçar o apetite. Umas azeitonas, uns chips de vegetais, uns queijos fatiados, pão ou broa, fazem as delicias dos convidados. O prato principal, esse já foi preparado em antecipação e só está à espera de uma breve passagem pelo forno. Assim como a sobremesa, que aguarda gloriosamente no frigorífico pelo término da refeição.


Uma das coisas que nunca pode falhar nos jantares cá de casa é o vinho e foi precisamente a primeira coisa que decidi comprar. Resolvi passar pelo LIDL, pois sei que lá encontro sempre uma grande variedade dos melhores vinhos portugueses. Vinhos selecionados e exclusivos e para todas as ocasiões, com uma excelente relação qualidade preço e muitos dos quais já foram premiados em certames nacionais e internacionais. A escolha não foi fácil, atendendo à variedade mas também à qualidade dos vinhos que, ainda por cima, volta e meia costumam estar em promoção. Confesso que nesta ida às compras ainda não tinha sequer pensado no que iria cozinhar. Foi então que, ao passar pela secção dos frescos, algo me despertou a atenção. Das coisas que gosto de trazer quando passo pelo LIDL são os frescos. Encontramos sempre frescos de qualidade e a um bom preço. E desta vez, para além de alguns verdes para as saladas, não resisti a trazer comigo umas beringelas. Não é das coisas que mais consumo, até porque na hora de as cozinhar, nunca sei bem o que fazer com elas. Mas estas estavam tão lindas e com um ar tão fresco que em poucos segundos saltaram da prateleira para o carrinho de compras. Ali mesmo ao lado estavam os tomates cereja e rapidamente me ocorreu rechear as beringelas com eles. Faltava encontrar uma proteína, algo que se tornou fácil quando dei de caras com a quinoa. A partir dali foi fácil elaborar a receita perfeita para este jantar de amigos. Com mais alguns ingredientes completei a receita e acabei ainda por comprar os ingredientes para preparar as entradas e a sobremesa.

Mas voltando aos vinhos LIDL, decidi trazer comigo três vinhos diferentes para harmonizar cada parte da refeição. Assim, para a entrada preparei uns Crostini de Brie e Chutney de Cebola Roxa que decidi acompanhar com um Vinho Branco Espirito do Coa da região do Douro. Este é um vinho leve e fresco e que combina na perfeição com queijos. Para acompanhar o prato principal, umas Beringelas Recheadas com Quinoa e Tomate, escolhi um vinho medalhado, o Vinho Tinto Torre de Ferro Reserva da região do Dão. De cor carregada, este vinho apresenta uma boa acidez e frescura e foi sem dúvida uma excelente escolha. Nenhuma refeição fica completa sem uma deliciosa sobremesa. Decidi fazer algo que é bastante tradicional e do agrado de todos, um Leite Creme Tradicional, servido com um Vinho do Porto Tawny Armilar 10 Anos. Um Vinho do Porto nobre, rico e com aromas intensos de frutos secos, que pode ser servido sozinho, no final da refeição ou como acompanhamento de doces à base de ovos. Deliciem-se e inspirem-se nas três receitas que apresento de seguida e consigam com elas apresentar um jantar perfeito.


Entrada: Crostini de Brie e Chutney de Cebola Roxa

Ingredientes:
| 1 baguete 
| 1/2 queijo Brie
| 3 c. (sopa) de azeite
| 400 g de cebola roxa 
| 1 malagueta pequena
| 150 g de açúcar mascavado
| 1/2 c. (chá) de sal
| 100 ml de vinagre balsâmico
| 50 ml de vinagre de vinho tinto

Preparação:
1 . Comece por preparar o chutney, levando um tacho com o azeite a lume brando. Junte as cebolas cortadas em meias luas e a malagueta finamente picada. Deixe refogar durante alguns minutos até que a cebola fique macia.

2 . Adicione o açúcar, o sal e os vinagres, deixe levantar fervura e cozinhe por cerca de 30 a 40 minutos até o liquido evaporar e o chutney caramelizar. Nos últimos 15 minutos mexa de vez em quando para que o chutney não pegue ao fundo do tacho (O tempo de cozedura pode variar de acordo com a consistência do chutney pretendida. O chutney pode ser preparado com antecedência e ser conservado no frigorífico num recipiente hermético).

3 . Pré-aqueça o forno a 180ºC. Corte a baguete em fatias e coloque sobre a grelha do forno. Leve a tostar durante 8 minutos, ao até que fiquem douradas.

4 . Retire o pão do forno, corte o queijo em fatias e distribua sobre o pão. Leve novamente ao forno, durante alguns minutos, apenas para o queijo derreter ligeiramente. Retire e cubra cada fatia com 1 c. (chá) de chutney de cebola roxa. Sirva e harmonize com um Vinho Branco Espírito do Coa.

Prato Principal: Beringelas Recheadas com Quinoa e Tomate

Ingredientes:
| 3 beringelas 
| 2 c. (sopa) de azeite
| 1 cebola roxa
| 1 dente de alho
| 10 tomates cereja
| 100 g de tomate seco escorrido
| 3 c. (sopa) de polpa de tomate
| 1 c.(chá) de tomilho seco
| 1 c. (chá) de oregãos secos
| 1 pitada de pimenta
| 1 pitada de flor de sal
| 50 g de sultanas
| 4 c. (sopa) de coentros frescos picados
| 1 chávena de espinafres
| 2 chávenas de quinoa cozida
| 150 g de queijo da ilha ralado

Preparação:
1 . Pré-aqueça o forno a 180ºC. Corte as beringelas ao meio, na longitudinal e use uma faca para fazer pequenos golpes na polpa. Regue com um fio de azeite, salpique com flor de sal e leve ao forno, num tabuleiro forrado com papel vegetal, durante 35 minutos. Retire e reserve.

2 . Leve uma frigideira ao lume com o azeite e a cebola roxa, cortada em meias luas. Salteie até a cebola amolecer e junte de seguida o dente de alho picado,  os tomates cereja cortados em metades, e o tomate seco grosseiramente picado e salteie mais um pouco.

3 . Com uma colher, retire a polpa das beringelas, sem danificar a casca. Adicione a polpa ao preparado anterior e salteie mais um pouco.

4 . Adicione a polpa de tomate, os oregãos, o tomilho e tempere com uma pitada de pimenta e flor de sal. Junte as sultanas e deixe cozinhar, mexendo, até o liquido evaporar.

5 . Junte os coentros picados e os espinafres e envolva até os espinafres murcharem. Por fim adicione a quinoa cozida e envolva tudo.

6 . Distribua a mistura pelas cascas das beringelas, cubra com queijo da ilha ralado e leve novamente ao forno, pré-aquecido a 180ºC, durante 10-15minutos minutos. Retire e sirva com uma salada de folhas verdes. Este prato acompanha na perfeição com um Vinho Tinto Torre de Ferro Reserva Dão.

Sobremesa: Leite Creme Tradicional

Ingredientes:
| 1 l de leite
| 1 pau de canela
| 3 cascas de limão (só a parte amarela)
| 6 gemas
| 180 g de açúcar
| 30 g de amido de milho
| açúcar mascavado qb

Preparação:
1 . Leve um tacho ao lume com o leite, o pau de canela e as cascas de limão, até levantar fervura.

2 . Numa taça bata as gemas com o açúcar, junte o amido de milho e envolva.

3 . Aos poucos adicione o leite ao preparado anterior e sem parar de mexer. Verta novamente a mistura no tacho e leve ao lume, mexendo sempre, até engrossar e formar um creme.

4 . Retire o tacho do lume, descarte as cascas de limão e o pau de canela e distribua o creme por taças individuais. Leve ao frigorífico para arrefecer.

5 . Na hora de servir polvilhe as taças com açúcar mascavado e queime a superfície com um ferro quente apropriado ou queime o açúcar com um maçarico até caramelizar. Sirva esta sobremesa acompanhada de um delicioso Vinho do Porto Tawny Armilar 10 Anos.

Pizza de Chèvre e Cebola Roxa Caramelizada


Agora que os dias estão mais quentes, começam a apetecer refeições mais rápidas e ligeiras, daquelas em que basta misturar meia dúzia de ingredientes e em poucos minutos estão na mesa prontas a serem degustadas. Para mim as pizzas pertencem a esse tipo de refeições. Podem ser mais ou menos saudáveis, mas quando feitas em casa sabem sempre melhor, para além de que podem ser preparadas com ingredientes frescos e da nossa preferência. E o melhor de tudo é que tanto a base como o recheio podem ser preparados de véspera ou mesmo com alguns dias de antecedência e na hora de cozinhar é só usar os ingredientes já prontos e assim perdemos menos tempo na cozinha. Sim, porque estes dias maiores e com mais luz convidam a estar fora de casa, passear em família ou com os amigos, a estar em contacto com a Natureza, aproveitar ao máximo o ar livre. E no final do dia, nada sabe melhor do que degustar uma refeição rápida, deliciosa e em boa companhia.


Neste caso particular, trago uma pizza que faço algumas vezes e adoro. A cebola roxa caramelizada, que pode ser preparada com alguns dias de antecedência e conservada no frigorífico, conjuga na perfeição com o sabor salgado do queijo Chèvre. A massa, também ela é especial e pode ser preparada com antecedência. Depois é só guardar no frigorífico, embrulhada em película aderente e na hora de usar é só estender e colocar os ingredientes do recheio. Costumo usar a Farinha Especial para Pizza da Nacional,  pois já contém fermento na sua composição, não havendo necessidade de adicionar qualquer levedante. Esta farinha é composta por trigos seleccionados, sendo ideal para pizzas de massa fina e estaladiça ou alta e fofa, como é o caso da massa desta receita. Esta farinha encontra-se à venda nos supermercados em embalagens de 1Kg, pelo que rendem imenso.

A Nacional é uma marca portuguesa de confiança que assume o compromisso de desenvolver os melhores produtos através de um processo de inovação e desenvolvimento enquadrado num sistema de qualidade contínuo e rigoroso, com controlo e selecção das matérias primas e o cumprimento dos requisitos de garantia de higiene e segurança alimentar, garantindo aos seus consumidores a melhor qualidade dos produtos finais.


Pizza de Chèvre e Cebola Roxa Caramelizada

Ingredientes:
{para a base}
| 1/2 c. (chá) de sal
| 1 c. (chá) de tomilho seco
| 20 ml de azeite
| 220 ml de água morna
{para o recheio}
| 3 c. (sopa) de azeite                                         
| 4 cebolas roxas
| 1 c. (chá) de tomilho seco
| 1 c. (sopa) de mel
| 3 c. (sopa) de vinagre balsâmico
| 3 c. (sopa) de crème fraîche
| 150 g de queijo Mozarella ralado
| 180 g de queijo Chèvre
| manjericão fresco 

Preparação:
1 . Prepare a base, misturando numa taça a Farinha Especial para Pizza Nacional, o sal e o tomilho. Adicione o azeite e a água morna, envolva bem e depois amasse durante alguns minutos, formando uma bola. Transfira a massa para uma taça e deixe levedar cerca de 30 a 45 minutos.

2 . Enquanto a massa leveda prepare o recheio, levando ao lume uma frigideira funda com o azeite. Aqueça e adicione de seguida a cebola roxa cortada em meias luas e o tomilho. Salteie durante cerca de 8 minutos, até a cebola amolecer. Junte o mel e o vinagre balsâmico e deixe reduzir, mexendo de vez em quando, até a cebola caramelizar. Retire do lume e reserve.

3 . Estenda a massa com o rolo, formando um circulo com cerca de 30 cm, transfira para um tabuleiro forrado com papel vegetal e deixe repousar por mais 10-15 minutos. 

4 . Barre a massa com o crème fraîche e polvilhe com o queijo Mozarella. Corte o Chèvre em rodelas finas e distribua a gosto, juntamente com a cebola roxa caramelizada, sobre a pizza.

5 . Leve a pizza ao forno pré-aquecido a 220ºC durante 12 minutos ou até a massa ficar cozida e bem dourada. Retire e sirva com folhas de manjericão.

Bolo de Baunilha e Frutos Vermelhos


Maio é um mês de festas e celebrações. Foi neste mês que vim ao mundo e estou a escassos dias de celebrar o meu aniversário. Mas para além de mim, conheço imensas pessoas que também fazem anos neste mês. Ao comemorarmos mais um ano de vida, é normal reunir a família e os amigos chegados à volta da mesa. E como qualquer aniversário que se preze, tem de haver um bolo especial e adequado à ocasião. Sinceramente, não me lembro da última vez que comprei um bolo de aniversário numa pastelaria. Costumo ser eu a fazê-los em casa, com um ingrediente especial, o amor. Para além de ficarem muito mais em conta, sei quais os ingredientes que o bolo leva e sei que à partida é muito mais saudável e menos prejudicial que um bolo que é feito com cremes e massas industriais, que muitas vezes levam na sua composição corantes e conservantes. Provavelmente estarão já a pensar no trabalho e na canseira que dá, fazer um bolo de aniversário. Mas garanto que se planearem tudo com antecedência e se derem o vosso melhor, o resultado será fantástico e muito compensador.


Em parceria com o Alegro, escrevi um artigo no qual pretendo desmistificar a ideia de que fazer um bolo de aniversário é a tarefa mais árdua deste mundo. Não é. E a prova disso é esta receita que apresento, de um bolo de aniversário simples e delicioso que, certamente, será do agrado de todos os convidados. Não acreditam?! Experimentem arregaçar as mangas e colocar as mãos na massa e tenho a certeza que irão superar todas as vossas expectativas. No artigo, que podem ler na íntegra no site Alegro, irão ficar a par de todas as dicas para apresentarem na mesa um bolo de aniversário, simples de confeccionar e perfeito em termos de sabor e apresentação. Neste caso concreto eu sugiro um Bolo de Baunilha e Frutos Vermelhos, um bolo naked, em camadas, com uma massa de textura fofa e deliciosamente perfumada pelo aroma da baunilha. Recheei com creme de Mascarpone e aproveitei que este é o mês dos morangos e das rosas e decorei o bolo com estes elementos. Como podem ver, é um bolo simples, prático e feito apenas com ingredientes sazonais e genuínos.


(artigo escrito em colaboração com o site Alegro)

Dicas Para Bolo de Aniversário Simples e Delicioso 

Já dizia Julia Child que "a party without a cake is just a meeting". E nós não poderíamos estar mais de acordo, certo?! Pois festa que se preze, tem que ter um bolo, especialmente se falamos de um aniversário. Fazer de raíz um bolo de aniversário, ainda que simples, pode parecer à partida um bicho de sete cabeças. Sim, é uma grande responsabilidade, já que o bolo, logo a seguir ao aniversariante, será o centro das atenções e precisa de ficar delicioso e bonito. Mas o mais gratificante de tudo é que fazer um bolo de aniversário pode tornar-se num verdadeiro acto de amor.

Mesmo tratando-se de um bolo de aniversário simples, ele será a estrela de qualquer festa e por isso a sua escolha deve ser criteriosa. É muito fácil cair em tentação e ir ao supermercado comprar uma daquelas misturas pré preparadas para bolos. Ou ir à pastelaria mais próxima e comprar o primeiro bolo que encontramos. Quando isso acontece ficamos com aquela sensação incómoda de que precisamos de fazer mais, que é chegada a hora de meter as mãos na massa e fazer um bolo de aniversário, para nós ou para oferecer a quem mais gostamos. E nem precisa de ser um bolo muito elaborado, cheio de cremes e pasta de açúcar, que no final ninguém come e acaba por ser uma bomba calórica. Para mim o mais importante é que seja um bolo simples, prático e com ingredientes genuínos. Nada se compara ao sabor de um bolo caseiro que, para além de ter ingredientes verdadeiros, é feito com amor, o que o torna ainda mais especial.

Do mais simples e tradicional, passando pelos naked cakes, com ou sem andares, em camadas, com ou sem creme, o mais difícil é escolher. Comece pelo tema da festa (...)

(leiam o artigo completo aqui)


Receita de Bolo de Aniversário de Baunilha e Frutos Vermelhos 

Ingredientes para o bolo:
| 170 g de manteiga
| 3 ovos 
| 300 g de açúcar amarelo
| 2 c. (chá) de extrato de baunilha
| 250 ml de bebida de aveia (ou espelta)              
| 280 g de farinha s/ fermento
| 1 c. (chá) de fermento 
| 1 pitada de sal

Ingredientes para o recheio e cobertura
| 250 g de Mascarpone
| 200 ml de natas frescas
| 2 c. (sopa) de açúcar em pó
| frutos vermelhos q.b.

Preparação:
1 . Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte e forre com papel vegetal três formas de aro amovível com Ø15 cm.

2 . Numa taça misture a farinha peneirada com o fermento, o sal e reserve.

3 . Bata a manteiga com o açúcar, cerca de 5 minutos, até obter um creme fofo e esbranquiçado. Adicione os ovos, um de cada vez, batendo bem após cada adição. Por fim junte a baunilha e volte a bater.

4 . Alternadamente adicione a farinha e a bebida vegetal ao preparado anterior e envolva bem, sem bater.

5 . Distribua a massa pelas formas e leve ao forno durante 25-30 minutos. Faça o teste do palito antes de remover os bolos do forno. Desenforme e deixe arrefecer sobre uma grelha.

6 . Bata o Mascarpone com as natas e o açúcar em pó até atingir a consistência desejada.

7 . Coloque um bolo num prato de servir e cubra com 1/3 do creme. Repita a operação até ter três camadas de bolo. Decore o seu bolo de aniversário a gosto, com frutos vermelhos e flores.