Couscous com Legumes Assados e Maçã Crocante

Sou apreciador de Couscous. Gosto da versatilidade com que pode ser confecionado, é apenas uma questão de usar a imaginação. E depois, tanto pode ser comido quente ou frio que, aliado aos ingredientes correctos, sabe sempre bem e torna perfeita uma refeição de Verão. Aqui fiz uma refeição 100% vegetariana em que combinei os legumes assados com o couscous.

Mas a pièce de resistance deste prato é mesmo a maçã crocante da Fruut que, por ser estaladiça e adocicada, trouxe mais requinte a este prato. A Frueat teve a gentileza de me enviar alguns snacks de maçã crocante e após provar fiquei rendido ao seu sabor e textura. São óptimos para enganar a fome, no intervalo das refeições, mas também ficam lindamente em saladas e pratos mais leves.




Ingredientes:
250 gr. de couscous
2,5 dl. de água
1 courgette
1 cenoura
1 batata
20 pimentos padrón
sal e pimenta q.b.
azeite q.b
20 gr. de maçã crocante Fruut

Preparação:
Numa taça de vidro, coloque o coscous e reserve.
Ferva a água, desligue o lume e espalhe a água sobre o couscous. Deixe a água ser absorvida, ao mesmo tempo que, com um garfo, vai soltando os grãos do couscous. Tape a taça com película aderente e reserve.
Lave os legumes e corte em rodelas fininhas a courgette, a cenoura e a batata. Coloque num recipiente, juntamente com os pimentos, tempere com ervas de Provence, sal e pimenta e regue com azeite. Mexa muito bem e leve os legumes a assar.
Retire a pelícla aderente, e junte os legumes ao couscous, mexendo com um garfo.
Por cima, disponha algumas fatias de maçã crocante Fruut e regue com um fio e azeite.














20 comentários:

  1. Olá Célio!
    Adoro couscous! É simplesmente delicioso e pode-se fazer as mais variadas combinações.
    Imagino o sabor que a maçã deu a esta marvilhosa combinação. Quanto tempo deixaste os legumes a assar?
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Olá! Obrigado, o couscous é realmente delicioso. ;)
    Deixei os legumes a assar cerca de 20 minutos, na prateleira de cima do forno. Mas o tempo depende da quantidade de azeite e se pretendes os legumes mais ou menos tostados. E não esquecer de mexer, mais ou menos a meio. ;)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Célio pela dica! Fiquei com muita vontade de experimentar esta tua receita...

      Eliminar

  3. Que bela e original receita!

    Não há desculpa para quem não sabe variar as ementas!

    Só sei que ,se fosse possível,experimentava todas as receitas deste interessante blogue.
    Parabéns.
    Maria Nascimento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora fiquei sem palavras Maria Nascimento! Muito obrigado por tão rasgado elogio. ;)

      Beijinho.

      Eliminar
  4. Célio,
    Não faço este tipo de refeições com regularidade. Refiro-me a algo 100% vegetariano! No entanto, a tua refeição chama a atenção não só pela apresentação, mas pelo aspecto apetitoso de cores e texturas variadas!
    Já vi essa maçã crocante à venda e fiquei curiosa. Não comprei por causa do preço, mas pelo menos agora sei que vale a pena!

    **
    Aida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Aida! Ainda bem que gostaste. Assim que recebi esta maçã, imagineia logo a complementar uma salada de legumes. O gosto doce e a textura crocante casam perfeitamente bem neste couscous. Para além de ser um bom snack, saudável e alternativo aos frutos secos comuns.

      Muito obrigado Aida! Beijinho. ;)

      Eliminar
  5. Que lindo ficou este couscous, Célio! Adorei os snaks de maçã.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Adoro cuscus e adorei a sugestão pois tem tudo para me agradar.
    bj

    ResponderEliminar
  7. C'est parfait!! La pièce de resistance... Adorei este detalhe Célio! Só um Chef fala assim!!
    Eu tenho-me resistido a fazer couscous, mas um dia destes tenho que experimentar!!
    E a ti, saiem-te sempre uma maravilha!! Há alguma coisa que nao saibas fazer? ;)
    Beijnho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uuuuuiiii! Tanta coisa que eu não sei fazer Mena! Estou constantemente a aprender, mas é um prazer aprender todos os dias, aqui com todos vocês que partilham receitas magnificas e dicas infalíveis. ;)

      Gosto muito de couscous, faço imansa vezes, principalmente no Verão e acho que nunca faço duas vezes a mesma receita de couscous. ;)

      Beijinho.

      Eliminar
  8. Adoro couscous e estes parecem-me absolutamente divinais.

    ResponderEliminar
  9. Adorei a apresentação e a combinação de sabores!!!
    A experimentar, com certeza!!!
    :*

    ResponderEliminar
  10. Era mesmo de uma receita deste género que andava à procura. Uma que tivesse couscous e fosse leve para o verão.

    Vou guardar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Filipa. Guarda à vontade mas põe em prática, porque vale a pena! ;)
      Beijinho.

      Eliminar