Ramen de Cogumelos e Sésamo


Nada se compara ao prazer de segurar entre as mãos uma tigela de sopa bem quentinha, ainda a fumegar, num dia frio de Outono. É daqueles pratos que me dá imenso prazer saborear no final de um dia de trabalho. Chegar a casa e abraçar uma tigela cheia de ingredientes deliciosos e saciantes é puro conforto para o estômago e para a alma. Os dias, agora mais frios e cinzentos, pedem estes boosts de energia com muitos nutrientes, que nos deixam satisfeitos e nos fazem sentir tão bem. Sopas revigorantes e compostas que passam bem por refeição e que nos levam a repetir mais uma concha. Cá em casa há sempre sopas, independentemente da estação do ano, mas esta é a altura em que elas sabem sempre melhor. Preparadas com ingredientes frescos, locais e sazonais, umas mais cremosas e aveludadas que outras, mas todas elas deliciosas. Acho que podia viver só de sopas.


Por vezes gosto de sair da minha zona de conforto e trazer para a minha cozinha novas sopas com novos sabores. Deixar de lado as tradicionais sopas de grão e espinafres, a sopa de abóbora assada, que faço tantas vezes, a sopa de cogumelos e castanhas  ou a sopa de couve flor e experimentar sopas de outras culturas. Desta vez trago um ramen, uma sopa que é um ícone da cozinha japonesa e que é um verdadeiro festim para o paladar. Deliciosamente completa, esta é uma sopa muito rica em nutrientes e que sacia. Basicamente consiste num caldo à base de legumes e que é servido com noodles de ovo ou arroz, cebolinho, gengibre, malagueta e ovo cozido. Conseguem imaginar o quão delicioso é?! Neste caso são os cogumelos que brilham no prato e o inconfundível sabor do sésamo tostado que o Óleo de Sementes de Sésamo Tostadas Fula Nativos confere ao prato. Este é um óleo de origem 100% vegetal  e com um acentuado sabor a sementes tostadas que é perfeito para usar em pratos de cozinha asiática, como os salteados no wok ou as sopas e também para temperar saladas.






Ramen de Cogumelos e Sésamo

Ingredientes:
| 250 g de cogumelos Shiitake laminados
| 3 cm de gengibre ralado
| 1/2 malagueta vermelha picada
| 2 dentes de alho picados
| 1,2 Lt de caldo de legumes
| 2 c. (sopa) de pasta Miso
| 1 c. (sopa) de molho de soja
| 250 g de couve Pak Choi
| 250 g de noodles de ovo (ou de arroz)
| 4 ovos
| 3 cebolinhos
| 2 c. (chá) de sementes de sésamo tostadas

Preparação:
1 . Leve uma frigideira ao lume com 1 c. (sopa) de óleo de sementes de sésamo. Aqueça, junte os cogumelos laminados e salteie durante 3-4 minutos, até que fiquem dourados. Reserve.

2 . Adicione mais 1 c. (sopa) de óleo de sementes de sésamo à frigideira, junte o gengibre ralado, a malagueta picada e os dentes de alho também picados. Salteie durante 2 minutos e reserve.

3 . Leve uma panela ao lume com o caldo de legumes e deixe levantar fervura. Adicione o gengibre, a malagueta e o alho e mexa. Junte também a pasta Miso, o molho de soja e 1 c. (sopa) de óleo de sementes de sésamo e volte a mexer. Por fim adicione a couve Pai Choi, os cogumelos e deixe cozinhar cerca de 2-3 minutos.

4 . Desligue o lume e adicione os noodles deixando-os em repouso cerca de 3-4 minutos. Com um garfo solte os noodles envolvendo-os no caldo. Rectifique os temperos e se necessário adicione mais óleo de sementes de sésamo e molho de soja.

5 . Entretanto leve um tachinho com água ao lume e deixe ferver. Junte os ovos e cozinhe durante 4 minutos, o tempo suficiente para que fique com uma gema cremosa.

6 . Sirva o ramen com os ovos abertos ao meio, e salpique com cebolinho cortado em rodelas, malagueta picada e sementes de sésamos tostadas.







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