Bolo de Laranja e Azeite com Mascarpone de Chocolate


Costumo dizer, em tom de brincadeira, que o Natal é das crianças e cada vez mais me convenço que isto é a mais pura das verdades. Senão vejamos, estamos a escassos dias daquela que é a noite mais mágica do ano e dou por mim a pensar que ainda há tanto por fazer. Há presentes "homemade" ainda por concluir, há outros por embrulhar, depois há aqueles que têm de ser enviados ainda antes do Natal, há listas de compras para concluir, há alguns detalhes cá em casa ainda por decorar, tenho de decidir quais as sobremesas a apresentar e com isto tudo não sei para onde me virar. Quando somos crianças, nada disto acontece, não há preocupações, queremos lá saber se a ceia será bacalhau ou polvo, se vai ou não haver bolo rei. Queremos é lambuzar-nos no açúcar e na canela dos sonhos, comer os pais Natal de chocolate e sonhar com os presentes. As coisas aparecem feitas por magia, passamos os dias e ver os filmes e desenhos animados de Natal, escrevemos cartas ao senhor das barbas brancas e pedimos muito que ele traga aquela consola nova ou a bicicleta tão desejada. Afinal, quem vive intensamente o Natal?! São as crianças, pois claro. Nós, adultos, andamos numa correria tremenda de um lado para o outro, planeamos coisas, lutamos contra o tempo, organizamos tudo para que nada falhe e quando damos por nós, o Natal já passou e não o sentimos nem vivemos como havíamos planeado antes.


E por aí, como andam os vossos preparativos para o Natal?! Também andam numa corrida contra o tempo ou são mais organizados do que eu e já têm tudo pronto?! Este ano, para além dos presentes caseiros que ainda estão por terminar, quero preparar algumas sobremesas. Claro que não podem faltar o arroz doce e o bolo rei, e talvez ainda venha a fazer um tronco de natal. Mas também gosto de fugir um pouco do tradicional e trazer para a mesa algo mais arrojado. Um bolo é sempre uma boa opção, decorado a preceito e com sabores que agradam a todos. O chocolate é na maioria dos casos consensual, por isso nada como arriscar.

Desafiado pela Oliveira da Serra a criar uma receita para este Natal, decidi trazer para a mesa uma combinação de sabores que adoro, laranja e chocolate. Uma combinação que não desilude num bolo com uma textura bem macia, conferida pelo Azeite Virgem Extra Clássico Oliveira da Serra. Gosto de bolos feitos com azeite, a massa fica diferente e deliciosa. Vesti o bolo com um ligeiro manto de creme de Mascarpone de chocolate e decorei em tons natalícios com algumas bolachas de especiarias em forma de estrela. Quanto ao sabor, esse é delicioso e asseguro que este é o bolo perfeito para celebrarem a quadra em família. Feliz Natal!






Bolo de Laranja e Azeite com Mascarpone de Chocolate

Ingredientes: 
{para o bolo}
| 5 ovos
| 280 g de açúcar amarelo
| raspa de 2 laranjas
| 1 c. (chá) de extrato de baunilha
| sumo de 2 laranjas
| 1+1/2 c. (chá) de fermento
| 300 g de farinha s/ fermento                              
{recheio e cobertura}
| 500 g de Mascarpone
| 180 ml de natas frescas
| 3 c. (sopa) de açúcar em pó
| 3 c. (sopa) de cacau em pó

Preparação:
1 . Pré aqueça o forno a 180ºC. Unte com manteiga e forre com papel vegetal duas formas de aro amovível com 16 cm de diâmetro.

2 . Bata os ovos durante alguns minutos, juntamente com o açúcar, a raspa das laranjas e a baunilha , até obter um creme fofo e esbranquiçado.

3 . Adicione o Azeite Virgem Extra Clássico Oliveira da Serra e o sumo das laranjas e bata mais um pouco até a massa ficar homogénea.

4 . Adicione o fermento e a farinha peneirada e envolva com uma espátula, sem bater.

5 . Distribua a massa pelas duas formas e leve ao forno durante cerca de 40 minutos. Antes de retirar os bolos do forno, faça o teste do palito.

6 . Retire os bolos do forno e deixe arrefecer nas formas durante 10-15 minutos. Passado esse tempo, desenforme e deixe os bolos arrefecerem completamente sobre uma grelha.

7 . Prepare o creme, colocando o Mascarpone na taça da batedeira, juntamente com as natas e o açúcar em pó. Bata até ficar firme, com a consistência de chantilly. Adicione o cacau e volte a bater para envolver.

8 . Corte os bolos ao meio, formando quatro metades. Coloque uma metade do bolo sobre um prato de servir, cubra com o creme de Mascarpone, coloque a segunda metade de bolo e repita a operação até à última metade. Barre o bolo com o creme que sobrar, no topo e nas laterais e decore a gosto com bolachas em forma de estrela.






5 comentários: