Bacalhau da Islândia Confitado com Crumble de Broa e Tomate Seco [e Puré de Batata Doce]


Estamos em contagem decrescente para o Natal! Apesar de cá em casa o espírito da quadra ainda não estar totalmente instalado (tradicionalmente a árvore de Natal só é montada no dia 1 de Dezembro) já vou pensando nas receitas que pretendo preparar para a consoada. Porque o Natal é mesmo isso, é o reunir da família e dos amigos em volta de uma mesa, é partilhar sorrisos e criar memórias, com pratos mais ou menos tradicionais. E para cumprir a tradição, na mesa de Natal tem de estar sempre presente o bacalhau. Desde pequeno que, ano após ano, o bacalhau era sempre servido na noite de Natal, cozido e acompanhado com couves. E bem regado com o "azeite novo", extraído das azeitonas que colhíamos das oliveiras do meu avô. E o que eu adorava ensopar o pão naquele azeite! Ainda hoje gosto, mas os sabores nunca serão os de outrora. O meu gosto por pratos de bacalhau tem vindo a melhorar cada vez mais e tenho imensa curiosidade em provar e experimentar receitas novas. 


Aceitei o desafio de criar uma receita para a mesa da consoada, usando o Bacalhau da Islândia. Quando falamos em Islândia falamos certamente do melhor bacalhau do mundo. É neste país de águas cristalinas que nasce um bacalhau de qualidade superior que se desenvolve num habitat perfeito graças às correntes de águas frias e quentes que criam condições de excelência para o desenvolvimento do bacalhau. Proveniente de fontes sustentáveis que asseguram a manutenção de stocks a longo prazo, o Bacalhau da Islândia é certificado em toda a cadeia, desde que é pescado até chegar à mesa dos consumidores. A base da qualidade deste bacalhau assenta na sabedoria dos pescadores que respeitam a sustentabilidade da espécie e os gostos dos consumidores.

A qualidade deste bacalhau destaca-se pela grossura dos seus generosos lombos que, depois de demolhados, permitem criar pratos mais sofisticados. A minha escolha foi para uns lombos de bacalhau confitados em azeite aromatizado com alho, louro, tomilho e pimenta da Jamaica. Acompanhei com um delicioso puré de batata doce e espinafres salteados. Para criar alguma textura, juntei um delicioso crumble de broa e tomate seco. No geral é uma receita bastante equilibrada em termos de sabor e é a opção perfeita para apresentar na mesa da consoada.


Bacalhau da Islândia Confitado com Crumble de Broa e Tomate Seco [e Puré de Batata Doce]

Ingredientes: 
| 3 lombos de Bacalhau da Islândia
| 4 dentes de alho 
| 3 folhas de louro
| 1 raminho de tomilho 
| 6 grãos de pimenta da Jamaica                    
| 600 ml de azeite virgem extra
| 100 g de broa de milho
| 20 g de tomate seco
| 100 g de espinafres
| sal 

[para o puré de batata doce]
| 400 g de batata doce laranja
| 60 ml de água
| 40 ml de leite
| 20 g de manteiga                                                                                 
| noz moscada
| pimenta
| sal

Preparação: 
1 . Pré-aqueça o forno a 100ºC

2 . Disponha os lombos de Bacalhau da Islândia num tabuleiro tipo pyrex. Distribua os dentes de alho, o louro, o tomilho e a pimenta da Jamaica.

3 . Regue generosamente o Bacalhau da Islândia com o azeite até que os lombos fiquem mergulhados até metade.

4 . Leve ao forno durante 40-45 minutos (o tempo irá depender da altura dos lombos). O azeite não deverá ferver e o bacalhau deverá assar lentamente.

5 . Para o puré, leve um tacho ao lume com a batata doce cortada em cubinhos. Cubra a batata com a água e o leite, tape o tacho e deixe cozinhar durante cerca de 20 minutos.

6 . Junte a manteiga e tempere com noz moscada, sal e pimenta. Triture até obter um puré liso e macio.

7 . Prepare o crumble, triturando a broa de milho juntamente com o tomate seco. Disponha num tabuleiro e leve ao forno pré-aquecido a 190ºC durante 8 minutos.

8 . Leve uma frigideira ao lume com um fio de azeite. Junte os espinafres, tempere com sal e salteie.

9 . Para servir, disponha o puré de batata num prato, junte os espinafres salteados e o lombo de Bacalhau da Islândia. Regue com azeite e cubra a superfície do lombo com o crumble.

11 comentários:

  1. The bacalhau looks so pretty in the way you have cooked it!

    https://dinamighty.com/black-boots/

    ResponderEliminar
  2. Adoro bacalhau com broa e adoro puré de batata doce , ainda por cima a laranja é a minha preferida.
    Logo era é uma refeição ao meu gosto.
    Adorei tudo.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Soberbo! Que apresentação fantástica, e com certeza uma receita deliciosa.
    Five stars my friend :)
    Beijinhos
    Marta

    ResponderEliminar
  4. Que prato lindo e com certeza de sabor sensacional!Parabéns!
    Bom dezembro!

    ResponderEliminar
  5. Que bonita apresentação. Não me importava nada de comer este prato na noite de natal, em vez do tradicional bacalhau cozido que a minha tia faz todos os anos religiosamente. Se fosse em minha casa seria uma receita diferente e mais especial, também gosto de variar e não seguir regras.
    De certeza que ficou delicioso com a broa e a batata doce! Um beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Ora aqui está um pratinho que ficava bem na mesa de Natal cá em casa. Também eu adoro pratos de bacalhau e é com este ingrediente que eu me aventura mais na cozinha.
    O puré de batata doce e o crumble dão ao bacalhau um toque especial.
    Vou levar a receita.

    Beijinho
    Ana

    ResponderEliminar
  7. Bom dia, fiz esta receita maravilhosa de bacalhau confitado o Natal passado e foi um sucesso! Nesta consoada vai voltar à nossa mesa:))

    ResponderEliminar
  8. I'm shocked that I found this info so easily. magnificent

    ResponderEliminar
  9. Thanks for sharing. Your post is a useful contribution.

    ResponderEliminar
  10. Articles like this are an example of quick, helpful answers.

    ResponderEliminar
  11. What an awesome way to explain this-now I know everything!

    ResponderEliminar