Bolachas de Cacau


Nada como ter sempre à mão um frasco ou lata cheia de bolachas, certo?! Cá em casa é quase como um ritual, repetem-se as receitas favoritas e entre uma e outra fornada, há sempre espaço para experimentar novas receitas para voltar a encher o frasco. Adoro fazer bolachas, escolher cuidadosamente os ingredientes, preparar a massa, estender com o rolo e usar os cortadores, ou simplesmente moldar à mão. São gestos que me deixam verdadeiramente feliz. E quem nunca resistiu a provar uma bolacha ainda quente, acabada de sair de forno?! 

Sim, eu sei, o calor está de volta e eu deveria estar a falar de gelados. Mas acreditam que cá em casa, até a acompanhar os gelados eu costumo usar bolachas?! Inteiras ou meio desfeitas, são a combinação perfeita para dar textura a uma deliciosa sobremesa gelada. Por isso, nem o calor me impede de ligar o forno para fazer uma nova receita de bolachas. E menos ainda quando se tem um novo brinquedo para fazer bolachas. 


Encontrei à venda, na loja online Lecuine Portugal, a máquina para fazer bolachas da Marcato. É algo que eu queria há muito tempo experimentar. Não só porque com estas máquinas conseguimos fazer bolachas com diferentes formatos e que ficam sempre lindas mas também porque o acto de fazer bolachas se torna ainda mais prático e fácil. Para além disso não precisamos de sujar a bancada da cozinha e poupamos tempo na limpeza. A máquina de fazer bolachas da Marcato é produzida em Itália e diferencia-se das restantes no mercado por ser mais robusta, uma vez que é feita de alumínio e permite escolher entre vinte formatos de bolachas com dois tamanhos diferentes. Tem 10 anos de garantia e pode ser adquirida aqui com um desconto de 10%. Aproveitem!

Não foi fácil escolher uma primeira receita para experimentar a máquina. Mas após ter falado com a Sara, uma bolacheira de mão cheia que domina na perfeição a máquina de fazer bolachas, lá me decidi. Ela deu-me a conhecer o blog Webos Fritos, que apresenta várias receitas para esta máquina. Sendo o chocolate um dos meus ingredientes preferidos, lá me decidi por estas bolachas de cacau, cuja fornada já repeti. 


(a taça e a caneca são da colecção Rua Nova da Bordallo Pinheiro)

Bolachas de Cacau
(receita adaptada do blog Webos Fritos)

Ingredientes:
| 125 g de manteiga amolecida
| 110 g de açúcar amarelo
| 1 pitada de sal
| 2 gemas de ovo
| 50 ml de leite (ou natas)
| 1 c. (chá) de extrato de baunilha
| 250 g de farinha s/ fermento
| 50 g de cacau cru em pó
| 1 c. (chá) de fermento 

Preparação: 
1 . Pré-aqueça o forno a 180ºC.

2 . Coloque o açúcar amarelo num robot de cozinha e pulverize alguns segundos (este passo é importante, caso use açúcar amarelo, pois desta forma irá destruir eventuais grumos de açúcar que poderão impedir o bom funcionamento da máquina de biscoitos, entupindo os moldes, o que faz com que as bolachas não saiam perfeitas).

3 . Bata a manteiga juntamente com o açúcar e o sal. Junte as gemas, o leite e a baunilha e volte a bater.

4 . Aos poucos, incorpore a farinha, o cacau em pó e o fermento e trabalhe a massa com as mãos (ou na batedeira) até que esta fique homogénea e não pegajosa (deverá ficar moldável e despegar dos dedos).

5 . Coloque porções de massa dentro da máquina de biscoitos, seguindo as instruções do fabricante.

6 . Apoie a máquina de biscoitos num tabuleiro de forno, anti-aderente (não use papel vegetal nem unte o tabuleiro com gordura, pois desta forma as bolachas não irão "colar" ao tabuleiro). Dispare as bolachas directamente no tabuleiro até ter terminado a massa.

7 . Leve o tabuleiro ao forno, durante aproximadamente 10-12 minutos. Retire e deixe as bolachas arrefecerem completamente, antes de as guardar num frasco hermético.

Guardar

8 comentários:

  1. Essas bolachas ficaram tão lindas que acho que até teria pena de as comer...
    As fotos estão lindas com sempre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado São! Adorei fazer estas bolachinhas, pois foi a primeira vez que me aventurei com a máquina de fazer bolachas ou "dispara-biscoitos" e até que nem correu mal.
      Obrigado e um beijinho.

      Eliminar
  2. Olá Célio: ficaram lindíssimas as tuas bolachinhas. Aposto que desapareceram num instante, pois parecem também deliciosas.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Márcia!
      A verdade é que cá em casa as bolachas nunca duram muito, pois eu sou um cookie monster... ehehe.
      Um beijinho.

      Eliminar
  3. Olá Célio,
    Que bolachinhas mais encantadoras!!
    De certeza que estão deliciosas, disso não tenho dúvidas.
    A propósito fiquei com vontade de fazer bolachas com o dispara biscoitos, é uma diversão!
    As fotos estão magnificas, com sempre!
    Beijinhos e uma excelente semana,

    Paula G.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado querida amiga!
      Foi a primeira vez que usei o dispara-biscoitos e adorei a experiência. Já tenho umas quantas receitas debaixo de olho para experimentar.
      Um grande beijinho e continuação de boa semana.

      Eliminar
  4. Ficaram mesmo lindas as cookies!
    Por cá também não podem faltar bolachas, aquele ratito a meio da tarde ou da noite é sempre bem preenchido com bolachinhas :)
    E no verão, adoro comer gelados com cookies! Aliás, um dos meus gelados favoritos é mesmo o de cookies.
    Um beijinho e boas bolachinhas!

    ResponderEliminar
  5. Oh essa forma do dispara-biscoito é o máximo, super atraente! Nota-se que é uma máquina das boas.
    Hoje vou daqui com vontade de fazer bolachas.
    Fotos mais lindas ♥
    Bjinhoos

    ResponderEliminar