Remédios caseiros para combater alergias e constipações


Não só nos dias frios de Inverno mas também nestes dias que antecedem a Primavera, o nosso organismo está mais vulnerável a agentes externos como vírus e bactérias. Na estação fria predominam as gripes e as constipações e na Primavera são as alergias causadas pelos pólens, que tantas vezes nos tiram do sério. Sabiam que é possível prevenir estas maleitas com remédios ou "mezinhas caseiras"?! Quem nunca experimentou aquele remédio feito pela mãe ou pela avó quando era criança?! Eu experimentei, muitas vezes e a verdade é que resultava sempre. Aquele copinho de leite quente com mel antes de deitar, a cebola que era colocada na mesinha de cabeceira ou ainda - o meu preferido - o xarope de cenoura e mel que curava a tosse. Verdade ou mito, estes remédios não são mais que sabedorias populares que foram passando de geração em geração, que possuem propriedades únicas mas que nem sempre são reconhecidas pela medicina convencional. 


Todos sabemos que a Natureza é incrível e que nos proporciona os melhores ingredientes naturais. Ingredientes esses, simples mas cheios de propriedades únicas que, se forem consumidos com frequência, nos ajudam a fortalecer o nosso imunitário, prevenindo assim algumas doenças mais ligeiras como as alergias ou constipações. É precisamente sobre esses alimentos naturais, que podem ser consumidos de forma isolada ou combinados entre si, que falo no artigo "Remédios caseiros para combater alergias e constipações" que escrevi em colaboração com o Alegro. Neste artigo dou-vos a conhecer cinco antibióticos naturais e acessíveis a toda a gente e apresento ainda duas receitas simples e que podem fazer em casa, usando alguns destes alimentos. Convido-vos a visitar o site Alegro e a ler o artigo completo aqui.




(artigo elaborado em colaboração com o site Alegro)

Remédios caseiros para combater alergias e constipações

Espirros, tosse, nariz entupido, garganta irritada, suores frios, dores de cabeça ou comichão nos olhos, estes são apenas alguns dos sintomas mais comuns que aparecem, tanto no Inverno como no inicio da Primavera e que nos indicam que estamos a sofrer uma alergia, que temos uma constipação ou fomos apanhados pelo vírus da gripe. Nestas situações, o mais provável é recorrermos a um comprimido que ajude a aliviar estes sintomas. Mas... e se em vez de nos remediarmos recorrendo à medicina convencional, optarmos antes por nos prevenir, evitando estes sintomas e recorrendo a remédios caseiros?

De certeza que todos já ouvimos falar de "mezinhas caseiras". Todos já ouvimos aquela dica infalível da mãe ou da avó a explicar como é possível em casa, com apenas alguns ingredientes simples e acessíveis, tratar alergias, gripes ou constipações. Estes remédios caseiros não são mais do que receitas caseiras, sabedorias populares, que foram passando de geração em geração e que se acredita possuírem propriedades únicas que são muitas vezes descredibilizadas pela medicina convencional. Verdade ou mito, o facto é que muitas das maleitas de antigamente eram curadas em casa, com eficácia com estes remédios naturais.

5 antibióticos naturais para combater alergias e constipações

Existem muitas ervas e alimentos que podem aliviar, tratar e também prevenir as alergias e as constipações. Muitas pessoas optam cada vez mais por usar antibióticos naturais e remédios caseiros para combater essas doenças em detrimento do uso de medicamentos convencionais, evitando assim alguns riscos e efeitos secundários.

Os antibióticos naturais podem ser poderosos aliados no tratamento de doenças, ajudando a manter a saúde do corpo em equilíbrio. Antibióticos naturais como o mel, o limão, o gengibre ou o alho, entre outros, são remédios poderosos no combate a uma grande variedade de doenças.
  • Mel e pólen de abelha: o mel tem propriedades antibióticas naturais. Espalhar um pouco de mel numa ferida ou queimadura pode combater a infecção e promover uma cicatrizarão mais rápida. O uso frequente de mel combate também as alergias sazonais e ajuda a prevenir gripes e constipações. Pode ser tomado simples ou usado como adoçante natural em chás e infusões. Já o pólen de abelha, por conter todos os aminoácidos existentes nas células vivas, é considerado uma das mais ricas substâncias biológicas. Pode ser tomado simples ou usado em batidos, iogurtes, leite ou chás.
  • Alho: o alho é uma planta muito usada na culinária mas que também pode ser usado como remédio natural no combate de infecções, gripes e também doenças respiratórias. O alho ajuda ainda no reforço do sistema imunitário, reduz o risco de doenças cardíacas e ajuda a reduzir o colesterol.
  • Gengibre: o gengibre é uma raíz que ajuda a relaxar os músculos do estômago, combatendo a má digestão, náuseas e vómitos. Além disso, actua como antioxidante e (...)
(podem ler o artigo completo aqui e ficar a conhecer todas as sugestões de remédios caseiros para combater gripes e constipações)



Shot de Limão e Gengibre

Ingredientes: 
| sumo de 5 limões
| 1 limão inteiro, descascado e sem caroços
| 1 pedaço de gengibre fresco com pele (cerca de 20g)                        
| 4 c. (sopa) de mel                                                                       
| 1 pitada de pimenta de Cayenne                        
| 100 ml de água fria

Preparação:
1 . Num liquidificador ou processador de alimentos coloque o sumo de limão, o limão cortado em pedaços, o gengibre com a pele, o mel, a pimenta de Cayenne e a água. Triture tudo durante alguns segundos até obter um sumo bastante homogéneo.

2 . Filtre o sumo num coador de rede fina e distribua por pequenos frascos ou garrafas. Sirva de imediato ou conserve no frigorífico durante 5 dias (pode tomar entre 1 a 2 shots de limão e gengibre por dia).

Shot de Curcuma, Beterraba e Mel

Ingredientes:
| 1 beterraba média
| 1 pedaço pequeno de gengibre fresco
| 1 pedaço pequeno de curcuma fresca
| sumo de 2 limões
| 200 ml de água   
| 6 c. (sopa) de mel
| 1 c. (sopa) de pólen de abelha

Preparação:
1 . Num liquidificado ou processador de alimentos coloque a beterraba em pedaços, o gengibre fresco, a Taís de curcuma, o sumo de limão, a água, o mel e o pólen de abelha. Triture durante alguns segundos até obter um sumo homogéneo.

2 . Filtre o sumo num coador de rede fina e distribua por pequenos frascos ou garrafas. Sirva de imediato ou conserve no frigorífico durante 5 dias (pode tomar entre 1 a 2 shots de curcuma, beterraba e mel por dia).





7 comentários:

  1. Levo comigo.
    Obrigada pela partilha.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2022/03/wrap-de-salmao-e-pasta-de-abacate.html

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde. Deve ser difícil não beber todo de uma só vez, tão delicioso se me afigura. Qual o volume que define como shot?

    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cristina,

      Muito obrigado :)

      Tratando-se de uma bebida concentrada, eu diria que entre 50 a 70 ml será uma boa medida para cada shot.

      Eliminar
  3. Very rapidly this web page will be famous amid all blogging and site-building users, due to its pleasant articles or reviews Spot on with this write-up, I truly believe that this site needs a great deal more attention. I’ll probably be back again to read more, thanks for the info!
    ba part I ka exam result

    ResponderEliminar
  4. So wonderful to discover somebody with some original thoughts on this topic.

    ResponderEliminar
  5. We actually installed a roof on one of their homes in Texas! Great guys.

    ResponderEliminar