Bolo de Pera, Pistachio e Cardamomo


Setembro, o meu querido Setembro, despede-se do calendário e com ele leva as minhas férias que agora chegam ao fim. Estou de regresso à minha rotina, após alguns dias de descanso que me souberam pela vida. Foram dias muito felizes e especiais por terras que me transmitem boas energias e me enchem o coração. Todos temos os nossos lugares felizes. Seja a terra onde nascemos e passámos a nossa infância a brincar, a cidade onde conhecemos a nossa cara metade e que nos traz tão boas recordações, aquele lugar que descobrimos numa escapadinha de fim de semana ou até a cidade que tem aquele restaurante especial ao qual nos deslocamos de propósito só para comer o prato que tanto gostamos. Eu descobri, quase por acaso, o meu lugar feliz. Aquele lugar que fica mais a sul, que tem uma luz tão especial, que me renova as energias, um clima maravilhoso, onde se come bem e com gente tão simpática. Sim, ali junto daquele mar, perto daquela costa, em plena harmonia com a Natureza, eu sou muito feliz. Com o passar dos anos fui descobrindo que nem precisamos de sair do nosso país para termos lugares quase paradisíacos que nos transmitem uma paz inexplicável e onde queremos sempre voltar.


Estas férias foram ainda mais especiais. Os dias têm estado maravilhosos e apesar de já estarmos no Outono, as temperaturas ainda são de Verão. Sinto-me tão grato por estes dias sem horários, sem regras, com pequenos almoços demorados, passados descontraidamente de calção e chinelos. Agradecido pelas longas caminhadas à beira mar, os mergulhos no mar e por ter tido o privilégio de assistir na praia aos pores-do-sol mais lindos. E pelas noites amenas que ainda convidam a sair de casa, a jantar fora e a saborear um delicioso gelado.

Mas é evidente a mudança de estação que traz o regresso à rotina. Quer queiramos quer não, os dias vão ficando cada vez mais curtos e as manhãs já estão mais frias. É o Outono que espalha o seu charme, com as suas cores quentes e tons dourados e os seus sabores inconfundíveis. É tempo de peras e de maçãs, de diospiros e romãs. E não tarda chegam as deliciosas castanhas. É também o regresso à comida de conforto, que nos leva a ligar o forno e a preparar refeições felizes. Eu não aguentei esperar e a primeira coisa que fiz quando regressei das férias foi ligar o forno e preparar um bolo. Uma receita com sabores de Outono e que tem a pera como ingrediente principal. Este é um fruto que aprecio bastante e que fica bem tanto em bolos doces, como este Bolo Invertido de Pera e Centeio ou nos bolos Salgados, como o Bolo de Pera e Queijo Chèvre. Esta é uma combinação deliciosa de pera e pistachio, perfumada pelo cítrico cardamono que faz deste bolo algo irresistível. Experimentem!


Bolo de Pera, Pistachio e Cardamomo

Ingredientes:
| 3 peras Conference, maduras
| 1 limão (sumo e raspa)
| 250 g de farinha de espelta branca
1 ½ c. (chá) de fermento
| 3 ovos
| 200 g de açúcar amarelo
| 100 ml de azeite virgem
| 1 c. (chá) de pasta de baunilha
½ c. (chá) de sal
| 1 c. (chá) de cardamomo moído
| 50 g de pistachios picados
| mel qb

Preparação:
1 . Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte com manteiga e forre com papel vegetal uma forma rectangular com 22cm X 11cm. Unte também o papel vegetal.

2 . Corte duas peras em fatias finas e regue com umas gotas de sumo de limão, para que não oxidem (reserve a terceira pera que deverá estar descascada e ralada). De seguida forre as laterais da forma com as fatias das peras e reserve.

3 . Numa taça misture a farinha peneirada com o fermento.

4 . Bata os ovos com o açúcar até esta mistura dobrar de volume e ficar esbranquiçada.

5 . Junte o azeite e a pasta de baunilha e volte a bater.

6 . Aos ingredientes húmidos junte a farinha, o sal, o cardamono e envolva com uma espátula. Adicione a pera ralada, o restante sumo de limão, a raspa, e cerca de 30 g de pistachios (reserve o restante para a cobertura) e envolva novamente.

7 . Verta a massa na forma, polvilhe com pistachios picados e leve ao forno durante ±40 minutos. Faça o teste do palito antes de remover o bolo do forno.

8 . Retire o bolo, deixe arrefecer, desenforme e sirva com um fio de mel e pistachios picados.

Sem comentários:

Enviar um comentário