Golden Milk | Leite Dourado


Estou a tentar recuperar de uma valente constipação. Com os dias agora maiores, as temperaturas mais amenas e a Primavera já a querer espreitar, pensava eu que tinha passado imune aos dias frios do Inverno. Estava enganado e fui apanhado desprevenido. Não sendo eu o tipo de pessoa que ao mínimo sintoma de uma constipação vai a correr para o médico, gosto de recorrer a mesinhas e remédios caseiros. Daqueles que as nossas mães e as nossas avós faziam. Lembro-me tão bem do xarope de cenoura e mel e do xarope de cebola que a minha mãe fazia e me dava a tomar quando eu adoecia em criança. Claro que a dedicação e o amor materno também faziam acelerar o processo da cura, mas era um facto que aqueles remédios caseiros funcionavam mesmo.
Depois havia a chávena de leite ao deitar. Bem, aqui é que não me convenciam, de todo. À excepção do chá e do café, dos quais sou bastante apreciador, nunca fui muito adepto de bebidas quentes. E quando falamos de leite, as minhas recordações não são mesmo as mais felizes. A minha mãe, praticamente, obrigava-me a beber o leite ainda quente, adoçado com mel ou açúcar e eu detestava aquele sabor. Já podem imaginar o desfecho da situação, que ainda hoje me traz dissabores e faz com que eu deteste beber leite simples. Felizmente, existe agora toda uma variedade de alternativas ao leite de origem animal, que na altura eram praticamente inexistentes.


Até ao dia em que ouvi falar de Leite Dourado e das suas propriedades anti-inflamatórias e decidi ir pesquisar. Só pelo facto de ser uma receita na qual podemos usar uma bebida vegetal, isso deixou-me muito mais feliz. Quanto à curcuma ou Açafrão-da-Índia, a especiaria que dá a tonalidade amarela a esta bebida, eu já conhecia as suas propriedades, pois já a usava noutros pratos, cá em casa. Mas nunca me tinha ocorrido usá-la numa bebida e daí tirar todos os seus benefícios para a saúde. Acreditem, este é mesmo um dos melhores remédios naturais que, se consumido com frequência ajuda a reforçar o sistema imunitário e, dessa forma, previne gripes e constipações.

Esta é mais uma receita que preparei em colaboração com o site Alegro, para acompanhar o artigo mensal "Curcuma, Um Poderoso Anti-Inflamatório Natural", que podem ler na íntegra aqui. Neste artigo podem ficar a conhecer melhor esta especiaria poderosa bem como os benefícios que o seu consumo acarreta para a saúde. Fiquem também a conhecer algumas receitas nas quais podem usar a curcuma, entre elas este Leite Dourado.


(artigo mensal escrito em colaboração com o site Alegro)

Curcuma, Um Poderoso Anti-inflamatório Natural

Curcuma, também conhecida como Açafrão-da-Índia ou Curcuma Longa é uma especiaria única, da família do gengibre, com excelentes propriedades benéficas, graças à curcumina - uma substância que proporciona uma extraordinária capacidade antioxidante e anti-inflamatória natural. Oriunda da Índia, esta raiz de cor amarela é usada há séculos como corante e pode ser encontrada em pó ou na forma de raiz, sendo uma óptima aliada dos nossos pratos, mas acima de tudo, da nossa saúde.

Propriedades e Benefícios da Curcuma

A destacar obrigatoriamente o excelente poder anti-inflamatório natural da curcuma, propriedade que, como já foi referido, se deve à presença de uma substância chamada curcumina. Outro dos seus óptimos benefícios é o efeito protector e purificador do fígado. A curcuma recomenda-se, portanto, em qualquer doença hepática ou relacionada com a vesícula biliar, uma vez que ajuda a expulsar a bílis e a eliminar as pedras biliares. Para quem padece de uma digestão lenta e pesada, é recomendável o consumo de curcuma. Em pratos elaborados ​​ou com alto teor de gordura, este tempero melhora a digestão, uma vez que a curcuma melhora a degradação das gorduras. Para quem tende a ter o colesterol e os triglicéridos altos, esta especiaria pode ser uma grande ajuda. A curcuma é considerada um dos melhores remédios naturais (...)

(leiam oa artigo completo aqui)

Golden Milk | Leite Dourado

Ingredientes:
| 500 ml de bebida vegetal (usei de arroz e aveia)       
| 1 pitada de baunilha em pó
| 1 c. (chá) de óleo de coco
| 1 pedaço com 4 cm de curcuma fresca ralada      
| 1 c. (chá) de curcuma em pó
| 1 pedaço com 2 cm de gengibre fresco ralado 
| 1 pau de canela
| 1 estrela de anis
| 4 vagens de cardamomo
| 1 pitada de pimenta preta moída
| 1 c. (chá) de mel (ou xarope de agáve)

Preparação:
1 . Leve um tachinho pequeno ao lume com a bebida vegetal até levantar fervura. 

2 . Junte os restantes ingredientes, à excepção do mel e ferva cerca de 5 a 10 minutos para infundir os aromas.

3 . Mexa ocasionalmente com uma vara de arames.

4 . Desligue o lume e adicione o mel para adoçar.

5 . Coe o preparado e sirva ainda quente.

Guardar

7 comentários:

  1. Gosto imenso, apesar de nunca ter experimentado assim como sugeres. Eu costumo fazer chá, ao qual junto gengibre e pau de canela (para adoçar). Na comida, ponho a raiz de curcuma nos estufados, em pedacinhos ou ralada. Beijos e as tuas melhoras!
    Susana

    ResponderEliminar
  2. Já fiz uma vez e gostei bastante, usei curcuma em pó porque não encontrei o fresco. Ainda tenho de ver se encontro à venda.
    Ficou com um aspeto bem bom, já ia uma chávena :)
    As melhoras rápidas.

    ResponderEliminar
  3. Nem por acaso tenho estado quebradita e com vontade de parar por causa de uma constipação/gripe que apanhei... Vou experimentar!
    Sabe muito a açafrão?

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2018/02/receita-caixa-misterio-1.html

    ResponderEliminar
  4. Achei super interessante , eu quando tenho gripe nunca vou á farmacia recorro sempre aos remedios caseiros.
    Melhoras Célio.

    ResponderEliminar
  5. Sou gaja p fazer este 'leitinho' :) Com algumas adaptações, pois ñ tenho curcuma fresca nem baunilha em pó... Mas de cert q ficará igualmente bom :) Abraço e as tuas melhoras!

    ResponderEliminar
  6. Ficou lindo, que cor fantástica :)
    Dá vontade de provar!!
    Curar a constipação com produtos caseirinhos é melhor ainda!
    Adoro curcuma!
    Beijinhos e as melhoras

    ResponderEliminar
  7. Este remédio é santo e poderoso!
    Já há uns meses que faço todas as noites.
    Lindas imagens ♥
    Bjinhoos

    ResponderEliminar