Salada de Espirais Integrais, Feta e Morangos com Vinagrete de Morango


Julho caminha apressado e o Verão parece ainda nem ter chegado. Apesar das temperaturas mais altas, o tempo tem andado meio instável. Compete-nos a nós convidar o Verão para a mesa, com pratos frescos e coloridos, simples e cheios de sabor. As saladas são dos meus pratos de eleição nesta altura do ano.  São das refeições mais leves e frescas, menos calóricas e mais fáceis de preparar. Para além disso são versáteis, permitindo usar ingredientes sazonais, ricos em vitaminas e nutrientes essenciais. Podem ainda ser servidas como acompanhamento de outros pratos ou simplesmente como refeição principal. O segredo para uma boa salada, deliciosa e equilibrada, está no uso e na variedade dos ingredientes escolhidos. Nesta altura do ano costuma haver uma grande variedade de legumes e verduras, por isso estes são óptimos aliados para dar cor, sabor e textura aos nossos pratos. Também as ervas aromáticas são essenciais numa salada, trazendo aquele toque extra de frescura.


Nas minhas saladas gosto de variar e usar uma base mista de legumes e massas. Relativamente a estas dou sempre preferência às integrais, por serem ricas em nutrientes, garantindo assim uma alimentação equilibrada e mais saudável. As massas integrais são preparadas com os cereais na sua forma integral, preservando desta forma uma grande percentagem de nutrientes. Para esta salada escolhi os Espirais Integrais da Nacional, também conhecidos como Fusilli Integral. Estas são umas massas muito versáteis, que cozem em poucos minutos e que são óptimas, quer para a confecção de pratos principais quer para saladas. Para além disso podem ser cozinhadas com antecedência, nas chamadas meal prep, e usadas mais tarde na preparação das refeições. 

A Nacional é uma marca portuguesa que acompanha as novas tendências bem como os gostos e exigências dos seus consumidores. Porque "o que é Nacional é bom", esta marca apresenta uma enorme variedade de produtos inovadores, distribuídos por quatro deliciosas categorias - massas alimentícias, farinhas, cereais de pequeno-almoço e bolachas. Visitem o site e fiquem a conhecer todos estes produtos.







Salada de Espirais Integrais , Feta e Morangos com Vinagrete de Morango

Ingredientes:
| 1 chávena de morangos
| 150 g de folhas de espinafres
| 200 g de queijo Feta
| 100 g de nozes Pecan
| 50 g de sementes de girassol
{para o vinagrete}
| 1 chávena de morangos
| 3 c. (sopa) de azeite extra virgem                           
| 2 c. (sopa) de vinagre 
| 2 c. (sopa) de sumo de limão
| 1 c. (chá) de mel
| sal e pimenta qb

Preparação:
1 . Lave os morangos. Retire-lhes os pedúnculos, corte em metades e reserve.

2 . Leve um tacho com água ao lume e deixe levantar fervura. Coza os Espirais Integrais da Nacional de acordo com as instruções da embalagem. Escorra os espirais e deixe arrefecer.

3 . Numa saladeira larga coloque as folhas de espinafre, os espirais, o queijo Feta cortado em cubos ou esfarelado, os morangos, as nozes Pecan e as sementes de girassol. Misture todos os ingredientes e reserve.

4 . Prepare o vinagrete, colocando todos os ingredientes num processador e triturando durante alguns segundos. Prove o vinagrete e se necessário, ajuste os temperos.

5 .  Distribua a salada por pratos individuais e sirva com o vinagrete de morango.







Salada de Melancia e Feta com Manjericão


Apesar de o Verão se ter apresentado meio tímido, com algumas nuvens e dias cinzentos, as temperaturas são amenas e começam a apetecer refeições mais leves e ligeiras. Os pratos de forno dão lugar às saladas que agora começam a ter um lugar privilegiado à mesa. Cá em casa são os pratos preferidos desta estação, sempre preparadas com ingredientes frescos, saudáveis e sazonais. Gosto de misturar folhas verdes com frutas da época e sementes ou frutos secos. Legumes crus ou grelhados também são sempre uma boa escolha. A criatividade na cozinha não tem limites e o que importa é sentirmo-nos nutridos, satisfeitos e em forma.


Mesmo com o aproximar das férias é importante não cometer exageros alimentares e manter a linha. Tudo bem, um dia não são dias e não vamos deixar de comer aquele gelado ou aquela bola de berlim na praia só porque não queremos estragar a dieta. Mas os resto das refeições podem e devem ser saudáveis e devemos praticar desporto com bastante frequência. E claro, beber muita água para nos mantermos hidratados. 

Foi a pensar nestas práticas saudáveis que o Alegro me desafiou a escrever um artigo sobre receitas leves para o Verão que ajudam a manter a linha. Desde as sopas e as sandes, passando pelas saladas frescas, coloridas e nutritivas e sem esquecer os sumos de fruta e legumes, neste artigo dou algumas dicas das melhores receitas que podem preparar e que vos ajudarão a manter a forma. A acompanhar o artigo, apresento também uma sugestão muito simples, feita com uma das melhores frutas desta estação, a melancia. Uma salada bem fresca e colorida, perfumada pelo manjericão e com o contraste entre o doce e o salgado, resultado dos sabores da melancia e do queijo Feta. É mesmo deliciosa, acreditem! E é também perfeita para levarem para a praia.



(artigo escrito em colaboração com o site Alegro)

Receitas Leves Para o Verão Que Nos Ajudam a Manter a Linha

O Verão já se instalou e com as temperaturas a aumentar todos os minutos são preciosos para passar algum tempo de qualidade em família e com os amigos. É tempo de férias e de descanso e também das inevitáveis idas à praia e à piscina. Chega o momento de vestir os calções, os bikinis e os fatos de banho e por sua vez uma preocupação comum a muitos de nós: como manter a linha durante o Verão?!

Estar em boa implica uma alimentação saudável e rica em nutrientes com a prática frequente de exercício fisico. Esta é uma regra a seguir, não apenas no Verão, mas o ano inteiro. Os dias quentes pedem refeições frescas, mas também saciantes e, de preferência, que ajudem a manter a boa forma. Sendo esta uma estação rica e variada em frutas e legumes, nada melhor que usar aquilo que a natureza nos dá, tirando daí o melhor partido e praticando uma alimentação saudável à base de ingredientes sazonais. 

Não queremos passar muito tempo na cozinha, pelo que damos preferência a receitas mais simples e rápidas. O nosso corpo pede refeições mais leves, frescas e saudáveis, como as saladas, as sopas frias ou os grelhados e muitos sumos de fruta e legumes. Veja a seguir alguns exemplos:

1 . Receitas Leves Para o Verão: Sopas e Sandes Nutritivas
A ideia de comer uma sopa num dia de calor pode não ser agradável. Mas já imaginou comer uma sopa fria?! Nada melhor que um refrescante gaspacho, cheio de vitaminas e minerais, para nos saciar. Outras combinações beterraba e queijo de cabra são óptimas para dar inicio a uma refeição. Ou um creme de cenoura, de courgette ou pepino são excelentes opções que (...)


(leiam o artigo completo aqui)

Como sugestão de uma receita leve, prática e muito fácil de preparar, apresento uma salada de melancia e feta, perfumada com manjericão. Uma combinação fresca e surpreendente que pode servir dentro da casca da própria melancia mas que também é perfeita para saborear e partilhar no areal da sua praia preferida.



Salada de Melancia e Feta com Manjericão

Ingredientes:
| 1 melancia média s/ sementes
| 1/2 cebola roxa
| 150 g de queijo Feta
| 1 c. (sopa) de vinagre balsâmico                     
| 1 fio de azeite
| 2 c. (sopa) de sementes de girassol
| folhas de manjericão

Preparação:
1 . Corte a melancia ao meio e com uma colher ou corta-frutos remova pequenas porções, coloque numa taça e reserve. Remova toda a polpa vermelha da melancia deixando apenas a casca que irá servir de taça.

2 . Corte a cebola em meias luas e junte à melancia. Adicione o queijo Feta, tempere com vinagre, azeite e misture.

3 . Transfira a salada para dentro da casca da melancia (opcional) e sirva com sementes de girassol e folhas de manjericão.






Sanduíches de Gelado Floresta Negra


Os gelados são daquelas receitas gulosas que tanto são apreciadas por miúdos como por graúdos. Servidos como sobremesa ou simplesmente para satisfazer a gula, quem não gosta de saborear um delicioso gelado?! Principalmente agora que os dias começam a ficar mais quentes e convidam a sair de casa. É no Verão que os gelados sabem melhor, mas aqui em casa eles marcam sempre presença, em qualquer estação do ano. São óptimos para aqueles jantares de fim de semana, quando não temos tempo para preparar uma sobremesa. Em poucos minutos, havendo gelado, fruta e algumas bolachas, conseguimos criar uma deliciosa sobremesa no copo com várias texturas e sabores. Faço-o imensas vezes e nunca desilude. Adoro gelados e se forem caseiros tanto melhor. Gosto de experimentar novas receitas e sabores e de repetir aqueles que já são os meus preferidos. 


Desta vez trago uma sugestão irresistível de um gelado que não precisa de máquina, é feito em poucos minutos, com poucos ingredientes e que é a reinvenção de um clássico. Chegaram cá a casa as primeiras cerejas do ano e decidi fazer com elas um gelado. Pensei no clássico sabor floresta negra, que mistura o chocolate com a cereja numa combinação perfeita. Como queria algo diferente e com texturas, decidi usar as My Cookie XL de Alfarroba & Chocolate e de Chocolate de Leite da Nacional e com elas fazer umas sanduíches de gelado. Esta é a receita perfeita para fazerem lá em casa com os miúdos. Eles vão adorar, não só criar as suas próprias sanduíches de gelado, como deverá-las em menos de nada. Se forem mesmo gulosos, experimentem adicionar algumas My Cookie XL de Alfarroba & Chocolate da Nacional ao gelado, antes de ir ao congelador. 

Talvez estejam habituados a associar a marca Nacional às farinhas e às massas alimentares. Mas para quem não sabe, a Nacional produz também cereais de pequeno almoço e bolachas, entre elas as My Cookie XL, gigantes e deliciosas, com pepitas de chocolate em doses generosas para um momento cheio de prazer. Porque a Nacional é uma marca inovadora, que procura satisfazer todos os gostos e  os clientes mais exigentes, mantendo assim viva a sua assinatura - "O que é Nacional é bom".







Sanduíches de Gelado Floresta Negra

Ingredientes:
| 500 g de cerejas descaroçadas
| 50 g de açúcar amarelo
| 2 c. (sopa) de água
| 400 ml de natas para bater
| 1 lata de leite condensado magro
| 1 c. (chá) de extrato de baunilha
| 100 g de chocolate negro grosseiramente picado

Preparação:
1 . Prepare a compota de cereja, levando um tacho ao lume com as cerejas, o açúcar e a água. Deixe levantar fervura e cozinhe durante cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando. Se as cerejas ainda estiverem firmes, esmague-as ligeiramente com um garfo. Reserve no frigorífico para arrefecer.

2 . Bata as natas até ficarem bem firmes, com a consistência de chantilly. Adicione o leite condensado e o extrato de baunilha e volte a bater, apenas para envolver.

3 . Numa forma verta metade da mistura de natas e por cima espalhe metade da compota de cereja e metade do chocolate negro picado. Com uma colher faça alguns movimentos circulares para dar um efeito swirl. Verta a restante mistura de natas e volte a adicionar a restante compota e chocolate. Mexa novamente em movimentos circulares com uma colher. 

4 . Esmague quatro Cookies XL da Nacional e espalhe por cima. Leve o gelado ao congelador durante pelo menos 4 horas (o ideal será fazer de véspera e deixar refrigerar durante a noite).

5 . Retire o gelado do congelador e deixe-o à temperatura ambiente durante 10 minutos. Com uma colher de gelados retire uma bola generosa e recheie com ela duas Cookies XL da Nacional, formando uma sanduíche de gelado. Repita o processo para as restantes Cookies XL. Sirva de imediato ou conserve as sanduíches de gelado no congelador num recipiente hermético.








Ideias e Receitas Para Um Jantar de Amigos: Palitos de Courgette e Parmesão | Noodles de Courgette com Pesto e Camarão | Brownies de Courgette


Gosto de receber os amigos em casa para jantar. E esta é a melhor altura do ano para o fazer, pois as noites começam a ficar mais agradáveis e sabe bem saborear uma refeição no jardim ou mesmo na varanda. Encher uma mesa de boa comida, um bom vinho a acompanhar e deixar o resto fluir. Meter a conversa em dia, soltar umas gargalhadas e falar de tudo e mais alguma coisa. São estes momentos que fazem a vida valer a pena, são as memórias que criamos à volta de uma mesa farta que constroem a nossa felicidade. E nem são precisos pratos muito elaborados ou ingredientes caros para tornar memorável uma refeição. O segredo está em simplificar, em criar refeições fáceis e rápidas, com ingredientes simples e sazonais e que nos permitam elaborar pratos cheios de sabor. Desta forma não será difícil impressionar e agradar os nossos convidados.


Fui desafiado pelo Alegro a escrever um artigo sobre ideias e receitas fáceis e rápidas para um jantar de amigos. Confesso que não foi uma tarefa difícil, pois este é um conceito que gosto de colocar em prática. A maioria das minhas receitas são fáceis de preparar e com ingredientes simples e sazonais. Por norma são também receitas rápidas, todas elas se preparam em menos de 30 minutos e quando exigem uma preparação mais longa, começo a organizar tudo de véspera. Com um bom planeamento e alguma organização, tudo fica mais simples.

Para acompanhar o artigo, que podem ler na íntegra no site Alegro, desenvolvi três receitas, uma entrada, um prato principal e uma sobremesa. E todas elas com um ingrediente em comum, a courgette. Este é um legume sazonal e bastante versátil, que pode ser utilizado tanto em pratos doces como salgados. Cá em casa é bastante apreciada e usada em bolos mas também salteada simples, com alho e azeite, a acompanhar outros pratos. Também costumo grelhar a courgette ou assar juntamente com outros legumes. Mas há muitas formas de usar este legume. Espreitem esta Pizza de Courgette e Requeijão, estes Rolinhos de Courgettte com Requeijão e Atum ou este Bolo de Courgette e Coco. Deixem-se também inspirar pelas três sugestões que apresento neste post e posso desde já adiantar que estes são os melhores brownies que comi até hoje. A receita já foi repetida e nunca desilude. Aah, e não se esqueçam de acompanhar o brownie com uma bola de gelado.





(artigo escrito em colaboração com o site Alegro)

Ideias e Receitas Para Um Jantar de Amigos

Juntar os amigos à volta da mesa e criar momentos únicos e memoráveis com a comida como pano de fundo é algo que nos deixa felizes. Na hora de servir a refeição todos gostamos de impressionar e surpreender os convidados com receitas fáceis, rápidas e deliciosas. E nem precisamos de ser chefs ou dominar as técnicas de cozinha para criar um jantar memorável para os amigos e um serão bem divertido e animado. Tudo se resume a três regras básicas. São elas organizar, planear e simplificar.

Ideias Para Organizar Um Jantar de Amigos: Organize o jantar baseando-se no número de pessoas que vai receber. Certifique-se de que nenhum dos seus convidados sofre de alguma intolerância alimentar ou segue alguma dieta específica. A partir daí crie um menu, constituído por uma ou mais entradas, um prato principal e uma sobremesa. Pense em receitas fáceis e rápidas e com ingredientes sazonais e fáceis de encontrar. Elabore uma lista de compras e certifique-se que tem todos os ingredientes na hora de cozinhar. 

Para entrada para o seu jantar de amigos pode preparar uma sopa com legumes da estação. No Verão, por exemplo, aproveite para fazer um creme de courgette ou uma sopa de tomate assado. Já no Inverno sabe bem um creme aveludado de cogumelos ou castanhas e batata doce. Em alternativa, prepare uma tábua de queijos e enchidos, com alguns frutos secos, compota e pão fresco ou opte ainda por um paté caseiro com ervas frescas. O prato principal poderá ser uma lasanha de legumes ou um peixe assado no forno. Apresente a sobremesa em tacinhas individuais que tanto poderão ser uma mousse de chocolate ou manga ou um simples "cheesecake no copo". Mas nada como (...)

(leiam o artigo completo aqui)






3 Receitas Para o Seu jantar de Amigos
Para receber os amigos, apresento como sugestão um menu com receitas fáceis e rápidas e todas elas com a courgette como ingrediente principal. Este é um ingrediente muito versátil e consensual, que tanto funciona bem em pratos doces como salgados e que vai surpreender os paladares mais apurados.

Entrada: Palitos de Courgette e Parmesão

Ingredientes:
| 2 courgettes médias
| 1 chávena de panko (ou pão ralado)
| 1/2 chávena de Parmesão ralado
| 1 c. (chá) de ervas secas
| 1 c. (chá) de alho em pó                                
| sal e pimenta
| 1 chávena de farinha
| 3 ovos batidos

Preparação:
1 . Pré-aqueça o forno a 200ºC e forre um tabuleiro com papel vegetal.

2 . Corte as courgettes em palitos com cerca de 8cm de comprimento e 1,5cm de espessura. Disponha os palitos sobre papel absorvente e reserve.

3 . Num prato largo misture o panko com o Parmesão, as ervas, o alho, o sal e a pimenta. Reserve.

4 . Noutro prato coloque a farinha.

5 . Numa taça larga bata os ovos e tempere com sal e pimenta.

6 . Passe os palitos de courgette pela farinha, depois passe pelo ovo batido e finalmente no panko.  

7 . Disponha os palitos no tabuleiro e leve ao forno durante 20-25 minutos até ficarem douradinhos.

8 . Sirva acompanhado de um molho da sua preferência.


Prato Principal: Noodles de Courgette com Pesto e Camarão

Ingredientes: (para 4 pessoas)
| 3 courgettes médias
| 1 fio de azeite
| 200 g de camarão
| 1 dente de alho picado
| 1 frasco de Pesto
| amêndoas laminadas
| folhas de manjericão

Preparação:
1 . Corte a courgette em fios usando um espiralizador ou um acessório para fazer noodles de vegetais.

2 . Aqueça um fio de azeite numa caçarola, junte os camarões, o alho picado e salteie. Adicione os noodles de courgette e deixe cozinhar durante 2 minutos, até a courgette amolecer.

3 . Adicione o pesto e misture.

4 . Siva com amêndoas laminadas e folhas de manjericão.


Sobremesa: Brownies de Courgette

Ingredientes:
| 100 ml de azeite
| 280 g de açúcar amarelo
| 1 c. (chá) de extrato de baunilha
| 250 g de farinha s/ fermento
| 60 g de cacau em pó
| 1 c. (chá) de bicarbonato de sódio
| 1 pitada de sal
| 400 g de courgette, finamente ralada
| 200 g de chocolate negro, em pedaços 

Preparação:
1 . Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte com manteiga e forre com papel vegetal, também untado, um tabuleiro quadrado. Reserve.

2 . Numa taça misture o azeite com o açúcar e a baunilha. Junte a farinha, o cacau, o bicabonato e o sal e misture bem com uma vara de arames, até obter uma massa seca e areada.

3 . Adicione a courgette ralada e misture bem. Deixe a massa repousar 5 minutos, adicione o chocolate em pedaços e volte a misturar.

4 . Verta a massa no tabuleiro e leve ao forno durante 25-30 minutos. 

5 . Retire do forno, deixe arrefecer e corte em quadrados. Sirva acompanhado de uma bola de gelado.