Bolo de Chocolate com Creme de Mascarpone e Chocolate


Hoje estamos de Parabéns! o blog Sweet Gula comemora o sexto aniversário. Sim, é verdade, 6 anos separam o dia de hoje do dia em que decidi tornar público este blog. Se procurarem no arquivo encontrarão algumas receitas anteriores a esta data, algumas publicadas ainda em 2012, mas que não estavam publicamente acessíveis, pois este era o meu caderno de receitas. Mas foi no dia 1 de Abril de 2013 que decidi tornar público o blog e criar a página do mesmo no Facebook. Desde então muitas coisas aconteceram, cresci, aprendi e enriqueci enquanto ser humano e aqui estou eu, hoje, ainda a partilhar receitas mas com um conceito totalmente diferente. 

Sem querer estar a repetir-me nas palavras, convido-vos a visitar e a ler este post que fiz no ano passado, por ocasião do 5º aniversário do blog e sobre o qual não mudaria uma vírgula. Na altura que criei o blog éramos ainda poucos, as redes sociais não causavam a pressão que existe nos dias de hoje e havia mais tempo para a partilha. Os blogs interagiam uns com os outros, haviam visitas diárias e tempo para comentar as receitas. Aos poucos isso foi-se perdendo, as redes sociais vieram mudar o conceito de partilha e hoje o que interessa é o presente, o instantâneo, o momento e tudo gira à volta de números e estatísticas. Aquela publicação que fizemos ontem já não interessa para nada. As pessoas já não visitam os blogs e quem o faz, ou busca inspiração ou procura uma receita específica, muitas vezes que encontrou através de um motor de busca ou nas redes sociais. 

Não é nada fácil manter um blog, mas passados 6 anos ainda cá estou e pretendo continuar. E a razão é simplesmente porque as minhas partilhas são feitas por paixão. Coloco amor e carinho em cada receita nova que experimento e partilho, em cada sessão fotográfica que faço, em cada post que publico. E só assim, colocando amor em tudo o que fazemos, conseguimos que os nossos projectos tenham pernas para andar.


Sempre tive, desde criança, um gosto enorme pelo mundo da cozinha. Sempre senti um certo fascínio por tachos e sempre vivi rodeado de cadernos de receitas e revistas de culinária. Sempre gostei de cozinhar e dar vida aos ingredientes. A gastronomia sempre foi algo que me fascinou. Daí fazer sentido ter criado o blog e com ele partilhar um pouco das minhas experiências culinárias. Com ele pude também incrementar o meu gosto pela fotografia, em particular a fotografia de comida. E sinto que cresci e aprendi tanto. Muita coisa mudou na minha vida, desde então. Passei a olhar para a comida de forma diferente, descobri muitos ingredientes novos, conheci imensos restaurantes e espaços gastronómicos e mudei também a minha alimentação e forma de estar na vida. Penso que a idade também ajudou nesse processo, mas actualmente opto por consumir vegetais e frutas diariamente, os legumes são uma constante na minha cozinha, quase já não consumo carne ou peixe e os ingredientes são escolhidos de forma criteriosa, mesmo que estejamos a falar de um bolo menos saudável. Vario imenso nos pequenos almoços, aquela que eu considero a refeição mais importante do dia, usando e abusando dos super alimentos e pratico desporto seis dias por semana. Sinto-me bem e equilibrado, física e mentalmente.

Sinto uma gratidão enorme por todas as coisas boas que este projecto me tem trazido. Pelas pessoas maravilhosas com que me tenho cruzado, algumas das quais fazem hoje parte do meu círculo de amizades. Mas é a vocês, queridos leitores que eu agradeço de coração. Estamos de Parabéns! Estamos, no plural, porque este projecto não é só meu, é também vosso, pois sem o vosso carinho não faria qualquer sentido continuar. Eternamente grato a todos vocês que têm sempre uma palavra amiga, que me apoiam, que confiam e reproduzem as minhas receitas. Grato a todas as marcas que colaboraram e ainda colaboram comigo, que confiam em mim, que acreditam, respeitam e valorizam o meu trabalho. E porque é dia de festa, vamos comemorar com uma fatia de bolo. Um bolo simples de chocolate com recheio e cobertura de chocolate. Esta é uma ocasião especial e como tal deve ser celebrada com um bolinho. Um dia não são dias e não se esqueçam que o segredo para uma vida feliz e saudável está no equilíbrio. Um grande bem haja, sejam felizes e voltem sempre!


Bolo de Chocolate com Creme de Mascarpone e Chocolate

Ingredientes:
| 200 g de farinha s/ fermento
| 180 g de açúcar amarelo
| 60 g de cacau em pó
| 1,5 c. (chá) de fermento em pó
| 1 pitada de sal
| 1 iogurte natural
| 125 g de manteiga amolecida
| 3 ovos
| 1 c. (chá) de extrato de baunilha
{para o Creme de Mascarpone e Chocolate}
| 400 g de Mascarpone
| 150 ml de natas
| 2 c. (sopa) de açúcar em pó
| 2 c. (sopa) de cacau em pó

Preparação:
1 . Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte com manteiga e forre com papel vegetal duas formas de aro amovível, com Ø16 cm. Reserve.

2 . Numa taça misture a farinha com o cacau em pó, o fermento e o sal e reserve.

3 . Coloque o açúcar juntamente com a manteiga e a baunilha na taça da batedeira e bata durante alguns minutos até obter um creme fofo e esbranquiçado. Sem deixar de bater, adicione os ovos, um de cada vez e volte a bater bem após cada adição.

4 . À mistura anterior junte metade da mistura de farinha e cacau e envolva bem com uma espátula, mas sem bater. Adicione o iogurte e volte a envolver. Por fim junte a restante farinha e envolva até a massa ficar lisa e homogénea.

5 . Divida a massa pelas duas formas e leve ao forno por cerca de 35 minutos. Faça o teste do palito antes de retirar os bolos do forno. 

6 . Retire os bolos e deixe arrefecer por 10 minutos dentro das formas. Desenforme os bolos e deixe que arrefeçam por completo sobre uma grelha (opcionalmente, antes de arrefecerem, pode pincelar os bolos com uma calda de açúcar).

7 . Prepare o creme, colocando o Mascarpone na taça da batedeira, juntamente com as natas e o açúcar em pó. Bata até ficar firme, com a consistência de chantilly. Adicione o cacau e volte a bater para envolver.

8 . Coloque um dos bolos num prato de servir e use o saco de pasteleiro e uma boca em estrela para espalhar metade do creme, formando uma camada (ou, se preferir, use uma espátula e alise o creme sobre o bolo). Coloque o segundo bolo sobre o creme e volte a cobrir com o restante creme. Polvilhe com cacau em pó e sirva.

6 comentários:

  1. Que bolo guloso,...as fotos dizem tudo, palavras para quê!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  2. Além de ficar a babar para o teu bolinho, este post transportou-me para outra época. Os nossos blogues "nasceram" no mesmo ano e, caramba! Parece que passou um século se virmos tudo o que mudou de lá para cá... Tens toda a razão quando referes que havia mais atenção uns aos outros. Havia essencialmente mais inocência nas partilhas e eu confesso que essa alteração me afasta um pouco hoje em dia do Blog... mas fico muito feliz por te ver trilhar o teu caminho, apesar de tudo isso, mantendo-te como és. E ainda bem que somos desta "safra" de blogues... foi graças a isso que nos conhecemos e tu és hoje um dos meus amigos mais queridos (tu e a tua miúda!).
    Muitos parabéns, sweetie! Adoro-te bués, mesmo sem açúcar refinado e manteiga eheheheh

    ResponderEliminar
  3. Muitos parabéns pelo aniversário do teu delicioso blog. Que nos possas continuar a maravilhar com as tuas receitas, sempre magnificamente fotografadas.
    Este bolo está lindíssimo e a fatia , com o recheio, deixou-me a salivar.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  4. Nice post. This site is very meaningful. Thanks for sharing your great information with us..
    image manipulation service

    ResponderEliminar
  5. Olá Célio,

    Um bolo maravilhoso, com imagens fantásticas. Faz parte do ADN do seu blogue. Parabéns.

    Será possível substituir por farinha de espelta integral ? Não utilizo farinhas refinadas.

    Grata pela sua atenção e gentileza.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Elisabeth!
      Muito obrigado :)
      Pode substituir por outro tipo de farinha, claro. Mas tratando-se de uma farinha integral o bolo irá ficar mais "pesado" e talvez mais seco. Mas nada como experimentar. A cozinha é mesmo assim, feita de experiências adaptadas ao nosso gosto pessoal.
      Uma vez mais obrigado. Um beijinho,

      Célio

      Eliminar