Empanada de Sardinha

Gosto de usar peixe em conserva nos meus cozinhados. E não pensem que é menos saudável. É saudável e muito saboroso e as melhores conservas são as nacionais. Ou não vivessemos nós num país em que as tradições piscatórias estão tão enraizadas. Daí as melhores fábricas de conserva de peixe estarem localizadas no nosso país. 
Exemplo disso é o mais recente parceiro do Sweet Gula, as Conservas Nero. Localizada no norte do país, esta empresa familiar prima pela qualidade e revivalismo dos produtos que oferece. José Nero, o homem que lidera a empresa, recuou no tempo e ressuscitou as antigas embalagens de atum Catraio, a sardinha Georgette e o bacalhau Naval. E digam lá que não estão lindas?!

A receita foi adaptada da revista Bimby de Maio de 2012 e foi preparada para esta parceria. Garanto desde já que é uma receita muito boa, que rende bastante e fica deliciosa, acompanhada de uma salada de rúcula e tomate cherry.




Ingredientes:
{para a massa}
50 gr. de água
50 gr. de azeite
50 gr. de vinho branco
90 gr. de banha (em opção usei Vaqueiro Alho)
20 gr. de fermento de padeiro fresco
450 gr. de farinha tipo 65
1 ramo de alecrim fresco picado Aromáticas Vivas
1 ovo médio
1 c. (chá) de sal

{para o recheio}
30 gr. de azeite
2 dentes de alho
100 gr. de cebola às rodelas
80 gr. de pimento verde e/ou vermelho em tiras
sal q.b.
pimenta q.b.
oregãos frescos Aromáticas Vivas q.b.
1 ovo batido para pincelar

Método Tradicional:
Trabalhe a massa, dispondo a farinha numa tigela. Faça um buraco ao centro e adicione os ingredientes líquidos. Envolva bem, adicione o ingredientes sólidos e amasse bem durante alguns minutos até obter uma massa homogénea e que desprende dos dedos. Retire, forme uma bola e deixe levedar.

Leve uma frigideira ao lume com o azeite e os dentes de alho picados. Adicione a cebola em rodelas, o pimento, o sal  e a pimenta e deixe refogar até a cebola alourar e o pimento ficar macio.

Método Thermomix-Bimby:
Coloque no copo a água, o azeite, o vinho, a banha e o fermento e programe (1min30seg/37ºC/vel2). Adicione a farinha, o alecrim picado, o ovo e o sal e amasse (2min/vel Espiga). Retire, forme uma bola e deixe levedar.

Coloque no copo o azeite e o alho e pique (8seg/vel5). Adicione a cebola em rodelas, os pimentos, o sal e a pimenta e refogue (5min/Varoma/vel1/Colher Inversa).

____________________()()()()()____________________

Pré aqueça o forno a 200ºC.

Divida a massa em 2 partes iguais. Sobre uma folha de papel vegetal estenda uma das partes da massa. Coloque sobre o tabuleiro de forno e distribua o recheio pela massa, deixando 2cm de borda livre. Disponha as sardinhas e polvilhe com oregãos frescos. 
Estenda a outra parte da massa sobre papel vegetal e cubra a empanada. Feche bem as bordas, usando um garfo ou os dedos. Faça um pequeno corte no centro para que saia o vapor. Pincele com o ovo batido e leve ao forno a 200ºC cerca de 30 minutos. Sirva com uma salada de tomate cherry e rúcula.






















Salada Russa

Fui convidado pela marca Paladin | Mendes Gonçalves a participar no desafio "Marmita Paladin". Este desafio consiste na partilha de receitas elaboradas com temperos Paladin na página do Facebook da marca e destina-se a bloggers de culinária previamente selecionados e contactados.

Assim sendo, e se não for pedir muito, deixo aqui o meu pedido para que vão à página do Facebook Paladin e, caso tenham gostado da minha receita, coloquem um "gosto" na mesma.

Decidi fazer esta Salada Russa porque para além de ser uma receita fácil de preparar, é uma excelente opção para quem usa marmita e procura receitas práticas e versáteis, pois podemos usar os vegetais que quisermos na sua confecção.




Ingredientes: (para 2 pessoas)
2 batatas
2 cenouras
100 gr. de ervilhas
100 gr. de feijão verde
1 cebola pequena
2 ovos
1 lata de atum 
sal q.b.
pimenta q.b.

Método Tradicional:
Descasque e corte as batatas e as cenouras em cubos pequenos. Corte o feijão verde em juliana e reserve.
Num tacho com água a ferver, coloque as cenouras e deixe cozinhar, temperando com sal. 
Noutro tacho coloque os ovos a cozer durante 10 minutos.
Num terceiro tacho com água a ferver, coloque o feijão verde e as ervilhas e tempere com sal. Deixe cozer durante 10 minutos.
Quando a cenoura estiver cozida adicione as batatas e deixe cozer durante 10 minutos.
Depois de tudo cozido, escorra os legumes e deixe arrefecer.
Adicione o atum escorrido, a cebola picada, os 2 ovos cortados em pedaços e a maionese na quantidade desejada. Tempere com pimenta e envolva tudo muito bem.

Método Thermomix-Bimby:
Descasque e corte as batatas e as cenouras em cubos pequenos. Corte o feijão verde em juliana e coloque tudo na varoma, juntamente com as ervilhas. Tempere com uma pitada de sal e reserve.
No copo coloque 1000 gr. de água e o cesto. Dentro do cesto coloque os ovos. Programe (30min/Varoma/vel2). Retire e deixe arrefecer.
Coloque os legumes numa taça, adicione o atum escorrido,  a cebola picada, os 2 ovos cortados em pedaços e a maionese na quantidade desejada. Tempere com pimenta e envolva tudo muito bem.















Tostas ao Estilo Grego

Bem sei que o acto de fazer uma tosta não tem qualquer tipo de ciência. Mas estas ficam tão apelativas quanto saborosas que, por serem especiais, eu decidi partilhar. São diferentes das tostas tradicionais, seguindo uma linha mediterrânica "ao estilo grego", que o Jamie Oliver nos deu a conhecer. Sim, a receita é adaptada do livro "15 Minute Meals" e de facto, em menos de 15 minutos temos um pequeno almoço ou um lanche diferente, mas nutritivo que podemos acompanhar com um sumo de frutas. 

A receita original, por ser ao estilo grego, leva queijo feta. Mas o nosso país é tão rico no fabrico de queijos e temos toda uma variedade de bons queijos que eu optei por utilizar o queijo curado de Mistura da Lacticínios do Paiva. Simples, rápido e tão saboroso!





Ingredientes: (para 2 tostas)
| 4 fatias de pão de forma integral
| 1 tomate maduro
| 1 queijo curado de Mistura Lacticínios do Paiva
| 1/2 abacate
| azeite q.b.
| oregãos secos q.b.

Preparação:
Regue com 1 fio de azeite duas fatias de pão. Coloque no pão pequenas fatias de queijo de Mistura e por cima espalhe tomate em rodelas. Descasque e corte o abacate em pedacinhos pequenos e espalhe por cima do tomate. Polvilhe com uma pitada de oregãos secos. Coloque a segunda fatia de pão por cima, regue novamente com 1 fio de azeite e coloque na tostadeira.
Sirva acompanhado de um sumo de frutas naural.






















Gelado de Iogurte e Frutos Silvestres

Nunca tinha feito antes gelado de iogurte. Um destes dias provei os novos gelados Yogoo da Olá e gostei do sabor e textura. Mas pensei para mim que também poderia fazer em casa, o que se tornava mais vantajoso, pois além de serem mais saudáveis, ficavam muito mais baratos. 
Daí a meter as mãos à obra demorou pouco tempo, aproveitei as amoras silvestres que tinha no congelador, juntei umas framboesas et voilá. Não ficou muito diferente do original, e como o Verão ainda anda por cá, um gelado destes sabe sempre tão bem.




Ingredientes:
360 gr. de iogurte natural (3 iogurtes)
200 ml. de natas
1 clara de ovo
80 gr. de açúcar
1 chávena de framboesas
1 chávena de amoras silvestres

Método Tradicional:
Congele previamente os iogurtes naturais e as natas em cuvetes de gelo. Na centrifugadora, coloque o açúcar e triture. Adicione o iogurte, as natas congeladas e a clara de ovo e triture novamente durante 2 minutos. Adicione os frutos silvestres e envolva com uma espátula.
Leve à máquina de gelados ou, em alternativa, coloque no congelador e bata o gelado pelo menos duas vezes durante a solidificação. Quantas mais vezes for batido, mais cremoso ficará o gelado. Quando já estiver com alguma firmeza, guarde o gelado numa caixa e conserve no congelador.
Retire uns minutos antes de servir.

Método Thermomix-Bimby:
Congele previamente os iogurtes naturais e as natas em cuvetes de gelo. No copo, coloque o açúcar e pulverize (10seg/vel9). Adicione o iogurte e as natas congeladas e dê uns golpes de Turbo. Adicione a clara de ovo e programe (2min/vel9). Envolva com a ajuda da espátula através do bocal. Se for necessário, programe mais alguns segundos.
Adicione os frutos silvestres e envolva com a ajuda da espátula. Guarde o gelado numa caixa e conserve no congelador. Retire uns minutos antes de servir.






















 




Brownies de Oreo

Por aqui os dias são de férias, daí o blog estar a meio gás. Setembro é o meu mês de eleição para descansar. Os dias ainda cheiram a Verão, as praias estão mais vazias, como eu gosto, e as temperaturas estão amenas. E nada como uma boa receita com chocolate para desfrutar ainda mais destes dias de "dolce far niente".

Há algum tempo que andava para experimentar algo deste género. A receita original é da Lorraine Pascal, (ver vídeo aqui) mas foi quando o Diogo, autor do blog "A Culpa é das Bolachas", publicou a receita de Brownies de Oreo que eu disse para mim mesmo "é hoje". E foi! E ainda bem porque estes brownies são assim uma coisa tão maravilhosa que certamente os irei repetir mais vezes. O interior sabe intensamente a chocolate e fica húmido a contrastar com o crocante dos oreos que ficam no exterior. 
Quem provou, adorou e acho que só mesmo provando se consegue explicar a explosão de sabores.




Ingredientes:
| 170 gr. de manteiga
| 200 gr. de chocolate para culinária
| 3 ovos grandes
| 2 gemas
| 170 gr. de açúcar amarelo
| 80 gr. de farinha
| 1 c. (sopa) de cacau em pó
| 1 c. (chá) de sal
| 1 c. (chá) de extracto de baunilha
| 200 gr. de bolachas Oreo

Método Tradicional:
Numa taça de vidro, colocar o chocolate partido em pedaços e a manteiga, também em pedaços. Leve a derreter no microondas, durante 30seg. na potência máxima. Deixe arrefecer um pouco.
Bata os ovos e as gemas e, aos poucos, adicione o açúcar até criar um creme homogéneo. Adicione o chocolate e envolva. Junte a farinha misturada com o cacau, o sal e o extrato de baunilha e envolva tudo muito bem. Adicione à mistura metade das bolachas Oreo, partidas em pedaços e envolva.

Método Thermomix-Bimby:
No copo coloque o chocolate, partido em pedaços e dê 5 golpes de Turbo. Programe (6seg/vel9). Adicione a manteiga em pedaços pequenos e programe (2 min/37ºC/vel3). Adicione o açúcar, os ovos e as gemas e bata (20seg/vel4). De seguida adicione a farinha, o cacau em pó, o sal e o extrato de baunilha e envolva (10seg/vel4). Por fim, adicione à mistura metade das bolachas Oreo, partidas em pedaços e envolva com a ajuda da espátula.

__||__||__||__||__♦♦__||__||__||__||__

Forre um tabuleiro com uma folha de papel vegetal e unte-a com manteiga. Verta a massa para o tabuleiro e por cima disponha as restantes bolachas Oreo. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 30 minutos. Retire e deixe arrefecer.














Galette de Amoras Silvestres e Lemon Curd

Chegou o mês de Setembro e aos poucos o Verão vai-se despedindo. As noites já estão mais frias, as manhãs oferecem-nos a orvalhada e os dias começam a ficar mais curtos. Uma nova estação se aproxima e com ela novos sabores, novas frutas. Mas nada como aproveitar os últimos frutos de Verão e com eles fazer uma deliciosa Galette (tarte rústica) que, por ser versátil, pode ser feita com as mais variadissímas frutas e ajustada ao gosto de cada um. Eu optei por usar amoras silvestres, esse fruto maravilhoso que tantas recordações me traz. E combinei com Lemon Curd, usando a receita do livro "Velocidade Colher" de Susana Gomes, para mim um dos melhores Lemon Curd's.

E com esta deliciosa Galette participo no desafio Dia Um... Na Cozinha! Este é um desafio criado por 4 simpáticas bloggers que criaram um grupo no Facebook, o "Dia Um... Na Cozinha". Fui convidado para fazer parte deste grupo pela Maria, autora do blog "Oficina das Papitas". O desafio consiste em, todos os meses ser lançado um tema e no dia 1 do mês seguinte, todos os membros do grupo publicam uma receita com esse mesmo tema. Para Setembro as Galettes são as raínhas. Aqui fica a minha participação.



Ingredientes:
[para a massa]
| 30 gr. de açúcar em pó
| 180 gr. de farinha sem fermento
| 100 gr. de manteiga fria
| 25 gr. de água fria

[para o Lemon Curd]
| 70 gr. de açúcar amarelo
| casca de 1/2 limão, só a parte amarela
| 50 gr. de sumo de limão
| 30 gr. de manteiga
| 15 gr. de leite (1 c. sopa)
| 1 ovo
| 2 gemas

[para o recheio]
| 200 gr. de amoras silvestres
| 4 c. (sopa) de farinha
| 2 c. (sopa) de manteiga
| 2 c. (sopa) de açúcar
| leite para pincelar
| açúcar mascavado q.b.

Método Tradicional:
[massa]
Numa taça colocar a farinha e formar um buraco ao meio. Adicionar a manteiga em cubos e amassar com as mãos, ao mesmo tempo que adiciona a água aos poucos. Quando a massa começar a ficar uniforme, adicione o açúcar e amasse muito bem até conseguir moldar uma bola e esta despegar dos dedos. Estenda a massa sobre uma folha de papel vegetal, formando um círculo com cerca de 30 cm de diâmetro.

[Lemon Curd]
Misture bem os ovos, as gemas, o leite, o açúcar e a manteiga. Adicione a raspa e o sumo dos limões e cozinhe em lume médio, mexendo constantemente até engrossar.
Deixe arrefecer e guarde no frigorífico, num frasco esterilizado, até usar.

Método Thermomix-Bimby:
[massa]
Coloque no copo o açúcar e pulverize (10seg./vel9). Adicione a farinha, a manteiga e a água e misture (15seg./vel6). Forme uma bola e de seguida estenda a massa sobre uma folha de papel vegetal, formando um círculo com cerca de 30 cm de diâmetro.

[Lemon Curd]
Coloque no copo o açúcar e a casca de limão e pulverize (15seg/vel9). Adicione a manteiga, o leite e o sumo de limão e selecione (1min/vel2). Junte os ovos e as gemas e misture (10seg/vel4).
Depois programe (7min/80ºC/vel2). Deixe arrefecer e guarde no frigorífico, num frasco esterilizado, até usar.

|||||||||||||||||||||||||♣♣♣♣♣|||||||||||||||||||||||

Numa taça coloque a farinha, a manteiga e o açúcar e misture com as mãos, formando uma massa areada, tipo crumble. Reserve.
Após o Lemon Curd ter arrefecido, espalhe-o sobre a massa em toda a volta, deixando cerca de 3 cm na parte exterior (é a parte que irá posteriormente ser dobrada). Sobre o Lemon Curd, disponha as amoras e no centro espalhe o crumble. Polvilhe com açúcar mascavado. 
Dobre a parte exterior da massa para cima das amoras, pincele a massa com leite e polvilhe com açúcar mascavado. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC durante 30 minutos. Retire e deixe arrefecer.