O arroz para risotto, se não é dos meus preferidos, anda lá muito perto. Adoro a sua textura e cremosidade. E depois de ter experimentado este prato, que aliás fez grande sucesso, tornei-me ainda mais fã deste tipo de arroz. Desta vez decidi combinar os espargos com a alheira, e o resultado não podia ser mais tentador. Ficou muito saboroso.
Ingredientes: (receita para duas pessoas)
- 1 cebola pequena
- 2 dentes de alho
- 1 molho de espargos (8 a 10 espargos)
- 150 gr. de arroz para risotto Oriente
- 1 alheira
- 2 dl de água (200gr.)
- 1dl de vinho branco (100gr.)
- azeite (cerca de 30 gr.)
- 1/2 caldo de aves
- pimenta q.b.
- 2 c. (sopa) de manteiga
Método tradicional:
Lave e raspe os espargos e corte-os em pedaços de 2 cm. Reserve.
Picar a cebola e os dentes de alho e colocar num tacho, juntamente com o azeite. Refogar em lume brando até a cebola alourar. Adicione a alheira, sem a pele e partida em pedaços e deixe cozinhar mais um pouco. Adicione o arroz e envolva muito bem. Acrescente aos poucos o vinho e a água e mexa até que comece a ferver. Adicione o caldo de aves e tempere com pimenta. Cozinhe até que o arroz absorva todo o líquido, tendo o cuidado de, a meio da cozedura, adicionar os espargos. Por fim acrescente a manteiga e envolva muito bem.
Método Thermomix-Bimby:
No copo, colocar a cebola e os dentes de alho. Programar (5seg/vel5). Adicionar o azeite e refogar (5min/100ºC/Vel1). Adicionar a alheira, sem a pele e em pedaços e programar (3min/100ºC/Vel1).
De seguida adicione o vinho branco, a água, o caldo de aves, a pimenta e o arroz e programe (16min/100ºC/Vel. Colher Inversa).
Entretanto lave e raspe os espargos e corte-os em pedaços de cerca de 2cm. A meio da cozedura do arroz, mexa com a espátula e adicione os espargos. Quando o arroz estiver cozido, adicione a manteiga e envolva com a espátula.
Adoro risotto e adoro alheira,juntos devem fazer um sucesso...
ResponderEliminarVou ter que expermentar.
Bom feriado.
bj
Adoro risotto, adoro alheira :) juntos só pode dar uma combinação fantástica!! Ficou com um aspecto delicioso!
ResponderEliminarBeijinhos e bom feriado*
Ah Célio, esta deve ser das combinações mais perfeitas, mesmo. Adoro risottos, vou ter de experimentar este teu!
ResponderEliminarBeijinhos
A alheira deve ser dos enchidos mais versáteis que temos na nossa cozinha!! Podes fazer o que queiras, que faz sempre um brilharete!!
ResponderEliminarSo experimentei fazer uma vez risotto e adorei! Mas como é um prato que exige dedicação, tem-me faltado tempo!!! Mas este fica debaixo de olho... Oh oh se fica!!!
Beijinhos
Mena.
Acreditas que nunca fiz um risotto? Quanto ás alheiras sou fã e tenho a sorte de as ter sempre caseiras,usu-as muitas vezes em empadas. Como também sou fã de espargos, essa combinação parece-me magnifica :)
ResponderEliminarMas que aspecto!
ResponderEliminarAdorei :)
E que dizer a tantos e tão gentis comentários?! Muito e muito obrigado a tod@s os que visitam, comentam, partilham, falam do meu blog ou que simplesmente visitam a página no facebook para ficar a par das minhas novidades. Sinto imenso orgulho, pois ainda agora comecei e o carinho e afecto vindo desse lado é muito e enche-me o peito. ;
ResponderEliminarObrigado a todos. ;)
Célio, adoro alheira e adorei a receita! Vou ter de experimentar um dia destes! :)
ResponderEliminarTambém sou nova nestas andanças de ter um blog mas o feedback que nos dão dá-nos ânimo para continuar, não é verdade?
Continuação de muito sucesso! :)
Beijinhos,
Mafalda
Ficou maravilhoso!
ResponderEliminarBeijinhos
http://sudelicia.blogspot.pt/
Olá :)
ResponderEliminarPela parte que me toca, nada a agradecer.
Todos nós gostamos de receber mimos nos nossos espaços e esses mimos sempre deixam um sorriso, como acredito que lhe aconteça.
Esse seu risotto está perfeito, com ingredientes que tanto gosto.
Nunca fiz, tenho mesmo de experimentar um dia.
Beijos
Isabel
www.blogdochocolate.com
http://brisa-maritima.blogspot.pt
Que bela junção de ingredientes, gostei muito.
ResponderEliminarBom fim de semana, kiss
Susana
Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/p/passatempos.html