Uma das coisas que me faz muito feliz nesta estação quente é o facto de haver muita abundância em fruta. Quer em quantidade quer em variedade, dá prazer visitar nesta altura do ano as bancas dos mercados e sentir no ar o perfume que emanam as frutas de verão. Desde as vermelhas e carnudas cerejas, passando pelos dourados alperces, os perfumados pêssegos, os tão delicados figos, as sedutoras framboesas, as refrescantes melancias e melões, e as tardias mas não menos saborosas ameixas brancas e vermelhas. É todo um desfilar de cor e sabor sem fim e que dá gozo em ver e comer. Cá a casa vão chegando algumas destas frutas que vêm directamente da horta, outras não resisto a trazê-las do mercado. Como várias peças de fruta ao longo do dia, porque sabe bem comê-las assim, ao natural e ajudam a refrescar. Para além disso são excelentes snacks para devorar entre as refeições principais e assim ajudar a matar a fome. Mas também costumo usar fruta nas saladas. Já experimentaram colocar pêssegos ou figos numa salada?! Ou aqueles morangos bem maduros mas ainda firmes?! A verdade é que eu acho mesmo que me poderia alimentar unicamente de fruta e seria muito feliz assim. Onde gosto também de usar a fruta é em sobremesas, acho que as melhores tartes e bolos são aqueles que levam fruta. E nem vou falar dos gelados, que apetecem ser devorados nesta altura do ano.
Cá a casa chegaram umas ameixas vermelhas. Lembro-me tão bem quando fiz esta tarte e adorei o seu sabor. Aquele contraste entre o ácido e o doce deste fruto depois de cozinhado é algo de divino e ao qual é impossível resistir. Agora imaginem combinar isso numa única fatia com um delicioso e crocante crumble, servida ainda morna com uma bola de gelado de baunilha. Pois, não há palavras para descrever o quão boa é toda esta combinação. Uma receita deliciosa que vem do livro Sweeter Off The Vine, um dos mais lindos que completam a minha estante. Daqueles livros que apetece experimentar todas as receitas. Dividido pelas quatro estações do ano, ali encontramos deliciosas sugestões de sobremesas, todas elas feitas com frutas sazonais. Perfeito!
Tarte de Ameixa com Crumble de Avelã
(receita adaptada do livro "Sweeter Off The Vine" de Yossy Arefi)
Ingredientes:
{para a base}
| 170 g de farinha s/ fermento
| ½ c. (chá) de sal
| 125 g de manteiga fria
| ½ c. (sopa) de vinagre de cidra
| 60 ml de água fria
{para o crumble de avelã}
| 55 g de manteiga
| 70 g de avelãs, picadas grosseiramente
| 30 g de farinha de centeio integral
| 2 c. (sopa) de farinha de trigo
| 3 c. (sopa) de açúcar amarelo
| 1 pitada de sal
| ½ c. (chá) de canela em pó
{para o recheio}
| 900 g de ameixas vermelhas, maduras mas firmes
| 100 g de açúcar
| 32 g de farinha de trigo
| ½ c. (chá) de canela em pó
| 1 vagem de baunilha
| sumo de ½ limão
Preparação:
Pré-aqueça o forno a 190ºC.
Prepare a massa, adicionando a manteiga e o sal à farinha e com a ponta dos dedos vá misturando.
Misture a água com o vinagre e junte cerca de 3 c. (sopa) de água à mistura de farinha e manteiga.
Mexa com as mãos ou com uma colher de pau até obter uma massa homogénea. Se a massa ainda estiver demasiado seca, adicione mais água, uma c. (sopa) de cada vez.
Faça uma bola com a massa e deixe repousar.
Prepare o crumble, levando a manteiga ao lume médio até que derreta. Mexa de vez em quando até a manteiga dourar e libertar um aroma a avelã, durante cerca de 5 minutos.
Desligue o lume e deixe a manteiga arrefecer à temperatura ambiente.
Numa taça misture as avelãs grosseiramente picadas com as farinhas, o açúcar, o sal e a canela. Junte a manteiga arrefecida e mexa até obter uma mistura areada.
Com o rolo estenda a massa numa superfície enfarinhada, dando-lhe um formato redondo, ligeiramente maior que o tamanho da forma que vai usar.
Forre com a massa a forma previamente untada com manteiga e com os dedos calque bem a massa contra as paredes da forma. Com uma faca corte o excesso de massa à volta da forma.
Leve a massa a refrigerar enquanto prepara o recheio.
Corte as ameixas em quartos, descarte os caroços e mantenha a pele.
Coloque as ameixas numa taça e regue-as com o sumo de limão. Junte o açúcar, a farinha e a canela e mexa.
Com uma faca corte longitudinalmente a vagem de baunilha e raspe as sementes.
Adicione as sementes de baunilha às ameixas e mexa até que todos os ingredientes estejam bem misturados (é normal formar-se algum líquido).
Verta o recheio para a massa refrigerada e sobre este espalhe o crumble de avelã.
Leve a tarte ao forno durante 45-55 minutos, ou até que o crumble comece a ficar dourado.
Retire e deixe arrefecer um pouco. Sirva ainda morno com uma bola de gelado ou natas batidas.