Fizz de Morango, Lima e Manjericão


Bem sei que a Primavera começou fria e cinzenta. Mas todos ansiamos pelos dias mais quentes e luminosos, aqueles dias que nos convidam a sair de casa, que nos permitem usufruir de uma esplanada e de uma boa companhia, enquanto trocamos dois dedos de conversa e nos refrescamos com uma bebida bem fresca. Foi precisamente a pensar nesses dias que hão-de vir, que preparei esta bebida irresistível, que combina a doçura e acidez do morango com a frescura da lima e do manjericão, numa harmonia vencedora que resulta num gin fizz verdadeiramente delicioso. Só vai precisar de alguns morangos, lima, manjericão, mel e um bom gin. E gelo, claro. Ah, e se preferir uma versão sem álcool basta substituir o gin por sumo de limão e xarope de ácer ou um concentrado de limão e flor de sabugueiro, por exemplo ou simplesmente acrescentar mais morangos.


Estava ansioso para estrear os meus copos ZWILLING® Sorrento e esta receita é perfeita para ser servida neles. A linha de copos de parede dupla da gama Sorrento foi criada pelo designer italiano Matteo Thun e apresenta uma estética distinta que permite servir bebidas e sobremesas de forma visualmente impressionante. Servem tanto para bebidas quentes como frias, mantendo sempre a temperatura ideal. Os copos Sorrento da ZWILLING® são ideais para bebidas quentes à base de café mas também são perfeitos para servir cerveja bem fresca, vinhos e cocktails. Fabricados em vidro de borosilicato, estes copos são de alta qualidade, resistentes e oferecem uma durabilidade eficaz.

Na gama Sorrento existe ainda a Jarra de 800 ml, também ela fabricada em vidro de borosilicato, com acabamentos perfeitos e um design bastante atrativo, moderno e elegante, que fica bem em qualquer mesa. Os produtos desta gama são incrivelmente leves, muito fáceis de manusear, são resistentes e são adequados para a máquina de lavar louça.

E porque a sustentabilidade também é um dos compromissos da ZWILLING®, existem ainda as Palhinhas de Vidro. Com o objectivo de eliminar de vez as palhinhas de plástico, as palhinhas de vidro da série ZWILLING® Sorrento são reutilizáveis, robustas e versáteis, uma vez que podem ser utilizadas para qualquer tipo de bebida. São vendidas em conjuntos de quatro e após a sua utilização podem ser lavadas na máquina de lavar louça ou podem ser limpas com a escova de limpeza que está incluída.





Fizz de Morango, Lima e Manjericão

Ingredientes: (para 4 pessoas)
| 300 g de morangos
| 2 c. (sopa) de mel
| folhas de manjericão qb
| 160 ml de gin *
| 1 lima + sumo de 2 limas
| gelo qb
| água tónica qb

Preparação:                                             
1 . Coloque 150 g de morangos juntamente com o mel e algumas folhas de manjericão num processador de alimentos e triture até obter um puré.

2 . Divida este preparado por 4 copos ou, em alternativa, coloque num jarro alto.

3 . Adicione o gin, o sumo de lima, os restantes morangos cortados em quartos ou rodelas e uma lima em rodelas.

4 . Cubra com gelo a gosto, encha o jarro com água tónica, misture e sirva.

* para uma versão sem álcool substitua o gin por sumo de limão e xarope de ácer ou concentrado de limão e sabugueiro.





Pão Proteico de Sementes e Frutos Secos


Gosto de todos os tipos de pão, sem excepção, mas sendo o pequeno almoço a primeira e mais importante refeição do dia, tento ingerir o máximo de nutrientes que consigo, para dar ao meu corpo aquele boost de energia que necessito para cumprir as minhas tarefas diárias. Evito, por isso, comer pão branco pela manhã e opto antes por um pão integral, proteico e todo ele preparado à base de sementes e frutos secos. Feito em casa, claro, o que me permite saber o que estou a comer. Um pão proteico no qual não usei qualquer farinha de cereais, mas antes uma pequena quantidade de sementes moídas e uma grande parte de sementes inteiras e frutos secos. As sementes fazem deste um pão muito mais rico e nutritivo, com uma grande quantidade de fibras e proteínas que o tornam o alimento ideal para ser consumido no dia-a-dia.

Este Pão Proteico de Sementes e Frutos Secos é denso e integral, preparado com ingredientes naturais e saudáveis e sem necessidade do uso de farinhas processadas. A parte boa desta receita é que não tem muitos passos e não existe sequer a necessidade de amassar ou fermentar. Basta envolver todos os ingredientes na mesma taça e levar ao forno.


Nesta receita eu usei ovos e mel, mas para uma versão vegan basta substituir os ovos pelo seu peso em água e adicionar mais quatro colheres de sopa de linhaça moída. Quanto ao mel pode ser substituído por agáve ou xarope de ácer. Este pão de sementes deverá ser servido em fatias finas e se quisermos intensificar o seu sabor, e também para um extra de crocância, pode ser tostado antes de servir. Poderá ser consumido simples, mas também combina bem com manteiga de frutos secos, hummus, compotas ou abacate.

Ao comer este pão estou a ingerir a minha dose diária de sementes. Sabiam que as sementes trazem imensos benefícios para a nossa saúde? É precisamente sobre esses benefícios que falo no artigo "O poder das sementes na nossa alimentação diária" que escrevi em colaboração com o Alegro. Neste artigo podem ficar a saber quais são as sementes essenciais que devemos consumir com maior frequência - sim, porque as sementes não são todas iguais - e podem ainda ficar a conhecer algumas sugestões, para além deste pão de sementes, para introduzirem as sementes na alimentação diária. Convido-vos a visitar o site Alegro e a ler o artigo completo aqui.





(artigo elaborado em colaboração com o site Alegro)

O poder das Sementes na nossa alimentação

São pequenas em tamanho, mas são enormes na quantidade de benefícios que trazem para a nossa saúde. A busca constante por uma alimentação mais saudável trouxe não só a redescoberta das sementes mas também a sua introdução na nossa alimentação diária, contribuindo, dessa forma, para nutrir o corpo e para o nosso bem estar geral. Estudos comprovam que as sementes são alimentos ótimos para equilibrar e regular as funções do organismo. Além de serem uma fonte de gordura insaturada, a chamada "gordura do bem", são muito ricas em nutrientes, vitaminas, proteínas, minerais e fibras. Não admira, portanto, que a ingestão de sementes seja cada vez mais uma tendência e a sua oferta no mercado tenha aumentado substancialmente nos últimos tempos.

São as sementes que dão inicio ao ciclo de vida de uma planta. São elas que guardam um embrião que vai dar origem a uma nova vida. Daí estarem carregadas de benefícios, ajudando a manter um bom metabolismo  e a combater a fadiga muscular. Contribuem ainda para o bom funcionamento do sistema nervoso e do sistema imunitário e por serem muito ricas em fibra, ajudam no bom funcionamento do intestino. No entanto, apresentam uma elevada densidade calórica, pelo que devem ser consumidas com moderação.

5 sementes essenciais que devemos incluir regularmente na nossa alimentação

Obviamente que as sementes não são todas iguais e há umas que merecem especial atenção e que são consideradas mais ricas do ponto de vista nutricional. A quantidade de sementes a ingerir vai depender de pessoa para pessoa mas é aconselhável não exceder entre uma a duas colheres de sopa por dia.
  • Sésamo: as sementes de sésamo são uma fonte natural de fibras, ajudando a tornar o intestino saudável e auxiliando na diminuição dos níveis de colesterol. São ainda fonte de proteínas e minerais como o ferro, o cálcio e o magnésio.
  • Chia: conhecida como "superalimento" as sementes de chia são uma importante fonte de fibra, que em contacto com um líquido se transformam numa espécie de gel. Têm a capacidade de melhorar os níveis de colesterol no sangue e desempenham um papel interessante na prevenção da hipertensão arterial.
  • Linhaça: podem ser douradas ou castanhas, ambas são muito ricas em ómega 3 e os seus benefícios passam por retardar o envelhecimento das células, melhorar a prisão de ventre, diminuir o colesterol, reduzir o risco de doenças cardiovasculares e (...)
(podem ler o artigo completo aqui e ficar a saber como podem introduzir as sementes na vossa alimentação diária)



Pão Proteico de Sementes e Frutos Secos

Ingredientes:
| 135 g de flocos de aveia
| 100 g de pevides de abóbora
| 80 g de amêndoas c/ pele
| 80 g de sementes de girassol
| 20 g de sementes de linhaça
| 20 g de sementes de sésamo                     
| 120 g de linhaça moída
| 1 c. (chá) de sal 
| 1/2 c. (chá) de bicarbonato de sódio
| 2 c. (sopa) de tahini
| 1 c (sopa) de mel
| 2 c. (sopa) de azeite
| 50 ml de água
| 4 ovos

Preparação:
1 . Pré-aqueça o forno a 170ºC e forre com papel vegetal uma forma rectangular com cerca de 20 cm.

2 . Numa taça larga coloque todos os ingredientes secos - a aveia, as pevides de abóbora, as amêndoas, as sementes de girassol, as sementes de linhaça, as sementes de sésamo, a linhaça moída, o sal e o bicarbonato de sódio.

3 . Misture bem todos os ingredientes secos e de seguida adicione os ingredientes húmidos - o tahini, o mel, o azeite, a água e os ovos ligeiramente batidos. Misture bem até todos os ingredientes estarem bem ligados.

4 . Transfira a mistura de sementes e frutos secos para a forma, pressione bem com uma colher de pau e alise a superfície com uma espátula.

5 . Leve a forma ao forno e deixe assar por cerca de 1 hora.

6 . Retire o pão do forno, desenforme e deixe arrefecer completamente sobre uma grelha, antes de fatiar e servir.






Tarte de Lima e Speculoos


Estamos a dois dias apenas de entrar naquela que continua a ser a minha estação do ano preferida. Se por um lado anseio por estes dias mais alegres e luminosos de Primavera, por outro lado tenho a sensação que o tempo está a passar demasiado rápido. Serei o único a pensar assim? Infelizmente não conseguimos parar os dias no calendário e muito menos congelar o tempo, por isso vamos mas é aproveitar os dias de sol e agradecer por pertencermos a este país que tem um clima maravilhoso e que, felizmente, não está inserido em cenários de guerra e que ainda nos permite ser livres. 

Vamos celebrar as pequenas coisas, aquelas que ainda são grátis e que nos fazem felizes. Sim, porque a felicidade muitas vezes está nas pequenas coisas, nos pormenores que tantas vezes estão mesmo à nossa afrente e nós não conseguimos ver. Vamos aproveitar os dias que agora começam a ficar mais longos e luminosos, vamos abrir as janelas e deixar o sol entrar, não só nas nossas casas mas também nas nossas vidas. Vamos ouvir o som maravilhoso dos pássaros que cantam alegremente e que festejam a chegada da nova estação. Vamos sentir o cheiro tão característico da estação, o aroma da terra, das flores e do campo. Vamos sair de casa e vamos conectar-nos com a Natureza. Vamos abrir o coração e dar as boas vindas à estação que simboliza o recomeço, a renovação, o inicio de uma nova vida.


A pensar nestes dias com temperaturas mais amenas, preparei uma sobremesa mais fresca e com sabores que adoro. Uma tarte que junta a frescura e a acidez da lima com o sabor inconfundível das especiarias que as bolachas speculoos oferecem. Um casamento de sabores perfeito e que nos faz devorar fatia atrás de fatia. A cremosidade do recheio combina na perfeição com a base de bolacha crocante, oferecendo uma combinação de texturas irresistível. Uma sobremesa simples e ao mesmo tempo arrebatadora que não deixa ninguém indiferente. 

A inspiração para esta receita veio do blog Marissa Makes, cuja autora conheci a partir do Instagram e desde então que fiquei fã do trabalho dela, tão inspirador. Não segui a receita da Marissa à risca, apenas me inspirei nos sabores. Fiz a base exactamente igual mas optei por fazer um recheio diferente, adaptado ao meu gosto pessoal, mas que acho que resulta na perfeição. Experimentem fazer esta tarte deliciosa porque vale mesmo a pena! 






Tarte de Lima e Speculoos

Ingredientes:
{para a base}
| 200 g de bolachas speculoos
| 2 c. (sopa) de açúcar mascavado escuro
| 80 g de manteiga derretida
{para o recheio}
| 1 lata de leite condensado
| 250 g de iogurte natural
| 150 g de natas
| sumo de 5 limas
| 2 claras de ovo
| 1 c. (sopa) de açúcar em pó

Preparação:
1 . Pré-aqueça o forno a 190ºC.

2 . Coloque as bolachas speculoos e o açúcar num robot ou processador de alimentos e triture até obter uma mistura areada. Junte a manteiga derretida e volte a triturar para envolver.

3 . Transfira a mistura anterior para uma forma de aro amovível com 20 cm de diâmetro. Com os dedos espalhe no fundo e na lateral da forma, fazendo alguma pressão, para criar uma camada de bolacha uniforme.

4 . Leve a base da tarte ao forno durante 15 minutos ou até que comece a dourar. Retire a deixe arrefecer à temperatura ambiente.

5 . Prepare o recheio, misturando numa taça o leite condensado com o iogurte natural e as natas. Adicione o sumo de lima e misture com uma espátula até engrossar. Verta o preparado na forma, alise a superfície com a espátula e leve a refrigerar durante pelo menos 4 horas (idealmente prepare a tarte de véspera e deixe refrigerar durante a noite).

6 . Bata as claras até que formem picos. Adicione o açúcar em pó e bata até que fiquem bem firmes. Coloque as claras num saco de pasteleiro com um bico em forma de estrela e decore a tarte a gosto. Com um maçarico queime ligeiramente as claras.

7 . Sirva a tarte decorada com rodelas de lima, raspa de lima e bolachas speculoos trituradas.






Risotto Verde com Legumes Primavera


É perfeitamente notório que a Primavera está a chegar. O sol já nasce mais cedo, os dias começam a ficar maiores e mais luminosos, as temperaturas mais amenas e lá fora os pássaros cantam alegremente. Das árvores brotam as flores e as folhas verdes. É a vida a acontecer, todo um renascer que nos deixa mais alegres e bem dispostos. Esta é uma estação que me faz verdadeiramente feliz, por tudo o que ela tem de bom para nos oferecer. Da horta chegam os legumes mais frescos e viçosos. Os espinafres, os espargos e as ervilhas, mas também os brócolos e as alfaces. Legumes verdes e cheios de vida que trazem tanto sabor aos nossos pratos. 

Com todos estes legumes deliciosos de Primavera a chegar, tinha mesmo de preparar um prato primaveril, cheio de vida e cor e onde não existe qualquer tipo de desperdício. Nesta receita todos os legumes são aproveitados ao máximo e fazem desta uma refeição bastante deliciosa e que agrada a toda a gente.


Os legumes verdes desta estação foram o ponto de partida e a desculpa perfeita para eu estrear a minha nova Cocotte Staub que veio da Zwilling. A ZWILLING® é uma empresa com 290 anos de presença no mercado e que comercializa artigos de cozinha de várias marcas e de excelente qualidade. A par das novas tendências e das exigências dos consumidores, a ZWILLING® não só comercializa artigos inovadores como traz inspiração para as nossas cozinhas e leva-nos a cozinhar com amor. Tudo graças à longa tradição, ao conhecimento e uma gama cada vez maior de produtos inspiradores.

Mas voltando à cocotte, vocês sabem que eu adoro este tipo de panelas ou caçarolas, não só pela sua versatilidade na cozinha mas pela durabilidade - duram uma vida - e também pela sua qualidade. Escolhi a Cocotte Staub de 26 cm na cor verde manjericão, mesmo a condizer com os legumes. Confesso que fiquei mesmo apaixonado por esta cor e não consegui resistir. Esta panela tem ainda a vantagem de trazer um recipiente acessório para cozinhar a vapor, permitindo assim cozinhar vários tipos de alimentos ao mesmo tempo e usufruir de refeições mais saudáveis. O resto vocês já sabem, é feita de ferro fundido, fácil de limpar e pode ser usada em qualquer tipo de fogão, incluindo placas de indução. Podem comprar aqui.

Nesta receita usei ainda um acessório que já queria comprar há algum tempo, a Colher de Risotto. Optei também pela marca Staub porque achei a combinação da madeira e silicone bastante interessante do ponto de vista estético. É uma colher cheia de requinte e que fica bem em qualquer cozinha. 
 





Risotto Verde com Legumes Primavera

Ingredientes:
| 2 chávenas de espinafres frescos
| 1 ramo de espargos verdes
| 1 chávena de manjericão fresco
| 1 molho de bimis
| 6 c. (sopa) de azeite
| 1,5 Lt de caldo de legumes
| sal qb
| 1 chávena de ervilhas tortas (de quebrar)            
| 1 dente de alho
| 1 cebola média
| 200 g de arroz arbóreo
| 100 ml de vinho branco
| pimenta moída na hora qb
| 1 chávena de ervilhas congeladas
| 50 g de queijo parmesão
| 1 noz de manteiga
| queijo burrata p/a servir (opcional)

Preparação: 
1 . Comece por preparar o molho verde, colocando num processador de alimentos ou na liquidificadora os espinafres lavados. Descasque os espargos e dobre-os até que eles quebrem. Adicione as partes mais fibrosas do caule aos espinafres e reserve as pontas dos espargos. Adicione também o manjericão e prepare os bimis, juntando na liquidificadora os caules e partes mais duras dos bimis e reservando os floretes. 

2 . Regue com 2 c. (sopa) de azeite, meio copo do caldo de legumes e tempere com sal. Processe tudo durante alguns segundos até obter um creme verde, aveludado e uniforme e reserve.

3 . Aqueça o caldo de legumes até à ebulição e reserve. 

4 . Leve uma frigideira ao lume com 2 c. (sopa) de azeite e aqueça. Junte as ervilhas tortas, as pontas dos espargos e os floretes dos bimis. Salteie durante alguns minutos até os legumes amolecerem e reserve.

5 . Num tacho fundo coloque 2 c. (sopa) de azeite e leve ao lume a aquecer. Junte o dente de alho picado e a cebola picada, salteando até ficar translúcida. Adicione o arroz arbóreo e salteie.

6 . Refresque o arroz com o vinho branco e mexa até o líquido evaporar. 

7 . Aos poucos vá adicionado caldo de legumes ao arroz e vá mexendo até o caldo evaporar. A meio da cozedura adicione os legumes reservados e as ervilhas congeladas. Tempere com sal e pimenta e adicione mais caldo. Vá mexendo até o arroz estar praticamente cozinhado.

8 . Por fim adicione o molho verde e envolva no arroz. Junte o parmesão ralado e uma noz de manteiga e volte a envolver.

9 . Sirva o risotto verde com queijo burrata (opcional), lascas de queijo parmesão ou queijo parmesão ralado.