Mousse de Castanha e Requeijão


A hora mudou, os dias parecem agora muito mais pequenos, a chuva teima em ficar, as temperaturas baixaram consideravelmente, e eu não gosto nada disto. Chegar a casa e já ter anoitecido é para mim uma espécie de tortura. Sinto a falta de luz, da minha luz, dos finais de tarde quentes e em cor de fogo. Com alguma resignação lá vou tirando as camisolas do armário, as botas e os casacos tornam-se indispensáveis e dou por mim a pensar que faltam poucos dias para o Natal. Como?! Como é possível o tempo ter passado assim tão depressa?! 

Deixo-me levar pelo espírito da estação e das coisas boas que o Outono tem para oferecer. As abóboras abundam e vão chegando cá a casa e aos poucos vão sendo transformadas em doces e compotas. Já vai sendo um hábito e a última que fiz foi com nozes e fava tonka. Adoro o sabor baunilhado desta semente. Aos poucos vou preparando o Natal com pequenos presentes feitos em casa, aqueles que para mim têm mais valor. Também vou matando saudades dos diospiros, ao natural, abertos em quartos e polvilhados de canela. Pequenos prazeres que me deixam tão feliz. E os marmelos, assados ou cozidos e conservados para degustar mais tarde. Experimentem comer uma metade de marmelo cozido com especiarias, acompanhado de uma bola de gelado. Uma vez mais, as coisas simples são sempre as melhores e não há como resistir aos sabores da estação.


Um dos meus frutos preferidos nesta altura do ano são as castanhas. Com a chegada do frio chega também a vontade de comer castanhas. É tempo delas e o seu cheiro inconfundível faz-se sentir nas ruas dos grandes centros. Novembro é o mês delas e por todo o lado são organizados os magustos e é celebrado o São Martinho. A efeméride assinala-se já no próximo domingo e segundo o ditado popular "pelo São Martinho, castanhas assadas, pão e vinho", o que quer dizer que é chegada a altura de festejar entre amigos e família e de provar os vinhos novos, produzidos a partir das últimas colheitas. Dizem que por esta altura o tempo melhora e o sol aparece, tal como sucedeu na lenda de São Martinho.

Mas voltando às castanhas, gosto delas simples, assadas com sal, de preferência numa lareira aberta. Ou cozidas com erva doce. Mas também costumo usar castanhas nos cremes e sopas. Estou a lembrar-me de uma sopa super aveludada que costumo fazer nesta altura, de castanhas e cogumelos. Também costumo misturar com batata doce assada no forno e um raminho de alecrim a acompanhar pratos de carne. Mas onde gosto mesmo do sabor da castanha é nas sobremesas. Fico com água na boca quando penso neste Tiramisù com Creme de Castanha. O mesmo creme que usei para fazer esta mousse de castanha, bastante leve e cremosa, não muito doce e perfumada pelo sabor suave da baunilha. O melhor de tudo é que é feita com apenas cinco ingredientes, sendo um deles o delicioso Requeijão de Vaca Tété que por ser macio e apresentar um sabor suave, torna-o ideal para ser usado nesta sobremesa. Para conhecerem melhor este e outros produtos da marca Tété visitem o site, aqui ou sigam as páginas da marca nas redes sociais, Facebook e Instagram.


Mousse de Castanha e Requeijão

Ingredientes:
| 350 g de creme de castanha e baunilha *
| 1 folha de gelatina                                                   
| 200 ml de natas para bater
| cacau em pó

NOTAS:

  • O creme de castanha e baunilha que uso é da marca Bonne Maman e existe à venda nos supermercados na secção dos doces e compotas. Existem outras marcas noutros supermercados como o Lidl e o E.Leclerc.
  • Por ser um creme que já contém açúcar adicionado, esta sobremesa não necessita de mais açúcar.
  • Se possível preparem a mousse de véspera e deixem refrigerar durante a noite.
Preparação:
1 . Coloque a folha de gelatina numa taça com água durante alguns minutos para hidratar.

2 . Coloque um tachinho com o creme de castanha em lume baixo e aqueça, sem deixar ferver. Junte a folha de gelatina escorrida e mexa até esta se dissolver no creme.

3 . Triture o requeijão num processador ou robot de cozinha até ficar bem cremoso e macio. Junte ao creme de castanha e misture com uma espátula.

4 . Bata as natas até que fiquem bem firmes. Incorpore a mistura de creme de castanha e requeijão nas natas, envolvendo com uma espátula em movimentos suaves.

5 . Distribua a mousse por tacinhas e leve a refrigerar durante pelo menos 4 horas. Na hora de servir polvilhe com cacau em pó.

2 comentários:

  1. Que delícia Célio! Sabes que adoro creme de castanha e estou aqui a morrer por uma mousse dessas. Linda apresentação!
    Tal como tu, estranho muito ao final do dia, mas depois penso que é tempo de hibernarmos e de aproveitarmos aquelas coisas que não fazemos no verão, estar no quentinho, ler um bom livro, ver um filme, devorar livros de receitas, editar fotos, aproveitar a lareira e preparar as delícias do Natal.
    Bom fim de semana para vocês.
    Bjinhoos

    ResponderEliminar
  2. Olá bom dia! Esta mousse deve ser divinal irei experimentar com toda a certeza.
    Também eu adoro castanhas, também sou apaixonada pelos frutos na época...
    Fico encantada com as fotos a apresentação no blog.
    Parabéns! E obrigada pela partilha.
    Beijo
    Elsa

    ResponderEliminar