Arroz Doce com Toffee de Amêndoa

O arroz doce, se não é a minha sobremesa favorita, anda lá muito perto. E, apesar de muitos a acharem uma sobremesa de Inverno, eu cá como-a em qualquer altura do ano. Para ser perfeito e conquistar o meu palato, tem de ficar cremoso e com o tom amarelado que lhe é conferido pelas gemas. Por isso escolho sempre ovos caseiros para garantir esse fim.
Nesta receita decidi variar um pouco e fugir ao tradicional. Criei um toffee à base de amêndoa que tornou esta sobremesa um verdadeiro manjar dos deuses.


Ingredientes:
[para o Arroz Doce]
|1 Lt. de leite
|4 dl. de água
|1 casca de limão (só a parte amarela)
|1 pau de canela
|1 pitada de sal
|160 gr. de açúcar
|4 gemas de ovo

[para o Toffee de Amêndoa]
|150 gr. de açúcar
|150 gr. de amêndoas laminadas
|1,5 dl. de natas

Método Tradicional:
Num tacho, leve ao lume a água e o arroz.
Tempere com uma pitada de sal e deixe cozinhar até a água evaporar e o arroz estar cozido.
Depois da água evaporar, junte a casca do limão, o pau de canela e o leite.
Deixe cozer durante 25 minutos, mexendo de vez em quando para não colar ao fundo.
Passado os 25 minutos acrescente o açúcar e mexa.  Retire 2 ou 3 colheres de arroz doce para uma chávena e dissolva nele as gemas. Enquanto mexe, junte as gemas ao arroz e quando começar a borbulhar apague o lume. Distribua o arroz doce em taças.

Método Thermomix-Bimby:
Coloque no copo todos os ingredientes, excepto o açúcar e as gemas. Programe (15min/90ºC/vel Colher Inversa). Quando terminar o tempo, retire a tampa e envolva com a espátula.
De seguida programe (25min/90ºC/vel Colher Inversa). Quando terminar, adicione o açúcar, as gemas previamente desfeitas num pouco de arroz doce e envolva com a espátula. Programe (10min/90ºC/vel 1,5/Colher Inversa). Distribua o arroz doce em taças.

__________________........................_______________

[preparação do Toffee de Amêndoa]
Numa frigideira, leve ao lume o açúcar. Deixe que caramelize, agitando a frigideira em movimentos circulares. Adicione de uma vez só ao caramelo, as natas e as amêndoas e envolva suavemente com uma colher de pau. Distribua o toffee pelas taças, sobre o arroz doce, e com uma colher espalhe uniformemente. Leve ao frigorífico e sirva frio.








26 comentários:

  1. O arroz doce sempre foi uma das minhas sobremesas preferidas! E tal como tu, gosto dele hiper cremoso! A minha mãe fazia um fantástico, mas eu descobri outra maneira e nao me resisto!!
    Agora vamos la conversar!! Tu achas isto bem, menino Célio? Fazeres um arroz doce e colocares um toffee de amendoa? Isto não é uma sobremesa, isto é o pecado!! E depois sou eu que transformo gelados!!
    Excusado será dizer que gostei, né?
    Beijiinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mena, e não sabe bem pecar de vez em quando?! Eu já tenho o meu cantinho no purgatório, eheh. ;)
      Para mim o arroz doce tem de ser cremoso, se estiver seco não consigo comer.
      Beijinhos. ;)

      Eliminar
  2. Arroz doce dos bons (cremoso, como dizes), já é uma maravilha a desfazer-se na boca, mas com toffee de amêndoa é mais do que tentador! Essa "invenção" é mesmo a cereja no topo do bolo!

    **
    Aida

    ResponderEliminar
  3. Eu estou como tu, qualquer altura do ano é ótima para comer arroz doce :) O teu tem um aspeto fantástico, que coisas boa e com esse toffe de amêndoa é mesmo de comer e chorar por mais.

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é Paulo?! O arroz doce come-se quando se quizer, eu cá adoro. ;)
      Obrigado pelo elogio. ;)
      Um abraço.

      Eliminar
  4. Olá! Confesso que não gosto de arroz doce! Mas adorei o toffee! Aposto que fica igualmente delicioso com leite creme! Boa sugestão ... as usual!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Claro que deve ficar delicioso no leite creme, mas tem de ter cuidado para ambos não se misturarem, devido ao leite creme não ser tão consistente como o arroz doce. ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  5. A cobertura de amêndoas deu um toque excelente!

    ResponderEliminar
  6. Acredito que tenha mesmo ficado uma delicia... de certeza que o aspecto não engana!!
    Bjs

    http://1toquedecanela.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficou mesmo! É delicioso e está mais que aprovado. ;)
      Beijinho. ;)

      Eliminar
  7. Adorei.....que vontade de comer uma taça desse arroz doce!!!
    Também é uma das minhas sobremesas preferidas quando bem feito mas agora essa cobertura está que não se resiste, adoro amêndoa e fez-me lembrar a tarte de amêndoa que costumo fazer...esse tom.... hummmm....
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigadooo! Sim, é mesmo uma delicia e este toffee dá-lhe aquele toque especial. ;) Na tarte de amêndoa também deve ficar delicioso. ;)
      Beijinho. ;)

      Eliminar
  8. O arroz doce ficou com um aspecto maravilhoso! Ficou com aquela textura cremosa, que adoro! E o toffee de amêndo dá-lhe um toque especial :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Cuca. Ficou mesmo delicioso. É uma receita para repetir, sem dúvida. ;) Beijinho.

      Eliminar
  9. Uau! Deve pouco bom deve...e com essas amêndoas...! Gostei muito desta tua sugestão! Fiquei com vontade de provar uma tacinha..ou duas!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Silvia, quando voltar a fazer envio-te uma para provares, pode ser?!
      Obrigado e beijinho. ;)

      Eliminar
  10. Que maravilha, Célio! Está mesmo uma tentação! Eu adoro arroz doce cremoso mas, por incrível que pareça, nunca me atrevi a fazer. Tenho mesmo de fazer, fiquei com água na boca :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então experimenta este que é uma verdadeira delicia... vais adorar. ;)

      Beijinho.

      Eliminar
  11. Cá em casa adoramos arroz doce! este ficou mesmo, mesmo apetitoso! Vou guardar para experimentar! Bjs

    ResponderEliminar
  12. Eu adoro Arroz Doce, de qualquer maneira ou feitio e em qualquer altura do ano. Festa que é festa, tem que ter sempre umas tacinhas :)
    O teu ficou uma verdadeira tentação com essa camada de amêndoa. Difícil de resistir.
    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  13. Olá Célio,
    estou como tu, arroz doce deve ser de Inverno ou de Verão, ele sabe sempre tão bem, é a minha sobremesa favorita.
    Agora falando desta tua sugestão que posso eu dizer para além de FABULOSO, ORIGINAL E DELICIOSO.
    Está com muito bom aspecto, aquela colher denuncia que ficou bem cremoso e a colocação daquele toffee é um atentado à gula, já tenho "agua na boca":)

    Beijinhos

    ResponderEliminar