Tarte Brownie com Morangos e Mirtilos

Recentemente, recebi da Vahiné uma embalagem de Nappage para tartes. Para quem não sabe, Nappage é uma cobertura gelatinosa que torna as frutas das tartes mais brilhantes e saborosas. Senti-me desafiado a cozinhar algo com esta cobertura e então decidi fazer esta tarte, em que a base é totalmente Brownie e a cobertura é de creme de queijo. Optei por usar morangos e mirtilos. Os morangos porque são a fruta da época e os mirtilos porque adoro.
Quanto ao Nappage da Vahiné, é a primeira vez que experimento e fiquei rendido, pois faz toda a diferença, numa tarte com cobertura de fruta.

[adaptado daqui]

Ingredientes:

[para o Brownie]
  • 130 gr. de chocolate para culinária
  • 150 gr. de manteiga
  • 150 gr. de açúcar
  • 3 ovos grandes
  • 1 c. (chá) de café
  • 1 saqueta de açúcar baunilhado Vahiné
  • 40 gr. de farinha
  • 1 pitada de sal
[para a cobertura]
  • 100 gr. de quejo fresco para barrar
  • 200 gr. de crème fraiche
  • 50 gr. de açúcar em pó
  • 1 saqueta de Nappage Vahiné
  • morangos e mirtilos q.b.

Método Tradicional:
Coloque o chocolate em pedaços, juntamente com a manteiga, numa taça. Leve ao microondas durante 30 segundos na potência máxima. Adicione os açúcares, o café e os ovos, um a um, enquanto bate com a vara de arames. Por fim, adicione a farinha e o sal e envolva batendo na velocidade mínima.

[cobertura]
Bata durante alguns segundos o crème fraiche. Adicione o queijo e o açúcar em pó e bata até obter a consistência desejada. Reserve no frigorífico até ser utilizado.

Método Thermomix-Bimby:
No copo limpo e seco, colocar o chocolate partido em pedaços e programe (20seg/vel9). Adicionar a manteiga em pedaços e programar (2min/50ºC/ vel2). Com a espátula, baixar o chocolate das paredes do copo e adicionar os açúcares, os ovos, o café e o sal. Programar (1min/vel4). Adicionar a farinha e envolver (10seg/vel3).

[cobertura]
No copo limpo coloque a borboleta, adicione o crème fraiche e bata na vel3 durante alguns segundos. Adicione o queijo e o açúcar em pó e bata (1min/vel3). Reserve no frigorífico até ser utilizado.

____________...............___________

Verta a massa Brownie para uma forma de aro amovível, untada com manteiga e polvilhada de farinha. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 20 minutos. Retire e deixe arrefecer.

Depois de fria, cubra com o preparado de creme de queijo, espalhando uniformemente. Decore a gosto com morangos e mirtilos. 
Prepare o Napagge Vahiné, seguindo as instruções da embalagem e com um pincel de cozinha, unte a fruta, deixando-a brilhante.


46 comentários:

  1. Esta fatiazinha, está me a dizer: Mena leva-me!
    Célio peço imensa desculpa, mas eu sou muito obediente!!!
    Ja escrevi e ja apaguei,... Brownie e cobertura de queijo? E depois frutinha boa? Assim não há condições! Uma receita fantástica, como sempre! E fiquei mesmo intrigada! Não tardo em experimentar! Já verás!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais uma vez a exagerar! Mas obrigado pelos rasgados elogios. ;)
      Olha, ficou meeeesssmo boa esta tarte. Adoro a combinação do chocolate com o creme de queijo e a fruta. Delicioso. ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  2. Esta tua tarte está um encanto de belezura...e bem acompanhada com as fotos!!!
    Eu não sei se vais ter coragem de lhe meteres uma faca!!! Acho que o não vais fazer...senão estragas tudo...se tiveres coragem de a cortar, olha manda uma fatia aqui para este lado. :D

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Maria! Mas é mais forte do que eu, tive mesmo de a cortar! Mas sabes o que é mesmo dificil? É conseguir não devorar uma fatia atrás da outra. É que ficou tão boa. ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  3. Que Tarte fantástica, ficou uma tentação daquelas bem dificeis mesmo de resistir :P Ficou linda, os contrastes das cores ficaram perfeitos, agora para ficar tudo ainda melhor era eu poder provar uma fatia dessas :)

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana! Obrigado pelos elogios. Também adorei o resultado final, ficou perfeita, e olha que eu sou muito exigente comigo próprio. ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  4. Oh Célio, essa tarte está tão bonita, que parece um desenho! Que pena não poder deitar a mão e cortar uma fatia... :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelos elogios. Vocês estragam-me com tantas palavras bonitas. ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  5. Que tarte fantástica!! Ficou linda e como adoro morangos e mirtilos acho que não ia resistir!!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  6. Deliciosa, apetitosa, vistosa...enfim, parabéns e reserva aí duas fatias, se fazes o favor! ;)
    Beijinho

    Sílvia Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fatias reservadas Silvia! ;) Também adorei o bolo que fizeste para a tua mãe. ;)
      Beijinho

      Eliminar
  7. Olá, Célio!
    Desculpa a ausência, parece que já perdi um aniversário e tudo, não foi?... :(
    Que linda tarte! Eu levava-a, que eu amanhã sou bebé e lambuzava-me!...
    Espero que a Vahiné continue a apostar em ti. Excelente trabalho de divulgação, o teu. Não conhecia o produto, mas já estou a magicar algo para o utilizar. ;)
    Um grande beijinho,
    A Cozinheira

    http://danossacozinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana! Muito obrigado. Por acaso já me tinha dado conta da ausência, mas ainda bem que voltaste!
      Beijinho. ;)

      Eliminar
  8. Que tarte fantástica, linda colorida, apetitosa, gulosa... já roubo essa fatia :)
    A cobertura com o contraste das frutas está deslumbrante e depois brownie?!! que tentação :)
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é Isabel! Uma verdadeira tentação à qual é mesmo dificil de resistir.
      Obrigado pelos elogios. Beijinho. ;)

      Eliminar
  9. Ai brownies... os melhores bolinhos que eu já comi. Então esta tarte deve ser um manjar dos Deuses...
    Estou com um ar sonhador a pensar que estou a trincar esta maravilha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Obrigado Sofia! Fugi à tarte tradicional com fruta e decidi fazer esta base de Brownie! Ficou uma pequena maravilha! ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  10. Hum q delicia amei tudo por aqui o blog e uma graça estou te seguindo para nao perder nadinha, parabéns..
    http://culinariachrisgipebube.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Chistina! E bem vinda ao blog! Beijinho e volte sempre. ;)

      Eliminar
  11. Posso ficar com essa fatia para mim?? Humm que verdadeira delicia...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Esta tarte "merece um lugar ao Sol". Estou impressionada com a perfeição!
    Além de tão bonita, deve ser uma delícia.
    Parabéns pela obra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora corei! Obrigado Vera, vocês deixam-me sem palavras...
      Beijinho. ;)

      Eliminar
  13. Olá Célio,

    que maravilha foi eu ter encontrado este espaço delicioso, cada vez está melhor.
    Esta tarte já vai comigo e por sinal tenho tenho todos os ingredientes em casa por isso acho que vai ser mesmo hoje.
    Ficou fantástica a cobertura deve ser fantástica e fica perfeita com estes frutos todos, adorei.

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Sandra! è mesmo deliciosa e os ingredientes combinam na perfeição. ;)
      Experimenta e depois partilha!
      Beijinho.

      Eliminar
  14. Que maravilha!
    Uma tarte que me daria muita felicidade provar,

    beijinhos!

    ResponderEliminar
  15. Que aspecto maravilhoso, adorei a receita
    Ah e o prato também é girissimo

    ResponderEliminar
  16. Este blog é uma perdição... as receitas, as fotografias, tudo! Célio, esta tarte tem tudo para ser um sucesso e, como sempre está liiiiinda!!
    Beijinhos e boa 6.ª feira!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelos elogios Mª João. ;)Tento dar o meu melhor.
      Beijinho.

      Eliminar
  17. Está tão linda essa tarte, mesmo apetitosa!

    ResponderEliminar
  18. Olá...
    Que aspecto excelente :)..... Adorei...
    Beijocas..

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  19. Deve ser ..... maravilha! Linda! So Sweet ...... bjs

    ResponderEliminar
  20. Que sobremesa mais linda! Adoro brownies e adoro morangos e mirtilos.
    Ficam tão bem juntos! :) Uma maravilha.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também adorei o resultado desta combinação. Obrigado por gostares.
      Beijinho. ;)

      Eliminar
  21. Ah Célio...
    Que tentação dos Deuses essa que vejo aqui ! :)
    Três ingredientes irresistiveis: chocolate, morangos, mirtilos...
    Depois queijo com natas... God, assim começa a ser complicado resistir ! :)
    Olha ! Devo dizer que a tua Tarte Brownie está magnifica, linda e faria um brilharete em qualquer mesa !
    Além disso, adoro o teu "stand-cake" ! ;-)

    Um beijnho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado. Também acho que estes ingredientes são irresistíveis e ficam bem em qualquer sobremesa.
      O prato é lindo, sim é da coleção Bordalo Pinheiro. ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  22. Está tão lindo, Célio! Que combinação de sabores mais fabulosa...
    Bjs

    ResponderEliminar
  23. Mais uma tarte maravilhosa!
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/06/3-edicao-do-projeto-escolha-do.html

    ResponderEliminar