Foi num Domingo de manhã que descobri esta receita no Green Kitchen Stories, um veggie blog que sigo à algum tempo e que tem receitas lindas e muito inspiradoras. Sou fã de muffins, e por ser uma receita diferente e com um fruto que tanto aprecio, fiquei com imensa vontade de os experimentar na hora, mas a preguiça falou mais alto e também faltavam alguns ingredientes na despensa. Mas logo registei a receita, passando-a para o top de prioridades. Não tardei a reproduzi-la e ainda bem.
É uma receita bastante versátil, podendo ser adaptada ao gosto de cada um. A receita original refere que podemos adicionar 1 ou 2 cenouras raladas e as farinhas poderão ser de trigo, espelta ou outras.
A ideia é que estes muffins sejam o mais saudáveis possível e que possam ser degustados ao pequeno almoço ou lanche, sem culpas e sem peso na consciência. Eu próprio não fiquei convencido quando não encontrei o açúcar na lista de ingredientes. Mas podem crer que o açúcar aqui não faz falta, pois as bananas e as tâmaras são um excelente adoçante natural. Ainda assim, e para os mais gulosos, poderão sempre adicionar 1 ou 2 c. (sopa) de mel.
Eu fiquei fã destes muffins e tenho a certeza que esta receita será repetida cá em casa. Para além disso, estes lindos muffins saudáveis conservam-se durante 3 a 4 dias.
Agora sim, encontrei a desculpa perfeita para fazer muffins com mais frequência!
(receita adaptada de The Green Kitchen)
Ingredientes: (para cerca de 12 muffins)
| 100 g de nozes (ou avelãs, ou amêndoas, ou metade/metade)
| 85 g de flocos de aveia
| 90 g de farinha de trigo integral (ou outra farinha integral)
| 1 1/2 c. (chá) de fermento
| 1/2 c. (chá) de bicarbonato de sódio
| 1 c. (sopa) de açafrão
| 1/2 c. (chá) de sal
| 1 pitada de pimenta preta
| 160 ml de buttermilk*
| 80 ml de azeite (ou margarina vegetal)
| 2 bananas maduras
| 5 tâmaras secas
| 3 ovos (de preferência biológicos)
| 150 g de mirtilos frescos (ou congelados)
* para o buttermilk, adicionei 1 c. (sopa) de sumo de limão ao leite e deixei repousar 10 minutos
{para a cobertura}
| 70 gr. de flocos de aveia
| 25 gr. de amêndoa laminada
| 2 c. (sopa) de óleo de coco (ou azeite)
| 1 c. (sopa) de mel
Método Tradicional:
Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma forma de muffins. Em alternativa, poderá usar forminhas para muffins. Eu optei por cortar quadrados de papel vegetal com 12cmx12cm.
Coloque as nozes e os flocos de aveia num processador de alimentos ou num liquidificador e pique, formando uma farinha grossa. Transfira para uma taça e adicione a farinha de trigo, o fermento, o bicarbonato, o açafrão, o sal e a pimenta. Misture todos os ingredientes e reserve.
No processador de alimentos, coloque o buttermilk, o azeite (ou margarina), as bananas e as tâmaras, descaroçadas e pique até obter uma mistura bem homogénea.
Adicione esta mistura aos ingredientes secos reservados anteriormente.
À parte, bata os ovos, durante cerca de 1 minuto e adicione-os também à mistura.
Com uma espátula misture todos os ingredientes, até que fiquem bem ligados e até obter uma massa homogénea. Distribua a massa pelas formas dos muffins e por cima espalhe alguns mirtilos, pressionando-os ligeiramente com os dedos.
Pique grosseiramente a amêndoa laminada e adicione-a aos restantes ingredientes da cobertura. Misture bem, formando uma espécie de crumble. Espalhe por cima da massa dos muffins.
Leve ao forno, por cerca de 18 a 20 minutos.
Método Thermomix - Bimby:
Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma forma de muffins. Em alternativa, poderá usar forminhas para muffins. Eu optei por cortar quadrados de papel vegetal com 12cmx12cm.
Coloque no copo as nozes e os flocos de aveia e programe (10seg/vel9).
Transfira para uma taça e adicione a farinha de trigo, o fermento, o bicarbonato, o açafrão, o sal e a pimenta. Misture todos os ingredientes e reserve.
No copo coloque o buttermilk, o azeite (ou margarina), as bananas e as tâmaras, descaroçadas e programe (15seg/vel7).
Adicione a mistura de ingredientes secos reservada anteriormente e programe (1min/vel4). Enquanto bate, adicione os ovos, um de cada vez. Se achar necessário, com a espátula baixe a massa das paredes do copo e bata mais alguns segundos na vel4.
Distribua a massa pelas formas dos muffins e por cima espalhe alguns mirtilos, pressionando-os ligeiramente com os dedos.
Pique grosseiramente a amêndoa laminada e adicione-a aos restantes ingredientes da cobertura. Misture bem, formando uma espécie de crumble. Espalhe por cima da massa dos muffins.
Leve ao forno, por cerca de 18 a 20 minutos.
Adoro o aspecto e o facto de combinar mirtilos e uma especiaria :)
ResponderEliminarCélio, que maravilha de proposta. Que achado :)
ResponderEliminarAdorei o aspecto e os ingredientes usados. Já começa a ser comum ver as tâmaras desempenharem o papel do açucar em algumas receitas, o que se torna bem interessante e muito melhor para o corpinho! ;)
Esta receita não vou perder.
Bjinhos
Poderia apenas esclarecer-me uma dúvida? Em relação ao Buttermilk depois de repousar, junta tudo? ou é preciso coar?
ResponderEliminarO Buttermilk é criado sob a acção de uma enzima que está presente no sumo de limão e que irá "talhar" o leite. Depois de repousar, é adicionado à massa, tal como está. ;)
EliminarObrigado.
Hoje em dia o consumo de açúcar tem vindo a ser cada vez mais reduzido, e temos de voltar às raizes, aos adoçantes naturais e não processados. Por mim tinha de inventar uma versão sem banana, mas de resto, adorei a receita e obrigada pela sugestão do blog!
ResponderEliminarObrigado eu!
EliminarA banana poderá facilmente ser substituída por cenoura ralada, por exemplo, ou mesmo batata doce. O bom que esta receita tem é que é versátil e deixa-nos entregar à imaginação. ;)
Beijinho.
Estão fabulosos Célio. Reduzir o açúcar é muito importante. A fruta tem o açúcar suficiente. Boa ideia vegan, sem dúvida.
ResponderEliminarFotos de babar e babar e querer ir já a correr para a cozinha!!! E com esta receita não seria desgraça nenhuma.
Beijinhos
Patrícia
Que aspecto maravilhoso! Fiquei cheia de vontade de provar! Manda um para cá! Hehehe
ResponderEliminarBeijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/
Gostei muito, uma receita super saudável e com um aspecto irresistível!! Para experimentar ;)
ResponderEliminarBeijinhos
Nem sei que diga! Para além da receita M A R A V I L H O S A ... só me ocorre mais que:
ResponderEliminarAdoro a borboleta (@) = coração
Beijinhos e... até amanhã
L O L
Cláudia
Muito interessante esta receita, que alia o ser saudável a um aspeto delicioso :)
ResponderEliminarFotos lindas, como sempre.
bj
http://nacozinhadasara.blogspot.pt/
Além de lindos tem tudo para me agradar
ResponderEliminarApetece-me mesmo `roubar` um...ou dois
Bom fim de semana
bjs
Esta receita vai para a minha lista pois por acaso comprei tâmaras para a função de substituir o açúcar noutras receitas.
ResponderEliminarAcho que vou apenas substituir os mirtilos por framboesas pois os pequenos gostam mais.
Bjoka
Rita
Que bom Célio, poder comer uma coisinha doce, sem culpa... Os queques estão maravilhosos, e as fotografias estão um espanto!!
ResponderEliminarBeijinhos
Ando desconfiada com os meus comentários, acho que o google me anda a fintar. Bem, mas vou repetir o que tinha aqui deixado: estão maravilhosos como tudo o que fazes, Célio, repito-me mas é verdade.
ResponderEliminarEm relação ao buttermilk, só conseguia fazer uma mistela, nada que me convencesse mas encontrei à venda no Aldi. Muito bom!
Beijinhos
Pena ter comido os mirtilos que tinha em casa senão amanhã de manhã já os fazia para o pequeno almoço. Adorei a receita, muito saudável como eu gosto.
ResponderEliminarJá vi algumas receitas em que o açucar é substitudo pelas tamaras, usando assim um adoçante natural.
Um beijo e bom fim de semana
Gostei muito desta sugestão. Também sou fã de muffins e estes ficaram com uma cor linda. Já tenho visto receitas em que o açúcar é substituído pelas tâmaras mas eu ainda não experimentei. Obrigada pela partilha do blogue, parece-me muito interessante.
ResponderEliminarBeijinhos, Paula
Assim que vi esses muffins nos Green Kitchen fiquei cheia de vontade de os fazer.
ResponderEliminarDeliciosos, saudáveis e com mirtilos, há lá coisa melhor? :)
Um beijinho.
Excelente receita, a ideia de diminuir o açúcar da nossa alimentação é importante, e deve ser cada vez mais uma prioridade. Gostei muito desta combinação de ingredientes. E as fotos, como sempre, estão fantásticas!
ResponderEliminarBeijinhos
Lena
http://cookingbooksblog.blogspot.pt/
Uns muffins diferentes mas simplesmente divinas!! Adorei a combinação de ingredientes e claro...essas fotos magnificas, parabéns!
ResponderEliminar____________________
aculpaedasbolachas.com
Também gosto muito do GKS. Tudo o que já experimentei de lá é uma delícia e estes muffins não serão excepção. Têm um aspecto maravilhoso :)
ResponderEliminarBeijinho
Que lindos! :) Adoro muffins de mirtilos, o açafrão é mesmo ingrediente inovador, fiquei curiosa!
ResponderEliminarwww.chamavalheumfigo.blogs.sapo.pt
Deliciosos! Gostei do uso do açafrão, deve resultar muito bem!
ResponderEliminarBjs e boa semana!
Mas uma receita fantástica e deliciosa de certeza, tenho visto muitas sugestões de receitas a utilizar as tameras e desta forma tirar o açúcar faz todo sentido, e se não existe vontade de tal ainda melhor:)
ResponderEliminarObrigada pela partilha de uma receita saudável e fantástica adorei como sempre.!
Beijinho Célio,
Olá, Célio! O açafrão usado é o mesmo que se usa em paellas ou é o açafrão da terra também conhecido como cúrcuma? isabel
ResponderEliminarOlá Isabel. O açafrão que usei é o açafrão das índias, o mesmo que é usado para fazer as paellas.
EliminarObrigado.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarBoa tarde, uma pergunta Célio, se vou usar mirtilos congelados eu tenho que descongelar antes ou coloco assim mesmo?
ResponderEliminarMuito obrigada!
Liz
Olá Liz!
EliminarPode usar os mirtilos congelados, sem descongelar. Aconselho a passa-los por um pouco de farinha antes de envolver na massa e reserve alguns para colocar por cima. :)
Obrigado e um beijinho.