Tiramisù com Creme de Castanha


No sábado passado foi um dia especial e de festa cá em casa. Celebrámos o aniversário da minha esposa. E como qualquer festa (ou aniversário, neste caso) que se preze, teve de haver um bolinho à altura. Sinceramente, não me lembro da última vez que tenha comprado um bolo numa pastelaria para celebrar um aniversário na família. Até alguns amigos já cheguei a surpreender, oferecendo-lhes o bolo de aniversário. Gosto de ser eu a preparar o bolo, com ingredientes genuínos e algumas doses de amor e carinho. Por mais simples que seja o resultado final, nada se compara a um bolo feito em casa, preparado com as nossas próprias mãos. Um bolo que será motivo de festa e celebração, que reunirá família e amigos em volta de uma mesa, que testemunhará sorrisos e afectos enquanto é partilhado por todos. Cantam-se os Parabéns e renovam-se os votos, celebrando a vida daquela pessoa!


Quando a nossa cara metade faz um pedido especial, ainda para mais tratando-se de uma data especial, fica impossível resistir e não ceder a esse pedido. Foi o que aconteceu quando a aniversariante viu o Tiramisù que a Patrícia havia publicado no seu blog, Coco e Baunilha. Coincidência ou não, o que acaba por ser mais engraçado é que não se trata da primeira vez que celebramos esta data especial com uma receita daquele blog. Em 2012, encontrava-se o Sweet Gula em fase embrionária, escolhemos este Brownie Cheesecake para assinalar a data. Dois anos mais tarde, foi esta Pavlova a eleita para a celebração, também inspirada numa receita da Patrícia. As receitas são divinais, para além destas já experimentei outras de lá e todas são deliciosas. Desta vez não resistimos ao tiramisù com creme de castanha. Arrisco-me a dizer que foi de longe o melhor tiramisù que já provei até hoje. Daquelas sobremesas que não conseguimos parar de comer e que nos leva a repetir.


Tiramisù com Creme de Castanha
(receita adaptada do blog Coco e Baunilha)

Ingredientes: (para uma forma redonda com ∅ 20 cm)
{tiramisù}
| 18 palitos La Reine
| 750 g de queijo Mascarpone
| 3 ovos
| 105 g de açúcar amarelo
| 1/2 c. (chá) de pasta de baunilha
| 1 chávena grande de café frio
| 6 c. (sopa) de Rum (opcional)
| 250 g de creme de castanha (usei Bonne Maman)

{cobertura}
| 200 ml de natas p/ bater (com 35% mat. gorda)
| 100 g de creme de castanha
| cacau em pó para polvilhar

Preparação: 
1 . Forre com papel vegetal uma forma de aro amovível com ∅ 20 cm (para facilitar, unte ligeiramente a forma com manteiga, desta forma o papel vegetal irá aderir mais facilmente).

2 . Separe as claras das gemas, bata as claras em castelo e reserve.

3 . Bata as gemas com o açúcar e a baunilha até obter uma mistura clara. Junte o Mascarpone e bata até ficar homogéneo. Envolva delicadamente neste preparado as claras em castelo, com uma espátula e em movimentos circulares.

4 . Prepare o café e misture com o Rum (opcional). Reserve.

5 . Coloque uma boa camada de creme de Mascarpone na base da forma.

6 . Molhe metade dos palitos La Reine no café e coloque-os na forma, formando uma camada.

7 . Espalhe delicadamente creme de castanha por cima dos palitos.

8 . Coloque outra camada de creme de Mascarpone, seguida de uma camada de palitos e creme de castanha, finalizando com creme de Mascarpone. Alise a superfície com uma espátula.

9 . Bata com a forma na bancada por forma a retirar bolhas de ar. Leve ao frigorífico e depois ao congelador até solidificar (o ideal será preparar o tiramisù de véspera e deixar no congelador durante a noite).

10 . Retire do congelador e espere alguns minutos antes de desenformar.

11 . Bata as natas (que devem estar bem frias) em chantilly, junte o creme de castanha e bata novamente.

12 . Com um saco de pasteleiro, decore a superfície do tiramisù e polvilhe com cacau em pó. Sirva bem fresco (mas descongelado).

GuardarGuardarGuardar

15 comentários:

  1. Olá Célio,
    é impossível ficar indiferente a estas fotos e a este tiramisu. Gosto muito desta sobremesa, e este está verdadeiramente pecaminoso. Se o sabor estiver como o aspeto deixa antever é a desgraça das desgraças! e tem castanha! esse sabor que eu adoro de paixão...
    Fantástico amigo!
    Beijinhos
    Marta

    ResponderEliminar
  2. Acho uma boa escolha, ficou fantástico, ainda não experimentei doces com sabor a castanha mas estou curiosa.

    ResponderEliminar
  3. Olá Célio! Adorei! É de ficar a contemplar e a imaginar que essa maravilha vai dar um salto para o lado de cá do ecrã.
    Fotos lindas!
    Parabéns à esposa:)
    Sara

    ResponderEliminar
  4. Uau que fotos lindas,....essa fatia generosa, dá vontade de dar uma trinca,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  5. Que bom aspecto. Dá mesmo vontade de o comer.
    Parabéns!

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde, onde é que posso adquirir creme de castanha?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Olga!
      Encontra o creme de castanha à venda nos hipermercados Continente e Jumbo. É da marca Bonne Mamam e está junto dos doces e das compotas. Espreite este link: https://www.jumbo.pt/Frontoffice/mercearia_doce/mel_compotas_e_marmelada/compotas/doce_de_castanhabonne_maman370_g/233715/Auchan_Amadora?sid=8811d8da-0c98-404d-9238-4002f07ea676_6

      Eliminar
  7. Antes de mais muitos parabéns à tua cara metade e que sorte a dela ter alguém como tu a fazer-lhe o bolinho de aniversário 😀
    As fotos não enganam, estão maravilhosas e esse tiramussú só pode estar delicioso.
    Juntar a palavra "castanhas" a "tiramussú" tem que resultar em algo para lá de fantástico.
    Não sei quando terei a oportunidade e o prazer de provar alguma das delicias que fazes, mas isso irá acontecer com certeza 😁
    Parabéns a ti também.
    Bjns

    ResponderEliminar
  8. ai que belo aspecto! e mais uma vez fotos lindas de cortar a respiração! Parabéns!

    Beijinhos,
    Su
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Olá! :)

    Que fotografias incríveis como sempre... dá vontade de saltar, invadir a foto e roubar esse tiramisu maravilhoso :D ahahah

    Beijinhos
    Blogue | Facebook | Instagram | Youtube | Zomato | Pinterest

    ResponderEliminar
  10. Ai Célio que perdição! Está lindo de morrer e as fotos de cortar a respiração ♥
    Fiquei tão emocionada com as tuas palavras, já não me lembrava que tinhas feito essas receitas para o aniversário da Telma. Fico mesmo feliz por terem gostado.
    Muito obrigada, beijinhos e felicidades aos 2.

    ResponderEliminar
  11. Que tentação, ficou mesmo lindo!!
    Eu concordo, acho que fazer um bolo com amor e carinho, para celebrar é sempre melhor. Tem outro significado.
    E por cá também já celebramos muitas vezes com receitas da Patrícia.
    E este tiramisu é fabuloso. Parabéns mais uma vez à tua T. e ficou mesmo lindo, só a apresentação é de comer com os olhos.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  12. já fiz...ficou delicioso...cá em casa todos adoraram...só queria pôr mais uma questão: eu não pus papel vegetal no fundo da forma pois tive receito de depois ele não sair para desenformar para o prato...como é que faz?

    ResponderEliminar
  13. Olá! Parabéns pelas maravilhas que fazes e partilhas.🙏💗 Gratidão gostaria de saber se essa forma que usas com 20cm ...tem qto de altura,PF?

    ResponderEliminar