Penne Tricolor no Forno com Abóbora e Ricotta


Com as temperaturas a descer e o frio a fazer-se sentir lá fora, nada sabe melhor do que saborear um prato feito no forno, ainda a fumegar. Daqueles pratos que sabem a conforto, que só não satisfazem o estômago mas também a alma, que dão prazer saborear e que nos aquecem por fora e por dentro. Pratos outonais, preparados com os sabores da estação, que convidam a sentar à mesa e querem ser saboreados devagar, acompanhados de um copo de vinho. Pratos feitos com ingredientes simples mas genuínos e cheios de sabor. Seja uma lasanha de legumes, um delicioso empadão ou um arroz no forno, estes são os pratos que me deixam a sorrir e a querer ligar o forno num dia frio de Outono. E as massas, claro. Estas terão sempre um lugar cativo na minha cozinha.


Quando penso em comida de conforto, imagino logo um prato de massa acabado de sair do forno, preparado com poucos ingredientes, tal como manda a cozinha italiana, mas carregado de sabor. E com queijo à mistura, de preferência nunca menos que dois tipos diferentes. Tal como a receita que apresento hoje e que foi criada a partir das sobras de uma abóbora assada que andava cá por casa. A partir daí a inspiração mediterrânica faz o resto. Azeite, alho, tomate, queijo e ervas frescas, tudo isto misturado combinado com o Macarronete com Vegetais da Nacional (Penne Tricolore). Estas massas preparadas à base de tomate e espinafres, permitem uma óptima absorção de sabores, sendo ideais para pratos de forno. Para além disso cozem em pouco mais de 8-10 minutos e por serem tricolores agradam tanto a miúdos como a graúdos. Da próxima vez que assarem abóbora, usem uma maior quantidade e assim já têm a desculpa para preparar este prato delicioso que se faz num piscar de olhos.





Penne Tricolor no Forno Com Abóbora e Ricotta

Ingredientes:
| 400 g de Macarronete com Vegetais Nacional (Penne Tricolore)
| 2 c. (sopa) de azeite
| 2 dentes de alho picados
| 400 g de tomate pelado
| 400 g de abóbora assada em puré
| 3 raminhos de manjericão                            
| sal e pimenta
| 250 g de queijo Ricotta
| 1 queijo Mozzarella fresco
| tomate cherry qb
| queijo Parmesão qb

Preparação:
1 . Coza a massa num tacho com água fervente, seguindo as instruções da embalagem. Escorra e reserve.

2 . Leve uma frigideira larga e funda ao lume com o azeite e o alho picado. Salteie e adicione o tomate pelado. Com um garfo esmague ligeiramente os tomates e refogue um pouco.

3 . Adicione o puré de abóbora e deixe cozinhar durante cerca de 10 minutos, mexendo ocasionalmente.

4 . Baixe o lume, junte a massa e as folhas de manjericão picadas. Envolva e tempere com sal e pimenta.

5 . Adicione o queijo Ricotta e envolva bem.

6 .  Pré-aqueça o forno a 190ºC.

7 . Transfira a massa para um recipiente que possa ir ao forno (poderá omitir este passo caso a frigideira que usou seja de ferro e possa ir ao forno). Desfaça o queijo Mozzarella em pedaços e distribua sobre a massa. 

8 . Disponha os tomates cherry sobre a massa e polvilhe abundantemente com queijo Parmesão ralado.

9 . Leve ao forno durante cerca de 15 minutos e sirva de seguida com uma salada de folhas verdes.








3 comentários:

  1. Boa noite.Posso substituir o ricota pelo Quark?Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Sim, claro que pode. O Quark é cremoso o suficiente para usar nesta receita. No entanto é um queijo insípido, quase sem sabor, enquanto que o Ricotta sabe a queijo. Mas é uma questão de rectificar os temperos antes de levar ao forno. :)

      Eliminar