Tarte de Ameixa com Crumble de Avelã


Uma das coisas que me faz muito feliz nesta estação quente é o facto de haver muita abundância em fruta. Quer em quantidade quer em variedade, dá prazer visitar nesta altura do ano as bancas dos mercados e sentir no ar o perfume que emanam as frutas de verão. Desde as vermelhas e carnudas cerejas, passando pelos dourados alperces, os perfumados pêssegos, os tão delicados figos, as sedutoras framboesas, as refrescantes melancias e melões, e as tardias mas não menos saborosas ameixas brancas e vermelhas. É todo um desfilar de cor e sabor sem fim e que dá gozo em ver e comer. Cá a casa vão chegando algumas destas frutas que vêm directamente da horta, outras não resisto a trazê-las do mercado. Como várias peças de fruta ao longo do dia, porque sabe bem comê-las assim, ao natural e ajudam a refrescar. Para além disso são excelentes snacks para devorar entre as refeições principais e assim ajudar a matar a fome. Mas também costumo usar fruta nas saladas. Já experimentaram colocar pêssegos ou figos numa salada?! Ou aqueles morangos bem maduros mas ainda firmes?! A verdade é que eu acho mesmo que me poderia alimentar unicamente de fruta e seria muito feliz assim. Onde gosto também de usar a fruta é em sobremesas, acho que as melhores tartes e bolos são aqueles que levam fruta. E nem vou falar dos gelados, que apetecem ser devorados nesta altura do ano.


Cá a casa chegaram umas ameixas vermelhas. Lembro-me tão bem quando fiz esta tarte e adorei o seu sabor. Aquele contraste entre o ácido e o doce deste fruto depois de cozinhado é algo de divino e ao qual é impossível resistir. Agora imaginem combinar isso numa única fatia com um delicioso e crocante crumble, servida ainda morna com uma bola de gelado de baunilha. Pois, não há palavras para descrever o quão boa é toda esta combinação. Uma receita deliciosa que vem do livro Sweeter Off The Vine, um dos mais lindos que completam a minha estante. Daqueles livros que apetece experimentar todas as receitas. Dividido pelas quatro estações do ano, ali encontramos deliciosas sugestões de sobremesas, todas elas feitas com frutas sazonais. Perfeito!


Tarte de Ameixa com Crumble de Avelã
(receita adaptada do livro "Sweeter Off  The Vine" de Yossy Arefi)

Ingredientes:
{para a base}
| 170 g de farinha s/ fermento
½ c. (chá) de sal
| 125 g de manteiga fria
½ c. (sopa) de vinagre de cidra
| 60 ml de água fria

{para o crumble de avelã}
| 55 g de manteiga
| 70 g de avelãs, picadas grosseiramente
| 30 g de farinha de centeio integral
| 2 c. (sopa) de farinha de trigo
| 3 c. (sopa) de açúcar amarelo
| 1 pitada de sal
½ c. (chá) de canela em pó

{para o recheio}
| 900 g de ameixas vermelhas, maduras mas firmes
| 100 g de açúcar 
| 32 g de farinha de trigo
½ c. (chá) de canela em pó
| 1 vagem de baunilha
| sumo de ½ limão

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 190ºC.
Prepare a massa, adicionando a manteiga e o sal à farinha e com a ponta dos dedos vá misturando.
Misture a água com o vinagre e junte cerca de 3 c. (sopa) de água à mistura de farinha e manteiga.
Mexa com as mãos ou com uma colher de pau até obter uma massa homogénea. Se a massa ainda estiver demasiado seca, adicione mais água, uma c. (sopa) de cada vez.
Faça uma bola com a massa e deixe repousar.

Prepare o crumble, levando a manteiga ao lume médio até que derreta. Mexa de vez em quando até a manteiga dourar e libertar um aroma a avelã, durante cerca de 5 minutos.
Desligue o lume e deixe a manteiga arrefecer à temperatura ambiente.
Numa taça misture as avelãs grosseiramente picadas com as farinhas, o açúcar, o sal e a canela. Junte a manteiga arrefecida e mexa até obter uma mistura areada.

Com o rolo estenda a massa numa superfície enfarinhada, dando-lhe um formato redondo, ligeiramente maior que o tamanho da forma que vai usar.
Forre com a massa a forma previamente untada com manteiga e com os dedos calque bem a massa contra as paredes da forma. Com uma faca corte o excesso de massa à volta da forma.
Leve a massa a refrigerar enquanto prepara o recheio.

Corte as ameixas em quartos, descarte os caroços e mantenha a pele.
Coloque as ameixas numa taça e regue-as com o sumo de limão. Junte o açúcar, a farinha e a canela e mexa.
Com uma faca corte longitudinalmente a vagem de baunilha e raspe as sementes.
Adicione as sementes de baunilha às ameixas e mexa até que todos os ingredientes estejam bem misturados (é normal formar-se algum líquido).
Verta o recheio para a massa refrigerada e sobre este espalhe o crumble de avelã.
Leve a tarte ao forno durante 45-55 minutos, ou até que o crumble comece a ficar dourado.
Retire e deixe arrefecer um pouco. Sirva ainda morno com uma bola de gelado ou natas batidas.

22 comentários:

  1. Quero essa fatia para mim. Que tarte linda e aposto que ficou deliciosa,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheh! Obrigado Mary e claro que podes levar essa fatia.
      A tarte é mesmo muito boa, perfeita para aproveitar a fruta da época. Já estou a pensar em repetir com alperces ou pêssegos. :)
      Beijinho.

      Eliminar
  2. Célio, não imaginas o amor que tenho por o inicio do Verão. Adoro toda esta fruta, o seu cheiro, os seus sabores frescos e doces. As bancas de mercado suspiram vida. Adoro as cerejas e os melões. Tenho a vantagem e o previlégio de ter um quintal com uma imensidão d árvores de fruto, desde figueiras, a pessegueiros. Ameixas de todas as qualidades e alperces. Amo ir diretamente à arvores e poder colher a fruta.
    Mas uma coisa é certa, esta tua tarte está a fazer-se a mim, já me piscou o olho. Um livro que anseio receber em breve. Até lá contemplo esta tarte e penso num tempinho para a reproduzir.
    Beijinho grande
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tão bom todos estes sabores de verão Ana! Adoro e só tenho pena que dure tão pouco e passe depressa. Os figos e as cerejas que desaparecem tão rápido, os alperces e as melancias. Acho que por mim podia ser sempre verão.
      Também adoro apanhar a fruta directamente da árvore e comer, sabe-me pela vida.
      O livro da Yossy é lindo, vais adorar.
      Beijinho.

      Eliminar
  3. Looks so rich & delicious... the ice creams is a great addition!

    http://beautyfollower.blogspot.gr/

    ResponderEliminar
  4. Adoro esta altura do ano, não pela praia mas pelos seus saborosos frutos que nos deliciam a cada dentada. Tenho a sorte de ter um pequenino quintal onde duas ameixoeiras fazem a beleza e as delícias de todos cá em casa e estou mortinha por começar a colhê-las. Esta tarte está absolutamente fantástica e provavelmente vai ser uma das receitas testadas este ano com as minhas ameixas deliciosas :)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hmm, q delícia e óptimo aspecto! Bjinhos. (continuo sem conseguir comentar normalmente sem ser por 'responder' a outro comentário...)

      Eliminar
    2. Adoro ameixas Carla e só tenho pena de não as poder comer o ano inteiro. Para mim a fruta sempre ao natural, claro. Mas adoro em bolos e tartes, principalmente no verão em que há muita abundância. Esta tarte é divinal.
      Obrigado e um beijinho.

      Eliminar
    3. Anjo-de-Mel não percebo porque não consegue comentar normalmente, isso terá a ver com as suas definições.
      Obrigado e um beijinho.

      Eliminar
  5. Fantástica, Célio!

    Outra coisa não seria de esperar. Adoro as tuas receitas, fotos e "relatos" que são tão pessoais e nos transmitem quão fantástico é o ser que vive em ti.

    Abraço forte!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, muito obrigado Rui! És sempre tão simpático.
      Também gosto muito do teu trabalho, és uma inspiração.
      Um grande abraço.

      Eliminar
  6. Olá Célio: mais uma tarte maravilhosa. Adoro crumbles e este deve ser uma delícia!
    As fotos estão lindíssimas, como sempre.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Márcia.
      Adoro a combinação do crumble com a fruta, principalmente em tartes.
      Um grande beijinho.

      Eliminar
  7. Olá Célio,

    Que bela forma de celebrar o verão e as suas deliciosas frutas, que tanto adoro!
    A tarte ficou encantadora e as fotos uma verdadeira inspiração <3
    Beijinhos,
    Paula G.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Paula!
      É mesmo, e viva o verão e as suas maravilhosas frutas que nos deliciam. :)
      Um grande beijinho minha amiga.

      Eliminar
  8. Sempre a surpreender Sweet Célio, mais um post encantador, também fico sem palavras ♥
    Mais uma vez me revi no que escreveste. Também adoro sobremesas com frutas, especialmente as tartes e adoro o contraste da acidez da ameixa com a doçura da tarte. Estou aqui a babar e a suspirar por uma uma fatia dessa delícia...

    Bjinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado minha Sweet Patrícia! As tartes de fruta fazem mesmo as minhas delicias. É por isto e muito mais que eu adoro o verão. E quem fica a babar sou eu com as tuas receitas deliciosas!
      Um grande beijinho.

      Eliminar
  9. Eu também sou maluco por fruta, gosto de toda e de todas as épocas! Célio, só posso dizer que fiquei foi maluco com esta tarte, simplesmente linda! E as tuas fotos...perfeitas!
    Como sempre...parabéns pelo magnifico post!
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram | Zomato
    -

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, muito obrigado Diogo! É sempre bom receber-te por aqui e ler os teus elogios sempre tão simpáticos. :) Um brinde ao verão e às suas coisas boas.
      Um abraço.

      Eliminar
  10. Linda Célio!
    Esta época é mesmo das melhores, com tanta fruta da boa, farto-me de comer ao natural, e claro adoro em bolos, crumbles e gelados.
    Eu queria mesmo era uma fatia dessa tarte com gelado!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado linda Inês! Quem me dera que pudesses provar uma fatia (mas para isso era preciso ainda haver...ehehe)
      A fruta ao natural é sem dúvida maravilhosa, mas os gelados, os crumbles e as tartes... oh que maravilha!!!
      Um beijinho.

      Eliminar