Bôla de Enchidos e Espinafres e o Curso "Party Food" na Academia Vaqueiro

Se me dissessem, à cerca de 4 meses atrás, quando decidi tornar público este blog, que o mesmo iria ter o sucesso e o reconhecimento que está a ter, eu não acreditaria. Sei que o mérito é meu e tenho dado muito de mim para que este projecto se torne cada vez melhor e responda às expectativas de quem me segue. Mas nada disto seria possível sem vocês, aqueles que todos os dias vêm cá espreitar uma receita, fazer um comentário, uma crítica, que comentam e partilham a página no Facebook. A todos vocês, que me ajudam a ir mais além e me dão força para continuar, muito obrigado. ♥

E se me dissessem que, através do blog, conseguiria conhecer pessoas fantásticas que têm em comum comigo a paixão pela cozinha, eu também não ia acreditar. É o caso da Marta Guedes, autora do blog Marta "La Chef" que, em parceria com a Vaqueiro, lançou um passatempo em que oferecia um curso de cozinha na Academia Vaqueiro. Concorri e fiquei fora de mim de contente quando soube que tinha sido o vencedor. E no dia 9 lá me juntei à Marta para, em conjunto com mais 11 pessoas, formarmos uma turma super bem disposta que meteu literalmente as mãos na massa e foi supervisionada pelo simpático chef Pedro Niny Duarte.



O curso teve como tema "Party Food", em que era suposto dividir a turma em grupos e em conjunto confecionar 7 receitas, num ambiente de descontração, receitas estas que, no final, poderam ser degustadas por todos e regadas com uma bela sangria, preparada pelo chef. Deu para conversar, trocar ideias, travar conhecimentos e ficou o desejo de lá voltar para fazer outros cursos.



A mim e à Marta calhou-nos a Bôla de Enchidos e Espinafres com Maionese de Alho e Tomate Seco e também o Creme de Cenoura e Castanhas com Palitos Folhados de Azeitona. Enquanto eu me dediquei à bôla, a Marta foi adiantando o creme. Ao mesmo tempo que os temperos se iam apurando e as receitas se iam construíndo, a interação entre bancadas e grupos, bem como a troca de ideias era visível. Para o fim ficaram os Palitos Folhados, que ficaram uma delícia e a Maionese para acompanhar a bôla. No final e em ambiente de festa, ou não fosse esse mesmo o tema, tudo tinha bom aspecto e pode-se comprovar que tudo estava delicioso. A cereja no topo do bolo, ou neste caso, a amêndoa no topo da tarte, foi exactamente a Tarte de Amêndoa que estava divinal. 
Deixo um agradecimento especial à Marta, pois se não fosse ela, nada disto teria sido possível e também à Vaqueiro pela forma como apresenta os seus cursos.
Mas como uma imagem vale mais que mil palavras, não me vou alongar mais e deixo-vos as imagens de um fim de tarde em festa. ;)



















 E agora apresento-vos a receita da Bôla de Enchidos e Espinafres que é uma delicia.

Ingredientes:
150 gr. de sobras de pão duro
100 gr. de enchidos/carnes frias variados (chouriço, fiambre, salsichas, etc)
100 gr. de espinafres em folha
100 gr. de farinha
2 c. (sopa) de fermento em pó
6 c. (sopa) de Vaqueiro Líquida
1,5 dl. de água
4 ovos
sal
pimenta de moínho

Método Tradicional:
Ligue o forno e regule-o para os 180 ºC.
Tire a pele aos enchidos, corte-os em pedaços e coloque num robô de cozinha.
Parta o pão em bocados. Deite o pão e os espinafres frescos no robot e triture tudo.
Acrescente a farinha, o fermento e a Vaqueiro Líquida, volte a ligar o robot e triture bem até que os ingredientes se encontrem bem ligados. Junte depois a água e volte a triturar, para a mistura ficar com uma consistência mais macia.
Parta os ovos, separe as claras para outra tigela e junte as gemas à mistura do robot. Bata de novo a mistura e transfira-a para uma tigela larga.
Bata as claras com a batedeira até que façam espuma, junte uma pitada de sal e continue a bater até que fiquem bem espessas. Envolva delicadamente as claras batidas na massa, tempere com um pouco de pimenta moída na altura.

Método Thermomix-Bimby:
Ligue o forno e regule-o para os 180 ºC.
Parta os ovos, separando as gemas das claras. Reserve as gemas e coloque as claras no copo com a borboleta inserida e uma pitada de sal. Bata as claras, programe (4min/vel3,5). Retire a borboleta, as claras, e reserve.
Tire a pele aos enchidos, corte-os em pedaços e coloque dentro do copo da Bimby.
Parta o pão em bocados. Deite o pão e os espinafres frescos no copo e triture, pragramando (20 seg/vel9). Adicione a farinha, o fermento e a Vaqueiro Líquida, a água e as gemas e programe (10seg/vel4)
Adicione as claras batidas à misture e envolva delicadamente com a espátula. Tempere com um pouco de pimenta moída na altura.

_____________________........................___________________

Unte um tabuleiro rectangular com Vaqueiro Líquida, forre-o com papel vegetal e volte a untar. Deite o preparado no tabuleiro e leve a o forno durante cerca de 20 a 25 minutos.
Depois de cozida, retire do forno o tabuleiro com a bôla e deixe amornar durante 10 minutos. Desenforme e corte em cubos. 







32 comentários:

  1. Bom dia Célio,
    Adorei...gostava muito de la ter estado ;)
    Aprendemos imenso nestes cursos, trazemos todo o que é de bom, tiramos duvidas e como estamos sempre com a "mão na massa" fica todo mais simples de aprender.
    Gostei muito da receita, em breve vou testar... :)

    Bjinho

    Katia
    http://entretachosebimby.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Cátia! De facto estes momentos são mesmo muito bons, primeiro porque se aprende sempre qualquer coisa, depois porque se conhecem pessoas fantásticas e por fim, pelo convívio, que vale sempre a pena. ;)
      Beijinho e bom fim de semana. ;)

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Sim Luisa, foi mesmo interessante. Adorei. ;)
      Bom fim de semana. ;)

      Eliminar
  3. Acho que todos os que tornamos público a nossa paixão pela cozinha, nunca imaginamos o que daí possa vir!! Até que enfim te vejo reconhecer o mérito que tens!! E é que tens mesmo e nao se trata de presunção! Desde os primeiros post's que fizeste que este sucesso se via chegar! E depois de ter lido tudinho com muita atenção acredito que este tipo de acontecimentos, seja apenas o primeiro!! Adoro passar por aqui e ver o que andas a engendrar! As fotos do curso estão fantásticas e o pessoal parece todo muito divertido!! Afinal de contas é à volta da comida que se reúne gente boa!!
    E esta bola é de facto fantástica! Sui generis pelo facto de levar os espinafres!! :)
    Desculpa o testamento, mas há dias que se me soltam os dedos!!
    Eu por aqui fico de olho em ti!
    Um beijinho,
    Mena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito, muito, mas mesmo muito obrigado Mena! Eu sei que és sincera naquilo que escreves e sabes fazê-lo tão bem. Também sei que o meu blog te cativou (?) desde que o conheceste e sim, tenho que reconhecer que por vezes não sei dar o devido valor ao meu trabalho. É que aquilo que publico é, sob o meu ponto de vista, tão pequenino, comparado com alguns blogs que proliferam na blogosfera.
      Mas obrigado por comentares e gostares de me "seguir".

      Beijinho e bom fim de semana. ;)

      Eliminar
  4. essa bola ficou com um aspeto maravilhoso. parabéns. abraço!

    ResponderEliminar
  5. Partilhar esses momentos de aprendizagem e divertimento com alguém que tem tanto em comum connosco e que, até então, só conhecemos virtualmente, é mesmo muito bom! Enche-nos a alma!

    A tua bola está super verde, é tão engraçado porque é de espinafres mas não deixa de me surpreender de ser tão verde! :) Verde e linda! :) Dá uma bela e reconfortante refeição!

    **
    Aida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Aida! De facto é muito motivador e reconfortante conhecer pessoalmente aqueles que seguimos todos os dias virtualmente e que têm a mesma paixão que nós pela cozinha. ;)

      A bola é muito saborosa, para quem aprecia, aconselho a fazer, é diferente e muito saborosa. ;)

      Beijinho e bom fim de semana.

      Eliminar
  6. Que experiência maravilhosa!
    Gostava tanto de participar nesses workshops e aprender mais um bocadinho.
    Quanto à bola, devo dizer que tem uma cor verde deliciosa e o sabor deve fantástico!
    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. Aprender, aprendemos todos os dias, uns com os outros e nos livros també. Mas sim, estes workshops são muito úteis para aprender novos truques e dicas e conhecer receitas novas. ;)

      Beijinho e bom fim de semana.

      Eliminar
  7. Olá Célio!
    Que maravilhosa experiência. Muitos parabéns pelo curso.
    Sim o mérito é todo teu e tu mereces isto e muito mais.
    Beijinhos e que bôla deliciosa!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Marta! O mérito é meu, sim, mas sem vocês eu não condeguiria alcançar os meus objectivos.

      Beijinhos e bom fim de semana. ;) Ahh e Parabéns. ;)

      Eliminar
  8. Que cor linda. Tenho que experimentar essa bola :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta sim, Ondina, vais gostar. Depois vem cá partilhar. ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  9. Tem um aspecto muito interessante e gostava mesmo de provar!! Se calhar vou guardar a receita! ;)

    ResponderEliminar
  10. Olá Célio,
    mais que merecido todo o reconhecimento deste teu espaço, assim que o vi pela primeira vez tornei-me logo seguidora, adoro as sugestões e claro as fotos.
    Esta bola está bem diferente do normal mas que o seu interior é delicioso ai isso é.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Sandra! Sim eu também sei reconhecer quem realmente desse lado me segue e gosta realmente daquilo que eu faço. E a Sandra é daquelas pessoas que várias vezes visita o meu "espaço". E sai um grande obrigado por isso.

      Beijinho.

      Eliminar
  11. Parece ter sido muito divertido e a bola tem um aspeto fenomenal!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A bola é muito boa e o curso foi mesmo fora de série. ;)

      Beijinho.

      Eliminar
  12. Adorei! Temos que repetir :)
    Beijinhos e muito sucesso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também acho Marta! Temos que repetir. ;)
      Obrigado e retribuo. Muito sucesso, também.

      Beijinho.

      Eliminar
  13. Antes demais sem duvida que mereces o mérito e reconhecimento que estás a ter, sem duvida que vir ao teu blogue é um prazer e um momento de inspiração :P :P
    As fotos do workshop ficaram deliciosas e bem tentadoras! A bolo ficou com um aspecto divinal, deve ser deliciosa, fiquei com agua na boca :)

    Beijinhos
    Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Joana! Sabe tão bem ler estes vossos comentários, São estes comentários que me fazem continuar e me inspiram para fazer mais e melhor.

      Experimenta a bola, é deliciosa. ;)

      Beijinho e bom fim de semana.

      Eliminar
  14. Parabéns, mereces pois teu blog é muito bom eu sou fã dele:)
    é bom ver um bloque como o teu, parabéns a bola ficou verde e linda dee ter ficado uma delicia nada como um dia destes fazer uma:)

    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado e beijinho! Quando experimentares a bola vem cá e partilha!
      ;)

      Eliminar
  15. Um momento especial de renovação para sua alma e seu espírito,
    porque Deus, na sua infinita sabedoria, deu à natureza,
    a capacidade de desabrochar a cada nova estação e a nós
    capacidade de recomeçar.
    Desejo a você, um final de semana cheio de amor e de alegrias.
    Afinal Deus nos a oportunidade de fazer novas amizades,
    ajudar mais pessoas,
    aprender e ensinar novas lições,
    vivenciar outras dores e suportar velhos problemas.
    Sorrir por novos motivos e chorar outros,
    porque amar o próximo é dar mais amparo,
    orar e agradecer .
    Fazer novas amizades é amadurecer um pouco mais
    e olhar a vida como uma dádiva de Deus.
    É ser grato, reconhecido,
    forte, é ter fé acima de tudo.
    Que o Senhor abençoe a você,
    no doce lar Lugar onde vive!
    Que você possa ver sua
    família crescer e progredir,
    e tenhas uma vida longa,
    com saúde , paz e eterna felicidade.
    Um Feliz Dia Do Amigo : Estou atrasada , mais Nunca esqueceria essa data.
    Tem um mimo
    na postagem fique a vontade para pegar.
    Um abençoado final de semana.
    Deus abençoe VOCÊ!
    Beijos da amiga sempre ,Evanir.

    ResponderEliminar