Feliz Dia das Mães!

Infelizmente, o Dia da Mãe traz-me sempre um sabor amargo, pois ela não se encontra mais entre nós e eu não posso festejar este dia da forma que mais gostaria. Mas ainda assim é um dia de celebração e dedico este post a uma grande Mãe, que em parte também desempenhou esse papel na minha vida, que tem dois filhos lindos e é uma grande Mulher. Isto é para ti, mana! Estás no meu ♥!

Decidi experimentar algo novo, que já trazia em mente, depois de ter espreitado este blog. Uma Torta de Chocolate Decorada, que não correu tão bem como eu estava à espera. Talvez tenha cozido demasiado e acabou por rachar, ao enrolar. E para a próxima, irei dobrar os ingredientes do recheio, para o qual decidi fazer ganache de chocolate branco.


Ingredientes:
(para a decoração)
  • 1 clara de ovo
  • 30 gr. de açúcar RAR granulado
  • 40 gr. de farinha
  • 20 gr. de manteiga (à temperatura ambiente)
  • corante vermelho
(para a torta)
  • 4 ovos
  • 200 gr. de açúcar RAR granulado
  • 60 gr. de manteiga amolecida
  • 200 gr. de farinha
  • 50 gr. de cacau em pó
(para o recheio)
  • 150 gr. de chocolate branco
  • 200 ml de natas frias (35% min. mat. gorda) 
  • morangos q.b.

Ganache:
Parta o chocolate em pedaços pequenos e reserve numa taça. Aqueça 100 ml de natas e verta sobre o chocolate, misturando até este derreter. Adicione os restantes 100 ml de natas e misture. De seguida tape e reserve no frigorifico durante 3 a 4 horas (o ideal é ser preparado na véspera). Passado esse tempo, bata o ganache até ficar firme e espesso e reserve no frigorifico.

Decoração:
Escolha um padrão, imprima ou desenhe numa folha A4 e coloque-a num tabuleiro. Coloque por cima uma folha de papel vegetal e reserve.
Bata a clara do ovo e adicione aos poucos o açúcar e a farinha e mexa muito bem. Acrescente a manteiga e continue a mexer energicamente. Deite umas gotas de corante e mexa até adquirir a cor desejada. Coloque a massa no saco de pasteleiro e desenhe o padrão na folha de papel vegetal. Leve o tabuleiro ao frigorífico durante 1 hora, para a massa ficar dura.

Método Tradicional:
Prepare a torta. Bata as claras em castelo e reserve. Misture as gemas com o açúcar e a manteiga, até obter um creme esbranquiçado. Adicione as claras batidas e envolva delicadamente. Aos poucos adicione a farinha e o cacau e envolva. 


Método Thermomix-Bimby:
Bata as claras em castelo, programando (4min/vel3,5), sem colocar o copo de medida. Retire e reserve. 
No copo coloque as gemas, o açúcar e a manteiga e bata (30seg/vel4). Adicione a farinha e o cacau e bata novamente (1min/vel4). Adicone as claras e envolva delicadamente com a espátula.

________________................______________

Retire o tabuleiro do frio, remova a folha A4 e disponha a massa da torta por cima da folha de papel vegetal, espalhando-a uniformemente. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC durante 12 minutos. 
Desenforme, retire cuidadosamente o papel vegetal, vire a torta ao contrário e espalhe o recheio. Coloque morangos cortados ao meio e comece a enrolar delicadamente para não partir.

31 comentários:

  1. Eu cá acho que a racha até lhe dá caráter... ;) Está linda, Célio e a tua homenagem também.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Mª João! É isso mesmo, nem sempre é o aspecto exterior que conta! ;)
      Beijinho. ;)

      Eliminar
  2. Olá Célio!
    Ainda não tinha tido o devido tempo de vir visitar o teu blog :)
    Adorei esta torta, e fizeste uma bela homenagem a todas as mães!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Com ou sem rachadelas, está linda, está mimosa, amorosa e elegante!

    Feliz dia a ti que és filho e que com certeza podes recordar bons momentos passados com a tua mãe que hoje olha por ti!

    **
    Aida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Aida. É esse o espírito, os bons momentos ficarão para sempre guardados. ;)
      E obrigado pelos elogios.
      Beijinho.

      Eliminar
  4. Olá Célio,

    que sugestão para este dia tão bonita, certamente será uma delicia, gostei bastante.

    Beijos e um bom domingo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sandra! Apesar do aspecto não ser fantástico, o sabor ficou muito bom, sim.
      Beijinho. ;)

      Eliminar
  5. Sabes Helio, tb vi esse video! Mas houve algo na execução que nao me chamou à atenção!!
    Quantos a essas rachaduras, passam despercebidas, porque o sabor deve ser simplesmente fantastico!!
    Eu levo uma fatia, já que é para a Mãe! E tu terás a tua sempre num lugar especial, o coração!!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Celiooo que me enganei no nome! Estava a pensar no vizinho aqui do lado! Mil perdoesss!

      Eliminar
    2. Só me ocorre rir! lol ;)
      Sei que não tenho um nome normal e já me têm chamado muita coisa, mas Hélio ehehe... Posso sempre chamar-te de madrinha. ;)
      Mas sim, gostei muito do sabor, achei muito bom o contraste do chocolate negro e o branco do recheio. Ainda assim, não fiquei satisfeito com o resultado, mas como eu sou gajo de cruzar os braços, outras tentativas haverão. ;)
      Beijinho Bela... desculpa, Mena!

      Eliminar
    3. Acho muito bem que não cruzes os braços por essa rachadura... Oh Hélio! Jajaj... Ei... Chamar-me madrinha até podes, desde que não me peças amêndoas na páscoa!!!
      Célio eu sei que vais tentar outra vez, e que vais conseguir a mais que perfeita! Porque esta para mim é perfeita!! E tb te digo uma coisa, eu vi o video, e a tua parece-me mto mais fofinha que a dela!
      :)))

      Eliminar
    4. Obrigado Mena! Esta é linda porque foi feita por mim. ;)

      Eliminar
  6. Olá amigo Célio. Ficou linda a torta. Lamento pela tua mãe mas tenho a certeza de que ela está sempre presente em ti. :)
    Pronto... pelo destaque do RAR, está-se mesmo a ver que participaste em mais um passatempo por isso boa sorte :)
    Alex

    Tens de me ensinar bem a técnica da torta, sff.

    ResponderEliminar
  7. Descobri este blogue por acaso e estou maravilhada com tantas coisas boas!
    Esta torta tem excelente aspecto. Deve ser deliciosa.
    A sua Mãe iria adorar este pequeno mas grande miminho!

    Parabéns pelo blogue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Sofia, e muito bem vinda ao blog!
      Sim, tenho a certeza que se a minha mãe cá estivesse iria ficar orgulhosa. ;)
      Beijinho e volte sempre! ;)

      Eliminar
  8. Que maravilha a tua torta! Ficou linda e certamente deliciosa... As rachas são um pequeno apontamento que não lhe tiram o devido sabor :)
    Excelente dedicatória.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Marta! Com ou sem rachas, é isso mesmo, o sabor estava bom e sei que a minha mãe iria gostar. ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  9. Olá Célio,
    Não percebo como só hoje cheguei aqui! Bom, ainda bem que cá vim parar, gostei imenso!
    Ando a pensar fazer uma torta com esta técnica há já algum tempo, mas como eu e as tortas... não somos intimas, ahahah, tenho adiado!
    A tua está tão linda e apetitosa!
    Estou a ficar sem desculpas... tenho que fazer algo assim.
    BJs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lenita! Muito bem-vinda ao meu blog. ;)
      Não é dificil fazer esta torta, quanto muito leva algum tempo, mas faz-se na boa. Experimenta, vais gostar de certeza.
      Obrigado pelos elogios.
      Beijinho. ;)

      Eliminar
  10. Olá, Célio!
    A torta ficou linda e, com toda a certeza, uma delícia!
    Rachou um pouco?! Não faz mal nenhum, acontece aos melhores e só mostra que é verdadeira...
    Um beijinho e Parabéns pelo blogue!
    A Cozinheira

    http://danossacozinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Ana!
      Foi feita com carinho e é isso que conta! ;)
      Um beijinho. ;)

      Eliminar
  11. Olá,
    Não pudeste comemorar como querias mas ficou aqui uma bela homenagem. torta ficou linda, não percebo porque dizes que não saiu como querias.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/p/passatempos.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Susana! Obrigado, mas não saíu como eu pretendia. Ainda assim, foi feita com carinho e dedicação. ;)
      Obrigado e beijinho.

      Eliminar
  12. Olá Célio,
    uma bonita homenagem a uma mãe. Entendo-te bem, sei o que sentes, pois também não tenho a minha mãe comigo.
    A torta está linda,mesmo com que não gostes muito dela, adorei a decoração, ficou perfeita.
    Gosto muito de tortas mas não faço muito.
    as fotos estão excelentes, parabéns
    Bjns
    Isabel
    http://emocaoascolheradas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Muito obrigado Isabel! Vocês estragam-me com comentários tão simpáticos. ;)
    O sabor ficou muito bom. ;)
    Beijinho. ;)

    ResponderEliminar
  14. Espectáculo!! Tudo lindo lindo.
    São fotos, receitas e historias assim que me dão vontade de continuar a engordar meu pequeno blog...
    Pedaços de vidas...
    http://cozinhapratosecopos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar