Já não é novidade para ninguém que os meus bolos preferidos são mesmo os mais simples. Aqueles que são feitos com poucos ingredientes, que levam fruta na sua composição e que dispensam recheios e coberturas elaboradas. Assim eram os bolos da minha infância que eu provava ainda quentes, acabados de sair do forno e que a minha mãe fazia aproveitando as frutas da estação. Ainda hoje continuam a dar-me satisfação. E nem são necessários muitos ingredientes para termos um bolo perfeito e delicioso, basta que sejam de qualidade.
Quando ouvi falar pela primeira vez de bolo impossível, também conhecido por bolo mágico ou bolo pudim, confesso que fiquei um pouco de pé atrás. Sendo impossível, supostamente não estaria ao alcance de todos ou seria difícil de confeccionar. Estava redondamente enganado. Não só é fácil como o resultado é sempre uma verdadeira e deliciosa surpresa. Uma combinação irresistível entre um cremoso pudim, neste caso com sabor a baunilha e um bolo de textura fofa e meio húmida que faz desta uma sobremesa perfeita para o verão.
Foi através da doce Patrícia, do blog Coco e Baunilha que eu fiquei a conhecer esta sobremesa que combina o melhor de dois mundos, o bolo e o pudim. E apesar de não ser um verdadeiro apreciador de pudim, fiquei impressionado quando ela publicou o seu Bolo Impossível de Caramelo. Um bolo cujas massas se invertem durante a cozedura?! Sim, isso mesmo, parece impossível (e daí o nome), mas é o que acontece quando juntamos na mesma forma uma camada de massa de bolo e outra de pudim. O pudim irá "afundar" na forma e a massa de bolo virá à superfície cozendo normalmente. Mas o melhor de tudo é a expectativa que criamos até ao momento de cortar uma fatia e ver o resultado final, a combinação das duas camadas.
Optei por uma receita com sabores que eu adoro e que juntos sabem divinamente, o morango e a baunilha. Com ligeiras alterações, esta é uma receita que vem do blog Kanela y Limón e que optei por apresentar de forma mais simples, com apenas as duas camadas de bolo e pudim e dispensei a camada exterior de gelatina. Porque quando desenformei o bolo gostei de ver aquelas duas cores juntas, o branco do pudim com o rosa do bolo, que com um ar "vintage" rapidamente me remeteram para os bolos e pudins da minha infância.
Mais uma vez contei com a excelente qualidade das formas Nordic Ware e usei a linda forma Elegant Party que adquiri na loja Lecuine. Numa sobremesa delicada como esta, acho que uma forma de qualidade fará toda a diferença no resultado final da receita. E desenganem-se se pensam que estas formas foram apenas concebidas para fazer lindos bundt cakes. São sempre uma grande ajuda na confecção quer de pudins, gelatinas ou panna cottas e conferem sempre um desenformar muito mais fácil e perfeito, independentemente da receita usada. Esta e outras formas da Nordic Ware podem ser adquiridas na Lecuine com portes grátis em compras acima dos 40€. Aah, e os saldos já chegaram à loja!!! Espreitem aqui algumas dezenas de artigos para a cozinha que podem adquirir com descontos até 50%. É mesmo para aproveitar!
Bolo Impossível de Morango e Baunilha
(receita adaptada do blog Kanela y Limón)
Ingredientes:
{para o Flan}
| 1 lata de leite condensado (397g)
| 1 lata de leite (usei a de leite condensado)
| 4 ovos
| 200 g de queijo creme
| 1 vagem de baunilha
| 1 pitada de sal
{para o Bolo}
| 4 ovos
| 200 g de açúcar amarelo
| 1 saqueta de gelatina em pó com sabor a morango
| 280 g de farinha s/ fermento
| 16 g de fermento em pó
| 200 ml de natas
| 1 pitada de sal
| morangos q.b.
| flor de sabugueiro (opcional)
Preparação:
Pré-aqueça o forno a 160ºC, com ventilação e as resistências de cima e de baixo ligadas.
Coloque no forno um recipiente alto com água e no qual caiba a forma que vai usar.
Unte uma forma de bundt com manteiga ou pulverize com óleo em spray e reserve.
Prepare o flan, corte longitudinalmente a vagem de baunilha e com uma faca retire as sementes. Junte as sementes aos restantes ingredientes e bata durante alguns minutos. Coe o preparado e reserve.
Prepare o bolo, batendo os ovos com o açúcar e o sal durante 3 ou 4 minutos, até que dobre de volume.
Junte a gelatina em pó e bata mais um pouco para incorporar.
Peneire a farinha e o fermento e alternadamente vá adicionando e misturando a farinha e as natas no preparado anterior. Envolva bem até todos os ingredientes ficarem bem ligados.
Coloque a massa no fundo da forma e sobre esta verta o preparado do flan, usando uma colher de sopa para que o líquido não afunde na massa.
Leve ao forno durante cerca de 45-50 minutos. Faça o teste do palito antes de remover.
Remova e deixe arrefecer completamente na forma.
Se preferir servir bem fresco, leve ao frigorífico durante 1 ou 2 horas.
Desenforme e decore a gosto com morangos e flor de sabugueiro (opcional).
Oh Célio, os bolos que eu gosto mais também são os mais simples. Este bolo ficou com uma imagem que "até dá pena" cortar uma fatia. Deve ser tão bom, bjs
ResponderEliminarEheh... Obrigado Susana! Ficou delicioso e dá gozo cortar para ver o efeito das camadas na fatia. :)
EliminarUm beijinho.
Splendid!
ResponderEliminarhttps://beautyfollower.blogspot.gr/
Thank you Beauty Follower! :)
EliminarMagnífico!!! :)
ResponderEliminarBeijinho
Recanto com Tempero
http://recantocomtempero.blogspot.pt/
Obrigado Ana!
EliminarEste foi um bolo bastante aprovado e elogiado. Se puderes experimenta. :)
Um beijinho.
Belissimo bolo.
ResponderEliminarBeijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/07/ovos-mexidos-com-alheira-vegetariana.html
Obrigado Clara!
EliminarFica delicioso e é perfeito para sobremesa de verão! :)
Um beijinho.
que espanto de bolo :)
ResponderEliminarObrigado querida Sam!!!
EliminarUm grande beijinho. Espero que esteja tudo a correr bem aí nos States. :)
Célio, fiquei hipnotizada com as fotos, o efeito é lindíssimo e o styling está super amoroso ♥
ResponderEliminarObrigada pela referência sweet Célio.
Bjinho
Não tens que agradecer querida Patrícia. E sabes que para mim és e serás sempre uma inspiração. Adoro as tuas receitas.
EliminarObrigado, de coração. Um beijinho.
Fantástico. Ficou mesmo giro e apetitoso.
ResponderEliminarHumm...
Adorei!!
Bimby & Sabores da Vida
Muito obrigado Tânia!
EliminarUm beijinho.
estou sem palavras, magnifico, claro! bjs
ResponderEliminarOh, muito obrigado. Fico sempre feliz com os vossos comentários. :)
EliminarUm beijinho.
Adorei!
ResponderEliminarfiz uma vez o chamado "bolo pudim", que é idêntico a este, mas não ficou com o aspecto maravilhoso do teu.
E colocar gelatina na massa do bolo foi algo que nunca experimentei :)
Beijinho
Este é o bolo pudim que também se pode chamar de bolo impossível ou bolo mágico. No fundo é tudo a mesma coisa. Existem mais receitas que quero experimentar, a seu tempo. :)
EliminarObrigado.
Um beijinho.
Mister gula, está perfeito!!
ResponderEliminarEu conheci o bolo pudim há muitos anos, com a minha mãe, fazíamos muitas vezes um bolo pudim simples, ou com sabores de laranja e chocolate, e era sempre engraçado ver essa magia acontecer.
Ultimamente vou vendo cada vez mais bolinhos destes e fico com vontade de repetir, porque realmente me lembra a infância.
Fotos lindas, bolo encantador, perfeito!!
Um beijinho.
Querida Inês, são essas receitas que têm mais valor, aquelas que fazíamos com as nossas mães e avós e que nos fazem viajar atá à infância. Tens de fazer e partilhar esse bolo pudim de laranja e chocolate, são sabores que adoro e é uma combinação interessante.
EliminarObrigado, és sempre uma querida.
Beijinho grande.
Ficou maravilhoso Célio e os sabores, morango e baunilha, são uma combinação perfeita e deliciosa.
ResponderEliminarAs fotos, mágicas como sempre e de dar água na boca de qualquer mortal menos capacitado para a arte fotográfica como eu, lol.
Um beijinho,
Lia
LOL... Querida Lia, as tuas imagens são lindas e as tuas receitas irresistíveis, por isso deixa-te mas é de coisas, pois tu tens um blog lindíssimo.
EliminarTambém gostei da combinação morango/baunilha, agradou-me bastante.
Um beijinho.
Infelizmente tenho andado super desligada das visitas aos cantinhos que adoro, mas sabes que acompanho o Sweet Gula pelas outras redes. Não podia deixar de comentar esta belissima obra prima. Mais uma das tuas, Célio! :)
ResponderEliminarUm bolinho repleto de elegância e estilo, numa composição fotográfica de morrer de linda. Adorei tudo e claro adorava provar umas valentes colheradas dessa maravilha.
Muitos Parabéns por tanta beleza que nos dás sempre.
Bjinhos grandes
E apreciando as fotos ninguém diria que é simples. Que fotos lindíssimas. Impossível é não querer experimentar isto tudo :)
ResponderEliminarthebrunetetofu.blogspot.pt
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarOlá! Linda receita. Posso trocar o queijo creme por ricota ou outro queijo?
ResponderEliminarOlá Liz!
EliminarA receita original é feita com queijo creme, tipo Philadelphia. À partida poderá usar o queijo ricota, pois tem uma textura semelhante ao queijo creme. Mas só experimentando, mesmo.
Obrigado.