Tarteletes de Maçã e Canela | Dia Mundial do Veganismo


Muito se tem falado sobre alimentação nos últimos tempos e cada vez mais esta é uma temática que a todos interessa. Diariamente somos bombardeados com novas dietas que surgem, com alimentos que até então eram desconhecidos e cujas propriedades são benéficas (ou não) para a nossa saúde. Depois há a questão ambiental, a preservação do nosso planeta e a forma como a mesma é afectada, tendo em conta o nosso tipo de alimentação. Estamos sempre a absorver informação, seja nas redes sociais, nos meios de comunicação, nas conversas diárias ou numa ida ao supermercado. Cabe a cada um de nós decidir o que é melhor ou não, desde que sejamos moderados e conscientes das nossas escolhas.

Assinala-se hoje o Dia Mundial do Veganismo. Esta data é reconhecida como o World Vegan Day desde 1994, tendo sido instituída por Louise Wallis, o presidente da sociedade vegana do Reino Unido. É a instituição vegana mais antiga no mundo e também a responsável pela oficialização do termo "vegan". O veganismo é um estilo de vida em que não é consumido nenhum tipo de produto de origem animal ou seus derivados. Para muitos é apenas uma escolha mas para outros esta é uma forma de viver que exclui, dentro do possível e do praticável, a exploração e crueldade contra os animais, seja na alimentação, no vestuário ou higiene pessoal.


Cada vez mais me preocupo com a minha alimentação e sou grande entusiasta da dieta vegana, pois tenho consciência do quão benéfica pode ser para a minha saúde e, claro está, para o planeta. Apesar de não ser ainda vegan, há já alguns meses que eliminei a carne da minha alimentação diária. Continuo a consumir alguns produtos de origem animal mas preocupo-me sempre com a origem dos mesmos e tento consumir o mais biológico possível. Ainda assim, posso afirmar que a grande maioria das refeições cá em casa são vegan e/ou vegetarianas. E esqueçam lá aquele conceito de que a comida vegana é aborrecida e sem sabor. Há todo um mundo de deliciosas receitas para explorar e que certamente farão despertar os sentidos.

Para celebrar este dia, fui desafiado pela Oliveira da Serra a usar um dos seus produtos numa das minhas receitas. Sem dúvida que tinha de fazer algo doce e, claro, sem qualquer produto de origem animal. Esta é a estação das maçãs e foi o perfume delas, na minha fruteira, que me inspirou a criar esta receita. Recorri à já clássica combinação com a canela e enriqueci a receita com o Vinagre de Maçã Oliveira da Serra. Estes vinagres são feitos a partir da melhor fruta seleccionada portuguesa, atribuindo aos pratos sabores novos e únicos, com um toque de frescura e leveza. Parece-vos improvável?! Então experimentem esta receita e surpreendam aí em casa com estas irresistíveis tarteletes de comer e chorar por mais.








Tarteletes de Maçã e Canela [receita vegan]

Ingredientes:
{para a massa}
| 360 g de farinha s/ fermento
| 3 c. (sopa) de açúcar amarelo
| 1 pitada de sal
| 220 g de manteiga vegetal fria
| 2 c. (sopa) de água fria
{para o recheio}                             
| 6-8 maçãs (cerca de 530 g)
| 85 g de açúcar moreno
| 3 c. (sopa) de amido de milho
| 2 c. (chá) de canela
| 40 g de sultanas (opcional)
| 2 c. (sopa) de bebida vegetal
| 2 c. (sopa) de açúcar demerara

Preparação:
1 . Prepare a massa, misturando numa taça a farinha, o açúcar e o sal. Junte a manteiga vegetal fria em pedaços e misture com as mãos. Aos poucos vá adicionando a água fria e amasse até conseguir uma mistura homogénea e moldável (em alternativa, coloque todos os ingredientes num robot de cozinha e misture alguns segundos numa velocidade média-alta). Forme uma bola, envolva em película aderente e leve ao frigorífico durante 30 minutos.

2 . Descasque e descaroce as maçãs, corte-as em cubos pequenos e coloque numa taça. Junte o Vinagre de Maçã Oliveira da Serra e misture. Adicione o açúcar, o amido de milho, a canela e as sultanas. Envolva e reserve.

3 . Pré-aqueça o forno a 180ºC. 

4 . Reserve 1/3 da massa. Divida a restante massa em seis partes e estenda cada uma delas formando seis círculos de massa. Forre seis formas de tarteletes com cerca de 10 cm de diâmetro, deixando cerca de 0,5 cm de massa nos bordos.

5 . Distribua o recheio de maçã e canela pelas tarteletes, enchendo até à superfície.

6 . Estenda agora a restante massa e use uma faca para cortar a massa em tiras com cerca de 1,5 cm de largura. Distribua as tiras de massa pelas tarteletes, formando um efeito entrelaçado (em alternativa pode usar um disco de massa inteiro, fazendo, neste caso, um pequeno corte na superfície). Com os dedos, sele bem a massa em toda a volta e corte o excedente com uma tesoura.

7 . Pincele a superfície das tarteletes com bebida vegetal de aveia (ou outra) e salpique com açúcar demerara. Leve as tarteletes ao forno durante 35 minutos ou até ficarem douradas. Retire e deixe arrefecer nas formas durante pelo menos 15 minutos.

8 . Com cuidado desenforme as tarteletes e sirva ainda mornas com uma bola de gelado ou deixe arrefecer por completo e sirva simples.








1 comentário:

  1. Para substituir a manteiga vegetal por azeite... Como fazer? Quantidade e método para incluir na mistura. Algum cuidado especial?
    Obrigada
    Ana (pão da mó)

    ResponderEliminar