Se dúvidas haviam, o tempo que se tem feito sentir nestes últimos dias tem sido bastante esclarecedor. O outono chegou e veio para ficar. Aos poucos já me consegui habituar à ideia dos dias mais frios e cinzentos. Esta não é de todo a minha estação do ano preferida, mas ainda assim é impossível não nos deixar-mos seduzir pelas tantas coisas boas que ela traz na bagagem. Basta sair à rua e depararmos-nos com paisagens deslumbrantes, em tons de laranja, castanho e dourado. As folhas que caem das árvores e aos poucos vão pintalgando o chão, formando um manto que dá prazer de pisar. O inconfundível cheiro das castanhas assadas que paira no ar, o cheiro do fumo das lareiras que se vão acendendo aqui e ali, porque já apetece. Cheiro a casa, cheiro de conforto, de aconchego. E é dentro de casa, no conforto do espaço que é nosso que estes dias sabem bem. Ligamos o forno e fazemos aquela receita deliciosa que há tanto tempo havíamos marcado. Colocamos a chaleira ao lume, preparamos o nosso chá preferido e lanchamos, sem pressas.
Dias estes que, com a mudança de horário se tornam mais pequenos e com menos luz. Para mim é sempre difícil habituar-me a esta ideia de que a hora mudou, pelo menos nos primeiros tempos. Entre casa e trabalho, é pouco o tempo que resta para os afazeres pessoais. A sensação que fica é de que passámos um dia inteiro a trabalhar, quando chegamos a casa já é de noite e já estamos a planear o dia seguinte. Valham-nos os fins de semana que nos permitem ligar o forno e fazer refeições mais demoradas.
E se o que apetece são refeições de conforto, daquelas que saciam e nos deixam bem satisfeitos, o mesmo se aplica às sobremesas. E dentro desta categoria entram os brownies. Quadradinhos gulosos de chocolate, com um ar tão inocente, mas no entanto é tão difícil resistir-lhes. Mas, e se pudermos comer uns brownies saudáveis?! Não são tão gulosos como os decadentes brownies originais, mas ainda assim não ficam nada atrás. Com uma textura diferente, mas com um sabor irresistível e que podemos comer sem culpas, pois esta receita não leva qualquer açúcar refinado e é totalmente vegetariana, livre de lactose e sem glúten.
A receita original pertence a Ella Woodward, autora de Deliciously Ella, mas foi no blog da querida Inês, Ananás e Hortelã, que eu a encontrei e logo marquei para fazer. Mais tarde o Filipe também publicou a sua irresistível versão desta receita no Chilli com Todos, na qual usou arandos vermelhos. É com certeza uma receita a experimentar. Fiquei-me pela versão mais simples que me conquistou e que se revelou uma verdadeira surpresa, quer em sabor, quer em textura. Mas o melhor mesmo é vocês experimentarem. Sim, porque a partir de agora já não tem desculpas para deixar de comer uma sobremesa.
Brownies de Batata Doce
(receita de Ella Woodward, autora de Delicioslly Ella)
Ingredientes:
| 2 batatas doces médias (cerca de 400 g)
| 15 tâmaras descaroçadas
| 60 g de farinha de trigo sarraceno
| 60 g de amêndoa moída
| 1 pitada de sal
| 4 c. (sopa) de cacau cru em pó
| 4 c. (sopa) de xarope de agave
| 1 c. (sopa) de óleo de coco
| cacau em pó p/ polvilhar
Método Tradicional:
Forre um tabuleiro pequeno e quadrado com papel vegetal e reserve (para facilitar esta tarefa, unte levemente a forma com manteiga, antes de colocar o papel vegetal).
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Descasque as batatas doces, corte-as em cubos e leve a cozer durante 15-20 minutos, até se desfazerem.
Coloque as batatas e as tâmaras num processador de alimentos e triture até obter um puré homogéneo.
À parte misture os restantes ingredientes e junte a eles o puré.
Mexa bem até todos os ingredientes ficarem bem ligados.
Coloque a massa no tabuleiro e use uma espátula ou colher para espalhar a alisar a superfície.
Leve ao forno cerca de 18-20 minutos.
Deixe arrefecer 10 minutos. Desenforme, corte em quadrados e polvilhe com cacau em pó.
Método Thermomix - Bimby:
Forre um tabuleiro pequeno e quadrado com papel vegetal e reserve (para facilitar esta tarefa, unte levemente a forma com manteiga, antes de colocar o papel vegetal).
Coloque 800 g de água no copo, descasque as batatas doces, corte-as em cubos e leve-as a cozer no cesto, programando (20 min/100ºC/vel2).
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Escorra as batatas e coloque-as no copo limpo, juntamente com as tâmaras e programe (20seg/vel5). Insira, se necessário, a espátula pelo bocal para ajudar a triturar.
Junte os restantes alimentos e programe (20seg/vel4).
Coloque a massa no tabuleiro e use uma espátula ou colher para espalhar a alisar a superfície.
Leve ao forno cerca de 18-20 minutos.
Deixe arrefecer 10 minutos. Desenforme, corte em quadrados e polvilhe com cacau em pó.
Mais saudáveis e muito bons! Beijinhos
ResponderEliminarUmmm que cosa mas rica¡¡¡¡ lo probare, un saludo
ResponderEliminarNunca tinha ouvido falar de brownies de batata doce mas têm um aspecto delicioso! :)
ResponderEliminarMORNING DREAMS
Sofia Silva, Beijos*
Partilho a mesma opinião em relação à estação em que estamos, que tendo, no entanto, os seus encantos, não me encanta de todo, e sobretudo estes dias tão minúsculos, ainda menos.
ResponderEliminarAdorei essa receita de brownies, estão bem apetecíveis.
Bjs.
paula
Olha... depois das chuvadas dos últimos dias, confesso-te que nem consigo ver essa parte boa do Outono de que falas. Mais ainda com o horário de inverno... Eu sei que essas coisas boas estão aí, mas tenho de limpar o filtro da chuva!
ResponderEliminarJá os teus brownies... bem, que aspeto! Esses, sabemos que são bons logo à primeira vista. E depois lemos a receita e percebemos que são bons também para a saúde. Só me falta provar, para comprovar o sabor! :P (Já ficaram marcados, wait for it!)
Bjos
Olá Célio
ResponderEliminarEsses brownies ficaram com um aspecto bem guloso...
Gosto das cores desta estação, dos aromas e frutos da época. Não gosto muito de chuva, frio mas é necessária para haver as coisas boas da vida...
Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/10/torta-de-noz-e-champabana-drink.html
super original e com um aspecto delicioso!
ResponderEliminarBeijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/
Célio, apesar de gostar do Outono e dos dias de chuva e frio em que fico sentada no sofá à lareira com uma chávena de chá numa mão e uma fatia de bolo na outra, a mudança de horário para o horário de inverno é deprimente para mim. Sair do trabalho sem a luz do sol não me agrada de todo. O que me agrada e muito são estes teus brownies. Como já te tinha dito é uma receita também a algum tempo marcada mas o tempo ( ou a falta dele) ainda não me levou a experimentar. Ao olhar para cada quadradinho desta saudável tentação reforço a vontade de num futuro muito próximo experimentar. Até lá fico aqui a babar com cada quadradinho destes teus brownies ;)
ResponderEliminarBeijinho Grande
Ana
que aspeto excelente, essa consistência bem densa mas tudo bem saudável, adorei.
ResponderEliminarO Cantinho dos Gulosos
Célio, ñ consigo comentar como normalmente, tem q ser a 'responder' a um comentário já existente... E este problema já persiste há algumas semanas e ñ é apenas no teu blog, ñ percebo... Bem, relativamente à receita: eu adoro brownies e esses ficaram com um aspecto super achocolatado e guloso! Bjinhos.
EliminarGostei da lista de ingredientes.
ResponderEliminarO aspecto esta muito guloso, impossivel comer apenas um quadrado
Boa semana
Vim procurar receita de compota de chuchu, porque este ano, finalmente, a minha planta, deu uns quantos! E encontrei este blog, muito interessante, com coisas boas como deve ser este brownie de batata doce, que é uma coisa de que também muito gosto. Parabéns pelo blog!
ResponderEliminarMuito tentadores :) devem ser deliciosos! As tâmaras que usou são "normais" ou são medjool? Obrigada :)
ResponderEliminarCélio, Célio, Célio...então ainda me ando a tentar ver livre dos quilos do Verão e da gravidez e tu pões-me isto à frente???!!! Não há quem resista!
ResponderEliminarBeijinhos!
Amélia
Não sei explicar, mas a cor no topo desses brownies lembra imenso a estação! :)
ResponderEliminarParecem deliciosos ;)
O Outono é bonito :) e o que ele traz com eles também. Mas esta mudança de horário é sempre um bocado deprimente. E os dias chuvosos também.
ResponderEliminarVem aquela nostalgia de chegar tarde a casa, cheia de frio, à procura do quente. E de algo bom para comer!
Como um brownie assim, que se pode comer em qualquer dia! Gosto muito desta receita, apesar de diferente e não ser um brownie decadente, deixa-me sempre muito feliz.
Comia já dois quadradinhos!! Um beijinho.
Gosto muito do Outono , das suas cores e só de pensar que leva-me até ao Natal, fico radiante.
ResponderEliminarEu já experimentei uma receita de brownies saudáveis, mas acho que a tua ficou bem melhor :)
Abraço
Será que dá pr experimentar com farinha de alfarroba em vez da farinha de trigo?
ResponderEliminarAi ai ai ai... trazia uns quantos quadradinhos para os meus lanches.
ResponderEliminarSão mesmo a cara do Outono, sem dúvida!
Já marquei umas quantas receitas desse livro e assim que acabarem as minhas obras domésticas, mãos à obra, tenho tantos planos :-)
Beijinhos meu amigo
C