Ervilhas com Ovos Escalfados

Este é um prato tradicional que já a minha mãe fazia, ainda eu era criança e que desde sempre adorei comer. Gostava imenso de descascar as ervilhas acabadas de colher na horta. O aroma delas a fervilhar no tacho, juntamente com o chouriço era uma coisa fantástica. O seu sabor adocicado deliciava o meu paladar e em menos de nada devorava um prato de ervilhas com ovos escalfados.
É daqueles legumes que estão sempre presentes no meu congelador e quando me apetecer um creme de ervilhas ou acompanhá-las de uns ovos escalfados, elas estão ali, à minha espera. 
Pela primeira vez fiz este prato na Bimby e deixem-me dizer-vos que, por momentos, mergulhei de novo na minha infância e pude relembrar as ervilhas que eram confecionadas na cozinha da minha mãe.

 


Ingredientes:
4 ovos
120 gr. de cebola
1 dente de alho
150 gr. de tomate
50 gr. de azeite
200 gr. de chouriço, cortado em rodelas
1 Kg de ervilhas congeladas
1 caldo de legumes
150 gr. de vinho branco
100 gr. de água
sal e coentros q.b.

Método Tradicional:
Num tacho, leve ao lume o azeite, a cebola, e o dente de alho, e deixe a cebola alourar.
Adicione o tomate cortado em pedacinhos e deixe refogar tudo. Junte o chouriço em rodelas ao refogado e deixe que este liberte a gordura. Adicione o caldo de legumes e o vinho e quando levantar fervura, adicione as ervilhas e a água. Tape o tacho e deixe cozinhar as ervilhas durante cerca de 20 minutos.
Parta os ovos e, um a um coloque-os no tacho, sobre as ervilhas. Deixe-os escalfar, tapando o tacho e deixe ferver mais 6 minutos. Deite as ervilhas numa travessa funda e polvilhe com coentros picados.

Método Thermomix-Bimby:
Forre o copo de medida com película aderente, deite um pingo de azeite, abra um ovo para dentro do copo e feche, formando um saco e coloque na Varoma. Repita o processo para os restantes ovos e reserve.
Coloque no copo a cebola, o dente de alho, o tomate e o azeite e pique (5seg/vel5). Refogue (5min/Varoma/vel1). Triture (15seg/vel7), para que o molho fique homogéneo. Adicione o chouriço em rodelas e programe (3min/Varoma/vel1). Adicione as ervilhas, o caldo, o vinho, a água, coloque a Varoma com os ovos sobre o copo e programe (15min/Varoma/Vel Colher Inversa).
Rectifique os temperos e verifique se os ovos estão escalfados, se necessário programe mais uns minutos à mesma temperatura e velocidade. Deite as ervilhas numa travessa funda, polvilhe com coentros picados, retire a película aderente dos ovos e coloque-os por cima.
 






23 comentários:

  1. Adoro! É um prato bem típico da cozinha das nossas mães pelos anos 80... dá saudades só de ver as fotos! ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim Mª João! Não é daqueles pratos que faça com muita frequência, mas às vezes sabe tão bem matar saudades de um prato que as nossas mães faziam tão bem. ;)
      Beijinhos.

      Eliminar
  2. Belíssimo prato!
    Adorei essa sugestão. Com certeza logo colocarei em prática, pois preciso comer ovos todos os dias para o café da manhã e já não aguento mais...e com essa receita diferente, pode salvar meu dia...rs
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa Aline! Ainda bem que gostaste. Se fizeres, depois vem cá partilhar. ;)
      Beijinhos. ;)

      Eliminar
  3. Adoro este prato! Geralmente faço com as chamadas ervilhas tortas!
    Ai...é tão bom!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com ervilhas tortas nunca comi, mas tenho a certeza que também deve ficar deliciosao. ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  4. Uma excelente sugestão e apresentação!

    Adorei!!

    Abraços

    dicasedoces.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Adoro ,mas costumo juntar mais enchidos.
    O teu ficou com muito bom aspecto
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São, eu até juntava mais enchidos, mas o prato já é tão calórico que se metesse mais arruinaria a minha dieta. ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  6. Olá Célio, que bela lembrança me deste! O P. adora ervilhas com ovos escalfados, e fazemos tão raramente... Estão com um aspecto maravilhoso!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São tão boas, não são?!
      Eu adoro, mas também não faço muitas vezes.
      Beijinho e obrigado ;)

      Eliminar
  7. Ui gosto tanto. é dos meus pratos preferidos! :)

    ResponderEliminar
  8. Adoro e faço......com coentros, ou não fosse eu alentejana!!!!estão com um aspeto excelente mas cá em casa gostam com um caldinho... :P
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os coentros casam tão bem com as ervilhas, não Nel?! Também gsto muito!

      Beijinho e obrigado. ;)

      Eliminar
  9. Não apreciso muito as ervilhas o que faço é faço com feijão (=

    O teu está lindo:)

    ResponderEliminar
  10. Viva! Excelente receita - acabo de fazer e comer e estava delicioso. :-)
    Achei interessante o facto de a maioria das medidas estarem em grama - é por causa da receita versäo bimby? Foi a primeira vez que pesei 120 g. de cebola, mas o curioso é que achei este método de medicäo bastante prático, muito preciso.
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Maria!!!! :) :)
      Sim, as quantidades dos ingredientes em gramas tem mesmo a ver com as receitas na versão Bimby. Mas o valor não tem de ser preciso, pode ser aproximado.
      Obrigado e um beijinho.

      Eliminar
    2. Ok, obrigada pela resposta, Célio. :) Vou fazer hoje outra vez - em receita ganhadora, näo se mexe. Beijinhos de volta, para ti e para a Telma

      Eliminar