Pão "Sem Amassar" de Trigo e Centeio


Fazer pão em casa é daquelas coisas que me deixa verdadeiramente feliz. Todo o processo que envolve fazer um pão, desde pegar em alguns ingredientes, misturando-os formando uma massa, ver essa massa crescer e ganhar vida, ver o pão a ganhar forma, sentir o aroma que se espalha enquanto o pão está no forno, todos esses acontecimentos interferem com os meus sentidos e funcionam como uma terapia que me ajuda por momentos a relaxar. E nem vou falar da sensação de cortar um pão ainda morno, ouvir a sua crosta a estalar, barrar uma ou duas fatias com manteiga, saboreando-as no momento. É mesmo das melhores coisas. E desenganem-se se acham que fazer um pão em casa dá trabalho ou pode demorar uma eternidade. Claro que para fazer um bom pão é preciso tempo e paciência, mas também existe solução para aquelas alturas em que apetece ter pão quente na mesa sem fazer muito esforço e praticamente sem sequer sujar as mãos. Não acreditam?! Então continuem a ler.


Quando o Alegro me desafiou a escrever um artigo sobre o acto de fazer pão em casa, não hesitei em partilhar aquela receita a que mais vezes recorro. É um facto que adoro fazer pão de massa mãe, que leva o seu tempo de fermentação e cujo sabor é inigualável. Mas nem sempre temos tempo ou disposição para alimentar o fermento natural, pelo que esta receita, preparada com fermento de padeiro, é óptima para aqueles dias em que não temos muita disponibilidade para a cozinha e queremos ter um pão na mesa tão rápido quanto possível. Vão precisar apenas de quatro ingredientes, todos eles muito fáceis de encontrar.

O que esta receita tem de genial é que nem sequer precisam de amassar o pão, basta misturar os ingredientes, deixar o fermento actuar, fazendo com que a massa cresça, moldar o pão, levar ao forno e saborear. E para que tudo corra como expectável, basta seguir as 8 dicas que escrevi no artigo "Dicas para preparar um pão caseiro, fácil e sem amassar", preparado em colaboração com o Alegro. Lá encontrarão tudo o que necessitam para começar a fazer o melhor pão caseiro. Podem ler este artigo completo aqui ou podem visitar o site Alegro e ler outros artigos de outras áreas e ficar também a par de todas as novidades e sugestões.


(artigo elaborado em colaboração com o site Alegro)

Dicas para preparar um pão caseiro, fácil e sem amassar

Farinha, água, fermento e sal. São apenas quatro os ingredientes que necessitamos para fazer um pão caseiro, fácil e delicioso. Em pouco tempo podemos saborear em casa um pão quentinho feito por nós. Para além de deixarmos um aroma irresistível espalhado pela casa, quando retiramos um pão caseiro do forno, estamos a consumir um alimento mais saudável, saboroso, muito mais económico e o melhor de tudo, feito pelas nossas próprias mãos. Existe coisa melhor?!

A arte de fazer pão em casa vai ganhando cada vez mais adeptos mas muitos são os que acabam por desistir. Ou porque não encontram a receita ideal, ou porque acham a receita demasiado longa e técnica ou porque não aguentam esperar demasiado tempo até ao momento de retirar o pão do forno. Tecnicamente, e para obter um pão perfeito, são necessárias muitas horas de espera. Mas seguindo a receita de pão caseiro que apresento mais abaixo e cumprindo as dicas que descrevo a seguir, garanto que é fácil preparar um pão em casa, que fica igualmente delicioso, não necessita sequer de ser amassado e nem vai precisar de sujar as mãos.

Pão sem amassar ou "No knead bread"

Esta não é com certeza uma expressão estranha para muitos de nós. A técnica do "pão sem amassar", que com o tempo se tornou viral, foi originalmente desenvolvida por Jim Lahey, um famoso padeiro de Nova Iorque. Consiste em obter um pão delicioso da forma mais simples e rápida possível e vem desmistificar o processo de fazer pão, garantindo com esta receita que qualquer pessoa consegue fazer com sucesso um pão em casa (...)

(podem ler o artigo completo aqui e ficar a conhecer as 8 dicas para um pão caseiro, fácil e delicioso)



A receita que se segue é apenas uma orientação base, pois podemos alterar as farinhas por outras mais ou menos integrais, desde que se mantenham as quantidades. Podemos também adicionar algumas sementes por forma a obter um pão mais nutritivo e integral, conforme a nossa preferência pessoal. O cheiro a pão fresco, acabado de sair do forno é mesmo incrível, por isso vale mesmo a pena experimentar!

Pão "Sem Amassar" de Trigo e Centeio

Ingredientes:
| 450 g de farinha de trigo T65
| 50 g de farinha de centeio integral
| 400 ml de água                                  
| 1 c. (chá) de sal fino
| 4,6 g de fermento de padeiro seco (ou 10 g de fermento
  de padeiro fresco)

Preparação:
1 . Disponha as farinhas numa taça larga.

2 . Amorne a água e adicione à farinha, bem como o fermento e o sal (se usar fermento fresco, dissolva-o primeiro na água morna).

3 . Mexa os ingredientes com uma colher de pau em movimentos circulares, sem amassar, e o tempo suficiente para que a farinha absorva a água.

4 . Cubra a taça com um pano e deixe levedar durante 2 horas.

5 . Coloque a panela de ferro onde vai cozer o pão dentro do forno e pré-aqueça o forno a 250ºC.

6 . Transfira a massa levedada para uma superfície ligeiramente enfarinhada. Com as mãos abra ligeiramente a massa e dobre cada uma das extremidades em direcção ao centro. Dobre a massa ao meio e de seguida dobre novamente ao meio e no sentido oposto (se necessário polvilhe com um pouco de farinha, mas o mínimo possível, pois quanto mais farinha adicionar, mais pesado e massudo vai ficar o pão). Tente formar uma bola com a dobra para baixo e coloque sobre uma folha de papel vegetal enfarinhada ou dentro de um cesto de fermentação (este torna o processo de transferir a massa para dentro da panela muito mais fácil).

7 . Quando o forno atingir a temperatura, transfira a massa para dentro da panela, usando o papel vegetal ou invertendo o cesto de fermentação (deverá ter muito cuidado para não se queimar, pois a panela irá estar muito quente). Sobre a massa faça uns cortes usando uma lâmina ou uma faca bem afiada.

8 . Coloque a tampa na panela e leve ao forno durante 25 minutos. Passado esse tempo, retire a tampa e baixe a temperatura do forno para os 220ºC, deixando o pão cozer por mais 15 minutos ou até ficar bem dourado.

9 . Retire a panela do forno e deixe que arrefeça um pouco. Retire o pão da penela e deixe arrefecer antes de cortar (se conseguir resistir, claro!).




7 comentários:

  1. Olá, a receita pode ser feita só com farinha de centeio?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paula,
      Pode usar apenas farinha de centeio, mas o resultado nunca será igual. Por ser uma farinha menos processada e mais integral, irá resultar num pão "pesado" e "massudo". Se for essa a sua preferência tudo bem, mas se quiser obter um pão com um miolo mais "leve" e "arejado", terá sempre de usar farinha de trigo ou farinha de espelta branca (não integral).

      Eliminar
  2. Olá,
    Esse pão ficou com um aspeto divinal.
    No outro confinamento confesso que tinha mais hábito de fazer pão, neste tenho usado muito o pão de forma, a ver se começo a fazer pão que sabe tão bem.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2021/03/esparguete-com-gambas-e-bacon.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Clarinha!
      Eu adoro fazer pão e cá em casa já se tornou um hábito. Normalmente até faço dois ou três e congelo. Adoro mesmo pão caseiro.

      Um beijinho,

      Célio

      Eliminar
  3. Um pão fantástico. Fico deliciada de ver as suas receitas e imagens. Obrigada.

    Uma questão: em vez de água posso utilizar leite ? Já li em cima que posso utilizar farinha de espelta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Elisabeth!
      Muito obrigado, fico muito feliz por gostar das minhas receitas.
      Quanto a usar leite na receita, poder pode, mas nunca experimentei e não lhe consigo garantir que irá funcionar. Só experimentando mesmo. Mas na minha opinião, o leite é mais para pães doces.

      Um beijinho,

      Célio

      Eliminar