Gosto de uma boa pizza caseira. E quando cá em casa é feita uma pizza, gosto de usar produtos de qualidade. Como o blog acaba de iniciar uma parceria com a Aromáticas Vivas, decidi usar algumas das ervas recebidas. E não tenho qualquer dúvida que, quando se trata de aromáticas, as frescas fazem toda a diferença. Os oregãos frescos vieram intensificar o sabor da cavala que combinada com o molho de tomate e o queijo, tornou única e mais saborosa esta pizza.
É a primeira pizza no blog. Nunca tinha feito antes uma pizza com peixe, mas para primeira experiência correu muito bem.
Ingredientes:
[para a massa]
| 100 gr. de água (cerca de 1 dl.)
| 25 gr. de azeite
| 1 c. (café) de sal
| 200 gr. de farinha
| 1 raminho de alecrim Aromáticas Vivas
[para o recheio]
| 1 tomate maduro
| 1 raminho de oregãos frescos Aromáticas Vivas
| 1 cebola
| 3 c. (sopa) de azeite
| 1 pitada de sal
| 1 dente de alho
| 1 lata de filetes de cavala em azeite Pinhais e Cª Lda.
| 150 gr. de queijo Paiva, flamengo Light
Método Tradicional:
Coloque o queijo na picadora e rale. Reserve.
Comece por preparar a massa. Numa taça coloque a farinha, faça um buraco ao meio e coloque os ingredientes líquidos. Amasse com as mãos durante alguns minutos, até os ingredientes estarem ligados e a massa moldável. Adicione o sal e o alecrim picado finamente e amasse mais um pouco. Deixe repousar alguns minutos.
Numa superficie enfarinhada, estenda a massa com o rolo, dando-lhe um
formato redondo. Coloque sobre uma folha de papel vegetal e prepare o
recheio.
Na picadora coloque o tomate, metade da cebola, os oregãos, o dente de alho e o azeite. Triture tudo até ficar em puré. Espalhe sobre a massa e tempere com uma pitada de sal. Corte em rodelas fininhas a outra metade da cebola e distribua as
rodelas sobre o molho. Corte as filetes da cavala ao meio e distribua na
pizza. Polvilhe generosamente com queijo ralado e algumas folhas de
oregãos frescos. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC, durante cerca de
20, 25 minutos ou até que o queijo e a massa comecem a ficar dourados.
Sirva com folhas de oregãos frescas.
Método Thermomix-Bimby:
Coloque no copo o queijo e rale (5seg/vel6). Reserve.
Comece por preparar a massa. Coloque no copo a água, o azeite, o sal e o alecrim picado finamente e programe (1min/37ºC/vel2). Adicione a farinha e programe (2min/vel Espiga). Retire e deixe repousar alguns minutos.
Numa superficie enfarinhada, estenda a massa com o rolo, dando-lhe um formato redondo. Coloque sobre uma folha de papel vegetal e prepare o recheio.
No copo limpo, coloque o tomate, metade da cebola, os oregãos, o dente de alho e o azeite. Programe (10seg/vel5). Espalhe o molho sobre a massa e tempere com uma pitada de sal. Corte em rodelas fininhas a outra metade da cebola e distribua as rodelas sobre o molho. Corte as filetes da cavala ao meio e distribua na pizza. Polvilhe generosamente com queijo ralado e algumas folhas de oregãos frescos. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC, durante cerca de 20, 25 minutos ou até que o queijo e a massa comecem a ficar dourados. Sirva com folhas de oregãos frescas.
Olá Célio!
ResponderEliminarBem ao sabor do verão esta tua pizza!!!!
Confesso que aqui em casa as pizzas desaparecem num instante e esta fica na lista pois é uma boa forma de a minha criança comer conservas que são muito saudáveis.
Bj
Tem um aspecto fantástico!adoro filetes de cavala e posso dizer que nunca experimentei numa pizza.Pelo aspecto deve ser deliciosa,fiquei muito tentada experimentá-la!
ResponderEliminarFiquei curiosa! Realmente esta combinação nunca provei! Mas pizza é sempre pizza...por isso deve ser óptima!
ResponderEliminarBeijinhos
Que bela piza com sabores do mar, Célio! Ficou com um aspeto delicioso e a massa bem crocante, como eu gosto!
ResponderEliminarBeijinhos
Ficou uma pizza super tentadora.
ResponderEliminarBjs
Também nunca fiz nem comi pizza com peixe, mas a tua ficou com um aspecto tão bom que fiquei com vontade!
ResponderEliminarBjs
Uau... que sugestão apetitosa.
ResponderEliminarBeijinhos