Crepes Integrais de Espelta e Limão


É inevitável, o Outono chegou. Os dias estão agora bem mais pequenos, amanhece muito mais tarde e anoitece mais cedo. As manhãs estão agora mais frias e até já pedem um casaquinho. E eu não estou nada preparado para isto. Ainda ontem estava de férias, a apanhar banhos de sol e com um tempo maravilhoso e de repente estamos no Outono e tudo muda. Confesso que até nem desgosto destes dias, os últimos do Verão que se fundem com a nostalgia do Outono. As temperaturas continuam amenas, o sol ainda brilha e começam a chegar à mesa toda uma série de novas frutas e legumes. Começa a apetecer ligar o forno, deixamos as saladas de lado e damos as boas vindas à comida de conforto, aquela que nos sacia e alimenta a alma.  Bem vindo Outono!


Mas enquanto os meus pensamentos continuam lá, nas férias, é chegado o momento de voltar à vida normal. De arregaçar as mangas, tirar os tachos dos armários e voltar a cozinhar novas e deliciosas receitas. A receita que trago hoje é perfeita para estas manhãs de Outono. Podem preparar a massa de véspera e deixar a repousar no frigorífico. No dia seguinte, de manhã, é só meter mãos à obra e em poucos minutos têm uns deliciosos crepes prontos para devorar. É a receita ideal para fazer num fim de semana de preguiça e saborear devagar. 

Estes crepes são ainda mais saudáveis, pois levam uma quantidade irrisória de açúcar, que pode ser ajustada ao gosto de cada um, são feitos com bebida vegetal de espelta, podendo esta ser substituída por aveia, levam ainda azeite e a farinha usada é a Farinha de Espelta Integral da Nacional. Esta farinha é bastante completa em termos nutricionais, isto porque o trigo espelta é um cereal ancestral altamente energético, com hidratos de carbono complexos e uma boa fonte de proteínas de alto valor biológico. Preocupada com as exigências dos consumidores, a Nacional criou esta farinha integral que permite uma grande variedade de utilizações para quem procura uma alimentação mais equilibrada.







Crepes Integrais de Espelta e Limão

Ingredientes:
| 2 ovos
| 550 ml de bebida vegetal de espelta (ou aveia)
| 3 c. (sopa) de azeite (ou óleo de coco)
| 1 pitada de sal
| 2 c. (sopa) de açúcar amarelo (ou de coco)
| 1 c. (chá) de extrato de baunilha                                  
| raspa de 1 limão
| mel (ou xarope de ácer) q.b.
| canela q.b
| nozes picadas q.b.
| groselhas (ou framboesas) para servir

Preparação:
1 . Bata os ovos, junte a bebida vegetal de espelta, o azeite, o sal, o açúcar e a baunilha e bata mais um pouco. Adicione a farinha e a raspa de limão e bata para incorporar (ou, em alternativa, coloque todos os ingredientes num robot de cozinha e bata numa velocidade média durante cerca de 1 minuto). Deixe a massa repousar cerca de 30 minutos.

2 . Aqueça uma frigideira anti-aderente e coloque nela um fio de azeite ou óleo de coco. Unte toda a superfície da frigideira, usando uma folha de papel absorvente (repita este processo entre cada crepe).

3 . Use uma concha de sopa para verter porções de massa na frigideira. Espalhe bem a massa por forma a que os crepes fiquem o mais fino possível. Deixe o crepe cozinhar e quando estiver dourado descole as laterais com uma espátula e vire-o, cozinhando-o do outro lado.

4 . Regue cada crepe com um fio de mel, polvilhe com canela e dobre em forma de guardanapo. Sirva com nozes picadas e groselhas ou outra fruta a gosto.







Bolo "Pudim" de Pera e Chocolate


Ainda estou de férias mas não resisti a vir aqui partilhar mais uma receita irresistível. Confesso que me habituava a esta vida de não ter horários nem compromissos, tomar as refeições à hora que me apetece, ir à praia praticamente todos os dias, sentir o sol a beijar a minha pele, dar longos passeios à beira mar e muitos mergulhos nestas águas lindas que só o sul oferece. Aqui eu sou muito feliz e para ajudar, este ano o tempo está particularmente bom. Nem quero pensar que daqui a meia dúzia de dias já estou a regressar. Mas por enquanto vou aproveitando ao máximo todos os minutos. Quero ir de baterias carregadas, energias renovadas e pronto para voltar ao trabalho. Apesar de ainda ser Verão, as manhãs já se apresentam frescas e aos poucos somos invadidos pela nostalgia do Outono que está aí não tarda. Inundado por essa nostalgia criei o cenário para estas imagens, onde apresento um bolo diferente mas tão bom que vocês vão mesmo querer experimentar a receita.


Este bolo "pudim" é uma adaptação da tradicional sobremesa de origem inglesa "bread butter pudding" mas aqui numa versão mais saudável, uma vez que não é usada a manteiga mas sim leite de coco que naturalmente já contém gordura. Pode ser feito com pão branco normal mas usei pão de leite, o que lhe vai dar uma textura completamente diferente dos bolos normais. Fica bastante húmido e com uma irresistível textura de pudim. Já estão a salivar?! Sabe bastante a chocolate e a baunilha dá-lhe aquele toque especial. Por fora fica com uma capinha crocante que o torna ainda mais apetecível. É perfeito para saborear ao pequeno almoço mas também funciona bem se servido como sobremesa, acompanhado de uma bola de gelado. Deliciem-se!






Bolo "Pudim" de Pera e Chocolate

Ingredientes:
| 300 g de pão de leite 
| 1 pera
| 60 g de nozes pecan + qb para polvilhar
| 130 g de chocolate negro
| 400 ml de leite de coco (1 lata)
| 3 ovos
| 70 g de açúcar amarelo
| 1 c. (chá) de extrato de baunilha                                 
| 1 pitada de sal
| 50 g de farinha s/ fermento
| pepitas de chocolate q.b
| açúcar mascavado qb 

Preparação:
1 . Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte e forre com papel vegetal uma forma redonda, de aro amovível, com 20cm.

2 . Corte o pão de leite em pedaços com cerca de 2-3 cm e reserve numa taça larga e funda. Descasque a pera, corte em duas metades, retire o caroço e depois corte em fatias bem finas e adicione ao pão de leite. Pique grosseiramente as nozes pecan, junte-as também ao pão de leite e reserve.

3 . Pique grosseiramente o chocolate negro e coloque-o numa taça de vidro. Aqueça o leite de coco, sem deixar ferver e verta-o sobre o chocolate. Mexa com uma vara de arames até o chocolate estar completamente derretido e reserve.

4 . À parte bata os ovos com o açúcar, a baunilha e o sal. Adicione a farinha e envolva. Aos poucos e sem parar de mexer, adicione o chocolate aos ovos e misture bem.

5 . Verta 3/4 da mistura anterior sobre o pão de leite e mexa em movimentos circulares, até o pão absorver todo o líquido.

6 . Verta a mistura na forma e também o restante chocolate. Polvilhe com pepitas de chocolate, nozes pecan picadas e açúcar mascavado.

7 . Leve o bolo ao forno durante cerca de 30-35 minutos. Passado esse tempo retire o bolo do forno e deixe arrefecer, dentro da forma, durante cerca de 15 minutos. Desenforme e deixe arrefecer completamente sobre uma grelha.







Muffins Integrais de Pera e Cenoura


Setembro é um mês de regressos e recomeços. Para mim é o mês das férias mas para a maioria é o mês de voltar ao trabalho, de criar novas rotinas e traçar novos objectivos. É a altura ideal para rever as resoluções, afinal de contas o ano ainda não acabou e temos pela frente quatro meses para sermos felizes. É também o mês em que as escolas voltam a abrir dando inicio a um novo ano lectivo e dando as boas vindas às novas turmas. Para muitos pais é altura de azáfama, há livros para comprar, matriculas para finalizar, listas de compras para fazer, mas sobretudo, ementas para criar. Nem sempre é fácil criar lanches para enviar nas lancheiras dos miúdos. A ideia passa por diversificar e não tornar os lanches repetitivos e monótonos. A fruta deverá estar sempre presente, uma peça diferente por dia. Optar por sandes mais saudáveis e sumos naturais. E de vez em quando, sendo esta uma excepção e não uma regra, não pode faltar um docinho para animar e ajudar o tempo a passar mais depressa. 


Foi a pensar neste momentos que, desafiado pela Oliveira da Serra a criar uma receita para o regresso às aulas, idealizei estes muffins mega deliciosos, que levam na sua composição fruta e legumes. Aposto que os mais pequenos não vão resistir mas os adultos também não ficarão indiferentes, pois estes muffins são perfeitos para acompanhar um café ao pequeno almoço ou uma chávena de chá e dois dedos de conversa. O facto de conterem pera e cenoura na massa torna-os mais saudáveis, permitindo assim reduzir as quantidades de açúcar. A gordura usada é o Azeite Virgem Extra BIO Oliveira da Serra, um azeite de qualidade premium, não filtrado, de origem biológica e ideal para quem privilegia um estilo de vida natural. Se um azeite virgem extra normal já é bom, agora imginem tratar-se de um azeite biológico, que permite elaborar pratos saudáveis e deliciosos. 
Não hesitem em fazer estes muffins que ainda por cima são tão fáceis de preparar. E se preferirem podem ainda substituir a pera por maçã e a cenoura por courgette. Ficarão igualmente deliciosos e irresistíveis. As especiarias, essas são opcionais, mas garanto que se as usarem não vão querer outra coisa. Quem vai experimentar?!







Muffins Integrais de Pera e Cenoura

Ingredientes:
| 2 ovos
| 80 g de açúcar amarelo
| 50 ml de Azeite Virgem Extra BIO Oliveira da Serra
| 150 g de farinha de espelta integral
| 1 c. (chá) de fermento em pó
| 1 c. (chá) de canela                                                
| 1/2 c. (chá) de gengibre em pó
| 1 cenoura média ralada
| 2 peras médias raladas
| 50 g de nozes + qb para topping
| açúcar mascavado qb

Preparação:
1 . Pré-aqueça o forno a 180ºC. Coloque forminhas de papel para muffins numa forma de muffins e reserve.

2 . Bata os ovos juntamente com o açúcar e o Azeite Virgem Extra BIO Oliveira da Serra.

3 . Misture a farinha com o fermento, a canela e o gengibre a adicione ao preparado anterior. Envolva com uma espátula.

4 . Junte a cenoura ralada, as peras raladas, as nozes grosseiramente picadas e envolva novamente.

5 . Distribua a massa pelas formas de muffins, enchendo até 2/3 da capacidade.

6 . Polvilhe a superfície dos muffins com nozes picadas e açúcar mascavado.

7 . Leve ao forno durante cerca de 25 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer por completo. Poderá conservar os muffins em recipiente fechado durante 4 dias.







Brownies de Abacate e Avelã


Estou oficialmente de férias. É chegada a altura de despir o avental, de arrumar os tachos e de me afastar da cozinha durante uns tempos. Mas não irei sem antes partilhar aqui uma receita doce para alegrar os vossos dias. Agora que a maioria de vocês já regressou é a minha vez de aproveitar estes últimos dias de Verão. Chega esta altura do ano em que só apetece abrandar e aproveitar todos os segundos para descansar. O corpo pede e a mente agradece. E para ajudar temos este lindo mês de Setembro que nunca desilude. Com os dias mais pequenos mas ainda quentes e solarengos. Dias de luz que ainda permitem muitas idas à praia e muitos mergulhos no mar. Irei rumar ao meu querido sul, que sempre me recebe e trata tão bem. Aos sítios onde sou sempre tão feliz e aos quais o meu coração já pertence. Funciona quase como uma terapia da qual já não consigo abdicar, dias cheios, de praias meio vazias, de muito sol, sal e mar. De paisagens únicas e de natureza genuína.


Mas vamos ao que interessa, a receita destes deliciosos brownies. Se antes já tinha aqui partilhado os melhores brownies da minha vida, agora que experimentei estes fico com dúvidas. São diferentes em termos de sabor, mas a textura, essa continua húmida e densa, tal como eu gosto num brownie. E se a courgette funciona como elemento fundamental que confere humidade à massa, então porque não experimentar o abacate?! Bem dita a hora em que o fiz, pois estes pequenos quadrados de prazer não deixam ninguém indiferente. Podem não ser os brownies mais lindos mas garanto que são deliciosos. Esta acaba por ser uma receita mais saudável, pois não leva qualquer gordura adicionada, para além daquela que está naturalmente presente no abacate e que é uma gordura saudável e também do Óleo de Abacate Fula Nativos, um óleo de origem 100% vegetal, saudável e muito leve. Este é um óleo virgem, bastante nutritivo, de textura consistente e sabor encorpado que pode ser usado para marinar, saltear, fritar ou para fazer bolos fofos e húmidos. 







Brownies de Abacate e Avelã

Ingredientes:
| 200 g de chocolate negro
| 2 abacates médios

| 200 g de açúcar amarelo
| 3 ovos
| 1 c. (chá) de extrato de baunilha
| 125 g de farinha de avelã (avelãs moídas)
| 30 g de cacau em pó
| 1 c. (chá) de fermento em pó                                                                   
| 1 pitada de sal
| 50 g de avelãs torradas 
{para a cobertura}
| 1 abacate
| 3 c. (sopa) de cacau em pó
| 3 c. (sopa) de xarope de Agave
| cacau em pó para polvilhar

Notas:
  • Convém usar um chocolate negro de qualidade e com pelo menos 70% de cacau.
  • O açúcar amarelo pode ser substituído por açúcar de coco, reduzindo a quantidade.
  • Para obter a farinha de avelã basta colocar as avelãs num processador e triturar alguns segundos até obter uma mistura areada. Podem substituir as avelãs por amêndoas ou nozes.
  • Os Brownies podem ser conservados no frigorifico, em recipiente hermético durante pelo menos 4 dias. Antes de consumir convém deixar-los alguns minutos à temperatura ambiente.

Preparação:
1 . Pré-aqueça o forno a 180ºC. Forre um tabuleiro de 25cm x 25cm com papel vegetal e reserve.

2 . Pique grosseiramente o chocolate negro e leve-o a derreter em banho-maria juntamente com o Óleo de Abacate Fula Nativos. Mexa bem até o chocolate estar completamente derretido.

3 . Esmague o abacate com um garfo até ficar em puré. Coloque numa taça, junte o chocolate derretido e envolva. Adicione o açúcar, os ovos e a baunilha e misture bem.

4 . Junte a farinha de avelã, o cacau em pó, o fermento e o sal e volte a misturar até obter uma massa homogénea.

5 . Por fim junte as avelãs torradas e ligeiramente partidas e envolva na massa.

6 . Verta a massa para o tabuleiro e leve ao forno durante 25 minutos. Retire o brownie do forno e deixe que arrefeça por completo. 

7 . Entretanto prepare a cobertura. Num processador ou liquidificadora coloque o abacate, o cacau em pó e o xarope de Agave. Processe alguns segundos até obter um creme liso.

8 . Cubra a superfície do brownie com o creme de abacate e cacau e polvilhe com cacau em pó e avelãs.