Tarte de Figos e Alfarroba

Quem me conhece sabe quanto eu adoro figos. E a minha forma preferida de os comer é ao natural. E se os puder apanhar e comer directamente da árvore, tanto melhor. E foi o que aconteceu à uns dias, quando a minha irmã esteve cá de férias e me convidou para visitar a sua figueira. A árvore ainda estava carregadinha e a pedir que lhe levassem os frutos. Comi até ficar satisfeito e ainda trouxe alguns para casa.

Como ultimamente tenho experimentado os figos na culinária, desta vez não foi diferente e resolvi inspirar-me nas terras do sul, onde o figo é bastante apreciado e onde, não raras vezes o juntam à alfarroba, criando divinos doces regionais.
Fiz esta tarte de figos e alfarroba, cujo resultado final me agradou bastante e cujo sabor anda muito perto daqueles queijinhos de figo e alfarroba tão típicos do Algarve. 




Ingredientes:
[para a massa]
| 300 gr. de farinha de trigo
| 25 gr. de farinha de alfarroba
| 100 gr. de manteiga
| 50 gr. de Golden Syrup
| 50 gr. de açúcar amarelo
| 1 ovo

[para o recheio]
| 100 gr. de manteiga
| 100 gr. de açúcar amarelo
| 125 gr. de amêndoa moída
| 2 ovos
| 1 c. (sopa) de farinha de alfarroba
| 1 c. (café) de canela
| 4/5 figos, cortados em metades

Método Tradicional:
[preparação da massa]
Numa taça misture as duas farinhas. Adicione a manteiga em pedaços pequenos e amasse com os dedos. Junte o açúcar e o Golden Syrup e continue a amassar. Por fim adicione o ovo, ligeiramente batido e amasse bem até todos os ingredientes estarem bem ligados e a massa despegar dos dedos.

[preparação do recheio]
Bata o açúcar com a manteiga até ficar em creme. Sem deixar de bater, adicione os ovos um a um. 
Junte a amêndoa moída, a farinha de alfarroba e a canela e bata bem durante alguns minutos.

Método Thermomix Bimby:
[preparação da massa]
No copo, coloque a manteiga em pedaços, o açúcar e o Golden Syrup. Programe (1min/37ºC/vel2).
Adicione o ovo, e as farinhas e programe (1min/vel4). Retire, forme uma bola, envolva em película aderente e leve ao frigorifico durante 30 minutos.

[preparação do recheio]
Coloque no copo o açúcar e a manteiga e programe (1min/37ºC/vel2). Adicione os ovos, a amêndoa moída, a farinha de alfarroba e a canela e programe (3min/vel4).  

______________________○○○○○○○○______________________

Quando a massa acabar de refrigerar, estenda-a com o rolo, numa superfície enfarinhada e dê-lhe a forma da tarteira. Forre com ela a tarteira previamente untada com manteiga e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC, durante 15 minutos.
Retire do forno e verta o recheio para dentro da tarteira. Corte os figos em metades e disponha as metades sobre o recheio, com o interior voltado para cima.
Leve novamente ao forno por mais 20 minutos.






















39 comentários:

  1. Hummmm estou tão longe e até parece que estou a sentir o cheirinho dessa encantada tarte de figos!!!
    A cozinha devia de ter ficado toda perfumada...parece-me a estar uma boa delicia!

    Beijinhos e uma boa semana;

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Maria Angelina! Sim, esta é daquelas tartes que deixa a cozinha bem perfumada enquanto coze no forno. Ficou deliciosa, o sabor é fantástico. ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  2. Confesso que não gosto de figos mas está divinal.... Visualmente está lindíssima.
    Beijocas doces.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que pena Dora! Poderás sempre provar, pode ser que venhas a descobrir que afinal gostas de figos.
      Mas ainda assim muito obrigado. ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  3. A tarte ficou linda, só é pena que não coloque a fonte da receita. Ainda recentemente vi uma muito igual.
    Ana S.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana, se viu uma igual, faça o favor de referir a fonte. O que não faltam são receitas muito idênticas aí espalhadas pela internet. Mas tenho a consciência tranquila, pois fiz esta receita de raíz.
      Obrigado.

      Eliminar
    2. Sim, lembro-me porque até as fotografias estão semelhantes e deixo o link onde a vi, num dos blogs que costumo seguir:
      http://ananasehortela.blogspot.pt/2013/09/tarte-de-figos-e-amendoa.html
      apenas se limitou a juntar alfarroba, de resto tudo muito igual.
      Ana S.

      Eliminar
  4. Meu Deus!!! é a unica coisa que sou capaz de dizer!!! Leio a receita e chega até mim o perfume da alfarroba acompanhado pelos figos!!
    É que tu onde ponhas essas maozinhas, saiem maravilhas!!!
    O impacto visual é maravilhoso e agora resta-me imaginar o sabor!!
    Sabes que mais, estás de castigo!!
    Beijinhos,
    Mena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então Mena? De castigo?!
      Obrigado por teres gostado. Eu também adorei o resultado, pois ficou mesmo divinal e é daquelas receitas que perfumam a casa. Pena que estejas longe, senão enviava-te uns figos para experimentares. ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  5. Como sempre, mais uma excelente sugestão, Célio. Não fazes por menos!
    Ficou com óptimo aspecto. Infelizmente não tenho visto figos por aqui...
    Como eu gostaria de poder provar essa delícia.
    ps: ando para comprar uma tarteira rectangular como a tua...mas não encontro...
    Beijinhos e boa semana

    Sílvia Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Silvia. Eu também já não contava de encontrar figos este ano. Mas eis que a minha irmã chega e me presenteia com estes deliciosos frutos do seu quintal. Soube tão bem receber este miminho. Não resisti a fazer esta tarte, pois é uma combinação de sabores que gosto muito.
      A tarteira comprei na loja César Castro em Lisboa (http://www.cesar-castro.pt/). Tem imensas coisas de cozinha e não se consegue saír de lá sem comprar algo. Acho que também dá para encomendar online. ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  6. Como é que ainda tens figos?!! Eu gosto tanto, tanto! E esta tua tarte, que maravilha, Célio! Maravilhosa de aspeto e, certamente, de sabor.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que serão os últimos figos deste ano, Mª João. Nem estava à espera de ainda os encontrar. Mas já à algum tempo que queria fazer uma tarte onde combinasse o figo com a alfarroba e como apareceram estes figos, não perdi a oportunidade. ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  7. Olá Célio, que bom aspecto esta tua tarte, pois olha eu também tenho bastantes figos na figueira e muitos deles ainda estão verdes, e tal como tu gosto de comer directamente da árvore muitas das vezes nem os lavo:)
    Ficou fantástica esta tua tarte e adoro alfarroba, fica com um sabor dificil de se explicar, está muito bonita, a forma da disposição dos figos é tão perfeita, parabéns.
    Ando para comprar uma forma como a tua e já sei onde tem, obrigada.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Sandra! Se puderes experimenta esta combinação de sabores, vais adorar. ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  8. Também gosto muito de figos e esta tua tarte com a combinação com a amêndoa e a alfarroba deve resultar muito bem!
    bjs

    ResponderEliminar
  9. Esta tarte tem um aspecto muito guloso. Não sou grande apreciadora de figos mas acho que provava esta tarte sem pensar duas vezes :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Sofia! Acho que se provasses ias gostar, de certeza. ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  10. Eu também adoro figos e sou um pouco como tu...prefiro-os ao natural. Mas, deixa-me que te diga que esta tua tarde tem um aspecto delicioso e a junção da farinha da alfarroba deve ter-lhe dado um sabor formidável!
    beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  11. Que tarte fantástica, com ingredientes tão do Sul, e a lembrar o Verão!:) As fotografias estão muito bonitas!

    Beijinho*
    Olivia

    omundopelaboca.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. Querido amigo!
    Tão lindo!
    Tão deliciosamente tentador!
    Tão.... tão... tão... olha foram-se as palavras
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Além de bonita, deve ter ficado bem deliciosa, adoro alfarroba!
    Kiss, Susana

    ResponderEliminar
  14. Está mesmo fantástica esta tarte, com estes ingredientes deve ser uma bomba de sabores.
    Adorei, parabéns pela criatividade.

    http://cozinharomatica.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Que delíciaaaaaaaaa!!!
    Eu fico louca quando vejo figos. Sou viciada :D
    E estas tuas fotos estão lindas mas fiquei a matutar que já tinha visto estas fotos em algum sítio :/
    Fizeste a receita da ginja??
    É que até as fotos estão semelhantes :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Filipa!
      Em relação à receita da Ginja, não és a primeira pessoa que pergunta isso. Eu só reparei que as fotos estavam parecidas após ter publicado, mas não é difícil, atendendo ao formato da tarteira. A receita fiz com base numa que já tinha publicado antes (http://sweet-gula.blogspot.pt/2013/10/tarte-folhada-de-figo-e-amendoa.html), apenas alterei a base e adaptei para alfarroba.
      Se reparares, nos posts anteriores, sempre que copio ou adapto uma receita, faço sempre referência à mesma e aqui não é esse o caso. ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  16. Golden Syrup o que é e onde encontro? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo,
      O Golden Syrup é um xarope semelhante ao mel, extraído da cana de açúcar e pode ser encontrado em lojas de produtos gourmet. Haverá certamente nos El Corte Inglés, nos supermercados Apolónia e penso que também nu Jumbo. Pode ser substituído por mel.
      Obrigado.

      Eliminar