Crumble de Marmelo com Chocolate e Nozes

E eis que chega mais um dia 1, dia de publicar receita no grupo "Dia Um Na Cozinha". É a 6ª edição e desta vez o desafio são os crumbles com frutas da época. Quando a Isabel, uma das fundadoras do grupo, lançou o desafio, não sei porquê mas imaginei logo um Crumble de Marmelo. Talvez porque gosto deste fruto. Imaginei o seu sabor, pintalgado de chocolate e envolvido em nozes e mel. 

Daí a passar esta ideia para o prato, foi muito fácil. Sim, porque esta sobremesa é fácil de preparar, rápida e muito versátil, pois pode-se utilizar a fruta que quisermos. Adaptei a receita do Apple Crumble do livro base da Bimby e o resto veio com a imaginação e com o que os sentidos me permitiram. Demorei 20 minutos a preparar esta sobremesa e posso assegurar que foi muito mais tempo do que o tempo que ela demorou a ser devorada. ;)




Ingredientes:
| 2 marmelos
| 150 gr. de farinha
| 75 gr. de manteiga amolecida
| 75 gr. de açúcar amarelo
| sumo de 1/2 limão
| 2 c. (sopa) de mel
| 50 gr. de chocolate para culinária
| 1 punhado de nozes
| 1 punhado de sultanas
| 2 c. (chá) de canela

Preparação do crumble:
[Método Tradicional]
Misture o açúcar com a farinha e adicione a manteiga em pedaços. Trabalhe a massa com os dedos até obter uma mistura areada, com aspecto de migalhas.

[Método Thermomix-Bimby]
Coloque no copo a farinha, a manteiga e o açúcar e programe (30seg/vel4).
Retire e reserve.

____________♠♠♠♠♠♠♠___________

Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Prepare os marmelos, retirando-lhes os caroços e descasque-os. Corte-os em fatias finas e disponha-os numa tarteira (usei duas frigideiras de cerâmica). Por cima, espalhe algumas gotas de sumo de limão.
Espalhe o mel sobre os marmelos e polvilhe com chocolate, grosseiramente triturado. Adicione as sultanas, algumas nozes, também trituradas e polvilhe com canela.
Cubra com o crumble, sem amassar nem calcar.
Leve ao forno até ficar dourado (cerca de 15 minutos).
Retire e sirva quente ou frio.


























74 comentários:

  1. Bom dia Célio,

    marmelo e chocolate parece ser uma combinação mesmo fantástica, gosto muito de marmelos no forno, e esta combinação toda parece mesmo tentadora esté fantástica a tua participação.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Sandra! Eu adoro esta combinação, também já gostava imenso de marmelos no forno, ou mesmo crús, com um pouco de aç´car, mas aquela camada de crumble sobre os marmelos e com chocolate, faz toda adiferença. Uma sobremesa diferente, mas tão boa. ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  2. Olá Célio,
    Gostei imenso da ideia do chocolate, super diferente e deve ser tão bom...
    Kiss, Susana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito bom Susy, adorei este crumble e temo que o vá fazer imensas vezes. ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  3. Está mesmo guloso, o teu crumble. Aposto que foi devorado num ápice! Adoro crumble...é tão reconfortante, diria mesmo que é viciante.
    Bela combinação de ingredientes.
    Beijinho

    Sílvia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Silvia! A primeira vez que provei crumble, foi de maçã e confesso que não fiquei fã. Mas depois experimentei outras frutas e agora os marmelos que é tempo deles e simplesmente adorei. O chocolate dá-lhe aquele toque...divinal. ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  4. Uma combinação muito interessante.
    O aspecto esta muito tentador.apetece mesmo provar.
    Bom fim de semana
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado São! Experimenta este crumble que vai adorar. O marmelo fica divinal neste crumble. ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  5. Há blogs onde nem devíamos entrar lol, tal é logo o pecado que cometemos (como o da gula). Olha só que tentação e combinação excelente Célio, adorei, adorei adorei

    beijinho e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Wow! Muito obrigado querida Mariana! Este elogio vindo de ti deixa-me sem palavras. ;)
      Beijinho e bom fim de semana.

      Eliminar
  6. Ai Célio que irresistível tentação. Olha que eu ando de dieta! Mas confesso que não resisti em vir cuscar a tua sugestão. Achei perfeita. É afrodisíaca. Sabias? ;)
    Adorei! Ficou excelente a julgar pela conjugação de ingredientes. As fotos perfeitas. Estás mesmo de parabéns. ;)

    Beijinhos e bom fim de semana. :*

    Aurea Neves

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Aurea, mas lindo e sedutor está o teu crumble no teu blog. Também foi uma excelente participação, a tua. Gostei muito. E obrigado por teres vindo aqui comentar. ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  7. Com marmelo nunca fiz... não escapa! gostei, bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Kika! Expperimenta e depois vem cá partilhar. ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  8. Que Crumble tão mas tão guloso. gosto muito. Uma combinação de ingredientes genial.
    Beijocas doces.

    ResponderEliminar
  9. Tanta foto linda, que fiquei zonza, deve estar delicioso amigo.
    Bjs.

    Paula

    ResponderEliminar
  10. Olá Célio,
    A combinação dos frutos secos com os marmelos ficou excelente.
    Adoro marmelos, mas nunca fiz em crumble, por isso esta é mais uma receita a reter :)
    As fotos estão lindas como sempre, dá vontade de me sentar aqui e meter a colher :)
    Bela participação.
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Isabel! Fico contente por teres gostado, mas foi logo o que imaginei quando revelaste o tema para o mês deNovembro. E olha, saíu melhor do que eu estava à espera. Cá em casa adorámos e é para repetir. Hajam marmelos!!!
      Beijinho. ;)

      Eliminar
  11. Olá Célio, Crumble delicioso, essa colher está a saltar da foto na minha direcção...que vontade de comer uma taça dessas!!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Ivone! Fico contente por teres gostado e quereres provar o meu crumble guloso. ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  12. Está fantástico... vou ter de experimentar!
    E as fotos.... espectaculares!!! :*
    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Sandrine! Ainda bem que gostaste, mas olha que o teu também ficou com muito bom aspecto. Adorei as tuas imagens. ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  13. Que maravilha! Marmelo e chocolate! Aliás, este desfile faz-me querer experimentar muitas combinações novas e chocolate no crumble é uma delas. Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Susana! É verdade foi um desfile muito guloso e apelativo. O chocolate fica lindamente nos crumbles. Experimenta que vais adorar. ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  14. Célio, como já confessei crumbles não são nem o meu forte, nem a minha paixao.... Mas este teu, está lindo demais, quase me consegue fazer acreditar que iria adorar! Está maravilhoso, e as tuas fotos são lindas!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho quase a certeza que ias gostar deste crumble. Eu que também não era muito apreciador, fiquei fã. Adoro o ácido do marmelo em contraste com o chocolate e o mel e o crocante das nozes e do crumble. Divinal!| ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  15. Que combinação engraçada: marmelos e chocolate :) Tem um aspecto delicioso. Depois de tantos crumbles tão apetitosos só me apetece fazer outro este fim-de-semana.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Leonor! São tão simples de preparar, os crumbles, que são daquelas sobremesas que, dando vontade, estão prontas em menos de nada! E sabem tão bem, morninhos ainda e com uma bolinha de gelado. Adoro. ;)
      Beijinho. ;)

      Eliminar
  16. Nunca me lembrei juntar marmelos e chocolate, mas depois de ver este teu crumble vou ter de experimentar!!!
    Excelente aspecto :)
    Beijinhos doces e bom fim de semana !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Cristina! Marmelos e chocolate é um casamento perfeito. Sabe tão bem, adorei este crumble. ;)
      Beijinho e bom fim de semana.

      Eliminar
  17. Que combinação maravilhosa, gostei imenso! No ano passado fiz crumble de marmelo e adorei... Imagino com chocolate :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que gostaste Cuca! E se gostaste do crumble de marmelo simples, então experimenta este com chocolate, vais adorar. ;)
      Beijinho e obrigado.

      Eliminar
  18. Oh Célio,que tentação! Tenho mesmo de experimentar esta combinação de sabores...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Mª João! Ainda bem que gostaste desta tentação! Experimenta e depois partilha! ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  19. Parece uma combinação deliciosa ;)
    Bjinhos
    Margarida

    ResponderEliminar
  20. Ficou um crumble bastante suculento e com a massa areada no ponto. Perfeito!

    ______________________
    Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

    ResponderEliminar
  21. Que combinação perfeita! Este não posso perder :)

    Um beijinho

    http://chilabras.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  22. Uma combinação muito interessante e deliciosa, ainda mais tendo chocolate, que amo, ficou maravilhoso!!
    Beijinhos e um ótimo fim de semana!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Marisa! Fico contente por teres gostado. ;)
      Beijinho e bom fim de semana. ;)

      Eliminar
  23. Célio....gostei desta combinação...embora nunca tenha provado quase que imagino o sabor e parece-me mesmo bem!
    Bjinhoos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Patricia... que dizer? É delicioso... adoro os sabores do marmelo e do chocolate juntos e neste crumble resultou na perfeição. ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  24. Marmelos e chocolate é uma mistura interessante. A experimentar, um dia destes....
    :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Gabriela! É interessante e deliciosa, esta mistura. ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  25. Uma maravilha como sempre, até era escusado comentar, sou fã ;)
    http://asreceitasdoselminho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  26. Célio :)

    Com fotos magnificas assim , que resiste, diz-me...? Eu não ! :)
    O teu crumble brilha pelas tonalidades e pela conjugação perfeita de sabores que, calculaste tu e bem, resultariam na perfeição !
    Uma sobremesa elegante com um toque maravilhoso do chocolate, que não deixa créditos em mãos alheias, mas sim no seu criador que a fez de forma exemplar !
    Obrigada por estares, uma vez mais, connosco no lindo desfile do "Dia Um..." !
    Um beijinho **

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isabel, foi um prazer enorme, uma vez mais, participar neste já habitual desfile do dia um. Adoro desafios e estou sempre ansioso que chegue o dia 15 para ser revelado o tema do mês seguinte. Aqui, quando a Isabel revelou que o tema eram os crumbles, eu imaginei logo fazer este delicioso crumble, é que nem sequer pesquisei ou procurei inspiração. Fiz e pronto e parece que resultou. ;)
      Obrigado mais uma vez pela simpatia sempre presente. ;)
      Uma beijinho grande. ;)

      Eliminar
  27. Que espetáculo de fotos!!
    Adorei.
    Quando vi o desafio também optei logo pelos marmelos, afinal são frutas caracteristicas do outono.
    Gostei do toque de chocolate.
    Bom domingo,
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Belocas. Eu gosto tanto de marmelos e sim, também o associo ao Outono e não poderia deixar de o usar nesta receita. Obrigado por teres gostado e boa escolha da tua parte, também. ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  28. Olá Célio,

    nozes e chocolate são uma tentação quando se junta, agora marmelos é de facto uma combinação invulgar. No entanto, tenho a certeza que ficou delicioso. Tal é o aspecto maravilhoso que tem.
    Se ainda houvesse, provava um pedacinho! Fizeste-me crescer água na boca :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Sofia! Infelizmente acabou, à muito tempo. Mas é tão simples de fazer e tão delicioso que não custa nada! Em menos de 20 minuots temos uma deliciosa sobremesa. ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  29. Olá Célio, vim ver seu crumble. Esse mês foi maravilhoso, pois adorei provar pela primeira vez essa sobremesa deliciosa que agora vai ser presença constante em minha mesa. Estou deslumbrada com tantos crumbles lindos e saborosos que tenho visto, o seu está espetacular, gosto muito de marmelos, dificilmente se encontram por aqui, o que é uma pena. A combinação marmelo/chocolate/nozes, ficou perfeita. Além, é claro, do belo visual e apresentação. Obrigada por sua visita. Seja sempre bem vindo. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Josy! Uma das vantagens deste grupo Dia Um é mesmo essa, é a de ficarmos a conhecer sobremesas que até agora desconhecíamos e de nos aventurarmos a fazer pratos que nunca fizémos antes. É mesmo um desafio. ;)
      Fico feliz por teres gostado do meu crumble. ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  30. tão bom aspecto e bela combinação de sabores! não é de admirar que tenha sido devorado em tão pouco tempo!! :) abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Obrigado Lobato. Ficou bom e foi aprovado na hora, daí ter desaparecido, literalmente. ;)
      Um abraço. ;)

      Eliminar
  31. Olá Célio!
    Obrigada pela visita, para Dezembro espero participar. Gostava de provar um crumble com marmelos e... nozes e chocolate!
    Ligação perigosa para os gulosos... não vão resistir! O teu crumble ficou delicioso de aspecto, douradinho e crocante.
    Beijinho
    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado querida Rosa! Pena não teres participado neste desfile, mas oportunidades não hã-de faltar. Fico feliz por teres gostado do meu crumble. ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  32. Que lindo! imagino o sabor...
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  33. Olá Célio!
    Acho que já recebeste todos os elogios das cozinhas vizinhas...o que é que eu poderei acrescentar!
    Primeiro quero-te dizer que acho que vou fazer a tua receita...só por ai já dá para adivinhares que adorei o teu Crumble! Pois é fiquei cheiinha de inveja hehe...com a conjugação dos ingredientes do teu Crumble! Ficou com uma cor mesmo Outonal e lindo! O sabor como te disse acho que vou faze-lo para poder saber qual é! Sabes desta vez esqueci-me de fechar a porta da minha cozinha...e então vieram uma Maçãs cheiinhas de sabor e tão perfumadas, uns grandes e bons marmelos...umas castanhas deliciosas avelãs e uvas iiiiiii acho que desta vez se enganaram e as coisas vieram parar á minha cozinha. :D
    Adorei a tua participação para embelezar o desfile dos Crumbles!

    Beijinhos;

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria Angelina! Fico muito feliz por teres gostado do meu crumble, ao ponto de o quereres experimentar. Isso é muito positivo e enche-me de orgulho.
      Eheh, é mesmo acho que desta vez se enganaram e descobriram a tua cozinha, mas ainda bem que assim é, pois assim teremos mais oportunidades de ver as tuas deliciosas receitas. ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  34. Olá Célio,
    O seu crumble, de fato, me pareceu mt apetitoso! Vc combinou os ingredientes de forma harmoniosa e perfeita! Parabéns pela participação!
    Bjs e boa semana!
    www.viveraprendendo.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Sileni! Fico feliz por ter gostado e vir aqui comentar.
      Beijinho. ;)

      Eliminar
  35. Olá Célio,
    Não sendo eu uma apreciadora de crumble, este deixou-me completamente seduzida! Gosto do marmelo pois além do seu delicioso sabor não se desfaz, o crumble com frutos secos é outra coisa e eu adoro nozes, o toque do chocolate torna-o pecaminoso, bem ao meu jeito!
    Sem suma adorei e a tuas fotos estão linda!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Lenita. Realmente a combinação dos frutos secos com o marmelo funcionou na perfeição e depois o chocolate... veio dar-lhe aquele toque guloso e irresistivel.
      Beijinho. ;)

      Eliminar