Bolo Intenso [sem glúten] de Chocolate e Café


Dois ingredientes tão diferentes entre si mas que se complementam na perfeição. Chocolate e café, uma daquelas combinações irresistíveis à qual não ficamos indiferentes. Eu adoro estes dois ingredientes em separado. Mas a combinação dos dois é um verdadeiro festim para os sentidos. Ainda em criança comecei a gostar de chocolate. Mas depois fui-lhe perdendo o gosto e só mais tarde reaprendi a gostar deste ingrediente que afinal não agrada a todos. Só quando comecei a saborear o verdadeiro chocolate, aquele que apresenta uma grande quantidade de cacau, um ligeiro amargor, mas um sabor autêntico, é que realmente percebi que era um chocolate lover

Já o café, não me recordo de quando comecei a gostar, mas lembro-me que foi amor à primeira chávena. Não há um único dia que não beba pelo menos dois cafés, sempre sem açúcar, para apreciar o seu verdadeiro sabor. Todos os dias de manhã, antes de sair de casa, tenho de religiosamente beber um café. Ajuda-me a despertar e a ganhar energia para as tarefas diárias. Depois, convenhamos, o acto de beber café será sempre aquele pretexto para um reencontro entre amigos de longa data e o mote perfeito para terminar com prazer uma refeição.


Para quem realmente aprecia estes dois ingredientes, imaginem o que é juntá-los. Tem dias em que costumo acompanhar um quadrado ou um bombom de chocolate com o café. Uma espécie de guilty pleasure que me dá imenso prazer. Um quadrado de chocolate a derreter na boca enquanto saboreamos um café quentinho é sem dúvida uma sensação de prazer única. Algo que só pode ser melhorado quando saboreamos uma sobremesa com chocolate e café. O café intensifica o sabor do chocolate e torna qualquer sobremesa ainda mais especial. É o caso deste bolo que fica com um sabor intenso a chocolate, uma textura densa e húmida, uma tentação.

A inspiração para a criação do cenário desta receita veio, imaginem, das lindas embalagens do novo café Bio Delta Q, que acaba de chegar ao mercado. Os tons esverdeados das folhas da planta do café a contrastar com o castanho claro dos sacos de juta que transportam os seus grãos, e depois o facto de se tratar de um blend com certificação biológica e UTZ que dá origem a um expresso com corpo marcante e notas aromáticas cítricas, de chocolate e caramelo. Sou defensor de produtos de origem biológica, que promovem a qualidade e sustentabilidade contribuindo de forma positiva para a saúde e bem estar de todos e com um impacto positivo no ecossistema. E aqui a Delta Q foi pioneira, criando um café de aroma bastante agradável e que dá prazer a beber.


Bolo Intenso [sem glúten] de Chocolate e Café
(receita adaptada de Jamie Oliver)

Ingredientes:
| 200 g de amêndoas s/ pele
| 200 de chocolate negro biológico c/ 70% de cacau    
| 150 ml de óleo de côco
| 70 g de açúcar amarelo
| 4 ovos caseiros
| 20 ml de café expresso Bio Delta Q
| cacau cru em pó para polvilhar

Preparação:
1 . Pré-aqueça o forno a 170ºC e forre com papel vegetal uma forma com 20cm de diâmetro.

2 . Triture as amêndoas num processador até ficarem em farinha.

3 . Em banho-maria, derreta o chocolate negro juntamente com o óleo de côco e o café.

4 . Bata as gemas com o açúcar durante 5 minutos, até obter um creme fofo e esbranquiçado.

5 . Envolva a mistura de chocolate e café no preparado anterior e junte depois as amêndoas moídas, envolvendo com uma espátula.

6 . À parte bata as claras em castelo e envolva-as delicadamente na massa.

7 . Verta a massa na forma e leve ao forno por 25-30 minutos.

8 . Deixe o bolo arrefecer, desenforme, polvilhe com cacau cru e decore com lascas de chocolate e grãos de café.

Guardar
GuardarGuardarGuardarGuardarGuardar
Guardar

6 comentários:

  1. As fotos dizem tudo,...ficou um bolo fantástico e delicioso concerteza,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  2. A combinação perfeita, adoro esses dois ingredientes fantásticos que juntos nos enchem a alma e o palato 😀
    O bolo está simples e lindo, só falta provar, não para saber se está bom, porque disso tenho a certeza, mas para me deliciar com essa fatia que chama por mim.
    Fotos maravilhosas como sempre, parabéns Célio
    Bjns
    Isabel Figueiredo Patrício

    ResponderEliminar
  3. Que fotos Outonais lindas! O bolo deve ter ficado fantástico e delicioso (como sempre) mas as fotos são mais uma vez deslumbrantes! Neste caso aplica-se bem o típico ditado "Uma imagem vale mais do que mil palavras".

    Parabéns por mais uma belíssima publicação.

    abraço


    De aprendiz a chef

    ResponderEliminar
  4. Hola.
    Excelente combinación para este pastel.
    Un saludo.

    ResponderEliminar
  5. Não sou grande fã de café, mas ando a treinar o meu paladar para apreciá-lo mais.
    Esse bolo está com um aspecto delicioso, de crescer água na boca e as fotos ficaram lindíssimas! =)

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
  6. Um bolo lindo e maravilhoso Célio.
    Esse interior diz tudo e eu adoro chocolate!
    Em pequena segundo os meus pais contam, roubei um chocolate a outra criança (eu era mesmo pequenina atenção!) e provei pela primeira vez, toda eu vibrei e até tinha os olhos em bico enquanto comia hehe. Foi aí que os meus pais souberam que eu ia ser uma chocolate lover!
    Este bolinho já cheira a natal, com estas fotos tão lindas.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar