Charlotte de Frutos Vermelhos


É incrível o facto de já estarmos praticamente a meio de Fevereiro. O ano começou apenas há algumas semanas atrás e o primeiro trimestre está a passar tão rápido. Não me quero queixar do tempo (ou da falta dele) pois o tempo é aquilo que fazemos dele. Mas são tantas as coisas que queremos fazer, as pessoas com quem queremos estar, os momentos especiais que queremos viver, que às vezes dava jeito que os dias e as semanas fossem realmente maiores. Ou pelo menos que os fins de semana fossem mais lentos. Como não posso acrescentar horas aos meus dias, resta-me planear os meus tempos livres por forma a fazer aquilo que mais gosto e me deixa feliz.


Este é o mês do amor. Celebra-se o Dia de S. Valentim ou dia dos namorados. Confesso que não sou um fã incondicional desta data. Talvez pelo peso comercial que foi adquirindo ao longo dos anos. Mas acho importante celebrar como forma de reforçar o quanto gostamos daqueles que nos são queridos. Claro que o amor deverá estar sempre presente nos pequenos gestos do dia-a-dia. Mas nesta data torna-se importante e agradável fazer algo diferente, sair um pouco da rotina diária e mostrar o quanto gostamos daquela pessoa. Preparar um jantar romântico, fazer uma sobremesa requintada ou mesmo uma ida ao cinema é uma forma de demonstrarmos o nosso amor por alguém. Porque às vezes sabe bem abrandar, aqui vamos fazer uma pausa, escolhemos uma escapadinha romântica e vamos assim aproveitar o tempo para passear e mudar de ares.

Fiz também uma sobremesa, que apesar de requintada é muito simples de preparar. Quando a idealizei pensei logo em frutos vermelhos. É a cor da paixão, por isso este teria de ser o ingrediente chave. Mas o que torna especial esta sobremesa são outros dois ingredientes. Usei os biscoitos Rose de Reims, da região de Champagne, em França. São uns biscoitos secos e delicados, parecidos com os palitos La Reine e muito usados em sobremesas. O outro ingrediente que escolhi para esta charlotte foi o Requeijão Light de vaca da marca Tété. Este é um requeijão mais leve que o tradicional, de cor clara, que apresenta uma textura macia e um sabor suave, que tanto pode ser degustado ao natural, acompanhado de um doce ou compota de fruta, como ser usado em receitas doces ou salgadas. Caso queiram saber mais acerca dos deliciosos produtos da marca Tété, visitem o site, aqui ou sigam a página Queijos Tété no Facebook e assim ficam a par de todas as novidades.


Charlotte de Frutos Vermelhos

Ingredientes:
| 18-20 biscoitos Rose de Reims (ou palitos La Reine)          
| 250 g de frutos vermelhos congelados
| 5 folhas de gelatina
| 250 g de requeijão (usei o Requeijão Light da Tété)
| 1 c. (chá) de sumo de limão
| 200 g de açúcar amarelo
| 500 ml de natas com 35% MG    
| frutos vermelhos frescos qb
| folhas de hortelã para decorar

Preparação:
1 . Forre o fundo de uma forma de aro amovível com papel vegetal. Forre a lateral da forma com os palitos Rose de Reims e reserve.

2 . Coloque de molho, em água fria, as folhas de gelatina.

3 . Coloque os frutos vermelhos congelados num processador e triture-os. Transfira os frutos para um tacho, adicione o açúcar e o sumo de limão e deixe ferver durante 5 minutos, mexendo de vez em quando.

4 . Desligue o lume, adicione as folhas de gelatina escorridas e mexa energicamente até se dissolverem por completo. Deixe este preparado arrefecer um pouco.

5 . Num processador coloque o requeijão e o preparado de frutos vermelhos. Triture durante 1-2 minutos.

6 . À parte bata as natas bem firmes. Aos poucos vá adicionando o preparado de frutos vermelhos às natas enquanto mexe delicadamente com uma espátula. Misture bem até o preparado ter uma cor uniforme.

7 . Verta o preparado na forma e leve ao frigorífico para solidificar (de preferência de um dia para o outro).

8 . Quando servir, retire o aro metálico da forma e decore a gosto com frutos vermelhos frescos e folhas de hortelã.

Guardar

4 comentários:

  1. Olá Ana!
    Os biscoitos comprei-os num supermercado E. Leclerc.

    ResponderEliminar
  2. Já estou apaixonada ;) Ó pá que lindo!! As cores, as fotos, tudo e tem ótimo aspeto, é mesmo muito romântico. Beijinhos!! Bom carnaval e bom namoro!
    Susana

    ResponderEliminar