Torta de Limão com Lemon Curd

Após ter colocado no Facebook esta fotografia, recebi imensos comentários de pessoas que não só elogiaram o bom aspecto desta torta como também me pediram a receita. Foi a primeira vez que confeccionei esta receita, mas estava longe de imaginar que iria ter tanto sucesso. Em dois dias fiz duas destas apetitosas tortas, com a preciosa ajuda da Bimby, claro. Uma foi cá para casa, que ficou mais que aprovada. A outra foi para dar a provar aos colegas de trabalho que simplesmente adoraram. Segue então a receita:


Ingredientes para o Lemon Curd:

160 gr de açúcar
Casca de 2 limões (só a parte amarela)
60 gr de manteiga à temperatura ambiente
Sumo de 2 limões
2 ovos

Preparação do Lemon Curd:
Coloque no copo o açucar e a casca dos limões e pulverize (20 seg/vel 9). Baixe com a ajuda da espátula o que ficou na parede do copo.
Adicione a manteiga e o sumo dos limões e misture (1 min/vel 2).
Adicione os ovos, misture (10 seg/vel 4) e programe (7 min/80ºC/vel 2). Retire e deixe arrefecer por completo.

Ingredientes para a Torta de Limão:

4 ovos
100 gr de açúcar, mais q.b. para polvilhar
Raspa de 1 limão
100 gr de farinha tipo 55
Açucar em pó q.b.

Preparação da Torta de Limão:
Pré-aquecer o forno a 200ºC.
Insira a borboleta. Coloque no copo os ovos, o açúcar e a raspa de limão e bata (4 min/37ºC/vel 3,5).
De seguida bata (3 min/vel 3,5).
Retire a borboleta. Adicione a farinha e envolva (5 seg/vel 3). Retire para um tabuleiro com aproximadamente 28x30 cm forrado com papel vegetal e leve ao forno a 200ºC cerca de 10-12 min. Desenforme para uma folha de papel vegetal polvilhada com açúcar. Barre com o Lemon Curd sobre o bolo e enrole com a ajuda do papel vegetal. Sirva polvilhada com açucar em pó.

Queijadinhas de Abóbora

Neste feriado de 5 de Outubro confecionei esta receita. Quem é que não gosta de se perder demoradamente numa cozinha num dia cinzento e ainda por cima feriado?! Decidi dar largas à imaginação. Para tornar o dia mais doce, nada como confecionar umas belas Queijadas de Abóbora, cuja receita inspiradora encontrei no blog "No Soup For You". Aconselho a visitarem este blog, é de babar. A receita é da autora Susana Gomes. O resultado, esse está à vista, e ficaram mesmo muito deliciosas! 


Ingredientes:

400 g abóbora, cortada em pedaços
1 pau de canela
800 g água
Sumo de 1/2 laranja
160 g requeijão
160 g açúcar amarelo
4 ovos
20 g de farinha
1 c. chá de fermento p/ bolos
Canela em pó para polvilhar

Método Tradicional:

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Forre 18 formas de queques com formas de papel ou quadrados de papel vegetal.
Numa panela, cubra a abóbora com água e coza-a com o pau de canela até que fique macia.
Escorra a água, retire o pau de canela, e triture a abóbora com o sumo de laranja até obter uma mistura homogénea.
Junte o requeijão, açúcar e os ovos e bata bem.
De seguida envolva a farinha e o fermento.
Distribua esta mistura pelas formas preparadas e leve ao forno a 180ºC durante 20 minutos; faça o teste do palito, que deve sair seco se espetado no centro da massa.
Sirva polvilhadas com canela.

Método Thermomix-Bimby:

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Forre 18 formas de queques com formas de papel ou quadrados de papel vegetal.
Coloque no copo a água, o cesto com a abóbora e o pau de canela e programe (25 min/100ºC/vel 3).
Escorra a água, retire o pau de canela, coloque a abóbora e o sumo de laranja no copo, programe 30 seg e vá progressivamente até à vel 7.
Junte o requeijão, açúcar e os ovos e misture (1 min/vel 6).
Acrescente a farinha e o fermento e envolva (15 seg/vel 4).
Distribua esta mistura pelas formas preparadas e leve ao forno a 180ºC durante 20 minutos; faça o teste do palito, que deve sair seco se espetado no centro da massa.
Sirva polvilhadas com canela.  

Sweet Gula

Este blog nasce da vontade que tenho em partilhar as receitas que vou confecionando. Porque mais do que comer, para mim cozinhar é um prazer. E poder partilhar os meus pratos com familiares, amigos e conhecidos é algo que me preenche o ego.
Desde pequeno que sinto uma grande atracção pela cozinha. Deliciava-me ver as fotografias das receitas, nas revistas que a minha mãe comprava. Fui habituado a ver a minha mãe a cozinhar ao lume, tradicionalmente, numa panela de ferro, e a cozer o pão no forno a lenha. E também a minha madrinha que me deixou este legado e mais tarde a minha irmã, que se veio a tornar uma excelente cozinheira. E com o passar do tempo, também eu pude ir experimentando receitas e aprimorando o meu gosto em cozinhar.

Recentemente adquiri a famosa Bimby, essa máquina excelente que transforma qualquer cozinha e que é uma excelente ajuda. Com ela, incrementei ainda mais o gosto pela arte de cozinhar. Sim, porque cada prato que confecciono é como se de uma obra de arte se tratasse, que é criada com o máximo carinho e dedicação. Aliando a cozinha à fotografia, outro dos meus hobbies, reúno assim uma espécie de plenitude e paz de espírito que, através deste espaço, decido partilhar com todos aqueles que cá quiserem vir ler-me.

Raramente sigo à risca uma receita, seja ela qual for. Gosto de lhe dar um toque pessoal, acrescentar este ou aquele ingrediente. Procuro sempre mostrar a beleza que um prato, seja ele doce ou salgado, tem para oferecer. A maioria das receitas são confecionadas com a preciosa ajuda da Bimby, mas algumas ainda as cozinho tradicionalmente. Assim sendo, sempre que possível publicarei em cada receita ambos os métodos de a confecionar, tradicional e com a Bimby.

Obviamente que nem todas as receitas aqui publicadas serão da minha autoria, ainda que todas elas sejam confecionadas por mim. Farei, portanto, sempre referência ao seu autor/blog.
Quanto às fotografias aqui usadas, essas serão sempre da minha autoria.
Profissionalmente, sou militar e sou-o com muito orgulho. E este meu gosto pela cozinha acaba, de certa forma, por ser um escape à rotina e stress laboral.

Procuro partilhar com quem dou a provar os meus cozinhados e visita este espaço, momentos deliciosos e únicos e procuro despertar nas pessoas o pecado da Gula.

Sejam bem vindos!