Regressar de férias traz sempre um ligeiro sabor amargo. Por mais que tentemos um regresso pacífico à normalidade, a verdade é que fica sempre o desejo de mais uns dias de descanso, de lazer e de preguiça. E os últimos dias do mês de Setembro foram tudo isso e muito mais. Acordar sem ter horários ou um despertador a lembrar que existe uma série de obrigações que deverão ser cumpridas, tomar demoradamente o pequeno almoço num local paradisíaco, ir para a praia e simplesmente ficar, sem preocupações, até o sol se pôr se assim me apetecer. Foram dias bons, dias cheios e preenchidos como há muito tempo eu não me lembrava de ter tido. O bom tempo esteve sempre presente e mesmo no único dia cinzento deu para passear e ainda fomos presenteados com uma paisagem deslumbrante de flamingos que procuravam por comida numas salinas ali por perto. Um verão que foi ficando e que nos ofereceu noites quentes que nos permitiram sair sempre à rua e saborear os melhores gelados artesanais com sabores tão peculiares. Que nos permitiu assistir a alguns dos mais lindos pores do sol. Que nos deixou provar tantos petiscos e comer o melhor peixe ainda fresco. Dias revigorantes que me permitiram estar em contacto com a natureza e usufruir de paisagens únicas. Deixar tudo isto para trás custa. Fica o desejo de voltar e poder gozar de todas estas regalias novamente. Ficam as imagens lindas para matar saudades. E fica a promessa de voltar novamente, mesmo durante os dias mais frios, só para matar saudades. Porque afinal o verão e os dias longos e luminosos não duram para sempre e o Outono já está aí. Chega aquela altura em que colocamos os chinelos de lado, arrumamos os calções de banho e as toalhas de praia e damos lugar aos ténis, às calças e às camisolas. As noites já estão frias e já pedem refeições quentes e reconfortantes e quase já é impossível sair de manhã para trabalhar sem ter que vestir um casaco. Os jardins ganham outras tonalidades, mais escuras, mas ainda assim deslumbrantes. Os dourados, os castanhos e os esverdeados das folhas que nos cativam o olhar e que aos poucos vão despindo as árvores.
Estar de férias permite-nos descansar e relaxar, não só do trabalho diário, mas também das tarefas do dia-a-dia, como cozinhar por exemplo. Mas confesso que das coisas que mais saudades tenho durante as férias é mesmo poder meter as mãos na massa, mexer nos tachos e panelas e poder cozinhar. E quando a ausência de casa começa a ser prolongada, há sempre aqueles pratos dos quais sentimos mais falta. Sopas. Adoro sopas e acho que podia alimentar-me delas todos os dias. E ainda que nos dias mais quentes elas sejam substituídas por saladas, a verdade é que a sopa faz parte de uma alimentação equilibrada e é uma escolha saudável que faço questão de ter sempre em casa. Tinha saudades de uma boa sopa caseira, pelo que esta foi mesmo a primeira refeição que fiz ao chegar a casa. Não tinha desculpas para não poder usar as melhores batatas doces do país, que comprei no meu regresso, na vila de Aljezur. Adoro batata doce e estas têm mesmo um sabor especial e são para mim as melhores. E se gosto de as comer assadas, nesta sopa também ficam deliciosas, oferecendo-nos um creme aveludado e perfumado pelo sabor cítrico do cardamomo e do coco. Uma sopa que já é repetente cá em casa e que sabe tão bem nestes dias mais frios de outono, quando o estômago pede algo mais quente e reconfortante. Uma sopa inspirada na cozinha de Jamie Oliver, repleta de sabores e texturas que nos conforta a alma e que nunca nos deixa ficar mal.
Sopa de Batata Doce Assada, Coco e Cardamomo
Ingredientes:
| 3 vagens de cardamomo (usei Margão)
| 2c. (sopa) de óleo de amendoim
| 1 cebola média
| 600 g de batata doce assada
| 1 porção de 4 cm de gengibre ralado
| 2 dentes de alho
| 400 ml de leite de coco light
| 800 ml de caldo de legumes
| sal e pimenta q.b.
| umas gotas de sumo de limão
{para servir}
| crème fraîche ou natas frescas q.b.
| coentros frescos
| coco laminado
| poppadoms (opcional)
Preparação Tradicional:
Descarte as cascas das vagens de cardamomo e esmague as sementes no almofariz.
Aqueça o óleo de amendoim num tacho, em lume baixo.
Adicione a cebola picada e uma pitada de sal e refogue cerca de 10 minutos ou até a cebola ficar translúcida.
Junte a batata doce assada e sem a pele, o gengibre ralado, os dentes de alho esmagados e as sementes de cardamomo e salteie durante 1 ou 2 minutos.
Adicione o leite de coco e deixe levantar fervura.
De seguida, junte o caldo de legumes, coloque a tampa no tacho e deixe cozinhar cerca de 10 a 15 minutos.
Coloque o preparado num liquidificador ou robot de cozinha e programe o turbo alguns segundos, até obter um creme aveludado.
Rectifique os temperos, adicionando a gosto, sal, pimenta e umas gotas de sumo de limão.
Sirva em doses individuais, finalizando com um fio de crème fraîche, coentros frescos e coco laminado.
Acompanhe com poppadoms, partidos em pedaços (opcional).
Preparação Thermomix - Bimby:
Descarte as cascas das vagens de cardamomo e esmague as sementes no almofariz.
Colo no copo o óleo de amendoim e programe (3min/100ºC/vel1).
Adicione a cebola inteira e programe (5seg/vel5). Junte uma pitada de sal e programe (5min/100ºC/vel1).
Junte a batata doce assada e sem a pele, o gengibre ralado, os dentes de alho esmagados, as sementes de cardamomo e o leite de coco. Programe (5min/100ºC/vel1).
Junte o caldo de legumes e programe (10min/100ºC/vel1).
Triture, programando progressivamente 1min nas velocidades 3,5 e 7.
Rectifique os temperos, adicionando a gosto, sal, pimenta e umas gotas de sumo de limão.
Sirva em doses individuais, finalizando com um fio de crème fraîche, coentros frescos e coco laminado.
Acompanhe com poppadoms, partidos em pedaços (opcional).
Deve ficar uma sopa bem exótica! Beijinhos
ResponderEliminarA sua comida e as suas fotografias, são uma perdição!
ResponderEliminarAdoro.
Nunca comi tal coisa, mas fiquei a salivar! Excelente aspecto :)
ResponderEliminar-
Diogo Marques
Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram | Zomato
-
As férias deixam sempre esse sabor amargo e afastam-nos um pouco da cozinha. Mas quando se recomeça assim tudo fica melhor, passa de amargo a reconfortante :) eheh
ResponderEliminarAbraço
Isso lembra-me que faz um ano precisamente que vi um bando enorme de flamingos perto da tua casa. É a melhor altura para ver aves, no teu caso de férias ou em casa podes fazê-lo :)
ResponderEliminarÉ verdade, Sweet! As férias deixam sempre saudade, mas regressar a casa para o meio das nossas tralhas, também é algo que nos faz bem.
ResponderEliminarE fazer uma sopinha com ingredientes saborosos, revigorantes e cheios de sabor, é mesmo o que faz falta no regresso ao trabalho!
Lindas fotografias e cores de babar...
Beijinhos, meu amigo, e bom regresso
Cuca
Deliciosa combinação perfeita nesta fase do ano :)
ResponderEliminarAdoro a combinação coco e cardamomo, receita perfeita para estes dias cinzentos
ResponderEliminarUns dias de laser são sempre bons. Especialmente sendo dos vermelhos! Os vermelhos são especialmente giros. A menos que seja um dos desenhos animados, ligado a uma bomba que explode quando o feixe é interrompido... haha :P
ResponderEliminarAs minhas férias já foram há algum tempo, mas uma pessoa nunca se habitua completamente... :P Sabe bem voltar à rotina, só que sabia melhor não voltar. :P Essa sopa parece tão boa! Que combinação de sabores interessante :)
E eu, que hoje até assei umas batatas doces sem pensar previamente num destino em particular para lhes dar, acabei de me inspirar nesta bela sopa, que deve ser deliciosa!
ResponderEliminarJá vai apetecendo uma sopa reconchegante e esta é bem diferente, não consigo imaginar o sabor final mas já me conquistou só pelas fotos :) ainda por cima adoro batata doce...
ResponderEliminarAmei o styling, está lindo ♥
Bjinho