Bolo de Mirtilos e Buttercream

Na semana passada vi e partilhei no Facebook uma imagem de um bolo da Lorraine Pascale, decorado com framboesas, cuja receita faz parte do seu novo livro "A Lighter Way To Bake". Achei tão lindo e inspirador que registei para mais tarde poder fazer algo semelhante. Só precisava de um motivo.

E, eis quando a minha irmã, que não via há quase um ano, me liga a dizer que me vem visitar. Para uma visita como esta, inesperada, mas muito bem vinda, tinha de haver algo especial. E foi então que decidi fazer este bolo, de véspera. Como não tinha framboesas frescas, decidi fazer com mirtilos e para a cobertura decidi-me por um buttercream. Acho que ficou lindo e foi digno desta ocasião especial e o sabor é algo de divinal. Adorei o contraste do sabor cremoso da manteiga com a acidez dos mirtilos. 





Ingredientes:
[para o bolo]
| 4 ovos
| 200 gr. de açúcar
| 170 gr. de manteiga
| 200 gr. de farinha
| 1 c. (chá) de fermento

| doce de mirtilo para o recheio
(usei de framboesa)

[para o buttercream]
| 150 gr. de manteiga à temp. ambiente
| 300 gr. de açúcar em pó
| 25 ml. de leite
| mirtilos q.b.
| amêndoa laminada q.b. (usei da Vahiné)

Método tradicional:
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Numa taça bata bem as gemas com o açúcar e a manteiga até obter um creme esbranquiçado. Reserve.
Noutra taça bata as claras em castelo e envolva delicadamente no creme reservado.
Adicione a farinha e o fermento e envolva suavemente. Deite a massa numa forma previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha.Leve ao forno a 180ºC cerca de 30 minutos.
Desenforme e deixe arrefecer.

[buttercream]
Bata o açúcar e a manteiga com a batedeira numa velocidade média, até que fiquem bem ligados. Aos poucos, e numa velocidade mais baixa, adicione o leite. Continue a bater durante alguns minutos e aumente gradualmente a velocidade até obter um creme leve e fofo.

Método Thermomix-Bimby:
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Insira a borboleta. Coloque os ovos no copo, o açúcar e a manteiga e bata (3min/37ºC/vel3)
Adicione a farinha e o fermento e envolva (10seg/vel3). Deite a massa numa forma previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha.
Leve ao forno a 180ºC cerca de 30 minutos.
Desenforme e deixe arrefecer.

[buttercream]
Colocar a borboleta no copo e adicionar o açúcar e a manteiga. Programar (5min/vel3,5). Passado esse tempo programe (1min/vel3) e vá adicionando o leite aos poucos. Se achar necessário programe mais (1min/vel3) até obter um creme leve e fofo.

 **********♣♣♣♣**********

Corte o bolo em duas metades no sentido longitudinal. Recheie com doce de mirtilo na quantidade desejada. Cubra com a outra metade. Barre todo o bolo com o buttercream e decore a gosto com mirtilos e amêndoas laminadas.




























49 comentários:

  1. Espetacularmente a que se pode chamar um doce pecado da Gula!!!
    Não há mais nada a dizer...ou até há quero uma fatia por favor!!!

    Beijinhos e bom domingo;

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Maria Angelina! Pena que já acabou, mas se um dia voltar a fazer terei todo o gosto em dar-te a provar. ;)
      Um beijinho.

      Eliminar
  2. Ficou mesmo bonito! E com uma cobertura bem generosa :)

    ResponderEliminar
  3. Célio,

    não me canso de olhar este bolo. Está tão lindo que até dá pena comer :)
    Também já tinha visto o bolo da Lorraine. Ela tem receitas fantásticas.
    Esta tua é uma delícia, sem dúvida!

    Um beijinho
    Sofia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Sofia! A Lorraine é uma cozinheira irresístivel e muito descontraída, cujas receitas não nos ficam indiferentes. Adoro. ;)
      Sim, a primeira fatia custou a cortar. ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  4. Ficou lindo, Célio. A tua irmã deve ter ficado bem orgulhosa do mano chef! Deve ter dado um trabalhão a decorar esse bolo...Mas valeu a pena. As fotos sugerem um bolo bem saboroso.
    Também vi o bolo da Lorraine...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Silvia! A mana adorou e no geral todos gostámos. Ficou muito bom. Trabalho não é nada quando se faz com prazer, e aqui foi esse o caso. ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  5. Que coisa mais linda, Célio! Isso é um bolo de alta cozinha! Está simplesmente maravilhoso e deve ter deliciado a tua irmã .)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Ficou mesmo lindo...adorei.
    Deve ter feito muito sucesso
    bjs

    ResponderEliminar
  7. Lindo Célio, tão delicado!! Fiquei presa às fotos..., parabéns!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  8. ficou mesmo amoroso!
    adorei as flores com as amêndoas :))

    ResponderEliminar
  9. Para além de lindo parece bem delicioso... a conjugação de sabores maeavilhosa!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Que bolo soberbo! Adorei... adorei... Os meus parabéns por este trabalho tão delicado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Paula, do fundo do meu ♥. São estes comentários que me deixam feliz. ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  11. Bonito sim mas realmente o que me prendeu foi o interior....muitíssimo apetitoso!!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Nel. O interior ficou fofo e com sabor a framboesa, se bem que com doce de mirtilo funcionaria melhor. ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  12. Lá lindo ficou ele, não tenho dúvidas! Um lindo e delicado campo florido!
    Mas se lindo é, melhor aspecto tem! Sorte teve a tua irmã, mas, com certeza, mereceu-o! :D

    **
    Aida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Aida! A minha irmã merece, isto e muito mais. ;)
      Muito obrigado pela simpatia.
      Beijinho.

      Eliminar
  13. Ficou maravilhoso!
    Tenho um passatempo no blog: http://sweetmykitchen.blogspot.pt/2013/10/passatempo-metalurgica.html

    ResponderEliminar
  14. Ficou um espectáculo,
    Dá vontade de roubar uma fatia! beijinho

    Katia
    http://entretachosebimby.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Célio, não aches... é melhor que tenhas mesmo a certeza, porque as fotos não enganam ninguém: o bolo ficou de facto não só lindo, ficou FABULOSO ! :)
    Adoro mirtilos, adoro e achei a troca excelente, se bem que também adore framboesas e ficaria também fantástico com elas ! :)
    As manas merecem o melhor e a tua certamente adorou este teu presente elaborado com tanto carinho !
    Lindas fotos e linda decoração ! :)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oohh Isabel! Muito obrigado, mesmo, de ♥. Foi um bolo que me deu prazer fazer porque sim, as manas merecem mesmo tudo. Obrigado pelas tuas palavras e por seres sempre tão atenciosa e simpática. ;)
      Um beijinho grande.

      Eliminar
  16. Ficou lindo o teu bolo! Adorei a decoração :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Fiocu um bolo lindo!
    Eu adoro mirtilos, e essa decoração está linda.
    A tua irmã deve ter adorado :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Inês! Já somos dois, também adoro mirtilos e adoro usá-los nas sobremesas, acho que ficam sempre tão bem. ;) Obrigado pela simpatia.
      Beijinho.

      Eliminar
  18. Que maravilha, Célio! Está uma obra de arte este bolo! Esse contraste só pode ser mesmo delicioso!
    Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Mª João! Uma obra de arte feita com muito prazer! ;)
      Um beijinho.

      Eliminar
  19. Que coisa mais linda! Linda e de certeza deliciosíssimo!
    Bjs

    ResponderEliminar
  20. Célio, eu por acaso vi essa partilha que tu fizeste!!! Não conheço muito bem o trabalho da Lorraine, mas pelo pouco que tenho visto é uma excelente Chef!!!
    E tu além de excelente Chef, és um pasteleiro de mão cheia!! Quando vi o bolo, fiquei encantada! E quem deve ter ficado também foi a tua irmã!! Nao queres adoptar mais ninguem para a familia?
    Agora sem brincadeiras, está lindo e perfeito!!! O exterior é apenas uma amostra da perfeição do interior! Só tenho pena de nao poder meter um garfinho e provar, enquanto isso fico aqui a namora-lo!! :)
    Se tenho que adjectivar este bolo, fico curta nas palavras! Simplesmente fantastico! Digno de uma dessas pastelarias de renome!!
    beijinhos,
    Mena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mena, deixas-me sempre sem palavras com os teus rasgados elogios. :P
      Olha, se não conheces o trabalho da Lorraine, faz uma pequena pesquisa que vais encontrar coisas maravilhosas, ela sim é uma cozinheira de mão cheia. Agora eu?! Achas mesmo? Sou um simples amador que tem tanto para aprender.
      Também fiquei grudado no bolo da Lorraine e o facto de a minha irmã vir visitar-me foi motivo mais que suficiente para por em prática o que tinha imaginado.
      Funcionou, ela gostou e o feedback geral foi muito bom, por isso dou-me como muito satisfeito. ;)
      Mais uma vez obrigado. ;)

      Eliminar
  21. Que lindo Célio! Fiquei de queixo caído.
    Ficou extraordináriamente lindo.
    És incrível! Fazes cada obra de arte que juro que fico parva. Como é possível um Homem fazer tanta coisa linda e deliciosa. É que é preciso ser-se mesmo sensível para obter tal proeza.
    Os meus parabéns! Nota-se que és também muito criativo.

    Um excelente dia do pão para ti.

    Beijinhos. :*

    Aurea Neves

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ooh Aurea! Muito obrigado do fundo do ♥. Sensível?! tenho os meus momentos..ehehe.
      Agora mais a sério, tenho gosto pelo que faço e faço sempre com muito carinho e se corre bem, se calhar é um dom.
      Muito obrigado pela simpatia.
      Beijinho

      Eliminar
  22. Célio,
    Adorei a decoração desse bolo. Já vou segui-lo no facebook, para acompanhar as novidades que sae da sua cozinha.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  23. Adorei essa decoração!
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/10/dia-um-na-cozinha-e-escolha-do.html

    ResponderEliminar
  24. Derreti!
    Que beleza de bolo. Lindíssima apresentação.
    Parabéns!

    Susana

    ResponderEliminar