Bundt Cake de Pastinaca e Noz


Já não me lembro quando foi a última vez que partilhei aqui a receita de um bolinho. Confesso que já tinha saudades de ligar o forno e dar uso às minhas formas. Fazer um bolo é daquelas coisas que me deixa verdadeiramente feliz. Principalmente nesta altura do ano, quando as temperaturas lá fora descem a pique e nada sabe melhor que o conforto da nossa casa, perfumada com um bolo acabado de sair do forno. Daqueles simples, preparados com poucos ingredientes e que não precisam de ostentar cremes ou adereços. Daqueles que me levam a viajar no tempo até à infância, numa tarde de um qualquer domingo de Outono, quando a minha mãe fazia os meus olhos brilhar ao desenformar um bolo. Não era preciso muito, bastava um bolo simples, acabado de fazer, de laranja ou de iogurte para me ver a dar saltos de felicidade. Mas o auge era mesmo o momento de lamber a taça, ainda com a massa crua, momentos depois de o bolo ter entrado no forno. Lamechices à parte, acho mesmo que tenho de ligar o forno mais vezes e voltar a partilhar aqui mais receitas de bolos. O que acham?!


A receita de hoje é simples e preparada com um legume de Outono que adoro, a pastinaca. Também conhecida por cheróvia, é muito semelhante à cenoura, mas de cor branca e sabor mais acentuado. Costumo assar a pastinaca no forno juntamente com outros legumes e servir como acompanhamento de alguns pratos. Também funciona bem em purés, mas fica divinal em bolos. Confere uma textura mais húmida e um sabor especial à massa dos bolos. Esta foi a receita que idealizei para experimentar o novo Óleo de Grainha de Uva Fula Nativos, um óleo de origem 100% vegetal e mais saudável que os óleos tradicionais. Este óleo, que pode ser usado para fritar, cozinhar ou temperar, confere uma textura mais macia aos bolos e apresenta um sabor leve e prazeroso. 






Bundt Cake de Pastinaca e Noz

Ingredientes:
| 300 g de açúcar amarelo
| 6 ovos
| 60 ml de mel
| 350 g de farinha s/ fermento                                  
| 2 c. (chá) de fermento
| 300 g de pastinaca ralada
| 150 g de nozes grosseiramente picadas

Preparação:
1 . Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte com manteiga derretida e polvilhe com farinha, uma forma de bundt com capacidade de 2,4Lt.

2 . Numa taça coloque o açúcar, o Óleo de Grainha de Uva Fula Nativos, os ovos e o mel e bata durante cerca de 5 minutos.

3 . Adicione a farinha peneirada e o fermento e envolva com uma espátula. Junte a pastinaca ralada e as nozes picadas e envolva.

4 . Verta a massa na forma e leve ao forno durante 45-50 minutos. Faça o teste do palito antes de retirar o bolo do forno.

5 . Retire o bolo do forno e deixe arrefecer na forma durante 10 minutos. Desenforme e deixe arrefecer sobre uma grelha. Opcionalmente e com o bolo ainda morno, pincele com xarope de agáve e polvilhe com nozes picadas.







4 comentários:

  1. Olá meu querido amigo Célio,
    Que lindo bolinho, e as fotografias estão maravilhosas como sempre!
    Realmente este tipo de bolos são os melhores e também me trazem memórias de infância.
    A minha mãe também fazia um bolo muito parecido, mas com cenoura pois nessa época não havia grande divulgação das pastinácas aqui por esta zona.
    Um grande beijinho e obrigada por nos continuares a inspirar com os teus lindos bolos.

    Paula G.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paulinha,

      Muito obrigado querida amiga, pelas tuas palavras sempre tão simpáticas.
      Eu adoro este tipo de bolos, simples mas perfeitos para partilhar. E este é delicioso.
      Sim, a pastinaca tem um sabor peculiar, mas pode perfeitamente ser substituída por cenoura.

      Um beijinho,

      Célio

      Eliminar
  2. Olá! Parece deliciosos e tenho a certeza que é. E sim, acho que o forno aí de casa deve ser ligado mais vezes para haver mais partilhas destas :)
    É tão bom, neste dias cinzentos e mais frios, sentir o aroma de um bolo a espalhar-se pela casa. Adoro! E também eu, não dispensava aquele momento de rapar o resto da massa antes do bolo ir para o forno. A mãe lá em casa já sabia! :)
    Um beijinho e obrigado por mais uma partilha maravilhosa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana!

      Muito obrigado. Prometo que irei ligar o forno mais vezes para partilhar bolinhos destes. Afinal de contas, com este dias frios, o que sabe bem é mesmo ligar o forno e fazer deliciosas receitas de bolos para acompanhar um chá ou um café. :)
      Nada como as memórias de infância que criamos com as nossas mães, em volta da mesa.
      Um beijinho e eu é que agradeço.

      Célio

      Eliminar