A contar as horas para a noite mais quente do ano. E obviamente não estou a falar de temperatura mas sim de calor humano. Conto cada segundo para estar junto dos meus, dos que me são mais queridos, a minha família. Pela primeira vez, em alguns anos, decidi dar novamente uma oportunidade ao Natal! Já tive Natais mesmo muito felizes, casa cheia, mesa farta, muitos sorrisos e a família toda junta. Mas quiseram as circunstâncias da vida roubar-me esses momentos, levar-me quem mais eu queria que estivesse cá hoje para poder abraçar, cheirar, beijar e trazer mais significado ao meu Natal. Inevitável não deixar cair algumas lágrimas enquanto escrevo estas palavras, lágrimas de tristeza e saudade mas ao mesmo tempo de esperança e alegria. Este ano o Natal volta a fazer sentido, irei estar com aqueles que eu amo, a minha esposa, a minha irmã, o meu irmão, os meus cunhados, os meus sobrinhos do coração e também o meu pai. A família toda reunida, aqueles com quem faz mesmo sentido partilhar esta quadra. Não poderia ter melhor presente este ano, estar lá, estarmos lá, estarmos juntos e podermos trocar abraços, sorrisos, partilhar afectos e emoções, é tudo o que eu mais quero.
Vou aproveitar cada segundo, cada momento em família. Porque não sei quando voltarei a ter uma oportunidade destas. Hoje estamos cá todos, o amanhã é uma incerteza. Por isso quero viver o presente, mimar os que cá estão, agradecer por fazerem parte da minha vida, por terem um lugar no meu coração. E não quero muito mais, apenas peço saúde para todos. Para que no futuro possamos repetir momentos como este e para que o Natal faça sempre sentido. Sem olhar para trás, mas obviamente sem esquecer quem já partiu. Porque o Natal é mesmo isto, é viver para quem amamos, abraçar quem gostamos, agradecer todos os dias por estarmos vivos e não estarmos sozinhos no mundo. E não devemos fazê-lo apenas nesta altura, devemos fazer isto todos os dias, seja pessoalmente ou através de um telefonema ou uma mensagem, porque o Natal deve ser praticado todos os dias, assim como o amor ao próximo. Não adianta andarmos com guerras, com brigas, não adianta guardar rancores e viver com o coração partido. Vamos aproveitar que estamos cá para celebrar a vida. Porque amanhã pode ser tarde.
Não sei se este será o último post do ano, mas é certamente o último antes do Natal. De qualquer forma aproveito para desejar um Santo e Feliz Natal e umas Boas Festas a todos os leitores do blog Sweet Gula! Aproveitem para mimar quem mais gostam, os que vos são próximos, façam estas bolachinhas e partilhem-nas neste Natal como forma de agradecimento.
Bolachas de Natal [com arandos vermelhos]
(receita adaptada da revista "Bimby - Momentos de Partilha" NOV2015)
Ingredientes:
| 85 g de manteiga
| 120 g de açúcar
| 85 g de leite (cerca de 3 c. de sopa)
| 300 g de farinha tipo 65
| ½ c. (chá) de fermento em pó
| 40 g de arandos desidratados (ou morangos, ou outra fruta a gosto)
{para servir} (opcional)
| compota de mirtilos (ou outra a gosto)
| chocolate derretido
Método Tradicional:
Pique grosseiramente os arandos vermelhos e reserve.
Aqueça o leite, mas sem deixar ferver. Junte a manteiga e o açúcar e mexa até que se dissolvam no leite.
Adicione a farinha, o fermento e os arandos vermelhos e misture com uma colher de pau.
Transfira a mistura para uma superfície enfarinhada, acabe de amassar com as mãos e forme uma bola. Envolva com película aderente e leve ao frigorífico cerca de 2 horas.
Numa superfície polvilhada com farinha, estenda a massa com a ajuda de um rolo e, com cortadores em forma de estrela (ou outros), corte bolachas de vários tamanhos.
Disponha as bolachas num tabuleiro forrado com papel vegetal.
Leve ao forno a 180ºC cerca de 15 minutos.
Deixe as bolachas arrefecerem um pouco no tabuleiro, transfira-as para uma grelha e deixe arrefecer à temperatura ambiente.
Decore e recheie algumas bolachas a gosto com compota e/ou chocolate derretido.
Método Thermomix - Bimby:
Coloque no copo a manteiga, o açúcar e o leite e aqueça (4min/50ºC/vel2).
Adicione a farinha, o fermento e os arandos vermelhos e misture (5seg/vel5). Retire, forme uma bola, envolva com película aderente e leve ao frigorífico cerca de 2 horas.
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Numa superfície polvilhada com farinha, estenda a massa com a ajuda de um rolo e, com cortadores em forma de estrela (ou outros), corte bolachas de vários tamanhos.
Disponha as bolachas num tabuleiro forrado com papel vegetal.
Leve ao forno a 180ºC cerca de 15 minutos.
Deixe as bolachas arrefecerem um pouco no tabuleiro, transfira-as para uma grelha e deixe arrefecer à temperatura ambiente.