Creme de Ervilhas e Coentros


Adoro estes dias que antecedem a Primavera. Dias que começam a ficar mais longos e muito mais luminosos, com as temperaturas a aumentar e que convidam a abrir as janelas deixando o sol entrar. Acordamos com o som dos pássaros a chilrear lá fora, para mim um sinal eminente de que a Primavera está mesmo a chegar. No ar sentimos aquele cheiro especial e característico da estação, o cheiro das flores e do campo. Esta continua a ser a minha estação do ano preferida, a estação que convida a sair de casa e a estar mais em contacto com a natureza. Ao meu redor tudo serve para me inspirar na cozinha, as cores da estação, os cheiros que invadem os mercados, os legumes que vêm da horta, os frutos e todas as folhas e flores que brotam das plantas e das árvores. É todo um simbolismo de renovação que enche os nossos corações de esperança e que nos deixa mais felizes.


Adoro leguminosas e desde que deixei de consumir carne, estas fazem cada vez mais parte da minha alimentação. Tento, sempre que possível, consumir leguminosas de origem biológica e, preferencialmente, sazonais. E quando chega a Primavera fico sempre em êxtase para comer as primeiras ervilhas da estação. Claro que é possível comer ervilhas ao longo de todo o ano e nesta receita usei ervilhas secas biológicas, que encontrei à venda por acaso e não resisti a trazer comigo. São as chamadas Split Peas, com um sabor mais acentuado. 

Assim que as vi imaginei logo utilizá-las para fazer este creme bem aveludado, como eu gosto. Estas ervilhas e os rebentos das ervilhas de cheiro que utilizei também neste Bolo de Ervilha foram a inspiração para esta receita. Combinei-as com a minha erva aromática preferida (sim eu amo coentros e tenho sempre coentros em casa) e o resultado não poderia ser melhor. Sei que nem toda a gente adora coentros, mas experimentem substituir por hortelã, por exemplo, neste caso em menor quantidade, cerca de 4-6 folhas. É uma receita muito simples e fácil de preparar e tenho a certeza que vão gostar. Experimentem, mesmo usando ervilhas congeladas.




Creme de Ervilhas e Coentros

Ingredientes:
| 400 g de ervilhas secas (ou congeladas)
| 1 Lt. de água (ou caldo de legumes)
| 1 cebola grande (aprox. 200 g)
| 1 dente de alho
| sal e pimenta
| 1 ramo de coentros (aprox. 20 g)
| 1 fio de azeite
| sementes de sésamo p/ servir

Preparação:
1 . Comece por demolhar as ervilhas, caso use ervilhas secas. Demolhe por 3 a 4 horas ou, preferencialmente, de um dia para o outro (se usar ervilhas congeladas ignore este passo).

2 . Leve uma panela com a água ao lume e deixe levantar fervura. Adicione as ervilhas, a cebola em pedaços e o dente de alho. Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar cerca de 25-30 minutos.

3 . Transfira para um processador de alimentos ou para um robot potente, adicione os coentros e um fio de azeite. Triture durante alguns minutos até obter um creme bastante aveludado. Rectifique os temperos e se necessário adiciona mais água ou caldo de legumes até obter a consistência desejada.

4 . Sirva o creme ainda quente, guarnecido com sementes de sésamo e rebentos de ervilha (opcional).




Sem comentários:

Enviar um comentário