Um ano passou desde que tornei público este blog. Um ano, 365 dias depois, 9000 seguidores na página do Facebook, quase 150 000 visualizações de páginas no blog, 160 posts publicados, 370 seguidores no blog e muita, muita força para continuar e tornar este projecto ainda melhor! E se há um ano atrás me dissessem que hoje estaria aqui a escrever este post, depois de tanta coisa boa ter acontecido, eu não acreditaria. Estava longe de imaginar onde o blog me poderia levar.
Isto da blogosfera não era novidade para mim, já seguia alguns blogs, que ainda hoje admiro muito e tinha o meu próprio blog, um blog pessoal que com o passar dos anos foi ficando difícil de alimentar, ou porque não havia assunto para escrever, ou porque o cansaço não permitia ou porque simplesmente não apetecia. Sim, porque isto de ter um blog não é coisa fácil, exige muito tempo, muita dedicação, amor ao que se faz.
Precisava de fazer algo que realmente gostasse, algo com o qual me identificasse, e foi quando decidi criar o meu "caderno de receitas" ainda sem o tornar público. Algumas das primeiras receitas que aqui publiquei, eram publicadas também no meu blog pessoal e foi quando eu verifiquei que algumas pessoas se mostravam interessadas nessas receitas e iam lá comentar. Então pensei "porque não fazer o meu próprio blog de culinária"? E assim no dia 1 de Abril, nasceu publicamente o Sweet Gula.
O meu gosto pela fotografia, aliado à paixão em cozinhar foram aguçando a minha curiosidade e aos poucos o blog foi crescendo, muitas pessoas se foram juntando e gostando do que por aqui se partilha e ao mesmo tempo, também cresci e muito como ser humano, aprendi bastante, conheci novos pratos, novos ingredientes, novos métodos de confecção de alimentos e o melhor de tudo, vim a conhecer algumas pessoas cujo trabalho admiro muito e que, tal como eu, também partilham da mesma paixão, o prazer de cozinhar.
Estava longe de imaginar que um dia ia poder estar ao lado do chef Chakall, ou ao lado do chef Vitor Sobral, do chef Luís Machado, ou da chef Justa Nobre. Estava longe de imaginar que iria participar no maior Workshop de Cozinha do Mundo, ou que viria a frequentar alguns cursos de cozinha na Academia Vaqueiro, onde conheci o chef Pedro Niny Duarte. Que viria a conhecer pessoalmente algumas caras por detrás de outros blogs que eu tanto gosto e que já seguia à tanto tempo e que mais tarde viria ainda a conhecer outros blogs e respectivos autores.
Tornei-me parceiro de algumas marcas conceituadas com quem tenho imenso prazer em trabalhar e participei em tantos desafios. Integrei no grupo Dia 1... Na Cozinha, no qual, orgulhosamente publico uma receita todos os meses.
Tenho recebido mais do que estava à espera e tudo isso graças a todos vocês, os que comentam, visitam, partilham, aqui, na página no Facebook, no Instagram, ou no Pinterest, sem vocês, nada disto era possível.
O
maior agradecimento, esse vai para a minha esposa, que está sempre ao
meu lado e me apoia nesta aventura. Que, a custo, lá vai vendo as louças
e outros acessórios de cozinha amontoarem-se por entre prateleiras e armários,
peças soltas e desirmanadas. Que também abdica de algum tempo para que
eu me possa dedicar ao blog e fazê-lo crescer.
E
olhando para trás, fica um ano de coisas boas, de algumas amizades
criadas, de conhecimentos, de muitas partilhas e muitas horas na
cozinha. O que afinal é muito bom, pois é uma paixão.
Mas o post já vai longo e como se aperceberam eu trago uma receita para assinalar este 1º ano de blog. Inicialmente pensei em fazer um Naked Cake de frutos vermelhos, gosto deste género de bolos e adoro frutos vermelhos. Mas mais uma vez o senhor Jamie (sim, outra vez o Jamie!) trocou-me as voltas e levou-me antes a fazer este Lemon & Poppy Seed Meringue Layer Cake. O bolo faz parte da capa da Jamie Magazine #47 e assim que recebi a revista no correio, eu soube imediatamente que tinha de fazer este bolo. E esta foi a ocasião perfeita! O sabor do bolo é divinal, a frescura ácida do limão contrasta na perfeição com o crocante do merengue e das sementes de papoila num bolo fofo e decadente.
Não fiz a receita original, reduzi a quantidade dos ingredientes, pois usei uma forma mais pequena e reduzi na quantidade de manteiga e açúcar. Mas o resultado final, esse é bastante compensador e fica um bolo divino, óptimo para celebrar uma ocasião especial.
Ainda em modo de celebração, quem segue a página já se apercebeu que estão a decorrer 3 Giveaway's Especial Aniversário, em que já foi sorteada uma tábua de cozinha da Gradirripas, está actualmente a decorrer o Giveaway onde se podem habilitar a ganhar uma forma da Metalúrgica e para a semana haverá um último Giveaway que ainda é surpresa. Aproveitem e participem!
Ainda em modo de celebração, quem segue a página já se apercebeu que estão a decorrer 3 Giveaway's Especial Aniversário, em que já foi sorteada uma tábua de cozinha da Gradirripas, está actualmente a decorrer o Giveaway onde se podem habilitar a ganhar uma forma da Metalúrgica e para a semana haverá um último Giveaway que ainda é surpresa. Aproveitem e participem!
(receita adaptada da revista Jamie Magazine, Issue #47, March/April 2014)
Ingredientes:
| 3 claras de ovo + 6 ovos inteiros
| 400 gr. de açúcar (RAR)
| 250 gr. de manteiga
| 250 gr. de farinha com fermento
| 1 c. (chá) de fermento
| 40 gr. de sementes de papoila
| raspa e sumo de 2 limões
| 100 gr. de açúcar em pó
| 200 ml de natas
| 150 gr. de Lemon Curd (usei esta receita da Susana Gomes)
Método Tradicional:
Pré aqueça o forno a 140ºC.
Numa folha de papel vegetal, desenhe 2 círculos com 20 cm de diâmetro.
Comece por preparar o merengue, batendo as claras de ovo em castelo. Quando começarem a ficar firmes, adicione aos poucos 150 gr. de açúcar e continue a bater, até obter um merengue cremoso e brilhante.
Com uma espátula, divida o merengue pelos dois círculos desenhados. Num dos círculos, alise com a parte de trás de uma colher. No outro círculo,crie alguma textura, formando picos. Este será a última camada do bolo.
Leve ao forno a cozer durante 1 hora. Quando terminar, deixe arrefecer totalmente dentro do forno, deixando a porta entreaberta (use uma colher de pau).
Entretanto prepare o bolo. Pré aqueça o forno a 170ºC.
Bata o restante açúcar (250 gr.) juntamente com a manteiga até obter um creme fofo e esbranquiçado. Sem deixar de bater, adicione os ovos, um de cada vez.
Peneire a farinha, juntamente com o fermento e junte à massa, envolvendo bem, para que todos os ingredientes fiquem bem ligados.
Adicione as sementes de papoila, a raspa de 2 limões e o sumo de 1 limão e envolva muito bem.
Verta a massa numa forma de aro amovível com 20cm de diâmetro, previamente untada de manteiga e polvilhada com farinha.
Leve ao forno a cozer durante 50 minutos. Antes de retirar, faça o teste do palito.
Desenforme e deixe arrefecer um pouco.
Corte o bolo em duas metades, no sentido longitudinal.
Misture o açúcar em pó com o sumo de 1 limão, obtendo um xarope e verta sobre as duas metades do bolo. Deixe arrefecer por completo.
De seguida monte o bolo. Bata as natas até ficarem bem firmes, formando picos. (Opcionalmente, poderá adicinar 2 c. (sopa) de açúcar.)
Coloque uma metade do bolo num prato de servir, e por cima espalhe 1/3 das natas. Adicione 2 ou 3 c. (sopa) de Lemon Curd e espalhe uniformemente. Coloque por cima o primeiro círculo de merengue. Espalhe mais 1/3 das natas por cima do merengue e volte a adicionar Lemon Curd.
Sobreponha a segunda metade do bolo, de seguida as restantes natas e o Lemon Curd. Termine com o segundo círculo de merengue.
Método Thermomix - Bimby:
Pré aqueça o forno a 140ºC.
Numa folha de papel vegetal, desenhe 2 círculos com 20 cm de diâmetro.
Comece por preparar o merengue, colocando a borboleta no copo limpo e seco, junte as claras e programe (3min/vel3,5). No último minuto, adicione aos poucos o açúcar pelo bocal da tampa.
Com uma espátula, divida o merengue pelos dois círculos desenhados.
Num dos círculos, alise com a parte de trás de uma colher. No outro
círculo,crie alguma textura, formando picos. Este será a última camada
do bolo.
Leve ao forno a cozer durante 1 hora. Quando terminar,
deixe arrefecer totalmente dentro do forno, deixando a porta entreaberta
(use uma colher de pau).
Entretanto prepare o bolo. Pré aqueça o forno a 170ºC.
Coloque no copo o restante açúcar (250 gr.) e a manteiga em pedaços e programe (2min/37ºC/vel2).
De seguida programe (1min/vel3) e adicione os ovos, um de cada vez.
Peneire a farinha, juntamente com o fermento para dentro do copo e envolva (10seg/vel6).
Adicione as sementes de papoila, a raspa de 2 limões e o sumo de 1 limão e programe (30seg/vel4).
Verta a massa numa forma de aro amovível com 20cm de diâmetro, previamente untada de manteiga e polvilhada com farinha.
Leve ao forno a cozer durante 50 minutos. Antes de retirar, faça o teste do palito.
Desenforme e deixe arrefecer um pouco.
Corte o bolo em duas metades, no sentido longitudinal.
Misture
o açúcar em pó com o sumo de 1 limão, obtendo um xarope e verta sobre
as duas metades do bolo. Deixe arrefecer por completo.
De seguida monte o bolo. No copo bem limpo e seco coloque a borboleta, junte as natas, que devem estar bem frias e
sem colocar o copo de medida programe (1min/vel3,5). Se achar
necessário, programe mais alguns segundos na mesma velocidade, tendo
atenção para que as natas não passem a manteiga. (Opcionalmente, poderá adicinar 2 c. (sopa) de açúcar.)
Coloque
uma metade do bolo num prato de servir, e por cima espalhe 1/3 das
natas. Adicione 2 ou 3 c. (sopa) de Lemon Curd e espalhe uniformemente.
Coloque por cima o primeiro círculo de merengue. Espalhe mais 1/3 das
natas por cima do merengue e volte a adicionar Lemon Curd.
Sobreponha a segunda metade do bolo, de seguida as restantes natas e o Lemon Curd. Termine com o segundo círculo de merengue.
Gosto de bolos decadentes e este é-o no bom sentido claro. Foi uma excelente reprodução para uma comemoração memorável: a do primeiro ano, já com tantas experiências vividas.
ResponderEliminarE isto dos blogues tem muito que se lhe diga, mas quando há paixão pelo que se faz, a qualidade sobrepõe-se e salta à vista.
Que continue muitos e muitos anos a encantar-nos com as suas receitas, experiências e fotos.
Um abraço aqui do meio do mar.
Patrícia
Muitos Parabéns Célio!
ResponderEliminarParabéns pelo blog, por todas essas experiências vividas e por todo o êxito mais que merecido.
Parabéns também por este bolo maravilhoso. O Jamie ia gostar de ver ;)
Tudo de bom e muitos mais anos de sucessos
Célio, já to tinha dito antes, em boa hora decidiste começar esta tua doce gula!! O teu blog é maravilhoso, fotografas magnificamente e é sempre um gosto descobrir cada nova delicia que tens para nos oferecer! Por tudo isso, muitos, muitos parabéns!
ResponderEliminarEste bolo é maravilhoso, não vi o original, mas tenho a certeza de que o teu não lhe fica atrás!
Beijinhos
Que lindíssimo esse bolo, Célio! Parabéns pelo aniversário.
ResponderEliminarCélio,
ResponderEliminarDe facto, a celebração do primeiro aniversário do Sweet Gula merece uma receita especial. Mas, para dizer a verdade, qual não é? Claro que este majestoso e guloso bolo engrandece e muito a mesa. Ele é, aliás, uma prova de tudo quanto tens aprendido por aqui e de tudo quanto nos tens ensinado e maravilhado: pratos e sobremesas decadentes, ar guloso, fotografias magníficas, um encantamento e uma magia sempre que olhamos para elas, difícil de explicar. Muitos Parabéns, Célio! Parabéns pelo Sweet Gula e que continues a animar com essa magia este nosso mundo virtual das gulodices!
Beijinho,
Aida
Muitos parabéns!
ResponderEliminarO bolo ficou lindo, mas eu sou suspeita pois adoro sempre as receitas do Jamie :)
Que cantinho delicioso e nós (vergonhosamente) não o conhecíamos! Parabéns por este belíssimo espaço; deste as fotografias, às receitas, passando pelas palavras... enfim... Parabéns!
ResponderEliminarE posso acrescentar que nunca mais serei a mesma depois de ver este bolo. E não vou descansar enquanto não o experimentarmos!
Bjs,
Ana
Que bolo maravilhoso! Fiquei sem palavras, Célio. Está uma verdadeira tentação. Só apetece roubar uma fatia :)
ResponderEliminarQue continues a partilhar as receitas e as fantásticas fotografias. Muitos parabéns pelo blogue e pelo sucesso, inteiramente merecido.
Beijinhos
Um ano fantástico, um bolo maravilhoso, e uma pessoa que muito admiro pelo seu talento e pelo amigo que tens sido. Por tudo isto, o Sweet Gula e tu Célio, estão mais do que de parabéns não esquecendo a tua esposa que deve ser a tua principal inspiração (beijinho para ela).
ResponderEliminarVenham muitos mais para festejarmos e deixo-te o meu obrigada por tudo o que connosco partilhas e sempre com tanto carinho
Beijinho e feliz aniversário!
Gosto muito do teu blog, gosto muito das imagens que ilustram as belas receitas, falam por elas. Continua a partilhar o que vais fazendo porque tens seguidores atentos deste lado de cá :)
ResponderEliminarEstá lindo e com aspecto muito delicioso... muitos parabéns e um Feliz aniversário!!! bjs
ResponderEliminarLi, com muita atenção, todas as palavras desta tua publicação...e ainda bem que o fiz :) Porque descobri que és da Figueira!! Eu também sou figueirense Célio, nascida e criada...e ainda por aqui vivo :) E não sabia que tinhas vindo ao Fusing, esse evento que, realmente, deu um abanão bem preciso a esta bela cidade, organizado por um grupo de figueirenses, a maior parte deles gente da minha idade e meus amigos :)
ResponderEliminarNão sei o que a vida me reserva por isso não sei se permanecerei muito mais tempo aqui nesta bela terrinha. Mas, da próxima vez que vieres cá fazer uma visita, já sabes que tens uma outra blogger para conhecer :)
Parabéns por este blog extraordinário e por um ano de tantas vitórias e conquistas! Mereces todo este sucesso e mais algum porque este blog é realmente de fazer "cair os olhos" a qualquer um ;) hehe
E sim, elogio merecido à tua esposa que eu também tenho um aqui por casa que sabe bem o que é isso tudo ;)
E quanto ao bolo de hoje, eu, apaixonada assumida do Jamie, tenho a certeza de que ele iria adoraaar :D
Beijinhos
Vânia
P.S: Sempre te quis perguntar isto...tu depois de tirares essas fotografias extraordinárias aos teus bolinhos e doces...consegues mesmo comê-los?? ;) hehehehehe (é que sinceramente mata-me o coração saber que os cortas..hehe)
Adorei o post, Célio.
ResponderEliminarTambém tenho essa revista do Jamie e percebi que tinha que experimentar fazer esse bolo lindíssimo e verdadeiramente decadente.
Lindas fotos para celebrar este primeiro ano de vida...muitos mais virão com certeza...e sei que continuarás a trazer-nos deliciosas e arrebatadoras receitas.
Parabéns pelo que conseguiste e pelo que ainda hás-de conseguir.
Sou fã assumida do Sweet Gula.
Beijinhos,
Sílvia
já o disse no facebook e estou aqui para repetir... bem... que perdição!!! :P
ResponderEliminarObrigada dizemos todos nós pelas maravilhas que publicas! TENHO DE FAZER ESTE BOLO!!!
Beijinho,
http://sudelicia.blogspot.pt/
Parabéns por todos esses números e experiências, metas que talvez nem estivessem delineadas mas que foram cumpridas :)
ResponderEliminarE há também as pequenas metas, como fazer um bolo delicioso como esse! E bonito :) Faço poucos "bolos de camadas" (o português e a sua sonoridade :P) porque toda a gente da minha família prefere bolos simples e depois sobra imenso :P Ou acabam por tirar o recheio com a faca (?!)... Por isso acho mesmo estranho que a grande maioria dos blogs ingleses famosos só tenham bolos destes, com cremes ou coberturas! Não me lembro de ver um blog estrangeiro com uma receita de bolo normal... Deve ser por ser menos apelativo (e menos decadente também haha) :)
Mais uma vez parabéns pelo aniversário :)
Podes não acreditar, mas já sonhei (literalmente) com um bolo assim umas duas vezes. Não era exactamente igual, o do meu sonho estava mais próximo da textura interior da tarte de limão merengada (e não levava natas), mas o conceito era o mesmo. Acho que vou ter que experimentar agora. E parabéns pelo blog! Um verdadeiro sucesso! Beijinhos
ResponderEliminarParabéns por tudo...que nos proporcionaste conhecer, as tuas receitas deliciosas, as tuas fotos, a ti próprio.
ResponderEliminarContinuação de muito sucesso, e muitas felicidades amigo.
Adorei esse bolo, está lindo e com toda a certeza, uma delicia.
Beijinho
Paula
Adoro Layer Cakes...gosto de bolos "desiguais" ... ;) o teu ficou lindo, apetitoso e com uns tons pastel mesmo angelicais!!! ...imaginei a 1ª camada invertida e acho que daria uma Pavlova deliciosa e diferente...nhami!!!
ResponderEliminarMuitas alegrias para o "tempo" que vem tal como tens tido até agora.....felicidades para o teu blog que é o mesmo que dizer felicidades Célio!!!!
Beijinhos
Bem Célio, Parabéns, Parabéns e Parabéns! ;)
ResponderEliminarParabéns por este 1º Aniversário tão prenchido.
Parabéns por este "monumento" em forma de bolo, lindo e cheio de sabores que adoro.
E principalmente Parabéns pelo blog que hoje é uma fonte de inspiração para tanta gente, graças à tua dedicação, rigor e nível de exigência.
O Sweet Gula não é dos blogs que conheço há mais tempo, mas é certamente dos que mais prazer me dá acompanhar desde que o conheci.
Bjinhos e continuação de muito sucesso! :)
Parabéns Célio pelo blog e pelo bolo...até parece que saíu da revista de tão igual :)
ResponderEliminarO bolo tem tudo para ser divino...adoro as combinações!
És o Jamie de Portugal....ficou provado!
Viva o Sweet Gula!
Bjinho grande
Parabéns pelo aniversário do blog, Célio! Foi um ano cheio de receitas maravilhosas e fotografias lindas :)
ResponderEliminarQue venham muitos mais!
E este bolo ficou perfeito!! Tão lindo! Eu adoro bolo de limão com sementes de papoila e este com o recheio e cobertura ficou uma verdadeira delícia :)
Beijinhos*
Esse bolo é um pecado, a minha gula ficou bem desperta logo com a primeira imagem, o que apenas o torna perfeito para assinalar o aniversário do blog!
ResponderEliminarLindo e decadente, perfeito para uma comemoração especial.
Que venham muitos anos de partilhas deliciosas acompanhadas por fotos maravilhosas, como é habitual :)
Beijinhos
Parabéns pelo teu fantástico blog! Como já te disse várias vezes aqui no blog, és uma inspiração!
ResponderEliminarEste bolo está com aspecto decadente e é propício para a ocasião! Até parece que saiu da capa da revista do Jamie tal e qual!
Tudo de bom!
beijinhos
Eu só faço anos em julho... mas acabo de escolher o bolo! Obrigada por partilhares esta maravilha, ficou lindo, mesmo à altura da comemoração de um ano de posts do sweet gula! Muitos parabéns pelo percurso neste ano, é mesmo impressionante tudo o que fizeste no espaço de 1 ano e no que se tornou este cantinho! Beijinhos
ResponderEliminarCélio,
ResponderEliminarfico muito feliz que o teu blogue te tenha trazido tanto e que esteja a ter sucesso.
Desejo parabéns pelo ano que passou e pelas conquistas que fizeste. Espero que muitas mais venham e sempre com muita alegria.
Quanto ao bolo só posso dizer que está fantástico e imagino que seja delicioso.
Desejo-te tudo de bom e que o blogue continue a crescer e nos continues a maravilhar com as tuas deliciosas receitas.
Um beijinho e continuação de bom fim-de-semana.
Parabéns pelo aniversário do blog....pelo trabalho fantástico que fazes...adoro o teu blog :)!
ResponderEliminarSou seguidora assídua :).
Que faças muitos mais....
O bolo?!?!Bem acho que nao preciso de comentar, apenas dizer que está DIVINAL.
Daniela
Olá Célio,
ResponderEliminarMuitos parabéns pelo teu blog! Ainda bem que decidiste torná-lo público, porque nós, os gulosos, já não seriámos os mesmos sem ele!!!
Que o blog te continue a trazer muitas coisas boas e que tu nos continues a brindar com lindas e deliciosas como este bolo! Este bolo é puro pecado :)
Bjinhos
Célio,
ResponderEliminarqualquer bolo que aqui publicasses seria digno de comemoração, porque já nos habituaste à "excelência" tanto nas receitas que partilhas como nas fotos que ilustram o teu cantinho.
Parabéns por este ano de sucessos e desejo-te uma caminhada super feliz naquilo que te propuseres fazer.
O teu talento é notório e serás aquilo que tu quiseres.
É uma honra para todos, pertenceres ao grupo do Dia Um :)
Gosto de bolos gulosos e decadentes.
Este está lindíssimo e nem o Jamie fez melhor (ele que se cuide :) )
Por acaso essa fatia tem o meu nome?! :)
Quando tiver uma ocasião especial, venho aqui roubar a receita :)
Bjns
Isabel
Parabéns Célio, como já disse, temos Chef!!, Os parabéns não são só pelo aniversário do blog, mas também pelo magnifico trabalho que já te tornaram um "special one" aqui na blogosfera!! Quanto ao bolo: Perfeito, apetece tê-lo à nossa frente, não virtual, mas fisicamente :)
ResponderEliminarBjnho
Luisa
Bom dia Celio!
ResponderEliminarMais uma vez parabens pelo teu fantastico blog!
Cada vez que venho por aqui (confesso que gostava de poder vir bem mais, mas a vida profissional e de casa nao me deixam tanto tempo livre como eu gostaria) eu fico completamente inspirada, e apetece-me ter a minha cozinha aqui junto de mim para poder experimentar tudo, pois o requinte com que nos brindas quer nas receitas quer nas fotos é de fato excecional!!!
Parabens tb para a tua esposa, que te compreende e compreende a tua dedicaçao ao que gostas de fazer , eu ja nao posso dizer o mesmo em relaçao ao meu marido, pois ele fica um pouco aborrecido porque esta á espera do jantar e lá estou eu a tirar fotos, enfim!!
Que venham muitos e muitos mais anos pela frente com receitas magnificas, com boa disposiçao e que continues a crescer muito e muito mais fazendo o que gostas!!!
Beijocas
MArgarida
* Olha e ja me ia embora sem falar deste fantastico bolo que nos apresentas... esse vai para a minha lista a experimentar, e vai ser em breve!
Parabéns, Célio por este fantástico cantinho e por partilhares connosco estas maravilhosas receitas. Este bolo é realmente de fazer crescer água na boca. :)
ResponderEliminarParabéns também pelas fotografias excelentes e tão sugestivas que nos apresentas.
Em suma, parabéns pelo excelente trabalho. :)
Um grande abraço,
Margarida
Muitos parabéns :)
ResponderEliminarParabéns pelo aniversario do blog Célio, pelo fantástico bolo que fez, pelas belíssimas fotos, enfim, por todo o seu trabalho, feito com tanto talento e dedicação!!
ResponderEliminarBeijinhos
Parabéns pelo sucesso do teu blog!!!
ResponderEliminarcontinuamos por cá a admirar as tuas receitas e fotos :))
beijinhos
Começo por desejar muitos parabéns para este teu fantástico projecto e aproveito também para dizer que o bolo está lindo!
ResponderEliminarBeijinhos
Um bolo belíssimo e com certeza delicioso para assinalar uma data muito especial. Desejo-te as maiores felicidades neste projecto e espero que o próximo ano traga muitas e saborosas receitas.
ResponderEliminarBeijinhos
Paula
Olá Célio,
ResponderEliminarnão sei por onde começar:)
as palavras são sentidas e lindas e tal como tu o blogue tem trazido coisas boas.
agora do bolo vou te confessar uma coisa dita com toda a verddade, acho o teu bem mais bonito que o do Jamie, parece me que o teu ficou bem mais fofo, por isso já lhe passaste a perna:)
Muitos parabéns Célio é sempre muito bom passar por aqui e quem vai dizer que és militar com este teu talento:)
beijinhos
Olá Célio,
ResponderEliminarMuito parabéns pelo aniversário do blogue e por todos os momentos e sucesso alcançados.
És uma pessoa super dotada para a culinária e as tuas imagens nunca enganam e eu, pessoalmente, saio sempre daqui com água na boca e este bolo é sem dúvida uma forma magnífica de assinalares este momento, pois é maravilhoso em termos de sabores e combinação de texturas e eu também tenho a li a revista e quero fazê-lo, pois é divino mesmo, mas comecei pelo bolinho simples de laranja e limão das ultimas páginas da revista, eheheh!!
Beijinhos grandes,
Lia.
Txiii, mas que imagens são estas?? Pecadoras, é a gula!! :)
ResponderEliminarM-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O!!! Espectacular. Que as tuas fotos são lindas, já toda a gente sabe, mas a perdição e perfeição desse bolo é qualquer coisa!!
Parabéns sinceros :)
Xiii, um ano!!! Parece que foi noutro dia, que vi uma pavlova neste blog! A qual ainda está pendente de ser executada, porque eu e os merengues, nao funcionamos!
ResponderEliminarMas o que funciona aqui mto bem, é o teu feedback e o teu know how nestas andanças!!! A tua esposa merece um premio! Oh se merece! Porque isto de ter bloggers em casa tem muito que se lhe diga!!
Pois eu nao sabia que tinhas um blog pessoal, mas ainda bem que o transformaste no Sweet Gula! E que agora o continues a alimentar de tanta coisa boa como tens feito até agora! Incluido este bolinho fantastico! Ainda bem que o Jamie te pregou esta partida, porque o bolo é uma maravilha!!!
Feliz BlogAniversário!!! E que sejam por muitos anoss!
Um beijinho,
Mena.
Olá Célio,
ResponderEliminarQue mais te dizer que já não te tenham dito ? :)
Que mais te dizer que já não saibas, amigo ? :)
Sabes bem que admiro o teu trabalho como fotógrafo e como cozinheiro, sabes bem que tens vindo a crescer cada vez mais e também sabes que tens muitas pessoas (inclusivamente eu) na "platéia" a assistir a esse teu crescimento e a aplaudir sonora e ruidosamente cada um dos teus sucessos que alcanças com humildade, com veracidade e com muito e muito empenho !
Nota-se em cada detalhe, o teu perfeccionismo, o teu profissionalismo...
Que te dizer que já não saibas ? :)
Vais longe Célio, e eu como tua seguidora torço para que tudo te corra muito bem !
Obrigada nós, por este ano em que nos inspiraste com as tuas magnificas fotos, com as tuas fantásticas recietas (recriações ou não), obrigada nós pela tua simpatia, pelo teu carinho, pela tua atenção...
Obrigada por estares aí e nos deixares entrar na tua cozinha, obrigada à tua esposa por permitir partilhar um pouco de ti connosco !
Obrigada !
E parabéns amigo, muitas felicidades... para o teu blog, para ti e votos de muitos sucessos pessoais e profissionais !
Quanto ao bolo ?
Célio... que dizer que já não saibas ? ;)
Lindo, apelativo, de de toques frescos e textura saciante, um bolo que uma vez mais te faz brilhar numa ocasião tão importante como esta ! :)
Um beijinho grande **
És o demónio e nem sei o que te diga! Quer dizer sei, se fosses meu marido não te deixava entrar na cozinha só espero que a tua senhora tenha um bom metabolismo :) beijos adorei como é lógico!
ResponderEliminarOlá Célio!
ResponderEliminarJá tinha visto esta pequena (grande) maravilha no facebook, mas não podia deixar de comentar aqui no blogue.
Parabéns pelo 1º aniversário do blogue! Se apenas com 1 ano, têm toda esta qualidade, imagino com os anos, certamente será um sucesso dos grandes! A fotografias são lindíssimas, as receitas uma maravilha!
E o que dizer deste bolo? Eu adoro bolos de limão...e posso te dizer, que esta é a minha receita favorita do teu blogue! Simplesmente maravilhoso!
Beijinhos*
Célio, parabéns!!
ResponderEliminarJá tinha visto o bolo e pensei que cá tinha escrito já a minha mensagem mas os últimos dias têm sido a loucura no trabalho e já nem sei o que faço.
Bem, a fazer era servir-me de uma enorme fatia deste bolo!! Maravilhoso e lindo!
Comprei a revista por causa deste bolo e sei que um dia o vou fazer, adoro os sabores e texturas.
Parabéns pelo aniversário do blog, pelos momentos que aqui partilhas.
Um beijinho.
Ainda não tinha comentado este bolo, apesar de já o ter visto. Muitos parabéns pelo teu trabalho e muitas felicidades e sucessos.
ResponderEliminarBjs
Olá Célio,
ResponderEliminargostava de fazer esta receita para o aniversário do meu marido, mas precisava de fazer pelo menos numa forma de 24 (eventualmente 26... somos muitos). Uma receita e meia desta é suficiente, ou dobro a receita?
Obrigada! E parabéns pelo aniversário! O seu blog é fantástico! :)
Carla
Olá Carla!
EliminarNesse caso aconselho a dobrar a receita e a usar uma forma de 26cm.
Atenção ao tempo de cozedura que não será o mesmo, se calhar é melhor ligar o forno nos 180ºC e aos 45-50min. verificar com o palito se o bolo está cozido.
Em relação ao merengue, também aconselho a dobrar ou então fazer com 4 ou 5 claras, para obter um merengue maior.
A receita do Lemon Curd é suficiente para este bolo e ainda sobra de certeza. Poderás usar o que restar noutras receitas. Eu costumo comer com iogurte. ;)
Obrigado e beijinho.
Obrigada! Farei então na de 26! é mais seguro, ninguém fica sem bolo, e se sobrar os colegas do trabalho agradecem sempre! :)
EliminarUm beijinho,
Carla
Parabéns Celio, bolo maravilhoso e pareçe uma delicia, tanto que vou tentar fazer. Mas posso substituir a papoila por outra semente? abraço, Vania.
ResponderEliminarOlá Vânia!
EliminarObrigado, fico feliz por gostar.
As sementes de papoila e o limão são uma combinação clássica, mas pode substituir por outras sementes que goste mais ou mesmo omitir as sementes e certamente que ficará igualmente delicioso. ;)
Um beijinho.
Um belo texto ... um bolo delicioso ... uma composição fotográfica linda!
ResponderEliminarParabéns, gratidão pelas partilhas inspiradoras e continuação de muitos, muitos sucessos!
Parabéns!
Muito obrigado Cláudia!
EliminarBeijinho.
Estou aqui maravilhada... Eu sou péssima com bolos e tenho um fogão a gás que não ajuda nada, mas fiquei aqui a babar com esta receita linda e maravilhosa e vou ter de a fazer. Acho que para o segundo aniversário do meu filho mais novo, já no mês que vem. Algum truque para quem é uma naba com os bolos? Devo fazer o merengue à noite para arrefecer a noite toda no forno? E ficará igualmente bom com morangos batidos em vez do lemon curd? Obrigada e vou espreitar o resto do blog!
ResponderEliminarObrigado eu, pela visita e pelos comentários simpáticos.
EliminarEste é um bolo fácil de fazer, mas que demora o seu tempo, pois tem as várias fases de preparação.
Não existem truques, e sim o merengue pode ser preparado de véspera, no entanto, não aconselho a deixar o forno totalmente fechado, mas sim com a porta entreaberta. Use uma colher de pau e coloque-a entre a porta e a estrutura do forno.
Em relação as morangos batidos, não sei se funcionará, este é um bolo de limão e que fica bem com o lemn curd, pela sua frescura e pela combinação com as sementes de papoila. Recomendo mesmo experimentar o lemon curd, tenho a certeza que vai adorar. ;)
Beijinho e obrigado.
Olá! Descobri o seu blog há 1 semana. Este bolo particularmente parece ser extraordinário. Em casa deixamos de consumir farinha de trigo. Será que substituir o trigo por farinha de amêndoa, ficará bom?
ResponderEliminarOlá Paula!
EliminarObrigado, antes de mais, por gostar das minhas partilhas! ☻
Acho que sim, pode substituir a farinha de trigo por amêndoa, mas não garanto que foque com uma massa fofa. Só experimentando mesmo. Não tem nada a perder, mesmo que a massa fique mais densa, depois com o merengue e o lemon curd, fará um bolo delicioso. :)
Um beijinho.
Olá novamente... Relativamente à montagem do bolo, devo fazê-la imediatamente antes de ir para a mesa ou pode ser feita com alguma antecedência ? Isto devido ao merengue...?
ResponderEliminarObrigada
Olá Paula!
EliminarPode fazer com alguma antecedêcia, sim. No entanto eu aconselho a fazer tão próximo da hora de servir quanto possível. Isto porque se fizer de um dia para o outro, por exemplo, e tiver de guardar o bolo no frio, o merengue irá ficar mole. 4 a 6 horas antes de servir será o ideal. ;)
Beijinho.
Obrigada pela dica. ��
ResponderEliminarO bolo com farinha de amêndoas, tal qual me informou... Ficou delicioso. Uma alternativa ao trigo.
EliminarMais uma vez obrigada pelas dicas