Pão de Mistura com Figos e Nozes


Está presente em todas as mesas portuguesas. Não há dúvidas que este deve ser dos alimentos mais consumidos em todo o mundo. Sendo também dos alimentos mais antigos, o pão acompanha a história da humanidade. Faz-se de ingredientes simples, bastando misturar farinha, água, sal e fermento. Há os mais simples e os mais elaborados mas todos têm o mesmo principio. É sinónimo de alimento para o corpo e para a alma, de vida e de trabalho, fazendo parte da cultura de muitos povos e tendo um significado importante em muitas religiões. 

Orgulho-me de pertencer ao tempo em que o pão era amassado à mão. Era sempre feito em casa e em grandes quantidades, de forma a durar entre uma a duas semanas. Era cozido em forno de lenha, o que lhe dava um sabor e textura especial e único. Apesar de os tempos serem outros e as condições não serem as mesmas, ainda gosto de fazer pão em casa. Todo o processo de misturar os ingredientes, amassar até obter uma massa bem homogénea e elástica, deixar levedar e por fim ver crescer no forno o nosso próprio pão, é algo que não tem preço.


Com o desenvolvimento industrial foram surgindo máquinas de panificação que nos permitem comprar nas padarias, a qualquer hora do dia, vários tipos de pão. Mas a preocupação dos consumidores por uma alimentação mais cuidada, assim como o gosto por saborear pães diferentes, de preferência de preparação caseira, levou a que algumas marcas criassem alguns produtos e novas soluções, por forma a satisfazer essas necessidades. As máquinas de pão e os robots de cozinha vieram revolucionar a arte de fazer pão, tornando-se cada vez mais fácil ter pão fresco em casa. Também a indústria das farinhas acompanhou essa evolução e marcas como a Nacional têm à nossa disposição farinhas preparadas para pão que nos permitem diversificar nos tipos de pão preparados em casa. Nesta receita usei a Farinha preparada para Pão de Mistura da Nacional. É prática, pois não há necessidade de acrescentar sal ou fermento ao nosso pão, pois já tem as quantidades certas. Basta acrescentar água, misturar à mão ou na máquina e em pouco tempo temos um pão delicioso pronto a saborear.






Pão de Mistura com Figos e Nozes

Ingredientes:
| 330 ml de água tépida                                                                          
| 150 g de figos secos
| 100 g de nozes 

Preparação:
1 . Coloque a Farinha preparada para Pão de Mistura Nacional numa taça. Aos poucos, adicione a água tépida, misture e bata durante alguns minutos até obter uma massa homogénea.

2 . Corte os figos em pedaços e pique grosseiramente as nozes. Junte os frutos à massa do pão e amasse mais alguns minutos para envolver. Cubra a taça com um pano e deixe levedar durante 30 minutos.

3 . Divida a massa em duas partes iguais e molde duas bolas (ou forme uma única bola, fazendo um único pão). Polvilhe as bolas de massa com farinha e transfira-as para um tabuleiro de forno, polvilhado com farinha, deixando levedar por mais 40 minutos.

4 . Pré-aqueça o forno a 220ºC. Com uma lâmina ou uma faca afiada faça alguns golpes na superfície dos pães e coloque o tabuleiro no forno.

5 . Deixe os pães cozerem durante 25-30 minutos, até que ganhem uma crosta dourada. Vá vigiando o tempo de cozedura para evitar que queime a superfície dos pães.







Sem comentários:

Enviar um comentário